Buscar

AVS Legislação Tributária - Julho 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0278_AVS_201202267599 » LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA
	Tipo de Avaliação: AVS 
	Aluno: 
	Professor:
	MARCELA MACHADO DE LIMA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 2        Data: 06/07/2015 18:04:23 
	
	 1a Questão (Ref.: 201202341425)
	2a sem.: Tributo
	Pontos: 0,5  / 1,5 
	O art. 3º CTN preceitua que: tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Explique as seguintes características do tributo: pecuniariedade, compulsoriedade e legalidade.
		
	
Resposta: Pecuniariedade está relacionada as infrações decorrentes do não pagamento do crédito tributário; Compulsoriedade ocorre em decorrência do fato gerador em si e por questões como catastrofes naturais que incorrem em emprestimos compulsórios, executado pela união. Legalidade é o que dá base a geração do fato e está prevista na lei complementar observada na constituição.
	
Gabarito: Tais caracteristicas são assim designadas: A Pecuniariedade se refere ao fato de que o tributo deve ser pago em dinheiro ou valor equivalente. A Compulsoriedade é caracterisitica que estabelece que o tributo é obrigatório, ou seja, não é voluntário, não depende da vontade da pessoa/contribuinte. A Legalidade diz respeito a previsão legal, ou seja, que o tributo deve estar previsto em lei para ser exigido, e a Vinculação administrativa, se refere ao fato que o administrador não pode deixar de cobrar o tributo, ou seja, não há discricionariedade. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202341346)
	7a sem.: lançamento
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	Diga o que é lançamento e explique as suas modalidades. 
		
	
Resposta: Os tributos ocorrem a partir de um fato gerador. Uma vez verificado o fato, vem o lançamento que pode ser de ofício, por declaração ou por homologação. No caso da homologação, por exemplo, o próprio sujeito passivo executa a declaração.
	
Gabarito: É o procedimento administrativo vinculado que verifica a ocorrência do fato gerador, identifica o sujeito passivo da obrigação tributária, determina a matéria tributável, aponta o montante do crédito e aplica, se for o caso, a penalidade cabível ¿ art. 142 CTN. O lançamento é ato privativo da Fazenda Pública credora da obrigação e obrigatório para a autoridade tributária, sob pena de responsabilidade funcional. No procedimento de lançamento é identificado o sujeito passivo e apontado o montante do tributo devido, aplicando-se a alíquota sobre a base de cálculo, surgindo assim o valor do crédito tributário. O lançamento deve ser notificado ao sujeito passivo, e só poderá ser alterado se este o impugnar, ou por meio de recurso de ofício, ou ainda por iniciativa da autoridade administrativa, nos casos autorizados pelo art. 149 CTN. São três as espécies de lançamento: - Direto; - Por declaração; - Por homologação No lançamento direto, também denominado ex officio, a Fazenda Pública já dispõe de todas as informações necessárias, e procede ao lançamento diretamente, como ocorre no IPTU, a Fazenda sabe o valor venal do imóvel, é só aplicar a alíquota. No lançamento por declaração o sujeito passivo tem a obrigação legal de prestar informações para a Fazenda Pública que depois efetuará o lançamento. No lançamento por homologação o sujeito passivo deve prestar as informações e deve também pagar antecipadamente o tributo, sem o prévio exame da autoridade administrativa. Posteriormente a Fazenda faz o lançamento homologatório, concordando ou não, como ocorre no IPI, ICMS e no próprio IR. Não havendo outro prazo em lei especial, a homologação deverá ocorrer em cinco dias a contar da data do fato gerador. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202860699)
	2a sem.: Leis Orçamentárias
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	De acordo com o artigo 165 da Constituição Federal vigente, qual a Lei, dentre as indicadas, não compõe o rol das leis orçamentárias que deverão ser propostas para regular as finanças do Estado.
		
	
	O plano plurianual. 
	
	As Leis Delegadas. 
	
	Os orçamentos anuais. 
	
	As diretrizes orçamentárias. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202860715)
	sem. N/A: LIMITAÇÃO AO PODER DE TRIBUTAR
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Acerca da Limitação ao Poder de Tributar, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa correta: I- A Constituição Federal de 1988 consagrou o principio do federalismo delimitando e dividindo entre os entes políticos (União, Estados-Membros, Distrito Federal e Município) o poder de tributar. II- A Limitação ao Poder de Tributar, de acordo com a Constituição Federal de 1988 se dá através da Competência Tributária, dos Princípios Tributários e das Imunidades. III- A CF de 1988 não criou efetivamente tributos, ela apenas outorga competência tributária para as pessoas políticas, ou seja, confere aos entes políticos a aptidão para criar, modificar, e extinguir, por meio de lei, tributos. IV- No Brasil, por injunção do principio da legalidade, os tributos são criados, in abstrato, por meio de lei (art. 150, I da CF), que deve descrever todos os elementos essências da norma jurídica tributaria. V- O sistema tributário nacional compõe-se de tributos, que, de acordo com a Constituição Federal e o Supremo Tribunal Federal, compreendem: Os Impostos, as Taxas, a Contribuição de Melhoria, o Empréstimo Compulsório e as Contribuições Especiais. 
		
	
	Todas as alternativas estão corretas. 
	
	Todas as alternativas são falsas. 
	
	Somente está correta a alternativa V. 
	
	As alternativas I e II estão corretas mas a V está errada. 
	
	De todas só 03 alternativas estão corretas. 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202470570)
	3a sem.: Limitações constitucionais ao poder de tributar
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A Presidente da República edita decreto aumentando o Imposto de Renda das Pessoas Físicas para 90%. O referido aumento entra em vigor a partir do dia seguinte à publicação do decreto e será descontado retroativamente a 1o. de janeiro. Considerando as limitações ao poder de tributar, pode-se afirmar que:
		
	
	A Presidente da República poderia aumentar o Imposto de Renda para 90%, com vigência imediata e retroativa, mas não por decreto.
	
	A Presidente da República poderia aumentar o Imposto de Renda por decreto 
	
	O decreto não viola nenhuma norma constitucional
	
	A Presidente da República não poderia aumentar o Imposto de Renda por decreto, o aumento não poderia ser de 90%, não teria vigência imediata nem retroativa.
	
	Todo aumento de Imposto de Renda tem efeito imediato
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202861287)
	5a sem.: ESPÉCIES TRIBUTÁRIAS.
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Acerca da espécie tributária EMPRÉSTIMO COMPULSÓRIO, é INCORRETO afirmar: 
		
	
	A instituição (criação) de um empréstimo compulsório e toda a sua disciplina normativa tem que ser feita por Lei Complementar. 
	
	A guerra, a calamidade e o investimento público são apenas circunstâncias autorizadas do exercício da competência para a instituição dos empréstimos compulsórios, não consistindo seus fatos geradores. 
	
	A instituição (criação) de um empréstimo compulsório e toda a sua disciplina normativa tem que ser feita por Decreto do Poder Legislativo. 
	
	Os empréstimos compulsórios são tributos cujo produto da arrecadação possui destinação especifica, ou seja, são tributos de arrecadação vinculada, por força do parágrafo único do art. 148, que determina que a aplicação dos recursos provenientes de empréstimos compulsórios será vinculada à despesa que fundamentou sua instituição. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202336047)
	5a sem.: Legislação Tributária
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Quanto às regras de direito tributário, não representa matéria reservada à lei complementar: 
		
	
	(b) contribuiçõesde melhoria
	
	(a) empréstimos compulsórios
	
	(d) criação de novos impostos, não regulamentados pela Constituição Federal 
	
	(c) definições de fatos geradores e bases de cálculo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202861897)
	7a sem.: SITUAÇÕES DO FATO GERADOR
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Segundo a legislação tributária as situações do fato gerador podem ser, EXCETO: 
		
	
	Da Lei. 
	
	De direito. 
	
	De fato 
	
	Situação de Fato é aquela em que o fato se concretizará independentemente da condição futura. A realização do fato gerador é automática, por exemplo a exportação de uma mercadoria, o ato de exportar, já realiza o fato gerador do Imposto de Exportação); 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202861912)
	8a sem.: LANÇAMENTO TRIBUTÁRIO.
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Acerca dos tipos de Lançamentos tributários, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa INCORRETA: 
		
	
	No lançamento por declaração e homologação, o sujeito passivo declara/ homologa e extingue os tributos sem a necessidade da participação do Estado.
	
	No lançamento de ofício, a declaração configura uma obrigação formal ou instrumental do sujeito passivo, e destina-se a registrar dados fáticos relevantes para o êxito, pela autoridade administrativa, do ato de lançamento. 
	
	No lançamento de ofício cabe ao sujeito ativo tomar a iniciativa e realizar, por si só, a verificação da ocorrência do fato gerador, identificação do sujeito passivo, cálculo do montante devido, formalização do crédito e notificação do sujeito passivo para pagamento. 
	
	No Lançamento de ofício, o sujeito passivo não participa do lançamento. 
	
	Existem três tipos de Lançamentos: Lançamento de ofício, lançamento por declaração e lançamento por homologação. 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202866275)
	9a sem.: Crédito TRibutário
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Assinale a alternativa correta. Em relação à exclusão do crédito tributário, pode-se afirmar que: 
		
	
	a exclusão do crédito tributário consiste na suspensão do curso do processo enquanto persistir a causa da exclusão. 
	
	a isenção abrange unicamente as infrações anteriores à vigência da lei que a concede e não se confunde com a remissão. 
	
	a isenção se estende às taxas e contribuições de melhoria. 
	
	a exclusão do crédito tributário não dispensa o cumprimento das obrigações acessórias dependentes da obrigação principal cujo crédito seja excluído, ou dela consequente. 
	
	a anistia possui o intuito de fomentar e auxiliar o desenvolvimento econômico e social de uma determinada região.

Outros materiais