Buscar

Unidades_de_medida_e_Cinematica_1D

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Institudo de estudos superiores da amazônia 
Faculdade de engenharia ambiental 
Física Aplicada à Segurança no Trabalho
Prof. Msc. Jerry Williamis Lima Alves 
Lista 2 de exercícios cinemática em 1 dimensão 
As questões seguintes foram retiradas dos capítulos 1 e 2 do livro Resnick & Halliday 6ª edição.
1) O ônibus espacial orbita a Terra a uma altitude de 300 km. Qual é a sua altitude em (a) milhas e (b) milímetros?
2) O micrometro (1mm) é freqüentemente denominado mícron. (a) Quantos mícrons perfazem um 1,0 km? (b) Que fração de um centímetro iguala 1,0 mm? (c) Quantos mícrons perfazem uma jarda?
3) Uma unidade de área, freqüentemente utilizada para medidas agrárias, é o hectare, definido como 104 m2. Uma mina de carvão a céu aberto consome 75 hectares de terra até uma profundidade de 26 m a cada ano. Qual é o volume de terra, em quilômetros cúbicos, que é removido a cada ano?
4) A Antártida, grosseiramente falando, tem a forma semicircular de raio igual a 2000 km. A espessura média do gelo que a cobre é de 3000 m. Quantos centímetros cúbicos de gelo a Antártida contém? (Ignore a curvatura da Terra.)
5) Os engenheiros hidráulicos freqüentemente utilizam, como unidade de medida de água, o acre-pé, definido como o volume de água que cobriria 1 acre de terra com a profundidade de 1 pé. Uma tempestade forte despeja 2 polegadas de chuva em 30 minutos, sobre uma cidade de 26 km2 de área. Qual o volume de água em acre-pés caído na cidade?
6) Um quarto tem 20 pés, 2 polegadas de comprimento e 12 pés, 5 polegadas de largura. Qual é a área do piso em (a) pés quadrados e (b) metros quadrados? Se o teto está a 12 pés, 5,2 polegadas acima do piso, qual é o volume do quarto em (c) pés cúbicos e (d) metros cúbicos?
7) Um cord é um volume de madeira cortada igual a uma pilha de lenha de 8 pés de comprimento, 4 pés de largura e 4 pés de altura. Quantos cords de lenha há em 1,0 m3?
8) Expresse a velocidade da luz, 3,0x 108 m/s, em (a) pés por nanosegundo e (b) milímetros por picosegundos.
9) Até 1883, cada cidade nos Estados Unidos mantinha o seu próprio tempo local. Agora, viajantes acertam seus relógios somente quando o tempo local muda por 1,0 h (fuso horário). Quanto em média, você deve viajar em graus de longitude até que o seu relógio deva ser alterado em 1,0 h? Sugestão: a Terra roda 360° em cerca de 24 h.
10) Uma molécula de água (H2O) contém dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Um átomo de hidrogênio tem uma massa de 1,0 uma e um átomo de oxigênio tem uma massa de 16uma, aproximadamente. (a) Qual é a massa em quilogramas de uma molécula de água? (b) Quantas moléculas de água têm nos oceanos da Terra, os quais possuem uma massa estimada em 1,4 x 1021 kg?
11) (a) Assumindo que a densidade (massa/volume) da água é exatamente 1,0 g/cm3, expresse a densidade da água em quilogramas por metro cúbico (kg/m3). (b) Suponha que demore 10 h para se esvaziar um container de 5,7 Km3 de água. Qual é o fluxo de massa (massa de água por segundo), em quilogramas por segundo, necessário para esvaziar o container no tempo mencionado?
cinemática unidimensional
1) O gráfico posição x tempo para uma partícula movendo-se ao longo do eixo x é ilustrado na figura abaixo. (a) Encontre a velocidade média no intervalo de tempo t = 1,5 s a t = 4s. (b) Determine a velocidade instantânea em t = 2s através de uma estimativa da declividade (inclinação) da reta tangente mostrada no gráfico. (c) Em que instante de tempo t a velocidade é zero?
2) O deslocamento versus tempo para uma certa partícula que se move ao longo do eixo x é representado na figura abaixo. Encontre a velocidade média no intervalo de tempo (a) 0 a 2s, (b) 0 a 4s, (c) 2s a 40, (d) 4s a 7s e (e) 0 a 8s.
3) Um motorista dirige ao norte por 35 minutos a 85 km/h e então pára por 15 minutos. Ele então continua ao norte, percorrendo 130 km em 2 h. (a) Qual é o seu deslocamento total? (b) Qual é a sua velocidade média?
4) A posição de um objeto é dada por x = 2t3, em que x é medido em metros e t em segundos. Determine: (a) a velocidade e a aceleração médias entre t = 1s e t = 2s e (b) a velocidade e a aceleração instantâneas para t= 1s e t = 2s. (c) Compare as grandezas media e instantânea em cada um dos casos e explique por que a maior delas é maior.
5) A posição de uma partícula movendo-se ao longo do eixo dos x é dada em cm por x= 9,75 + 1,5t3, onde t é dado em segundos. Considere o intervalo de tempo de t = 2s até t = 3s e calcule: (a) a velocidade média; (b) a velocidade instantânea para t = 2s; (c) a velocidade instantânea para t= 3s; (d) a velocidade instantânea para t = 2,5s; (e) a velocidade instantânea quando a partícula está no ponto médio entre as posições correspondentes a t = 2s e t = 3s e (f) as acelerações instantâneas nos instantes t = 2s e t = 3s.
6) Uma nave espacial está movendo-se em linha reta a 6000 km/h. Ela é então acelerada a uma velocidade de 8500 km/h durante um período de 3s. (a) Qual é a sua aceleração média em m/s2? A quantos gxs corresponde esta aceleração? (b) Caso ela seja desacelerada à mesma taxa calculada no item (a), suposta constante, quanto tempo será necessário para parar a nave? (c) Por que distância a nave se desloca até parar? (Obs: 1g = 9,8 m/s2.)
7) Não importa o quão potente seja o motor de um carro, ele não pode acelerar a uma taxa superior àquela permitida pela força de atrito entre o pavimento e os pneus. Por esta razão, a aceleração máxima de um carro é cerca de 8 m/s2. (a) Qual é o menor tempo que um carro necessitaria para acelerar do repouso a uma velocidade de 100 km/h? (b) Repita o cálculo para a = 28 pés/s2 e v= 70 pés/s.
8) Um carro acelerando uniformemente vai a 6,0 m/s quando ele passa um posto da polícia rodoviária. Ele passa por outro posto 100m adiante 10,0s depois. (a) Qual é a sua aceleração, suposta constante? (b) Repita para uma velocidade inicial de 20 pés/s e uma distância de 300 pés entre os postos.
9) Um objeto tem uma aceleração constante de 3,2m/s2. Em certo instante a sua velocidade é de 9,6m/s. (a) Qual era a sua velocidade 2,5 s antes? (b) Qual será a sua velocidade 2,5 s depois?
10) A cabeça de uma cascavel pode acelerar 50m/s2 ao dar o bote na vítima. Se um carro pudesse atingir a mesma aceleração, quanto tempo este levaria para chegar à velocidade de 100 km/h a partir do repouso?
11) Um carro pode ser levado ao repouso a partir de 60 milhas/h em 43 m. (a) Qual é a magnitude da aceleração em unidades SI (m/s2) e em unidades de g? (b) Qual é o tempo de frenagem? (1 milha = 1,61km.)
12) Em uma estrada seca, um automóvel com bons pneus é capaz de frear com uma desaceleração de 4,92 m/s2. (a) Quanto tempo o carro, inicialmente correndo com velocidade de 24,6 m/s, leva para chegar ao repouso? (b) Por que distância ele se desloca neste tempo?
13) Um corpo que se move com aceleração constante tem uma velocidade de 12 cm/s quando sua coordenada x é 3 cm. Se sua coordenada x, 2s depois, é -5 cm, qual é a sua aceleração?
14) Um elétron com velocidade inicial v0= 1,5x 105 m/s entra uma região de 1,0cm de comprimento onde é eletricamente acelerado (figura abaixo.) Ele emerge com velocidade v = 5,7x 106m/s. Qual é a sua aceleração, assumida constante? (Tal processo é utilizado em um canhão de elétrons em tubos de raios catódicos, tais como televisores ou monitores de computador.)
15) Uma partícula parte do repouso a partir do topo de um plano inclinado e desliza plano abaixo com aceleração constante. O plano inclinado tem um comprimento de 2,0 m e a partícula leva 3,0s para alcançar o final. Encontre (a) a aceleração da partícula, (b) sua velocidade no fundo do plano, (c) o tempo que a partícula leva para chegar à metade do plano e (d) sua velocidade no ponto médio.
16) A velocidade inicial de um elétron é -2 x 105 m/s. Se sua aceleração é 4,2 x 1014m/s2, (a) que distância o elétron percorre antes de, momentaneamente, ficar em repouso? (b) Quanto tempo ele leva para percorrer uma distância de 5,0cm?17) Um avião a jato aterrissa com uma velocidade de 100 m/s e pode acelerar a, no máximo, -5,0 m/s2 ao tentar parar. (a) A partir do instante em que ele toca a pista, qual é o tempo mínimo requerido para que o avião chegue ao repouso? (b) Pode este avião pousar no aeroporto de uma pequena ilha tropical cuja pista de pouso tenha 0,8 km de comprimento?
18) O único cabo que sustenta um elevador usado em construção civil rompe-se quando o elevador encontra-se no topo do edifício de 120 m. (a) Com que velocidade o elevador colide com o solo? (b) Quanto tempo ele demora para atingir o solo? (c) Qual era a sua velocidade ao passar pelo ponto médio da trajetória? (d) Quanto tempo havia decorrido até que ele passasse pelo ponto médio da trajetória?
19) Em um canteiro de obras uma ferramenta atinge o solo com uma velocidade de 24m/s. (a) De que altura ela caiu? (b) Durante quanto tempo ela esteve caindo?
20) (a) Com que velocidade uma bola deve ser jogada verticalmente para cima de modo a atingir uma altura de 50m? (b) Durante quanto tempo ela permanecerá no ar?
21) Uma bola é jogada diretamente para baixo, a partir de uma altitude de 30m, com uma velocidade inicial de 8 m/s. Quando a bola atingirá o solo?
22) Gotas de chuva caem sobre a terra a partir de uma nuvem que está a 1700 m de altura. Se as gotas não fossem freadas pela resistência do ar, qual seria a sua velocidade ao atingir o solo?
23) O dispositivo para pesquisa sob gravidade zero, localizado no Lewis Research Center na NASA, inclui uma torre de 145m. Faz-se vácuo no interior desta torre e deixa-se cair uma esfera de 1 m de diâmetro contendo equipamentos de pesquisa. (a) Durante quanto tempo o equipamento de pesquisa permanece em queda livre? (b) Qual a sua velocidade ao chegar na base da torre? (c) Na base da torre, a esfera experimenta uma aceleração média de 25g, quando a velocidade é reduzida até zero. Qual a distância percorrida por ela até parar?
24) Uma bola lançada verticalmente para cima demora 2,25s para chegar até a altitude de 36,8m. (a) Qual era a sua velocidade inicial? (b) Qual é a sua velocidade nesta altitude? (c) Até que altitude a bola chega?
25) Um balão de ar quente está subindo verticalmente para cima a uma velocidade constante de 5,0m/s. Quando ele está 21,0 m acima do solo, um saco de areia é liberado do balão. (a) Quanto tempo após ter sido liberado o saco permanece no ar? (b) Qual é a velocidade do saco logo antes do impacto com o solo? (c) Repita (a) e (b) para o caso do balão descendo a 5,0m/s.
26) Um maníaco atira uma pedra verticalmente para baixo com uma velocidade inicial de 12,0 m/s a partir do teto de um prédio de 30,0 m de altura. (a) Quanto tempo a pedra leva para atingir o chão? (b) Qual é a velocidade da pedra ao atingir o solo?
27) Um foguete é lançado verticalmente e sobe com uma aceleração constante de 20 m/s2 durante um minuto. O seu combustível acaba e ele continua a mover-se como uma partícula em queda livre. (a) Qual é a altitude máxima atingida pelo foguete? (b) Qual o tempo total decorrido entre o lançamento até o retorno ao solo?
28) Um estudante lança seu molho de chaves verticalmente para cima, para sua irmã que está sobre uma janela a 4,0m de altura. As chaves são apanhadas 1,5s após pelas mãos da irmã. (a) Com que velocidade inicial as chaves foram jogadas? (b) Qual a velocidade das chaves no instante em que foram apanhadas?
29) Uma bola é lançada verticalmente para cima após ter sido atingida por um bastão de baseball. Um espectador observa que ela leva 3,0s para atingir a altitude máxima. Encontre (a) sua velocidade inicial e (b) a altitude atingida pela bola. Ignore os efeitos da resistência do ar.
Gabarito:
Unidade de medidas
1) (a) 186 mi; (b) 3,0x 108 mm. (2) (a) 109; (b) 10-4; (c) 9,1 x 105. (3) 0,020 km3. (4) 1,88x 1022 cm3 (5) 1070,79 acres-pés. (6) (a) 250,51pés2; (b) 23,27m2; (c) 3058,73 pés3; (d) 86,60 m3. (7) 0,276 cord. (8) (a) 0,98 pés/ns; (b) 0,30 mm/ps. (9) 15°. (10) (a) 2,99x10-26 kg; (b) 4,68 x 1046. (11) (a) 103 kg/m3; (b) 158 kg/s
Cinemática unidimensional
(1) (a) v = - 2 6 m/s. (b) v(2)= - 3,33 m/s. (c) v(t» 4s)= 0. (2) (a)5 m/s. (b) 1,25 m/s. (c) -2,5 m/s. (d) -3,33 m/s. (e) 0. (3) (a) 179,58km. (b) 63,38km/h = 17,61m/s. (4) (a) v = 14m/ s; a = 18m/ s2. (b) v(1s)= 6m/s; v(2s)= 24m/s; a(1s)= 12m/s2; a(2s)= 24m/s2. (5) (a) v = 28,5cm / s . (b) v(2s)= 18 cm/s. (c) v(3s)= 40,5 cm/s. (d) v(2,5s)= 28,125 cm/s. (e) v(2,596s) = 30,33 cm/s. (f) a(2s)= 18cm/s2; a(3s)= 27cm/s2. (6) (a) a = 231,48 m/s2= 23,62g. (b) t= 7,2s. (c) Dx= 6000m. (7) (a) t = 3,47s. (b) t= 2,5s. (8) (a) a = 0,8m/s2; v= 14 m/s. (b) a = 2pés/s2; v= 40 pés/s. (9) (a) v(-2,5s) = 1,6 m/s. (b) v(2,5s)= 17,6m/s. (10) t= 0,56s. (11) (a) a= -8,37m/s2= -0,85g. (b) t= 3,2s. (12) (a) t= 5s. (b) x - x0= 61,5m. (13) -16,0cm/s2. (14) a= 1,623x 1015m/s2. (15) (a) 0,44m/s2. (b) 1,33m/s. (c) 2,12s. (d) 0,94m/s. (16) (a) -47,62μm. (b) 15,91ns. (17) (a) 20s. (b) Não (18) (a) v= -48,50m/s= -174,59 km/h. (b) t = 4,95s. (c) v = -34,29m/s = 123,45 km/h. (d) t = 3,50s. (19) (a) y0= 29,39 m. (b) t= 2,45s. (20) (a) v0= 31,30 m/s = 112,70 km/h. (b) t = 6,39s. (21) t = 1,79s. (22) v= 182,54m/s = 657,14km/h. (23) (a) t = 5,44s. (b) v = -53,31 m/s = -191,92 km/h. (c) y - y0 = 5,8m. (24) (a) v0 = 27,38 m/s. (b) v = 5,33 m/s. (c) y = 38,25m. (25) (a) t = 2,64s. (b) v = -20,89 m/s. (c) t = 1,62s; v = -20,89 m/s. (26) (a) t = 1,54s. (b) v = 27,06m/s= -97,4 km/h. (27) (a) hmáx= 1,095 x 105m. (b) t = 331,92s = 5,53 min. (28) (a) 10,02 m/s. (b) -4,68 m/s. (29) (a) 29,4 m/s. (b) 44,10 m.

Outros materiais