Buscar

Desenvolvimento Gerencial e Liderança Prova I - FLEX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Para que as organizações possam ser consideradas como organizações que aprendem, é preciso, ainda, incentivar as pessoas a aprender, a desenvolver sua criatividade e colocar em prática suas ideias. Assinale a alternativa CORRETA que diz respeito à metáfora "organizações que aprendem" ou "learning organizations":
	 a)
	As organizações que aprendem são aquelas com capacidade para criar, adquirir, mas não transferir conhecimentos, nem necessidade de modificar seu comportamento para refletir novos conhecimentos e discernimentos.
	 b)
	É capaz de aprender sozinha, para isto, ela não depende de seus funcionários e colaboradores.
	 c)
	Solidificam os conhecimentos em manuais e formulários que seguem inalterados, pois os novos colaboradores precisam aprender como se trabalha naquela organização.
	 d)
	Desenvolvem, intencionalmente, práticas que auxiliam no processo de aprendizado das pessoas de seu interesse.
	2.
	A questão ética deve ser sempre levada em consideração quando falamos em tomar decisões. Para Robbins (1998), o indivíduo pode usar três critérios diferentes ao fazer escolhas éticas. Sobre esses critérios, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Critério utilitário.
II- Foco nos direitos.
III- Foco na justiça.
(    ) Faz com que as pessoas tendam a tomar decisões para o que é justo e imparcial, buscando a distribuição equivalente dos benefícios.
(    ) As decisões são tomadas com base em seus resultados ou consequências, e tem como meta fornecer o bem para o maior número possível de pessoas.
(    ) Faz as pessoas tomarem decisões compatíveis com liberdade e direitos do homem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. 8. ed. Rio de Janeiro: JC, 1998.
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	I - II - III.
	3.
	Os sistemas de informação têm por objetivo resolver problemas organizacionais internos, mas também preparam, consequentemente, a empresa para enfrentar as tendências da crescente competitividade de mercado. Para serem efetivos, os sistemas de informação precisam, segundo Pereira e Fonseca (1997, p. 242), corresponder a algumas expectativas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta apenas expectativas que devem ser atendidas pelos sistemas de informação:
FONTE: PEREIRA, Maria José Lara de Bretãs; FONSECA, João Gabriel Marques. Faces da Decisão: as mudanças de paradigmas e o poder da decisão. São Paulo: Makron Books, 1997.
	 a)
	Atender ao usuário com presteza, apresentar custos compatíveis, não há necessidade de se adaptar constantemente às novas tecnologias de informação.
	 b)
	Estar centrados no usuário (cliente) e não no profissional que o criou, atender ao usuário com presteza, estar desalinhados com as estratégias de negócios da empresa.
	 c)
	Atender às reais necessidades dos usuários, estar centrados no profissional que o criou e não no usuário (cliente), atender ao usuário com presteza.
	 d)
	Apresentar custos compatíveis, adaptar-se constantemente às novas tecnologias de informação, estar alinhados com as estratégias de negócios da empresa.
	4.
	Diante das transformações sociais, políticas e econômicas cada vez mais velozes, as organizações precisam se adaptar e buscar novas alternativas. Os sistemas de informação têm sido uma grande ferramenta de auxílio. Sobre os sistemas de informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os sistemas de informação têm por objetivo resolver problemas organizacionais internos e, consequentemente, auxiliar as organizações nos problemas externos.
(    ) Os sistemas de informação têm por objetivo resolver problemas organizacionais internos somente.
(    ) Os sistemas de informação têm por objetivo resolver problemas organizacionais externos somente.
(    ) Os sistemas de informação têm por objetivo resolver problemas organizacionais internos, mas não auxiliam nos problemas externos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	5.
	A entidade, ou organização, é incapaz de aprender sozinha, para isto, ela depende de seus funcionários e colaboradores. É o indivíduo, ser humano, que é dotado de tal capacidade. Assim, a metáfora "organizações que aprendem" ou "learning organizations", referencia as organizações que desenvolvem, intencionalmente, práticas que auxiliam no processo de aprendizado das pessoas de seu interesse. Sobre as etapas para criar a organização que aprende, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para que sejam criadas organizações que aprendem é preciso desenvolver um conjunto de três etapas, não necessariamente sequenciais.
(    ) A primeira etapa se refere a recrutar e admitir os melhores. Nesse sentido, essas atividades passam a ser consideradas como estratégicas para a organização, uma vez que é a partir das pessoas que é possível buscar o conhecimento e desenvolver a criatividade.
(    ) A terceira etapa, considerada a mais fácil, é desenvolver uma cultura baseada na confiança, em que as pessoas não tenham a possibilidade de trocar experiências e informações pois constituem sua própria fonte de poder.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	F - F - F.
	6.
	Os primeiros registros da comunicação são datados de 8 mil anos a.C. Isso prova como ela é indispensável para a sobrevivência e evolução da raça humana. Para os negócios não é muito diferente, sendo fator de conquista (ou fracasso) para qualquer empresa - independentemente de seu tamanho, segmento de atuação e faturamento. Podemos dizer que a comunicação interna é a troca de informações dentro do ambiente corporativo, que pode acontecer de modo vertical (entre chefes e subordinados) e horizontal (entre profissionais do mesmo nível hierárquico). É de responsabilidade dela, que também é conhecida como Endocomunicação, fazer circular as informações relevantes e autênticas. Assim, o objetivo da comunicação interna é manter os colaboradores informados sobre as ações, missão, visão e valores da empresa, além da estratégia de atuação no mercado e tudo mais que for considerado relevante. Tendo em vista o alinhamento da equipe de trabalho e, além de tudo, o engajamento de todos na busca por resultados para os negócios.
Para haver sucesso na comunicação é necessário que a alta cúpula da organização também esteja disposta a ouvir seus colaboradores e a manter um diálogo aberto, possibilitando o feedback constante entre todas as partes interessadas. A comunicação é, portanto, um dos principais elementos para o sucesso da organização, mas é possível definir que os principais problemas decorrentes do emissor são:
FONTE: http://gestaodeequipes.com.br/entenda-a-importancia-da-comunicacao-interna-nas-organizacoes/. Acesso em: 15 jul. 2018.
	 a)
	Quando o assunto não é interessante e o receptor se afasta ou se desliga da informação.
	 b)
	Falta de clareza nas ideias, quando o emissor não tem domínio do que está comunicando e supõe que o receptor poderá aperfeiçoar.
	 c)
	Quando o emissor tem uma audição seletiva e julga coisas mais importantes ou despreza informações, conforme a sua crença e atitudes.
	 d)
	Quando o receptor encara as informações como acusações e críticas.
	7.
	A comunicação é uma ferramenta importante para gerar o conhecimento. É através dela que podemos socializar o que sabemos, perguntar e gerar discussões que podem trazer algo melhor ou novo para as organizações. Sobre comunicação, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Constitui o processo por meio do qual a informação é passada e trocada entre as pessoas.
	 b)
	Tornar algo comum, fazer-se entender, provocar reações em quem está lhe ouvindo.
	 c)
	É um atounilateral que envolve a pessoa que tem uma determinada informação.
	 d)
	É o processo pelo qual a informação é trocada e entendida por duas ou mais pessoas, normalmente com a intenção de motivar ou influenciar o comportamento.
	8.
	O ambiente tarefa, diferente do ambiente geral que se refere ao local em que todas as organizações estão situadas, é aquele mais específico de cada organização. Sobre os componentes deste ambiente e as variáveis do ambiente tarefa, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Consumidores.
	 b)
	Agências regulamentadoras.
	 c)
	Grupos de interesse.
	 d)
	Fatores socioculturais.
	9.
	Atualmente, as organizações são tratadas a partir de uma abordagem sistêmica. O conceito pode parecer simples, mas a aplicação prática requer interdependência real das partes que envolvem uma organização no seu micro e macroambiente. Não basta o gestor avaliar as situações isoladamente, ele precisa ter uma visão que englobe diversas perspectivas. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Podemos entender que a organização é um sistema criado pelos homens, sem manter uma dinâmica interação com seu meio, visto que, não há trocas que ocorrem com os clientes, fornecedores, concorrentes, sindicatos, governo, entre outros, por serem desnecessárias.
(    ) As organizações retiram do ambiente externo os recursos necessários para seu funcionamento, como os insumos e, da mesma forma, devolvem para o meio os produtos ou os serviços.
(    ) As organizações, a partir da segunda metade do século XX, passam a ser vistas como sistemas abertos. Essa nova visão faz com que os administradores tenham que mudar seu comportamento e, assim, o foco deixa de ficar somente nas tarefas internas das organizações e passa a atuar também no ambiente interno.
(    ) Esse novo cenário de atuação leva os gestores a buscarem novas tecnologias no trabalho, repensar a estrutura organizacional, a qualificação e a participação das pessoas no processo de trabalho, novos conceitos e paradigmas de liderança.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	10.
	Chiavenato (2010) explica que a criação do conhecimento organizacional é um intercâmbio constante e dinâmico entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito, formando uma espiral do conhecimento, que depende de quatro aspectos. Sobre esses quatro aspectos, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional. 3. reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
	 a)
	Ontologia, associação, combinação e socialização.
	 b)
	Socialização, internalização, externalização e combinação.
	 c)
	Associação, internalização, externalização e combinação.
	 d)
	Construção, socialização, internalização e externalização.

Continue navegando