Buscar

História do Brasil Império: imigração e espaços públicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1/5 - História e Historiografia do Brasil Império
Leia o trecho do discurso de um deputado, realizado em 1857, a respeito da imigração de chineses ao Brasil e, na sequência, relacione-o à análise que dois historiadores fizeram desse discurso: 
“Quando procurávamos escoimar a nossa civilização da barbárie africana, [vamos] colonizar o Império com o indolente asiático, escravo da rotina e da superstição”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALENCASTRO, L. F. de; RENAUX, M. L. Caras e modos dos migrantes e imigrantes. In: ALENCASTRO, L. F. de (org.). História da vida privada no Brasil. v. 2, p. 291-336. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p. 296. 
“Para os altos funcionários imperais, o fim do contrabando negreiro abria [...] a oportunidade tão esperada de ‘civilizar’ o universo rural e, mais ainda, o conjunto da sociedade, reequilibrando o povoamento do território em favor da população branca”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALENCASTRO, L. F. de; RENAUX, M. L. Caras e modos dos migrantes e imigrantes. In: ALENCASTRO, L. F. de (org.). História da vida privada no Brasil. v. 2, p. 291-336. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p. 295. 
Considerando esse documento histórico, a subsequente análise realizada por historiadores e os conteúdos do livro-base Brasil Império: história, historiografia e ensino de História sobre imigração, analise as seguintes proposições:
I. O fim do tráfico transatlântico de africanos escravizados Questão, em 1850, abriu espaço para um projeto de embranquecimento da sociedade brasileira.
PORQUE
II. A elite imperial acreditava que era importante valorizar o desenvolvimento de uma civilização branca, cristã e europeia. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
Conforme consta no livro-base, a imigração esteve associada a um projeto de embranquecimento da população e de valorização da civilização branca, cristã e europeia. Ademais, relaciona-se o fim do tráfico de escravos, em 1850, à preocupação das elites agrárias em viabilizar mão de obra por meio da imigração. O preconceito de cor sempre existiu no Brasil, mas foi reinventado no final do século XIX por meio do racismo científico, sobretudo pelos geneticistas. Esse projeto de embranquecimento da sociedade brasileira foi pautado, a partir de 1870, em teorias supostamente científicas de melhoramento racial (livro-base, p. 210,211).
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 2/5 - História e Historiografia do Brasil Império
Observe o seguinte gráfico:
Jornais (por título) publicados no Rio de Janeiro entre1821 e1848, portanto, à época regencial:
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FELDMAN, Ariel. Brasil Império: história, historiografia e ensino de História. Curitiba: Intersaberes, 2018. p. 129. 
Considerando o gráfico acima e os conteúdos do livro-base Brasil Império: história, historiografia e ensino de História sobre espaços públicos de discussão política no período regencial, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O gráfico demonstra como no início do período regencial ocorreu um arrefecimento do debate público no Rio de Janeiro com diminuição do número de jornais.
	
	B
	É possível perceber que, logo após o fechamento da Assembleia Constituinte, há um aumento do número de jornais na corte, indicando inexistência na relação entre debate parlamentar e jornalístico.
	
	C
	O gráfico traz indícios importantes que associam a intensificação das manifestações de rua ao aumento do debate jornalístico, pois o início das regências presenciou inúmeros motins urbanos na corte bem como o aumento do número de jornais.
Você acertou!
O gráfico mostra que o início do período regencial, iniciado após a abdicação do imperador em 1831, foi o que mais presenciou títulos de jornais na corte nas duas primeiras décadas após a independência. Dessa forma, é possível realizar uma relação entre o aumento do número de periódicos e a intensificação de manifestações de rua, tendo em vista que nos primeiros anos da década de 1830 observam-se, como consta no livro-base (p. 127-130), inúmeros motins urbanos no Rio de Janeiro. O gráfico indica, também, um decréscimo nos títulos de jornais que circularam na corte nos dois anos subsequentes ao fechamento da Assembleia Constituinte, em novembro de 1823. O fato de o gráfico iniciar sua série histórica em 1821 não é fortuito, tendo em vista que o número de jornais em circulação no Rio de Janeiro só pôde chegar a mais de uma dezena por causa da liberdade de imprensa decretada pela revolução liberal luso-brasileira, iniciada em 1820.  Por fim, o historiador precisa ter cautela para não generalizar a todo território brasileiro as análises realizadas em torno desse gráfico, pois ele indica apenas dados relativos ao Rio de Janeiro.
	
	D
	Percebe-se que a liberdade de imprensa decretada durante a revolução liberal luso-brasileira iniciada em 1820 pouco interferiu no debate jornalístico do Rio de Janeiro.
	
	E
	A observação atenta desse gráfico confere ao historiador a possibilidade de realizar análises aplicadas a todo território brasileiro.
Questão 3/5 - História e Historiografia do Brasil Império
Observe a tabela abaixo:
Crescimento populacional das cidades latino-americanas (1880-1930)
	Cidade do México
	1.900 – 390 mil
	1.930 – Mais de 1 milhão
	Buenos Aires
	1.895 – 677 mil
	1.930 – 2 milhões
	Valparaíso (Chile)
	1.880 – 100 mil
	1.930 – 200 mil
	Veracruz (México)
	1.900 – 24 mil
	1.930 – 70 mil
	Manaus
	1.865 – 5 mil
	1.910 – 50 mil
	São Paulo
	1.890 – 70 mil
	1.930 – 1 milhão
	Rio de Janeiro
	1.900 – 550 mil
	1.920 – Mais de 1 milhão
Após esta avaliação, caso queira observar a tabela, ela está disponível em: FELDMAN, Ariel. Brasil Império: história, historiografia e ensino de História. Curitiba: Intersaberes, 2018. p. 212. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Brasil Império: história, historiografia e ensino de História sobre urbanização na virada do século XIX para o XX, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O crescimento dos grandes centros urbanos da América Latina na virada do século XIX para o XX esteve associado à exportação de matérias primas e à importação de bens industrializados.
Você acertou!
No livro-base, consta como ocorreu um vertiginoso processo de crescimento de grandes centros urbanos no Brasil no final do século XIX e início do XX, o qual esteve diretamente vinculado à construção de ferrovias e a inovações tecnológicas que modificaram a estética das cidades. O autor do livro-base explica que se trata de um processo observado em toda a América Latina, com destaque para cidades portuárias ou conectadas ao mercado mundial através de ferrovias. Nesse contexto, ainda conforme explicita o livro-base, na dinâmica do mercado mundial, a América Latina fornecia matéria-prima e consumia produtos industrializados. O autor do livro-base elucida, também, que o crescimento desses grandes centros urbanos esteve diretamente relacionado ao processo migratório global de milhões de europeus e de asiáticos rumo às Américas (livro-base, p. 211-216). Ademais, houve um sentimento difuso na sociedade brasileira nas últimas décadas do império, isto é, o sentimento do advento da modernidade. Esse sentimento esteve vinculado a inovações tecnológicas e à diminuição do tempo de locomoção por conta da navegação a vapor e das ferrovias, que contribuíram para uma sensação, também difusa, deaceleramento do tempo histórico, o qual contribuiu para o enfraquecimento da monarquia. As cidades brasileiras, em seus projetos urbanísticos, valorizavam o modelo europeu, com destaque para Paris, que foi drasticamente reurbanizada na segunda metade do século XIX (livro-base, p. 214-221).
	
	B
	O aumento populacional de diversas cidades brasileiras a partir de 1880 foi um fenômeno nacional, desconectado de movimentos migratórios globais.
	
	C
	Há uma relação direta entre o crescimento das cidades e o fortalecimento da monarquia brasileira nos anos finais do século XIX.
	
	D
	As cidades brasileiras cresciam, a partir de 1880, negando o modelo de urbanização das urbes europeias, em um movimento de valorização da cultura nacional.
	
	E
	A criação de linhas de navegação a vapor e a construção de ferrovias no Brasil foram interrompidas na segunda metade do século XIX por conta de uma crise financeira.
Questão 4/5 - História e Historiografia do Brasil Império
Leia o seguinte trecho do jornal O Dezenove de Dezembro, publicado em Curitiba em 1854: 
“É um gosto ler agora os jornais da corte! Sessões de Parlamento, iluminação a gás, estradas de ferro, companhia lírica italiana! Tudo o que é belo, útil e agradável ali acha o seu elemento! Como vai em progresso a nossa bela corte! É uma pena que também não estejamos assim tão adiantados”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PARANÁ. O Dezenove de Dezembro. Curitiba, n. 10, 3 jun. 1854. p. 2. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Brasil Império: história, historiografia e ensino de História sobre urbanização e modernidade no Brasil no final do século XIX e início do XX, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Nas últimas décadas do século XIX, observam-se poucos avanços tecnológicos e reduzidas modificações na estrutura urbana das grandes cidades.
	
	B
	Os grandes centros urbanos, no último quartel do século XIX, tiveram diminuição de população devido ao processo migratório em direção ao mundo rural.
	
	C
	As melhorias urbanas estiveram, nas últimas décadas do século XIX, diretamente vinculadas ao sentimento do advento da modernidade.
Você acertou!
No livro-base, consta como ocorreu um vertiginoso processo de crescimento de grandes centros urbanos no Brasil no final do século XIX e início do XX, o qual esteve diretamente vinculado à construção de ferrovias e inovações tecnológicas que modificaram a estética das cidades (livro-base, p. 211-216). Ademais, o autor do livro-base analisa um sentimento difuso na sociedade brasileira nas últimas décadas do império, isto é, o sentimento do advento da modernidade, mostrando que esse sentimento esteve vinculado a inovações tecnológicas e à diminuição do tempo de locomoção por conta da navegação a vapor e das ferrovias, que contribuíram para uma sensação, também difusa, de aceleramento do tempo histórico (livro-base, p. 216-221).
	
	D
	A partir de 1850, enquanto as grandes potências internacionais, como França e Inglaterra, construíam ferrovias, essa tecnologia pouco afetou a realidade brasileira.
	
	E
	O progresso, para quem viveu no final do século XIX, pode ser definido como um sentimento de estagnação, isto é, de que o tempo estaria parado e a sociedade pouco se modificava.
Questão 5/5 - História e Historiografia do Brasil Império
Atente para a seguinte citação: 
“Foi [...] a partir de fins dos anos 1960 que intelectuais nacionalistas e de esquerda do Rio da Prata promoveram Solano López a líder anti-imperialista. Esse revisionismo [...] apresenta o Paraguai pré-guerra como um país progressista, onde o Estado teria proporcionado [...] o bem-estar de sua população, fugindo [...] à subordinação à Inglaterra. [...] Essa teoria conspiratória vai contra a realidade dos fatos e não tem provas documentais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DORATIOTO, Francisco. F. M. Maldita guerra: nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 19,20. 
Considerando esse excerto de texto informações e os conteúdos do livro-base Brasil Império: história, historiografia e ensino de História sobre a historiografia brasileira sobre a Guerra do Paraguai, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A citação acima é uma crítica a uma vertente historiográfica que aponta os interesses ingleses como o principal fator causador da Guerra do Paraguai.
Você acertou!
No livro-base, há uma síntese do debate historiográfico que buscou investigar as causas da Guerra do Paraguai (livro-base, p. 191-195). Segundo consta no livro-base (p. 196), três vertentes historiográficas explicaram a guerra da seguinte forma: “Para a vertente tradicional militar patriótica (1864-1930), a principal causa da guerra foi a atitude autoritária do líder paraguaio, sendo que o conflito foi interpretado como um choque entre civilização (Brasil) e barbárie (Paraguai). Para o revisionismo de esquerda [de 1960 a 1980], por sua vez, a razão do conflito estava no imperialismo britânico e no processo de expansão do capitalismo industrial inglês. Por fim, para o neorrevisionismo (ou historiografia moderna [década de 1990 aos dias atuais]), a guerra foi essencialmente um conflito interno da América do Sul” (livro-base, p. 196). O extrato de texto citado no enunciado da questão é uma crítica aguda ao revisionismo de esquerda, que interpretou Solano Lopez como líder anti-imperialista, que vislumbrou o Paraguai pré-guerra como um país progressista e que definiu os interesses imperialistas ingleses como o principal fator causador do conflito. 
	
	B
	O extrato de texto acima citado é um elogio aos intelectuais de esquerda que interpretaram, a partir de fins dos anos 1960, o Paraguai pré-guerra como nação progressista.
	
	C
	O trecho de texto mencionado é uma comprovação de que a historiografia sobre a Guerra do Paraguai pouco modificou suas intepretações a partir da década de 1960.
	
	D
	A citação em análise sobrepõe os interesses ingleses às rivalidades regionais entre nações da América do Sul como fator causador da Guerra do Paraguai.
	
	E
	Para o autor da citação acima mencionada, Solano Lopez foi um importante líder anti-imperialista.

Outros materiais