Buscar

Lista_de_Exercicios_1_Mecanica_-_Cinematica_1D

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Institudo de estudos superiores da amazônia 
Faculdade de engenharia ambiental 
Física Aplicada à Segurança no Trabalho
Prof. Msc. Jerry Williamis Lima Alves 
Lista 1 de exercícios cinemática em 1 dimensão 
Um homem está parado no degrau de uma escada rolante em movimento. Assinale a afirmativa correta:
o movimento do homem e da escada são diferentes.
para um referencial no solo, o homem não está em movimento.
para um referencial na escada, o homem está em movimento.
para um referencial no solo, a escada não está em movimento.
o homem está em repouso em relação à escada.
(FUVEST-2001) O sistema GPS (Global Positioning System) permite localizar um receptor especial, em qualquer lugar da Terra, por meio de sinais emitidos por satélites. Numa situação particular, dois satélites, A e B, estão alinhados sobre uma reta que tangencia a superfície da Terra no ponto O e encontram-se à mesma distância de O. O protótipo de um novo avião, com um receptor R, encontra-se em algum lugar dessa reta e seu piloto deseja localizar sua própria posição.
Os intervalos de tempo entre a emissão dos sinais pelos satélites A e B e sua recepção por R são, respectivamente, tA = 68,5.10-3 s e tB = 64,8.10-3 s. Desprezando possíveis efeitos atmosféricos e considerando a velocidade de propagação dos sinais como igual à velocidade c da luz no vácuo, determine:
a) A distância D, em km, entre cada satélite e o ponto O.
b) A distância X, em km, entre o receptor R, no avião, e o ponto O.
c) A posição do avião, identificada pela letra R, localizando-a no esquema da folha de resposta.
(UEPA) Na comunicação digital 0 ou 1 são transmitidos em intervalos da ordem de 1 .10-9 s através da existência ou ausência de pulsos de laser. A interferência da luz que se propaga através de diferentes trajetórias pode degradar a mensagem e impõem limites a distância máxima de propagação em uma fibra, para evitar que um 0 da mensagem coincida com um 1 produzido por múltiplas reflexões. Considere uma fibra com índice de refração 1,5 em que o aumento de comprimento da trajetória após múltiplas reflexões é de 1 m, o intervalo de tempo entre o pulso que se propaga ao longo do eixo da fibra e o pulso que sofre múltiplas reflexões é em nanosegundos:
Dados: Velocidade da luz no vácuo c =3x108 m/s.
a) 1		b) 2		c) 3		d) 4		e) 5
sabendo que a velocidade da luz é da ordem de 300.000 e que o raio terrestre é de 6.400 km. Determino em quanto tempo a luz daria um volta completa em torno da terra. 
Um trem de 240 m de comprimento, em movimento uniforme a 20 m/s, gasta 0,5 min para passar completamente por um túnel. Qual o comprimento do túnel?
Uma partícula parte do repouso a partir do topo de um plano inclinado e desliza plano abaixo com aceleração constante. O plano inclinado tem um comprimento de 2,0 m e a partícula leva 3,0s para alcançar o final. Encontre (a) a aceleração da partícula, (b) sua velocidade no fundo do plano, (c) o tempo que a partícula leva para chegar à metade do plano e (d) sua velocidade no ponto médio.
Um foguete é lançado do repouso verticalmente e sobe com uma aceleração constante de 20 m/s2 durante um minuto. O seu combustível acaba e ele continua a mover-se como uma partícula em queda livre. Qual é a altitude máxima atingida pelo foguete? 
Um corpo, ao cair do alto de uma torre, chega ao chão em 5 s (dado g = 9,8 m/s2). Qual é a altura da torre?
Um aparelho de ar condicionado goteja em intervalos regulares do alto de um prédio. A cada instante em que uma gota atinge o solo, uma nova gota deixa o aparelho e existem duas intermediárias já em queda livre. Faça um esquema indicando a altura de cada uma das gotas no instante descrito, sabendo que o aparelho está a 36 m de altura em relação ao solo.
Um corpo é abandonado a partir do repouso do alto de uma torre e durante o primeiro segundo de queda percorre 5 m. Que distância será percorrida durante o segundo seguinte? E durante o terceiro segundo de queda?
(Mackenzie-SP) Um corpo em queda livre, a partir do repouso, gasta certo tempo para percorrer uma distância h. Se outro corpo, nas mesmas condições, gastasse o triplo deste tempo, a distância percorrida seria:
a)						d)	
b)						e)	9h
c)	3h

Outros materiais