Buscar

Resenha - O perfume: A história de um assassino.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
 CAMPUS SANTOS – RANGEL
 GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
 PSICOPATOLOGIA GERAL
 Profª Andrea
 Daví Gomes de Almeida Junior – C810DI0 
 RESENHA: O PERFUME – A HISTÓRIA DE UM ASSASSINO
Se ambientando séculos atrás o longo traz um flashback sobre um rapaz que estava prestes a ser morto por seus crimes, o que leva ao espectador acompanhar a vida deste jovem desde seu início. Jean-Baptiste nasceu em um ambiente hostil, fora abandonado pela mãe após o nascimento e fora levado até um orfanato, neste local as crianças já notaram que este bebê era diferente. 
Por causa dos ciúmes Jean-Baptiste fora negligenciado pelas crianças, em seus primeiros dias de vida elas tentaram assassiná-lo enquanto a responsável pelo orfanato estava distraída. Jean-Baptiste cresceu sem ter contato afetivo com outros, por ser ignorado pelos demais ele demorou a desenvolver suas habilidades de linguagem, porém uma habilidade sensorial se destacava, o olfato deste rapaz era extremamente forte, conseguindo identificar cada diferença de odores e tornando esta a sua forma de compreender o mundo.
Após encontrar uma jovem em uma das ruas, ele sente uma enorme atração pelo cheira desta moça, persegue-a e numa tentativa de silenciá-la acaba a matando. Ele cheira todo o corpo da jovem até que este cheiro se esvai devido a morte da moça, Jean-Baptiste percorre uma longa jornada para conseguir uma maneira de guardar o perfume das coisas para sempre, o que leva até sua primeira tentativa de capturar um cheiro através da gordura animal enrolando um ser humano. Jean-Baptiste consegue a custo das mortes de dezenas de mulheres capturar o perfume dentro de frascos, estas mortes o tornam um fugitivo e consequentemente ele é preso.
Para o azar de seus captores, Jean-Baptiste tinha conseguido criar um perfume tão poderoso misturando os cheiros das mulheres, este perfume conseguia encantar qualquer um que sentisse, despertando paixões e submissão, assim ele escapa da morte. O protagonista percorre um grande plano para criar aquela substância que desperta o amor nos outros, mas ele mesmo não conseguia sentir este por completo, ele decide retornar ao seu local de nascimento, despeja o perfume em si e todos em volta o desejam ao ponto de devorá-lo. 
Este jovem pelas suas privações afetivas pode ter desenvolvido a tendência antissocial, esta que seria uma forma de atacar de volta o mundo hostil ao indivíduo, perto do final do filme Jean-Baptiste já havia matado um número alto de pessoas, sem remorso ou culpa. O protagonista apresenta diversas características de um sociopata como a insensibilidade aos sentimentos alheios, visto que em seus assassinatos as reações de parentes não causavam nenhum sentimento nele, ausência de culpa, atitudes manipulativas; a sua incapacidade de manter interações afetivas criou o seu desejo de capturar a essência do amor.
Jean-Baptiste constatou dentro de uma caverna que seu corpo não exalava cheiro algum, este fato o atormentou, os odores humanos continham a essência do amor, a constatação de que ele mesmo não exalava nenhum odor pode ter agravado a sensação de não ser um humano amável, o que pode ter tido sua última tentativa no final onde derrama todo o “amor” que ele havia coletado sobre sua cabeça, assim conseguindo ser amado pela primeira vez mesmo que significasse seu fim. Por fim o longa nos conta as etapas da construção de um indivíduo antissocial, suas privações, conflitos e objetivos concluídos através de sua habilidade sensitiva extraordinária.

Outros materiais