Buscar

AVS DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0471_AVS_201407228161 » PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno: 201407228161 - SHEILA SILVA DE PAULO
	Professor:
	MARIA CRISTINA DE LIMA
DEBORA RAQUEL ALVES BARREIROS
	Turma: 9010/AC
	Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: 2        Data: 01/07/2015 14:00:29
	
	 1a Questão (Ref.: 201407309778)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Aprender é assimilar permanentemente comportamentos. Aprende-se sobre algo e aí se pode falar sobre esse algo aprendido. Aprende-se a fazer algo e aí se pode realizá-lo. Recompensar ou punir melhora performances de comportamento, mas não é capaz de ensinar algo a alguém, nem de ensinar alguém a fazer algo. Ensinar pode ser entendido com a possibilidade de introduzir alguém na estrutura que fundamenta o que deve ser aprendido. Posto isto, que papel teria a recompensa e a punição no processo de ensino dessas estruturas?
		
	
Resposta: O papel da recompensa como um estímulo ao bom comportamento, a fatores positivos. Já a punição como o papel de inibição, de desencorajar, de desestimular, ou até mesmo fazer com que o comportamento desapareça.
	
Gabarito: Teria o papel de estimular o estudante, apontando suas virtudes e fracassos no processo de aprendizagem. A premiação para o êxito e, muitas vezes, as penalidades por desvios comportamentais, podem mostrar ao estudante como aprimorar o que já aprendeu ou mostrar-lhe seus deslizes e insucessos. Contudo, para o caso dos insucessos, a penalidade não os corrige por si mesma, deve ser acompanhada de um novo processo de ensino.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407310167)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Qual tipo de aprendizagem visa à formação de um cidadão, cônscio de seus direitos e deveres e capaz de agir de forma ética: a aprendizagem por condicionamento ou a aprendizagem significativa? Justifique:
		
	
Resposta: A Aprendizagem significativa, pois tem como base a reflexão e a concientização, que contribuem no processo de ensino aprendizagem.
	
Gabarito: A aprendizagem significativa em função de priorizar o desenvolvimento da capacidade de raciocínio e reflexão, além de relacionar os conteúdos escolares com o da vida cotidiana.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407305582)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Psicologia pretende explicar de que maneira as crianças e adolescentes mudam no aspecto psicológico no decorrer do tempo e como essas mudanças podem ser descritas e compreendidas. Isto se refere à:
		
	
	Psicologia Social
	
	Psicologia Cognitiva
	 
	Psicologia do Desenvolvimento
	
	Psicologia Organizacional
	
	Psicologia Experimental
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407275452)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Muitas escolas estão bastante preocupadas com a qualidade dos relacionamentos interpessoais entre alunos e seus professores. Muitos problemas de relacionamento chegaram para Dora - a diretora do colégio e ela está buscando parâmetros para avaliar o que pode ser considerado bullying. Dos comportamentos abaixo qual pode ser caracterizado como bullying dentro do espaço escolar?
		
	
	Maria criou um jornal virtual dentro do seu blog onde elege os colegas mais inteligentes, bonitos, engraçados e coloca fotos que são tiradas no recreio com o consentimento desses amigos. Quem é popular, quer entrar no blog da Maria.
	
	Luísa que é líder de torcida organiza suas colegas do vôlei para uma tarde na quadra de esportes em que apenas meninas do vôlei podem participar, gerando muita insatisfação nas outras meninas que não foram convidadas.
	
	Fabio entregou para a inspetoria do colégio todos os seus amigos que estavam fora da sala de aula, pois preferiram jogar futebol no momento da aula de química.
	 
	Joana não permitiu que Fabio entrasse em seu grupo de seminário alegando que ele era ¿delicado¿ e não parecia com os meninos de sua sala, pois não gostava de futebol nem de jogo de luta. A partir disso, os meninos passaram a chamá-lo de Fabinho Ken, fazendo uma alusão ao boneco namorado da Barbie, gerando um grande constrangimento para Fabio.
	
	Pedro formou uma comunidade na internet para discussão filosófica sobre temas que estão no limite da ética com a religião. O primeiro tema em discussão será aborto, mas só pode participar quem tem uma orientação cristã e é convidado por ele.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407274245)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Paulo e Pedro são gêmeos idênticos. Por ocasião do nascimento foram separados e enviados a ambientes diferentes. Depois de alguns anos foi feito o confronto de seus comportamentos, verificando-se que o menino que estivera submetido ao ambiente mais estimulante apresentava rendimento escolar superior ao de seu irmão, que fora exposto a um ambiente pouco estimulante. Em função do que vimos, podemos admitir que o rendimento escolar dos gêmeos resultou de:
		
	
	influência dos fatores genéticos sobre os ambientais
	
	desenvolvimento embrionário
	
	mutação no material genético
	
	determinação hereditária
	 
	predomínio dos fatores ambientais sobre os genéticos
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407262313)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Todas as opções abaixo fazem parte dos conceitos fundamentais de Piaget, EXCETO:
		
	
	Adaptação.
	 
	Libido.
	
	Equilíbrio.
	
	Hereditariedade.
	
	Esquema.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407280916)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O behaviorismo declara que o comportamento é controlado por suas consequências. Qual das alternativas abaixo explica essa declaração?
		
	
	o indivíduo ao emitir uma resposta receberá uma consequência
	 
	a consequência poderá aumentar ou diminuir a frequência de um comportamento
	 
	a resposta comportamental continuará em virtude do estímulo antecedente
	
	o indivíduo apresenta a resposta de acordo com suas motivações internas
	
	o indivíduo é provocado pelo estímulo antecedente
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407819849)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A professora alfabetizadora Milena trabalha com totalidades, utiliza  textos ou  palavras inteiras, com significado. Acredita que seus alunos não percebem os elementos isolados, mas o todo.
Milena revela que seu aluno ao aprender a ler e a escrever, está muito mais ligado às totalidades do que às partes do texto escrito. Está mais preocupado com o significado geral da palavra, da frase ou do texto do que com a soma das letras ou com cada letra em particular. A aprendizagem de sua turma ocorre por meio do insight, os chamados "estalos" no processo de alfabetização.
O método de alfabetização utilizado pela professora Milena está relacionado a qual teoria psicológica ?
		
	
	Crítica reprodutiva.
	 
	 Gestalt.
	
	Ambientalismo.
	
	Behaviorismo.
	
	Psicanalítica.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407261998)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os mecanismos de defesa são os diversos tipos de processos psíquicos, cuja finalidade consiste em afastar um evento gerador de angústia da percepção consciente. São tipos de mecanismos de defesa, EXCETO:
		
	
	Projeção.
	 
	Condensação.
	
	Isolamento.
	
	Sublimação.
	
	Identificação.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407817024)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Venerado pelos amantes da liberdade irrestrita, abominado pelos partidários de uma educação tradicional e respeitado pelos que reconhecem a importância de flexibilizar a hierarquia escolar. Assim o educador, escritor e jornalista Alexander Sutherland Neill (1883-1973) - fundador da Summerhill School, na Inglaterra - viveu boa parte de seus 90 anos. Sua escola tornou-se ícone das pedagogias alternativas ao concretizar um sistema educativo em que o importante é a criança ter liberdade para escolher e decidir o que aprender e, com base nisso, desenvolver-se no próprio ritmo.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/alexander-neill-428138.shtmlSummerhill, escola citada na reportagem, tem uma proposta educacional baseada na teoria:
 
		
	
	Humanista, tendo como objetivo  o adestramento do aluno.
	
	Behaviorista,  percebendo a aprendizagem escolar como um aspecto do processo de autorrealização.
 
	
	Humanista, percebendo a importância do reforço positivo/negativo para o processo de aprendizagem.
 
	
	Behaviorista, percebendo a aprendizagem centrada no aluno e não no ensino.
 
	 
	Humanista, visando  a compreensão e o bem-estar da pessoa,  não o controle.

Outros materiais