Buscar

A Arte da Guerra - Sun Tzu - Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Universitário Leonardo Da Vinci (Uniasselvi)
Acadêmico: Alan Delano Fernandes Bezerra
Curso: Gestão Comercial
Semestre: 1º
Turma: EMP 0020
Professor Tutor: Márcio Damasceno
Tema: Resumo do livro “A Arte da Guerra” (Sun Tzu, 500 a.C)
Incrível! Como um livro escrito há 2.500 anos atrás, aproximadamente 500 a.C., pode estar tão atualizado às nossas necessidades.
Em traze capítulos, o General Sun Tzu faz um apanhado de como podemos adaptar o nosso comportamento no mundo dos negócios aos campos de batalha. E, o que é melhor, sem derramar sangue! Podemos vencer a guerra em paz. Explorando os pontos fracos do inimigo.
A princípio, nos ensina como nos organizar e sermos líderes (tratando nossos liderados da melhor forma possível, como gostaríamos de ser tratados). Não só de equipes, mas também, aprender a nos conduzir antes de tudo. Conhecendo o que fazemos onde estamos atuando e quem são nossos verdadeiros inimigos e aliados, enfatizando a autonomia que deve ser dada a liderança. 
Iniciando o combate, procurar conhecer nosso exército e equipe. Analisando os pontos fortes e fracos de cada comandado, para assim não prejudicar o seu rendimento e aproveitar o melhor da sua força. Avaliando também os pontos vulneráveis do inimigo. Sabendo sempre a hora de agir e a força desprendida para cada ocasião, podemos diminuir o impacto dos ataques ou obstáculos que enfrentamos. As manobras para chegarmos a vitória, terão caminho traçado, deixado pelo adversário diante da sua própria fraqueza. Não esquecendo das nossas fraquezas e cansaço. Controlando emoções como, a ansiedade, impaciência, excesso de entusiasmo ou confiança. Isso cria um obstáculo na hora em que precisamos nos concentrar e analisar o inimigo de forma lúcida.
Evitar os campos de batalha e terrenos em que o inimigo conheça bem ou mesmo lugares com muito sol, morros, água e outros fatores que possam cansar o inimigo, mas, também irá nos cansar e prejudicar o rendimento nas batalhas. Dessa forma, podemos fazer ataques surpresa, empregando táticas e aproveitando as condições psicológicas de um inimigo já desgastado e mais vulnerável. Aqueles que quando menos espera, acontece. Se pensam que estamos de mãos vazias... frias... melhor assim!
Combatê-lo com suas próprias armas. Sun Tzu, menciona essa etapa, como utilizar espiões ou agentes duplos. Os tratando com todo respeito para ganhar a sua admiração.
A mensagem que o General Sun Tzu nos passa através da sua obra, é que podemos sair vitoriosos em batalhas e guerras pessoais e profissionais, utilizando a moral, inteligência e sensibilidade. Sem o emprego da força, brutalidade, egoísmos a arrogância, que tanto vemos no nosso cotidiano. Muita força! E, pouca estratégia.

Outros materiais