Buscar

APOL 05 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E SERVIÇOS NOTA 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL 05 ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E SERVIÇOS
Questão 1/5 - Administração da Produção e Serviços
A Experiência de Hawthorne foi realizada em 1927, pelo Conselho Nacional de Pesquisas dos Estados Unidos, em uma fábrica da Western Eletric Company, situada em Chicago, no bairro de Hawthorne e sua finalidade era determinar a relação entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários medida através da produção. A experiência foi coordenada por Elton Mayo e colaboradores, e estendeu-se à fadiga do trabalho, acidentes no trabalho, rotatividade do pessoal e ao efeito das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal. Nesse período, surge a fase em que administrar é lidar com pessoas, e essa abordagem da teoria da administração, no que tange a Organização do Trabalho, procura enfatizar as pessoas dentro das organizações, deixando em segundo plano a estrutura, as tarefas e a tecnologia. É chamada Abordagem Humanística e pode ser desdobrada em duas escolas ou teorias.
Assinale dentre as alternativas abaixo qual o nome da escola e da teoria que surgiram nesse período.
I) Escola de Relações Humanas
II) Teoria da Abordagem Comportamental
III) Escola Científica
IV) Teoria das Restrições
	
	A
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.  
	
	B
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as alternativas II e IV estão corretas.  
	
	D
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
Questão 2/5 - Administração da Produção e Serviços
Pode-se definir organização do trabalho como sendo a especificação do conteúdo, métodos e inter-relações entre os cargos, de modo a satisfazer os requisitos organizacionais e tecnológicos, assim como os requisitos sociais e individuais do ocupante do cargo. A ênfase dos estudos está voltada para situações concretas de trabalho, em diferentes sistemas de produção, sendo o objetivo final o desenvolvimento de novas propostas de organização do trabalho, baseadas num quadro conceitual interdisciplinar que, em última instância, poderá não só melhorar a qualidade de vida no trabalho, como também a própria produtividade, considerada em termos técnicos. Toda atividade humana organizada dá origem a duas exigências fundamentais.
Quais exigências fundamentais toda atividade organizada humana deve seguir? Assinale dentre as alternativas abaixo V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas.
(   ) A divisão do trabalho em várias tarefas a serem executadas.
(   ) Coordenação e controle dessas tarefas para a realização da atividade.
(   ) A delegação de poderes e estabelecimento de líderes.
(   ) Controle e elaboração de procedimentos e tarefas.
	
	A
	F – F – V – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	F – F – V – F
	
	D
	V – V – F – F
Questão 3/5 - Administração da Produção e Serviços
Os sistemas CAM (Manufatura Auxiliada por Computador) foram desenvolvidos devido às necessidades de programação das máquinas CNC estudas e lançadas na década de 1950. A partir do desenvolvimento de máquinas comandadas por computador, os processos se tornaram mais precisos e mais complexos, exigindo assim dos programadores maior tempo e capacidade para a aplicação de mais ferramentas e estratégias de usinagem. Com o propósito de agilizar a programação de máquinas CNC e de outros processos de manufatura, os softwares de CAM ganharam mais atenção e pesquisa no seu desenvolvimento, o que os tornou sinônimo de programação prática e a solução mais eficiente para a programação das máquinas operatrizes na usinagem de peças e produtos com formas complexas. As aplicações do CAM podem ser assim divididas em duas grandes categorias as quais representam diferentes níveis de envolvimento do computador nas operações de fábrica. As aplicações do CAM podem ser dividias em níveis, quais são eles? Analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
	
	A
	Planejamento de demanda e controle de qualidade.
	
	B
	Planejamento de demanda e controle de produção.
	
	C
	Planejamento de produção e controle de produção.
	
	D
	Planejamento de produção e controle de qualidade.
Questão 4/5 - Administração da Produção e Serviços
Dentro da sociedade contemporânea, sobreviver no mercado deixou de ser uma mera questão financeira, a necessidade de desenvolver vantagens comparativas que tornem a cadeia produtiva e o produto em si diferenciado dos demais levou a criação de diversas tecnologias que tem como objetivo melhorar a produtividade e qualidade na linha de produção, a automação industrial é atualmente um dos destaques nessa reconfiguração das indústrias. Dentre as aplicações da automação industrial nas empresas, a robótica é a área que vem ganhando cada vez mais espaço, os investimentos nessa área têm se tornado cada vez mais incisivos, não apenas pelo fato da diminuição de custos, mas também pela possibilidade de ter um maior controle sobre o volume de produção e qualidade dos produtos confeccionados. Embora também já tenhamos a consciência de que a automação diminui postos de trabalho, aprendemos e entendemos que ela faz parte de nosso processo evolutivo e sem a automação não conseguiríamos ter disponíveis muitos produtos ou serviços.
Assinale dentre as alternativas abaixo V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas considerando alguns motivos que levam a empresa a investir em automação. 
(   ) Aumento de produtividade e competitividade.
(   ) Melhor aproveitamento das matérias-primas.
(   ) Redução no ciclo de fabricação dos produtos.
(   ) Redução nos estoques de material em processo.
	
	A
	V – V – V – F 
	
	B
	V – F – V – F 
	
	C
	F – F – V – F 
	
	D
	V – V – V – V
Questão 5/5 - Administração da Produção e Serviços
A conceituação mais antiga de automação, associada com a substituição de mão de obra humana por máquina, sem dúvida alguma pode ter seus méritos questionados, dentro de uma visão mais atual, onde a automação é vista como uma abordagem estratégica de produção que visa integrar ampla gama de novas tecnologias no processo produtivo, não se tem dúvidas sobre seus benefícios, tanto econômicos quanto sociais. O domínio dessa nova tecnologia trará vantagens competitivas para quem adotá-la, pois é cada vez maior o nível de exigência dos consumidores. Quais são as principais exigências dos consumidores? Analise as alternativas a seguir e assinale a correta. 
	
	A
	Qualidade, preços e prazo de entrega.
	
	B
	Qualidade, preços e design.
	
	C
	Qualidade, preços e flexibilidade dos produtos.
	
	D
	Qualidade, preços e garantia.

Outros materiais