Buscar

Resumo Capítulo 18 Dalgalarrondo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
 CAMPUS SANTOS – RANGEL
 GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
 PSICOPATOLOGIA GERAL
 Profª Andrea
 Daví Gomes de Almeida Junior – C810DI0 
 ATIVIDADE: RESUMO DALGALARRONDO CAP 18
 Este capítulo tem como objetivo definir o pensamento e descrever as principais alterações, analisando do ponto de vista da psicopatologia. O pensamento se constitui dos elementos sensoriais como imagens perceptivas e as representações mnêmicas, que geram subsídios para o processo. Desde a era clássica da filosofia se definia os elementos intelectivos do pensamento em três operações básicas: juízos, raciocínio e os conceitos.
Sobre as alterações encontradas nos juízos estão: juízo deficiente e juízo de realidade, o primeiro descrito como uma má elaboração dos juízos que geram um juízo falso, já no juízo de realidade está associado ao delírio. Nas alterações do raciocínio se encontra o viés de confirmação, uma forma de confirmar hipóteses de forma seletiva favorecendo o próprio interesse, assim burlando os princípios do pensamento lógico-formal como a lei da parte e do todo, causalidade etc.
Os tipos alterados de pensamento se caracterizam por precariedade lógica, carregados de estereótipos e consensos sociais, as principais alterações são: pensamento dereístico que se assemelha um pensamento mágico e irreal, pensamento concreto em que existe falta da capacidade de abstração, pensamento vago que consiste na imprecisão pelo pobre processo de pensar e pensamento inibido onde ocorre uma diminuição do raciocínio e da quantidade de informações que auxiliam o pensamento.
Pode-se dividir o processo de pensar em três momentos: curso do pensamento que seria como este flui com o tempo, a forma do pensamento que consiste na arquitetura básica do mesmo e o conteúdo de pensamento onde se encontram as substâncias que constituem o pensamento. As alterações encontradas no curso do pensamento são: lentificação do pensamento, aceleração do pensamento, bloqueio e roubo do pensamento, alterações na forma de pensamento são: fuga de ideias, dissociação, afrouxamento descarrilhamento e desagregação, por fim as alterações do conteúdo correspondem aos temas, por isso as alterações variam pelos indivíduos, sendo quase impossíveis de serem catalogadas totalmente.

Outros materiais