A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
AVS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TEORIA E PRÁTICA

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação: CEL0366_AVS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: TEORIA E PRÁTICA
	Tipo de Avaliação: AVS 
	Aluno: 
	Professor:
	BEATRIZ MARIA ARRUDA DE A PINHEIRO
	Turma: 9004/AB
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 0,5        Data: 06/07/2015 08:01:31 
	
	 1a Questão (Ref.: 201201825640)
	4a sem.: reestruturação produtiva
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	A crise econômica dos anos 70 nos países do Primeiro Mundo levou as empresas a intensificarem a busca de novas formas de aumento da produtividade, de novos produtos e de novos mercados. O modelo de produção em massa teria neste momento iniciado seu declínio. Com ele, a clássica separação conceitual entre produção e inovação começaria a perder sentido e a: [...] competição, com base na inovação tecnológica, transformou-se em fator dominante em muitas indústrias e em muitos serviços, e a intensificação das atividades tecnológicas - incluindo P&D - é o elemento essencial deste tipo de competição.(CARVALHO, 1993) Com base no texto acima, caracterize o processo de reestruturação produtiva, o novo padrão industrial iniciado no fim do século passado 
		
	
Resposta: A automação dos equipamentos e a substituição do homem pelas maquinas, contratação de trabalhadores com múltiplas funções e cada vez mais capacitado e tercerização de serviços básicos.
	
Gabarito: As atividades produtivas passam por um amplo processo de ajustamento, que envolve um redirecionamento de suas estratégias de mercado e produção. Assim, convive-se com o questionamento dos princípios fordistas de produção e com a introdução da produção flexível. O conjunto dessas mudanças pressupõe: o abandono dos equipamentos dedicados, a introdução de novas técnicas organizacionais e mudanças na gestão da força de trabalho.. O processo produtivo passa a incorporar cada vez mais os avanços da tecnologia como a microeletrônica, a informática, as telecomunicações, as energias renováveis e os novos materiais. Entre as principais tendências desse novo padrão industrial apresenta é possível destacar, em primeiro lugar, o desenvolvimento da tecnologia digital de base microeletrônica. O complexo eletrônico proporciona confere vantagens competitivas às indústrias dos demais setores, em virtude de seu potencial inovador. A nova base técnica provoca um impacto na configuração dos processos de produção, orientando um novo paradigma produtivo, o paradigma da produção flexível, fundado na automação e na informatização, e caracterizado pela a) integração, a b) flexibilidade e a c) descentralização. A introdução da programação do processo de automação e a substituição da eletromecânica pela eletrônica revoluciona e flexibiliza os antigos processos industriais e viabiliza as seguintes mudanças: maior integração entre as empresas; maior vínculo com a demanda dos consumidores, com destaque para os processos de inovação. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201685254)
	9a sem.: As propostas emancipatórias de educação profissional
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	Apresente três aspectos centrais que devem constar das propostas de educação profissional efetivamente comprometidas com os processos de emancipação humana. 
		
	
Resposta: maior articulação entre teoria e prática; formação profissional com elevada escolaridade incorporada com educação integral e desenvolvimento da percepção crítica ao conteúdo técnico do trabalho.
	
Gabarito: 
Devem ser considerados corretos quaisquer aspectos apresentados a seguir:
a) superação de estratégias pragmáticas, fragmentadas e instrumentais de formação. b) superação de uma visão de formação superficial, restrita, voltada apenas para a melhoria do desempenho das tarefas.
c) adoção de uma nova postura frente aos saberes, às práticas de ensinar e de aprender, aos procedimentos de organização curricular, aos procedimentos de avaliação e às estratégias de gestão, de modo a combater a dualidade da educação profissional brasileira.
d) articulação dos projetos de educação profissional a diferentes estratégias de escolarização.
e) organização de propostas formativas comprometidas com a ampliação das diferentes capacidades humanas, inclusive as de trabalho, de modo a promover a autonomia do trabalhador frente aos processos de trabalho.
f) desenvolvimento de propostas comprometidas com a socialização do saber sistematizado, com a apropriação crítica dos conhecimentos técnico-científicos que fundamentam a vida do trabalhador na sociedade e no mundo do trabalho
g) implementação de propostas de educação profissional que sejam ao mesmo tempo técnicas e políticas, isto é, que preparem também para a participação social e política
h) definição de estratégias de formação inicial e continuada articuladas à ideia de construção de itinerários formativos
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201818449)
	sem. N/A: fordismo
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O fordismo entendido como um paradigma tecnológico caracterizou-se pela presença da grande empresa e pela estrutura oligopólica, e foi marcado pelo uso da máquina em grandes unidades produtivas e pela incorporação de grandes massas de trabalhadores A estrutura produtiva fordista que se consolidou no pós-guerra apresentou algumas características, COM EXCEÇÃO DE: 
		
	
	incorporação das fontes sólidas de energia como o carvão
	
	queda da participação do emprego agrícola
	
	crescimento internacional da produção e da produtividade
	
	aumento da participação do emprego industrial e nos serviços
	
	presença da indústria como centro que se irradia para os demais setores da economia
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202166866)
	2a sem.: CLONE: PRODUÇÃO EM MASSA
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Analise o texto abaixo como ponto de partida para a atribuição de sentido. 
A Fábrica da Coca Cola que será instalada em Imperatriz em breve, será próxima ao Bairro de Vila Davi II, lado direito sentido Brasília. Nesta semana os Diretores da Fábrica fecharam negócio com o ex-deputado João Macedo na aquisição do terreno. A área adquirida pela Coca-Cola é de três mil metros quadrados; homens e maquinários já começaram a limpar a área. A instalação da fábrica da Coca, em Imperatriz, se deve ao empenho do governo do estado. 
Disponível em:http://noticiadafoto.blogspot.com.br/2010/11/fabrica-da-coca-cola-sera-instalada.html Acesso em: 09/4/12 
A partir da leitura empreendida e de seu conhecimento de mundo, você diria tratar-se de um sistema de produção:
		
	
	Para dar conta do consumo rígido.
	
	Para dar conta do consumo controlável;
	
	Para dar conta do consumo de massa; 
	
	Para dar conta do consumo flexível;
	
	Para dar conta do consumo flutuante;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201766494)
	3a sem.: O modelo taylorista
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Num contexto em que as formas de organização do trabalho eram pautadas em premissas tayloristas, os currículos de formação profissional apresentavam propostas características.
Assinale a alternativa que caracteriza essas propostas:
		
	
	Métodos alternativos e diversificados;
	
	Planejamento cooperativo e métodos alternativos;
	
	Métodos repetitivos e mecanizados;
	
	Métodos construtivos e individualizados
	
	Planejamento participativo 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201759506)
	4a sem.: O Paradigma Produtivo
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	No Japão, o toyotismo revelou-se o modelo que operou uma revolução técnica mais radical diante das necessidades de reestruturação produtiva e que tem causado mais impacto, em escala mundial, mesclando-se ou mesmo substituindo o padrão fordista dominante. 
Abaixo são listadas algumas características da produção
I. produção em larga escala
II. trabalho em equipe
III. polivalência do trabalhador 
IV. produção despadronizada
V. estoque mínimo 
 
A única opção que NÃO indica uma característica do toyotismo é: 
		
	
	IV
	
	I
	
	II
	
	V
	
	III