Buscar

APOL12345 Empreendedorismo e sistemas de informação gerencial

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia as asserções a seguir:
I- A excessiva proteção do mercado para as empresas nacionais gerou o problema da diminuição gradativa de competitividade.
 
Porque
II- A competição e a concorrência internacional fazem com que as empresas busquem melhores técnicas e tecnologia e, assim, cheguem a melhor qualidade de produtos e serviços.
 
SERTEK, P. Empreendedorismo. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 40. 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
Você acertou!
Comentário: As duas assertivas são verdadeiras e complementares. A segunda complementa a primeira, além de justificar, pois a competitividade internacional faz com que as empresas busquem melhoria dos processos organizacionais.
	
	D
	As assertivas I e II são falsas.
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 2/5
Leia o texto:
As estratégias de competição devem ser baseadas na diferenciação, no aumento de qualidade do serviço prestado, e na criação de switching costs (custo de troca, custos que oneram o consumidor no caso da troca de fornecedor). Hoje o custo de troca importante corresponde à percepção por parte dos consumidores do grau de confiabilidade e excelência da instituição.
GIANESI, I.; CORRÊA, H. Administração estratégica de serviços. São Paulo: Atlas, 1994, p.62.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) a estratégica de liderança em custo, utilizado para competir nos mercados, correspondem a economia de escala, redução de custos pela experiência, minimização de custos em áreas como pesquisa e desenvolvimento, serviços, vendas, publicidade, entre outras.
II. ( ) a estratégia de diferenciação, utilizado para competir nos mercados, corresponde a criação de algo que o setor industrial como um todo perceba como sendo compartilhado, por todas as empresas do setor.
III. ( ) a estratégia de foco, utilizado para competir nos mercados, correspondem ao atendimento excelente, em qualidade, serviços e custos, a um segmento de mercado restrito e bem definido.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	a) V, V, F
	
	B
	b) V, F, F
	
	C
	c) F, V, V
	
	D
	d) F, F, V
	
	E
	e) V, F, V
As afirmativas I e III são verdadeiras, a estratégia de liderança em custos, através de economia de escala, redução de custos pela experiência, minimização de custos em áreas como pesquisa e desenvolvimento, serviços, vendas, publicidade, entre outras. A estratégia de foco, através do atendimento excelente, em qualidade, serviços e custos, a um segmento de mercado restrito e bem definido. A afirmativa II é falsa, a estratégia de diferenciação, através da criação de algo que o setor industrial como um todo perceba como sendo exclusiva e não compartilhada.
Questão 3/5
Leia o texto e analise as figuras:
As organizações, para atenderem o mercado atual, devem adotar os tipos de estrutura em rede e horizontal. Somente dessa forma os hábitos são adequados ao ambiente organizacional poderão ser modificados.
SERTEK, P. Empreendedorismo. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 33. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, enumere, na ordem sequencial, as figuras que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
1.
 SERTEK, P. Empreendedorismo. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 31. 
2.
SERTEK, P. Empreendedorismo. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 32. 
3.
SERTEK, P. Empreendedorismo. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 33.
(  ) são identificados os processos considerados fundamentais.
(  ) com menos estabilidade, focam suas atenções em uma atividade-fim.
(  ) foca as necessidades do cliente, enfatizando inter-relacionamentos laterais (entre pares).
(  ) caracteriza-se por enfatizar as principais das competências da instituição.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	a) 3, 1, 1, 2
	
	B
	b) 3, 1, 2, 1
Você acertou!
Comentário: a sequência correta é 3, 1, 2, 1.
Organizações em rede: modelo caracteriza-se por enfatizar as principais competências da instituição, isto é, aquelas atividades dificilmente imitáveis. Com menos estabilidade, as redes dinâmicas focam suas atenções em uma atividade-fim.
Organização vertical: tipo funcional foca as necessidades do cliente, enfatizando inter-relacionamentos laterais (entre pares).
Organizações horizontais orientadas para processos: primeiramente são identificados os processos considerados fundamentais. Em seguida, equipes especiais são formadas para realizarem o desenvolvimento do processo.
	
	C
	c) 2, 1, 1, 3
	
	D
	d) 2, 3, 3, 1
	
	E
	e) 1, 1, 2, 3
Questão 4/5
É de fundamental importância para uma organização a qualidade da informação adquirida e/ou processada, desta forma, apresenta-se abaixo algumas características da informação:
I - Informação em excesso pode causar sobrecarga de informação.
II - A informação em tempo é enviada quando necessário.
III - A informação pode ser checada com várias fontes.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III.
Você acertou!
Gabarito: Informação em excesso pode causar sobrecarga de informação. A informação em tempo é enviada quando necessário. A informação pode ser checada com várias fontes (veja item 1.5 p. 28-29).
	
	B
	I e III.
	
	C
	II e III.
	
	D
	Apenas a afirmativa I.
Questão 5/5
Leia:
“Informações que podem ser utilizadas para diversas finalidades”. 
Essa afirmação refere-se a qual das características da boa informação?
	
	A
	Completa
	
	B
	Flexível
Você acertou!
Gabarito: A informação flexível pode ser utilizada para diversas finalidades (veja item 1.5 p.28).
	
	C
	Precisa
	
	D
	Simples
Questão 1/5
Leia a citação a seguir:
“a nova sociedade será uma sociedade do conhecimento, este será o principal recurso e os trabalhadores do conhecimento constituirão o grupo dominante na força de trabalho... As principais características dessa sociedade serão: inexistência de fronteiras, mobilidade vertical disponível a todos e potencial para o fracasso, assim como para o sucesso”.
De acordo com o texto, com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base. Qual a descrição abaixo se relaciona com pelo menos uma das características da sociedade do conhecimento?
Drucker, P. O melhor de Peter Drucker: a administração. São Paulo: Nobel, 2002, p.155.
	
	A
	o dinheiro se move de modo mais fluído que o conhecimento.
	
	B
	qualquer um pode obter os “meios de produção”, isto é, o conhecimento exigido para o trabalho, mas nem todos podem vencer.
Você acertou!
a resposta correta é qualquer um pode obter os “meios de produção”, isto é, o conhecimento exigido para o trabalho, mas nem todos podem vencer é relacionado a característica de potencial para o fracasso, assim como para o sucesso.
	
	C
	permite que o conhecimento se dissemine quase que instantaneamente e seja acessível.
	
	D
	instrução informal facilmente acessível.
Questão 2/5
Leia com atenção o texto e a citação a seguir:
Se você está planejando visitar os Estados Unidos ou tem amigos e família aqui, compre na Sears para ter tudo o que quiser, inclusive presentes para você e para os outros.  Comprar on-line na Sears nos EUA não poderia ser mais fácil. Você pode pagar as suas compras em uma loja ou até mesmo usar um cartão de crédito internacional. Depois de fazer a compra, você (ou alguém que você conhece) pode retirá-la em uma loja Sears ou recebê-la em mais de 100 países, o que for mais conveniente para você. Se você for fazer compras internacionais on-line, não deixe de visitar.
SEARS. Disponível em: <http://www.sears.com/en_intnl/dap/shopping-tourism-brazil-por.html>. Acesso em: 28 mar. 2015.
Mas o verdadeiro marketingcomeça como a Sears começa com o consumidor, seus dados demográficos, sua realidades, suas necessidades, seus valores...
Drucker, P. O melhor de Peter Drucker: a administração. São Paulo: Nobel, 2002, p.36.
De acordo com o texto, a citação e no livro-base analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. Devemos perguntar e dizer.
I. ( ) “O que queremos vender?”
II. ( ) “O que consumidor quer comprar?”
III. ( )  “Isso é o que nosso produto ou serviço faz.”
IV. ( ) “São essas as satisfações que os consumidores procuram, valorizam e necessitam”
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	a) F, V, F, V
Você acertou!
As afirmativas II e IV são verdadeiras, com base nos pensamentos de Drucker pergunte “O que o consumidor quer comprar?” e não pergunte “O que queremos vender?” e também, diga “São essas as satisfações que os consumidores procuram, valorizam e necessitam” e não diga “Isso é o que nosso produto ou serviço faz.”
	
	B
	b) V, F, V, F
	
	C
	c) F, F, V, V
	
	D
	d) F, V, V, V
	
	E
	e) V, F, V, V
Questão 3/5
Baseado nos conceitos sobre as características dos sistemas marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) e em seguida escolha a sequência correta de resposta:
(  ) Um sistema pode ser dividido em partes menores, que, no entanto, permanecem com as mesmas características de sua totalidade: são os chamados subsistemas.
(  ) Um conjunto de subsistemas forma um sistema.
(  ) Quanto à sua natureza, um sistema pode ser aberto ou fechado.
(  ) Um sistema fechado apresenta interação com o ambiente externo e, assim, influencia e é influenciado por ele.
	
	A
	F – V – V – V
	
	B
	V – V – V – F
Você acertou!
Gabarito: Um sistema fechado não apresenta interação com o ambiente externo e, assim, não o influencia nem é influenciado por ele (veja itens 3.1 e 3.2 p. 61-63).
	
	C
	V – F – V – V
	
	D
	F – V – F – F
Questão 4/5
Assinale a alternativa que contém as palavras corretas que completam a sentença abaixo sobre a utilização dos  sistemas:
A função principal de um _______________ consiste em fornecer subsídios ao gestor de pessoas de uma organização por meio de atividades de planejamento e previsão de necessidades de contratação, treinamento e desenvolvimento de pessoas; preparação e emissão de folha de pagamento de pessoal; controle e mapeamento de competências e habilidades.
	
	A
	Sistema gerencial industrial;
	
	B
	Sistema gerencial financeiro;
	
	C
	Sistema gerencial de recursos humanos;
Gabarito: A função principal de um sistema gerencial de recursos humanos consiste em fornecer subsídios ao gestor de pessoas de uma organização por meio de atividades de planejamento e previsão de necessidades de contratação, treinamento e desenvolvimento de pessoas; preparação e emissão de folha de pagamento de pessoal; controle e mapeamento de competências e habilidades (veja item 3.9 p. 69).
	
	D
	Sistema gerencial de marketing.
Questão 5/5
Leia a citação:
A segunda função de uma empresa é, portanto, a inovação – a provisão de diferentes satisfações econômicas. Não é suficiente que as empresas apenas forneçam bens e serviços quaisquer; é preciso que forneçam os melhores e mais econômicos. Não é necessário que uma empresa fique maior, mas fique sempre melhor.
Drucker, P. O melhor de Peter Drucker: a administração. São Paulo: Nobel, 2002, p.36.
De acordo com o livro-base analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. Quando enfoque é inovar, quais os ganhos para o cliente?
I. ( ) Resulta em preços menores.
II. ( ) Resulta em maior produtividade.
III. (  ) Resulta em melhor satisfação da necessidade do cliente.
IV. ( ) Resulta em melhores condições e prazo de pagamento.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F, V, F, V
	
	B
	V, F, V, F
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	F, F, V, V
	
	E
	V, V, V, F
As afirmativas I, II e III são verdadeiras. Quando enfoque é inovar, os ganhos para o cliente, preços menores, maior produtividade e melhor satisfação da necessidade do cliente. A questão IV não corresponde com os ganhos do cliente quando o enfoque é inovar.
Questão 1/5
Leia o texto com atenção:
A Innovation Company foi criada para atender os clientes que gostam de utilizar produtos com tecnologias inovadoras e novas no mercado, o perfil deste tipo de consumidor é antenado com tecnologia, as necessidades deste tipo de cliente são produtos de vanguarda e com marca consolidada e reconhecida no mercado mundial. A organização atua no setor de telecomunicações e vende aos seus clientes por meio do site na internet com profissionais altamente capacitados para resolver dúvida sobre o produto em qualquer horário.
Com base no texto e no livro-base (SERTEK, P. Empreendedorismo. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 220), quais foram às etapas definidas do negócio da Innovation Company. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) Qual o negócio da empresa?
II. ( ) Quais as estratégias da concorrência?
III. (  ) Quais são as necessidades dos clientes?
IV. ( ) Qual será a forma de atender às necessidades dos clientes?
Agora, marque a sequência correta
	
	A
	V, V, V, F
	
	B
	V, F, F, V
	
	C
	V, F, V, V
Você acertou!
As afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
Qual o negócio da empresa?
Foi criada para atender os clientes que gostam de utilizar produtos com tecnologias inovadoras e novas no mercado.
Quais são as necessidades dos clientes?
As necessidades deste tipo de cliente são produtos de vanguarda e com marca consolidada e reconhecida no mercado mundial.
Qual será a forma de atender às necessidades dos clientes?
Vende aos seus clientes por meio do site na internet com profissionais altamente capacitados para resolver dúvida sobre o produto em qualquer horário.
A afirmativa II é falsa, as estratégias da concorrência é especificada na etapa três da “Concorrência”.
	
	D
	F, F, V, V
	
	E
	V, F, V, F
Questão 2/5
Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que corresponde às características de um sistema de processamento de transações.
	
	A
	Alto grau de repetição no processamento.
Você acertou!
De acordo com o capítulo de número 4 do livro didático a resposta correta é aquela que indica “alto grau de repetição no processamento”, pois dá suporte às operações mais básicas, tais como contas a pagar e receber.
	
	B
	Emite relatórios: periódicos ou programados, sob demanda e de exceção.
	
	C
	Realiza análises do tipo: “e se”.
	
	D
	É específico para a área funcional da empresa (produção/finanças/RH/etc.)
Questão 3/5
Leia as asserções a seguir:
I. Para alcançar o sucesso, não basta ter em mãos um plano perfeito, é necessário ter o perfil empreendedor requerido pelo negócio.
 
PORQUE
II. é importante que o empreendedor esteja confiante, bem informado, tenha domínio de todas as variáveis e se sinta capaz de resolver os problemas e propor soluções.
 
SERTEK, P. Empreendedorismo. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 219.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa complementa a primeira.
Você acertou!
as duas assertivas são verdadeiras e complementares. A segunda complementa a primeira, pois é importante que o empreendedor esteja confiante, bem informado, tenha domínio de todas as variáveis e se sinta capaz de resolver os problemas e propor soluções, para alcançar o sucesso, porque não basta ter em mãos um plano perfeito, é necessário ter o perfil empreendedor requerido pelo negócio. Cap. 10.
	
	D
	As assertivas I e II são falsas.
	
	E
	A assertiva II confirma a ideia expressa na assertiva I.
Questão 4/5O sistema de suporte executivo, também chamado de sistema de informações executivas, esse tipo de sistema destina-se a atender às necessidades informacionais do nível diretivo ou da alta gerência de uma empresa.  Marque V para as alternativas Verdadeiras e F para as Falsas, a seguir assinale a alternativa que apresenta os itens corretos no que se refere ao Sistema de Suporte Executivo (SSE) é correto afirmar:   
(  ) Deve ser complexo em suas operações, pois contém informações que são de uso exclusivo de diretores. 
(  ) Deve executar sofisticadas análises de dados. 
(  ) Deve solucionar apenas problemas estruturados. 
(  ) Deve fornecer resultados com rapidez e eficiência.
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	F – V – F – V
Você acertou!
Como geralmente os usuários desse tipo de sistema nem sempre possuem bons conhecimentos de informática, os SSEs devem ser de fácil uso e solucionar problemas não estruturados (veja item 4.5 p. 80-81).
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – V – F – V
Questão 5/5
Leia a citação a seguir:
Para que os potenciais investidores possam participar do negócio, tem que haver firmeza na apresentação de um bom plano de negócio, pois ele é a nossa credencial. A partir dele, podemos tornar atrativa a conversa e a exposição ou, então, provocar a rejeição por falta de consistência (SERTEK, P. Empreendedorismo. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 217).
Nesse plano de acordo com o Degen (autor do livro “O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. São Paulo: McGraw-Hill, 1989”) e no livro-base. Quais os aspectos devem estar claros? 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	O conceito de empreendedor; as características do novo negócio e do setor; a originalidade do empreendimento; as necessidades pessoais; a credibilidade e qualidade da equipe gerencial.
	
	B
	O conceito do negócio; as características do novo investimento; a originalidade do empreendimento; as necessidades financeiras; a credibilidade e qualidade do investidor.
	
	C
	O conceito do empreendedor; as características do novo negócio e do setor; a originalidade do empreendimento; as necessidades pessoais; a credibilidade e qualidade do investidor.
	
	D
	O conceito do negócio; as características do novo negócio e do setor; a originalidade do empreendimento; as necessidades financeiras; a credibilidade e qualidade da equipe gerencial.
Você acertou!
A resposta correta é a letra “d”, de acordo com o Degen os aspectos devem estar claros:          o conceito do negócio; as características do novo negócio e do setor; a originalidade do empreendimento; as necessidades financeiras; a credibilidade e qualidade da equipe gerencial. (Cap. 10).
	
	E
	O conceito do negócio; as características do novo negócio e do setor; a originalidade do empresário; as necessidades pessoais; a credibilidade e qualidade do investidor.
Questão 1/5
Analise o gráfico:
KIM, W. C.; MAUBORGNE, R. A Estratégia do oceano azul. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
O gráfico representa o posicionamento de mercado do software Quicken®, desenvolvido pela Ituit, e aplicado em contabilidade.  Uma pesquisa realizada pela empresa que o desenvolveu identificou quais eram os “não consumidores” dos softwares concorrentes. Devido a concorrência forte, os fornecedores de software tinham tornado seus produtos muito complexos, praticamente excluindo do seu uso aos não especialistas em contabilidade. (adaptado, KIM, W. C.; MAUBORGNE, R. A Estratégia do oceano azul. Rio de Janeiro: Campus, 2005).
Com base no gráfico e no texto acima, selecione quais foram às conclusões da pesquisa sobre os atributos identificados na proposta de valor para posicionamento do produto no mercado.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Criou uma nova curva de valor, que combina o preço baixo e a facilidade de uso do lápis com a velocidade e a precisão dos outros softwares 
Você acertou!
A resposta correta é “criou uma nova curva de valor, que combina o preço baixo e a facilidade de uso do lápis com a velocidade e a precisão dos outros softwares concorrentes.” A pergunta que a empresa Ituit criou com base na pesquisa é como atender à simplicidade e ao custo mais vantajoso para grande maioria das pessoas que gostaria de usar algo mais rápido e preciso para a sua contabilidade?
	
	B
	Criou uma nova curva de valor, que combina o preço razoável e a facilidade de uso dos outros softwaresconcorrentes e a precisão do lápis.
	
	C
	Criou uma nova curva de valor, que combina o preço baixo e a facilidade de uso e precisão dos softwares concorrentes.
	
	D
	Não criou uma nova curva de valor, pois alguns atributos representam igual aos outros softwaresconcorrentes e o lápis.
	
	E
	Não criou uma nova curva de valor, pois não representam uma alteração significativa nos atributos da proposta de valor do produto.
Questão 2/5
Uma das principais características de sistemas ERP é que são compostos por módulos. Quanto aos módulos básicos de um ERP assinale a opção correta.
	
	A
	Módulo de plano de saúde.
	
	B
	Módulo de indústria.
	
	C
	Módulo financeiro.
Gabarito: Os módulos básicos de um ERP são – controladoria, finanças, planejamento de produção, gerenciamento de materiais, vendas e distribuição e recursos humanos (veja item 7.2 p. 116-118).
Questão 3/5
Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que apresenta os elementos que compõe os  módulos customizados de um ERP.
	
	A
	São módulos que não requerem melhores práticas.
	
	B
	São módulos que trabalham com adequações de acordo com a solicitação e necessidades do cliente e/ou com customizações, normalmente são caros e exigem um razoável tempo de desenvolvimento.
Você acertou!
Gabarito: De acordo com o capítulo 7 do livro Sistemas integrados de Gestão – ERP: uma abordagem gerencial, a alternativa correta e a que traz: São módulos que trabalham com adequações de acordo com a solicitação e necessidades do cliente e/ou com customizações, normalmente são caros e exigem um razoável tempo de desenvolvimento.
	
	C
	São os módulos que trabalham com FI – Finanças, PP – Planejamento da Produção, MM – Gerenciamento de Materiais e SD – Vendas e Distribuição.
	
	D
	São módulos que apresentam soluções especializadas por segmento.
Questão 4/5
Leia o texto com atenção:
A identificação dos riscos permite estabelecer algumas estratégias de ação; o empreendedor deve tomar a decisão com base em informações sobre cada um deles e efetuar a sua análise.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, enumere, na ordem sequencial, os itens que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
Sazonalidade
Efeitos da situação econômica
Controle governamental
Dependência de elemento de disponibilidade e custo incerto
(  ) Os elementos–chave que fazem parte da atividade devem ser monitorados desde as entradas, processos de transformações e as circunstâncias sociais e ambientais de saída.
(  ) Planejar a retomada dos negócios para o início da recuperação econômica; dimensionar o negócio para que ele possa operar eficientemente na recessão e o expandir na retomada, por meio da utilização da capacidade de terceiros.
(  ) Há órgãos regulamentadores para as diversas áreas, pois cada negócio específico tem suas peculiaridades.
(  ) Desenvolver outro negócio complementar ao negócio principal; utilizar pessoal temporário nos períodos de maior demanda para evitar ociosidade nos períodos de baixa.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	3, 1, 4, 2
	
	B
	3, 1, 2, 4
	
	C
	2, 4, 1, 3
	
	D
	2, 3, 4, 1
	
	E
	4, 2, 3, 1
Você acertou!
a sequência correta é 4, 2, 3, 1.
Sazonalidade: desenvolver outro negócio complementar ao negócio principal; utilizar pessoal temporário nos períodos de maior demanda para evitar ociosidade nos períodos de baixa.
Efeitos da situação econômica: planejar a retomada dos negócios para o início da recuperação econômica; dimensionar o negócio para que ele possa operareficientemente na recessão e o expandir na retomada, por meio da utilização da capacidade de terceiros.
Controle governamental: há órgãos regulamentadores para as diversas áreas, pois cada negócio específico tem suas peculiaridades.
Dependência de elemento de disponibilidade e custo incerto: os elementos–chave que fazem parte da atividade devem ser monitorados desde as entradas, processos de transformações e as circunstâncias sociais e ambientais de saída.
 
Questão 5/5
Os riscos podem ser melhor avaliados por meio da virtude da prudência, que se compõe de três atos: deliberar bem, julgar bem ou com critério e executar com firmeza. Nesse contexto, cabe ao empreendedor antecipar-se aos possíveis problemas.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, enumere, na ordem sequencial, os itens que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
Problemas de ordem pessoal
Problemas de comercialização
Problemas de rentabilidade
(  )  Como falta de conhecimento o gosto pela atividade. Podem ocorrer também, quando o futuro empreendedor não tem a capacidade administrativa, técnica e mercadológica que o negócio exige.
( ) Simular suficientemente a abordagem do cliente e testar como chegar a atraí-lo para compra dos produtos e serviços.
(  ) O valor que o cliente está disposto a pagar é sempre pela utilidade que o produto serviço lhe produz. É necessário comparar o preço dos produtos e serviços similares aos concorrentes, de modo que as vantagens de diferencial agregado sejam interessantes para o cliente.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	3, 1, 2
	
	B
	3, 2, 1
	
	C
	2, 1, 3
	
	D
	2, 3, 1
	
	E
	1, 2, 3
Você acertou!
a sequência correta é 1, 2, 3.
Problemas de ordem pessoal: como falta de conhecimento o gosto pela atividade. Problemas de ordem pessoal podem ocorrer também, quando o futuro empreendedor não tem a capacidade administrativa, técnica e mercadológica que o negócio exige.
Problemas de comercialização: simular suficientemente a abordagem do cliente e testar como chegar a atraí-lo para compra dos produtos e serviços.
Problemas de rentabilidade: o valor que o cliente está disposto a pagar é sempre pela utilidade que o produto serviço lhe produz. É necessário comparar o preço dos produtos e serviços similares aos concorrentes, de modo que as vantagens de diferencial agregado sejam interessantes para o cliente.

Continue navegando