Buscar

Resumo CMS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nomes: Richard Bertozzo, Jovani Perreira.
Content Management System - CMS
"CMS" (Content Management System, em português, Sistema de Gestão de conteúdo) é uma ferramenta para pagina web que dispõe de funcionalidades, métodos de publicação, organização do conteúdo, oferece uma interface de administração sem acesso do utilizador final que permite a empresa e o administrador de site criar ou organizar as diferentes rubricas de qualquer computador com acesso a internet. Um CMS permite que a empresa tenha total autonomia sobre o conteúdo e evolução da sua presença na internet e dispense a assistência de terceiros ou empresas especializadas para manutenções de rotina e gerenciador de usuários que permite a administração tanto dos usuários que acessam o sistema com o intuito de obter informações quanto dos administradores e mantenedores do sistema, divididos em categorias com níveis de permissões diferentes se assim for necessário, nem mesmo é preciso um funcionário dedicado (webmaster), pois cada membro da equipe poderá gerir seu próprio conteúdo, diminuindo os custos, contribuição e manutenção de conteúdo. O conhecimento para o manuseio do software não vai além do conhecimento de um editor de texto, o software tem uma fácil personalização. Os artigos e o conteúdo do site são em princípio armazenados em bases de dados, enquanto que os templates permitem definir a apresentação do conteúdo, separando o conteúdo da formatação da pagina web, facilitando a manutenção. Geralmente, os CMS trabalham com um banco de dados, de modo que o editor simplesmente atualiza um banco de dados, incluindo nova informação ou editando a existente. É utilizado no mundo todo, por pessoas que tem seus blogs até grandes empresas, universidades, etc. Principal objetivo é a Autonomia. Também o objetivo de estruturar e facilitar a criação, administração, distribuição, publicação e disponibilidade da informação. O sistema, desenvolvido em destaque, impera a dupla PHP/MySQL rodando em um servidor web Apache.
Vantagens dos CMS
Não precisa de instalação no computador: o sistema de gestão de conteúdo não funciona a partir do seu PC. Ele se instala no alojador do seu site. 
Compatibilidade com todos os sistemas operacionais. Os CMS também podem ser acessados a partir de qualquer navegador da internet. 
Simplicidade de gestão e administração. Os usuários autorizados podem publicar conteúdos (artigos) graças a uma interface simples e autônoma. 
Gratuidade: sem taxa de licença para certos CMS (Open Source). Uma vantagem em relação a certos softwares de edição de sites cujas licenças Profissionais podem custar caro. 
Economia de tempo: você pode criar seu site a partir de modelos de formatação já existentes. 
Possibilidade de trabalhar simultaneamente com outras pessoas na mesma plataforma.
Reatividade: os CMS facilitam o relacionamento com clientes e sócios da empresa.
Estruturação do processo de autoria, no qual toda a sua equipe poderá contribuir, cada um na sua área de atuação e conhecimento.
Maior segurança.
Desvantagens dos CMS
Os CMS estão intimamente ligados às restrições da publicação. Você deverá definir uma organização editorial (determinar quem vai publicar, quem vai corrigir, quantas vezes) e uma convenção (que tipo de assunto, que tom, etc), e se for o caso, formar os trabalhadores em técnicas de redação. 
Se o uso de um sistema de gerenciamento de conteúdo é simples, sua implementação requer a intervenção de um provedor.
Alguns CMS’s:
Joomla: O Joomla é CMS para uso geral de Código-fonte aberto, como comércio eletrônico, por módulos avulsos. Isso se traduz em menos tempo de desenvolvimento, código na medida da necessidade e backup simples. Identificação dos usuários que estão online e em quais páginas. Os add-ons são acrescidos sem esforço. A maior parte dos ajustes é feita marcando e desmarcando opções. 
Drupal: Criação de sites mais sofisticados vai se dar bem com o Drupal. O software oferece assistentes em todas as fases do trabalho, modular e escrito em linguagem de programação PHP como o Joomla!,há muitos módulos avulsos disponíveis para Drupal, mas não em tão grande quantidade quanto para Joomla!, Deixando o usuário mais dependente de novos desenvolvimentos da comunidade.
TikiWiki: O TikiWiki contém um grande número de recursos nativos, entre eles, botão para imprimir a página sem menus e exportação do conteúdo para PDF.O TikiWiki suporta PHP e conversa melhor com MySQL.
Wordpress: Ferramenta mais popular para criação de blogs conta com uma grande quantidade de plugins que podem ser facilmente instalados somente fazendo o upload dos arquivos para a pasta específica
Blogger: O Blogger ou BlogSpot é tão simples, ou até mais, do que o WordPress. Plataforma grátis e de alta capacidade.O custo com hospedagem é zero.
Algumas características presentes na maioria dos CMS modernos:
Suporte a múltiplos usuários (registro, gerenciamento e atribuição de papéis a vários usuários).
As funcionalidades iniciais podem ser ampliadas ou novas podem ser adicionadas através de plugins e/ou módulos.
Camada de apresentação gerenciada através de templates, permitindo a troca rápida da interface independente do conteúdo.
Controle de Fluxo. Por exemplo, um usuário pode enviar um artigo para um site, mas este não é publicado imediatamente, até que seja revisto por um editor e depois aprovado por um editor-chefe.

Outros materiais