Buscar

At 1 Recrutamento e seleção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Realizar um processo de recrutamento e seleção requer, dos profissionais, compreensão dos tipos de seleção mais aplicados nas organizações e saber utilizá-los. A seleção baseada em competências, quando aplicada em toda a organização, costuma dar bons resultados. Chegou o momento de aplicar o conceito de competências na descrição das exigências de um cargo. Está feito o desafio!
As competências possuem três elementos: conhecimentos (o saber), habilidades (o saber-fazer) e as atitudes (o querer-fazer). Cada cargo possui competências específicas, conforme a área de atuação da empresa e seu tamanho. Em uma empresa de produção, embalagem e distribuição de chocolates, de âmbitos nacional e internacional, que competências são necessárias a um gerente de linha de produção, que lidera pessoal do nível operacional? Justifique a necessidade de cada competência.
Coordenação e gerenciamento de equipes - Ter liderança e autoridade carismática, saber tomar decisões e distribuir funções, deve ter também, facilidade de relacionamento, ter boa habilidade nas relações interpessoais com equipes e parceiros de negócios, facilidade de negociação, convencimento, comunicação e motivação de equipes, calma para lidar com conflitos e situações inesperadas e flexibilidade para lidar com todos os níveis hierárquicos; e boa cultura corporativa ou organizacional, facilidade para compartilhar do sistema de valores da empresa inserindo-se no conjunto de características valorizadas pela organização, sendo, também, capaz de se tornar um agente de mudança combatendo maus hábitos e vícios que impedem o crescimento da empresa.
Visão global e visão estratégica - O profissional de produção industrial deve conseguir ver e identificar as partes e os aspectos específicos do negócio, mas também o todo, suas características, implicações, meios de controle de qualidade, a parte que compromete a integralidade do conjunto. Para isso ele precisa ter noções de logística, estoque, tipos de materiais, tecnologia, tendências mundiais, gestão de pessoas, gestão de processos e custos operacionais. É preciso reconhecer e saber utilizar os recursos disponíveis para definir metas e atingir objetivos, assim como analisar pontos fortes e fracos da concorrência e saber a melhor hora de agir em relação a eles.
Raciocínio lógico - Ter facilidade para compreender, visualizar e utilizar números, organizar dados, planilhas e estatísticas, desenvolver estudos, medir desempenhos, encomendar pesquisas e demonstrar resultados.
Bom conhecimento de inglês - Fluência em pelo menos um idioma além do português, no caso o inglês, é indispensável para que possa buscar atualizações importantes, além de ter facilidade para comunicar-se com clientes e fornecedores estrangeiros, participar de eventos de importação e exportação, congressos, feiras e oportunidades em geral que signifiquem avanço, tanto no networking quanto para a empresa como um todo.

Outros materiais