A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
21 pág.
QUESTOES PSICOMETRIA DP UNIP

Pré-visualização | Página 1 de 5

Você sabe por que também não se deve estranhar que a Psicometria surgisse no campo das aptidões humanas (mentais, físicas, psicofísicas)? 
Escolha a alternativa que responde a esta pergunta: 
I. Era a temática psicológica da época, se adaptava melhor a um estudo quantitativo, pois se poderia contabilizar o comportamento em termos de acertos e erros. 
II. Por que a tradicional diatribe de origem cartesiana, alma versus corpo, subsidiava tendências introspeccionistas, interessada na experiência subjetiva. 
III. A experiência subjetiva das pessoas poderia ser avaliada a partir de pressuposições teóricas de uma realidade social. 
IV. O contexto social e cultural eram as únicas fontes de origem dos fenômenos naturais, que não admitiam testagem, uma que a experiência subjetiva das pessoas não poderia ser avaliada a partir de pressuposições teóricas de uma realidade social. 
A)As alternativas I e II 
B)As alternativas II e III 
C)As alternativas II e IV 
D)Somente a alternativa I 
E)Somente a alternativa III 
Todos os testes psicológicos antes de serem aplicados precisam passar por análise, dado que os erros podem influenciar os resultados. Várias são as possibilidades de erros. Entre elas as que decorrem do contexto de aplicação, das condições dos sujeitos no momento da aplicação e da própria construção do teste. Alguns destes erros são possíveis avaliar se utilizarmos medidas apropriadas. Leia as alternativas e verifique qual das alternativas indica a correspondência correta entre tipo de erro e a medida para avaliá-lo. 
A)A diferença entre avaliadores pode ser verificada usando a análise de fidedignidade denominada forma alternativa 
B)O erro de amostragem no tempo pode ser verificado usando a análise de fidedignidade denominada fidedignidade do avaliador 
C)O erro de amostragem de conteúdo pode ser verificado utilizando a análise de fidedignidade denominada coeficiente de estabilidade ou teste-reteste 
D)A diferença entre avaliadores pode ser verificada usando a análise de fidedignidade denominada coeficiente de estabilidade ou teste-reteste. 
E)O erro de amostragem de conteúdo pode ser verificado utilizando a análise de fidedignidade denominada forma alternativa 
 
Para constatar esses erros de mensuração diferentes procedimentos de avaliação podem ser realizados com o teste, tais como: 
Fidedignidade entre avaliadores, para examinar as diferenças ente os mesmos; 
Fidedignidade de teste-reteste ou coeficiente de estabilidade, para avaliar o erro de amostragem de tempo 
Fidedignidade de forma alternativa ou pelo método das metades, para verificar o erro de amostragem de conteúdo 
Medidas de consistência interna, por exemplo, correlação simples, fidedignidade de Kuder-Richardson 20, ou coeficiente alfa (a) para avaliar a inconsistência entre os itens. 
A principal forma de nos prevenirmos do erro nos resultados dos testes psicológicos é fazermos uso de procedimentos padronizados para a sua administração e avaliação, para minimizar fontes de erros desnecessárias. Nesse sentido, todas são precauções adequadas, exceto: 
A) Se a fonte de erro no teste pode vir do testando, um procedimento de precaução seria a aplicação de uma anamnese e uma entrevista não estruturada imediatamente antes da aplicação do teste. 
B)Se a avaliação do teste envolve julgamentos subjetivos, a fidedignidade do avaliador deve ser considerada 
C)Se um teste vai ser usado para avaliar mudanças ao longo do tempo, é essencial a estimativa do erro de amostragem de tempo. 
D)Se uma pessoa deve passar por reteste em momento posterior para confirmar ou refutar resultados prévios, é desejável uma forma alternativa do teste, com alto escore de fidedignidade. 
E)Se é desejada homogeneidade e consistência ao longo de todo o teste, deve-se buscar um coeficiente alfa ou K-R 20 altos 
 
Trinta participantes responderam a um teste de aptidão psicológico. Os escores brutos nesse teste, de todos os participantes, estão reproduzidos abaixo: 
20; 30; 13; 14; 15; 16; 10; 11; 14; 7; 18; 25; 14; 16; 9; 12; 15; 20; 21; 16; 17; 15; 18; 20; 6;14; 13; 10; 18; 12 
A respeito de medidas de tendência central desses dados, considere as seguintes afirmativas: 
I – A média calculada com os dados da amostra é de 30. 
II – A mediana equivale ao 50º percentil, e não sofrerá alterações caso o segundo participante tivesse obtido 32 escores, em vez de 30. 
III – A moda tem o valor de 14. 
Assinale a alternativa cujas afirmativas estão corretas. Média: 15,3 Moda: 14 Mediana: 15 
 
A)Afirmativa I 
B)Afirmativa II 
C)Afirmativa III 
D)Afirmativas I e II 
E)Afirmativas II e III 
Relacione as duas colunas: 
a) Galton 
b) Cattel 
c) Binet 
d) Spearman 
(I) Desenvolveu os fundamentos teóricos da Psicometria Clássica. Responsável pela teoria do Fator G,na qual pressupunha a existência de 
um fator geral em todas as atividades intelectuais. 
(II) Seus trabalhos visavam a avaliação das aptidões humanas através da medida sensorial. Seutrabalho terá enorme impacto tanto na 
orientação mais prática da psicometria, quanto na teórica. 
(III) Desenvolveu suas medidas das diferenças individuais e apresentou pela 1ª vez a expressão “Teste Mental”. 
(IV) Desenvolveu um teste de inteligência com o objetivo de avaliar a área cognitiva, que abrangia as funções: julgamento, compreensão e 
raciocínio. Apresentava interesse nas aptidões humanas visando a predição na área acadêmica. 
Assinale a alternativa que apresenta a relação correta 
A)I - C; II - A; III - B; IV - D 
B)I - D; II - A; III - B; IV - C
C)I - D; II - B; III - A; IV - C 
D)I - A; II - D; III - B; IV - C 
E)I - D; II - A; III - C; IV – B
A Psicologia do início do século XX se mistura a aplicação de testes. Mas foi a Primeira Guerra Mundial que mobilizou a criação de diversos testes psicológicos, entre eles o Army Alpha & Beta, impulsionando a popularização dos instrumentos de avaliação poucos anos depois. No caso dos instrumentos Army Alpha &Beta utilizados por militares no final da Primeira Guerra Mundial pode-se dizer que: 
I) avaliava a função motora dos soldados, dado que estes teriam que utilizar armamentos que exigiam precisão motora fina. 
II) avaliava a personalidade dos militares para identificar sua capacidade de lidar com angústias e perdas decorrentes da guerra. 
III) Foram desenvolvidos para que os comandantes pudessem ter alguma medida de capacidade de seu pessoal. 
IV) Foram desenvolvidos para identificar os que eram capazes de servir, classifica-los em tarefas militares e selecionar os candidatos a cargos de liderança. 
V) Ao final da Ia.GM os testes foram popularizados e utilizados, inclusive, para selecionar imigrantes recém-chegados aos EUA. 
A)As alternativas (I), (II), (III) são verdadeiras 
B)As alternativas (I), (III), (IV) são falsas 
C)As alternativas (I), (IV) e (V) são verdadeiras 
D)As alternativas (II), (IV) e (V) são falsas 
E)As alternativas (III), (IV) e (V) são verdadeiras 
 
Resposta da internet. Esta questão está errada. Foi elaborada errada. Me lembro de ter comentado isso com o Robson, certa vez. 
 	Leia as proposições abaixo sobre modelos de parâmetros da TRI (Teoria de Resposta ao Item): 
I - O parâmetro da discriminação de um item deve corresponder a 50% de chance de erro e 50% de chance de acerto. 
II - O parâmetro da dificuldade representa o poder de um item em diferenciar

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.