Buscar

PROCESSO DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO_ATIVIDADE 4

Prévia do material em texto

Revisar envio do teste: ATIVIDADE 4
 
	Usuário
	JOSEMAR SOUSA DE SA
	Curso
	Bloco 1 - GRA0243 PROCESSO DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO PNA (ON) - 201910.29767868.06
	Teste
	ATIVIDADE 4
	Iniciado
	20/05/19 08:37
	Enviado
	27/05/19 11:49
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	2 em 2,5 pontos  
	Tempo decorrido
	171 horas, 12 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O plano operacional representa a forma de operação da empresa. Ele irá englobar aspectos como a forma de gerenciamento do negócio, produção, distribuição, controle e quadro de funcionários.
Fonte: ROSA, C. A. Como elaborar um plano de negócios. Brasília: SEBRAE, 2013. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/COMO%20ELABORAR%20UM%20PLANO_baixa.pdf>. Acesso em: 30/05/2018. 
Sobre a composição do plano operacional, analise as afirmativas a seguir.
I - A definição do arranjo físico e a capacidade produtiva, comercial e de serviços são aspectos a serem considerados no plano operacional.
II - O estudo dos processos operacionais é realizado no plano operacional, com o objetivo de saber o tipo e a quantidade dos recursos necessários para geração de valor.
III - A análise de forças e fraquezas é realizada no plano operacional, com objetivo de viabilizar a construção de cenários.
IV - A estimativa da necessidade de pessoal é realizada durante o plano operacional, em que devemos observar as competências necessárias para o desempenho das funções.
Agora, assinale a alternativa com as afirmativas corretas. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
I, II e IV.
	Resposta Correta:
	b. 
I, II e IV.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. As atividades apresentadas são necessárias para elaboração de um plano operacional consistente, que irá subsidiar o plano financeiro.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A análise econômico-financeira do negócio é realizada por meio do desenvolvimento do Plano Financeiro. Para elaboração deste plano, o empreendedor já deve ter desenvolvido, anteriormente, o plano de marketing e o plano operacional do negócio, pois é com base nesses dados e na construção de cenários que o Plano Financeiro é gerado.
SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Como elaborar um plano de negócios. Brasília: SEBRAE, 2013. Disponível em: <https://goo.gl/KzVgtG>. Acesso em: 28/07/2018.
O Plano Financeiro deve proporcionar uma visão de quanto lucro ou prejuízo a empresa irá gerar no curto, médio e longo prazo. Essa informação é obtida a partir da execução de uma série de cálculos estruturados, que devem ser organizados de 1 a 6. 
(  ) Consolidar o total a ser investido no negócio e elaborar o DRE – Demonstrativo dos Resultados do Exercício
(  ) Calcular o capital de giro, com base na estimativa de estoque inicial, prazo médio de vendas e compras e necessidade líquida do capital de giro em dias.
(  ) Calcular CMD – Custo com materiais diretos, CMV – Custo das Mercadorias vendidas, despesas com mão de obra e depreciação.
( ) Calcular os investimentos fixos, descrevendo máquinas, equipamentos, móveis, utensílios, veículos e outros.
(  ) Estimar os investimentos pré-operacionais, como despesas de legalização, obras e reformas, divulgação, cursos e treinamentos
(    )  Calcular os indicadores de viabilidade do negócio, como ponto de equilíbrio, lucratividade, rentabilidade e prazo de retorno do investimento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
5, 2, 3, 1, 4, 6;
	Resposta Correta:
	e. 
5, 2, 3, 1, 4, 6;
	Feedback da resposta:
	Parabéns! Você demonstrou compreender a estrutura do Plano Financeiro e o modo de desenvolvê-lo, desde a definição dos investimentos fixos, até o cálculo de indicadores.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O investimento total necessário para iniciar o empreendimento é determinado no plano financeiro. O investimento total é formado pelo somatório dos investimentos fixos, capital de giro e investimentos pré-operacionais.
Fonte: ROSA, C. A. Como elaborar um plano de negócios. Brasília: SEBRAE, 2013. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/COMO%20ELABORAR%20UM%20PLANO_baixa.pdf>. Acesso em: 30/05/2018.
Para a plano financeiro, a definição do capital de giro é vista como? Assinale a alternativa com a resposta correta. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
O capital de giro são os recursos necessários para viabilizar a operação da empresa, como matérias-primas, financiamento de vendas e pagamento de despesas.
	Resposta Correta:
	a.
O capital de giro são os recursos necessários para viabilizar a operação da empresa, como matérias-primas, financiamento de vendas e pagamento de despesas.
	Feedback da resposta:
	 Sua resposta está correta. O capital de giro é o valor necessário para viabilizar a operação. Ele é calculado pela estimativa de estoque inicial, prazo médio das vendas e compras e a necessidade média de estoques.
	
	
	
Pergunta 4
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	O Plano de Marketing trata de como a empresa irá demonstrar sua oferta de valor para o mercado. Para despertar a atenção e o desejo de compra dos consumidores a empresa deve posicionar seus produtos no mercado. Uma técnica utilizada para esta finalidade é a matriz BCG.
ZAVADIL, P. R. Plano de Negócios: uma ferramenta de gestão. Curitiba: InterSaberes, 2013. Disponível em: <https://eadlaureate.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788582120279>. Acesso em: 28/07/2018.
A partir dessas informações, organize a associação correta de cada conceito relacionado ao posicionamento de produtos no mercado com a matriz BCG.
1. Matriz BCG
2. Produtos Vaca Leiteira
3. Produtos Abacaxi
4. Produtos Estrela
5. Produtos Dúvida
(   ) Produtos com alto volume de receitas, por possuírem alta participação em mercados de alto crescimento.
(   ) Considera o crescimento de mercado de um produto, em comparação com a participação relativa nesse mercado.
(   ) Caracterizam-se pela baixa participação em mercados de alto crescimento, representando os novos negócios que geram pequenas receitas.
(   ) Caracterizam-se pela alta participação relativa em mercados de baixo crescimento.
(   ) Produtos que demandam altos investimentos e receitas duvidosas, por possuírem baixa participação, em mercados de baixo crescimento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
2, 3, 4, 1, 5.
	Resposta Correta:
	b. 
4, 1, 5, 2, 3.
	Feedback da resposta:
	Que pena, mas vamos tentar de novo. A matriz BCG classifica os produtos em relação ao mercado e a participação da empresa.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Para fazer a venda do projeto para possíveis investidores, o empreendedor deve desenvolver um material claro e objetivo e preparar-se para expor todos os aspectos relevantes de sua ideia. Além disso, o empreendedor deve conhecer o local onde será realizada a apresentação, os recursos que serão disponibilizados para realizá-la, bem como o tempo disponível e a quantidade de pessoas que irão assistir.
POLITO, R. Assim é que se fala: como organizar a fala e transmitir idéias. São Paulo: Saraiva, 2001.
Com base neste contexto e considerando o que se deve evitar em uma apresentação, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. (   ) Ler os slides e posicionar-se de lado ou de costas para o público.
II. (  ) Usar muitos recursos sonoros e visuais e fazer piadas para “quebrar o gelo”.
III. (   ) Fazer a revisão ortográfica e gramatical do conteúdo dos slides.
IV. (  ) Usar recursos visuais em momentos específicos e testar antes da apresentação.
V. (   ) Usar adjetivos de supervalorização e fazer juízo de valorsobre as coisas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
V, V, F, F, V.
	Resposta Correta:
	a. 
V, V, F, F, V.
	Feedback da resposta:
	Está correta a sua resposta. Você identificou práticas que devemos evitar ao fazer a apresentação do plano de negócios.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Durante muito tempo, o fato de possuir um negócio próprio determinava o empreendedor. De forma genérica, o empreendedor é quem planeja, desenvolve o plano de negócios e parte para a execução. No entanto, atualmente, este perfil profissional pode ser classificado de acordo com diferentes tipos. 
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo na prática: mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Rio de Janeiro: LTC, 2015. Disponível em: <https://goo.gl/cg5x8R>. Acesso em: 28/07/2018.
Sobre os diferentes tipos de empreendedor, analise as afirmativas a seguir.
I. O empreendedor informal ou por necessidade é aquele que se une com outros empreendedores, criando uma associação para ganhar escala.
II. O empreendedor social é um fenômeno mundial, tendo como missão construir um mundo melhor e ainda gerar lucro com a iniciativa.
III. O empreendedor corporativo está comprometido com o coletivo e quer melhorar os serviços oferecidos à população.
IV Os empreendedores natos são pessoas que começam a trabalhar muito jovens e constroem impérios, sendo uma exceção.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
II e IV;
	Resposta Correta:
	d. 
II e IV;
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. Você reconheceu os aspectos relacionados ao perfil do empreendedor informal, social, corporativo e nato.
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A praça, ou distribuição, é um dos elementos do composto de marketing, que trata do local onde a empresa irá se instalar e/ou a forma como ela irá oferecer seus produtos/serviços. Para isso, há a possibilidade da utilização de diferentes canais.
Fonte: MADRUGA, R. P. Administração de marketing no mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015.
Com base no conceito e considerando os canais de marketing e a distribuição física, analise as afirmativas a seguir e marque V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I - (_) Canais de marketing são processos que permitem a circulação de produtos, recursos e informações.
II - (_) Distribuição física se refere à movimentação de produtos, podendo se apresentar na forma de canais físicos e de serviços.
III - (_) Canais de marketing podem ser divididos em canais de comunicação, vendas e relacionamentos.
IV- (_) A distribuição física pode ser classificada em distribuição exclusiva, seletiva e intensiva.
V- (_) Os canais de marketing e a distribuição física devem ser definidos considerando as preferências do empreendedor e seus investidores.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
V, V, V, V, F.
	Resposta Correta:
	c. 
V, V, V, V, F.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. A definição da praça, ou distribuição, é realizada pela análise e utilização de diferentes canais, de acordo com a preferência dos clientes.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O Plano de Negócios é o estudo do negócio, produtos e serviços do empreendimento, atuais ou futuros, considerando todas as suas questões estratégicas, táticas e operacionais. 
Fonte: OLIVEIRA, D. P. R. Empreendedorismo: vocação, capacitação e atuação direcionadas para o plano de negócios São Paulo: Atlas, 2014. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate: <https://fmu.blackboard.com/webapps/blackboard/content/listContent.jsp?course_id=_198689_1&content_id=_4122211_1&mode=reset>. Acesso em: 29/05/2018.
A estrutura do plano de negócios é formada pelo sumário executivo, passando pela análise de mercado, plano de marketing, operacional, financeiro, construção de cenários e avaliação estratégica, até chegar na avaliação do plano de negócios. Essa estrutura é desenvolvida por meio de uma série de atividades. Analise-as e numere na ordem correta a serem seguidas. 
(_) Definir o produto e atribuir um preço a ele, considerando realizar avaliação de mercado, mapeamento da concorrência e volume projetado de vendas.
(_) Descrever o arranjo físico da empresa e os processos operacionais que são necessários para gerar os produtos/serviços que serão ofertados.
(_) Mencionar indicadores de viabilidade do negócio como o ponto de equilíbrio, lucratividade, rentabilidade e prazo de retorno do investimento.
(_) Calcular o investimento necessário para iniciar o empreendimento, considerando os investimentos fixos, capital de giro e investimentos pré-operacionais.
(_) Decidir sobre os canais de marketing, distribuição física e propaganda, de acordo com as estratégias definidas, orçamento disponível e forma de avaliação de resultados.
(_) Definir os recursos necessários para realização das atividades, considerando recursos humanos, materiais, financeiros e tecnológicos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
1, 3, 6, 5, 2, 4.
	Resposta Correta:
	d. 
1, 3, 6, 5, 2, 4.
	Feedback da resposta:
	Parabéns, resposta correta. Você demonstrou compreender a estrutura do plano de negócios e o modo de desenvolvê-lo, desde a definição do produto, processos e recursos, até a análise de viabilidade do negócio.
	
	
	
Pergunta 9
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	No plano de marketing, a estratégia é definida pelo composto formado pelos “4Ps”: produto, preço, praça e promoção. Porém, antes de formular programas de marketing específicos, devemos estudar os comportamentos dos consumidores, segmentando-os em grupos.
Fonte: MADRUGA, R. P. Administração de marketing no mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015.
A partir dessas informações, organize a associação correta de cada conceito relacionado à classificação de clientes.
1. Públicos-alvo
2. Mercado de massa
3. Segmento de mercado
4. Nicho de mercado 
5. Consumidor individual
(_) São aglomerados de consumidores oriundos de mercados não-segmentados, porém com necessidades semelhantes.
(_) São grupos de consumidores que regem de forma parecida a certos atributos, como sabor, preço, potência ou qualidade.
(_) São pequenos grupos de consumidores, geralmente não atendidos pelos concorrentes, por possuírem necessidades específicas.
(_) São consumidores com características similares, cujo estudo é indispensável para criação de estratégias de marketing eficazes.
(_) É o consumidor em si, considerando hábitos, comportamentos individuais e especificidades psicológicas, oriundas da experiência de vida.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
4, 1, 5, 2, 3.
	Resposta Correta:
	c. 
2, 3, 4, 1, 5.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. Para que o plano de marketing possa levar a uma estratégia que gere resultados, é fundamental que previamente seja feita a classificação de clientes.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O empreendedor pode ser definido como a pessoa que faz acontecer, antecipa os fatos e tem uma visão de futuro do negócio. Ele possui um conjunto específico de características inerentes à sua prática profissional.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo na prática: mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Rio de Janeiro: LTC, 2015. Disponível em: <https://goo.gl/cg5x8R>. Acesso em: 28/07/2018.
De forma a explorar suas características, podemos considerar que os empreendedores são:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
visionários, determinados, dinâmicos, otimistas, líderes e bem relacionados, gerando valor para a sociedade;
	Resposta Correta:
	d. 
visionários, determinados, dinâmicos, otimistas, líderes e bem relacionados,gerando valor para a sociedade;
	Feedback da resposta:
	Está correta sua resposta. Você citou as principais características do empreendedor, de acordo com a necessidade de suas práticas profissionais.
	
	
	
Segunda-feira, 27 de Maio de 2019 11h49min30s BRT

Outros materiais