Buscar

APRESENTAÇÃO AGROTOXICOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Agrotóxicos
Introdução 
Estes produtos foram desenvolvidos durante a Primeira Guerra Mundial e extremamente utilizados na Segunda Guerra Mundial, como arma química.
Passaram a ser usados como defensivo agrícola. O primeiro composto dessa classe, denominado DDT, foi fabricado em 1874 por Othomar Zeidler; contudo, foi apenas em 1939 que Paul Muller evidenciou suas propriedades inseticidas. 
A indústria de agrotóxicos é parte do processo de evolução e diversificação da indústria química. Realizadas entre fins da década de 1930 e no decorrer de 1940, identificaram que as armas químicas eram letais contra pragas que atacavam as culturas agrícolas).
Terminada a Segunda Guerra Mundial em 1945, as estratégias de crescimento das empresas do ramo químico buscaram a diversificação para novos mercados nos quais pudessem aproveitar as moléculas desenvolvidas para fins bélicos. Foram criadas então, empresas-subsidiárias, oriundas principalmente de grandes grupos químicos (Bayer, Basf, Hoescht, DuPont), voltadas à produção de agrotóxicos organossintéticos.
Objetivo
O processo produtivo ocorre de forma descontínua, ou seja, em bateladas, e em plantas multi-propósito, sendo que os 24 produtos finais são de alto valor unitário. 
Esta revolução desembarcou no Brasil na década de 1960. Estabeleceu-se por meio da imposição das fábricas de agrotóxicos e do governo nacional sendo que o financiamento bancário para a aquisição de sementes era concedido apenas se o agricultor adquirisse também o agrotóxico e o adubo.
Transferidas para o Brasil, país englobado entre os 5 maiores consumidores de agrotóxicos do mundo
Classificação dos Agrotóxicos
CLASSE TOXICOLÓGICA
Tipos 
de 
Agrotóxicos 
Mais 
Utilizados
Inseticidas – Combater insetos 
Fungicidas – Combater fungos
Herbicidas – combater ervas daninhas
Acaricidas – combater ácaros
Nematicidas – combater nematóides
Inseticidas
Todo composto químico capaz de combater insetos é denominado inseticida. Os inseticidas são utilizados em lavouras, no combate de pragas que assolam as plantações, em indústrias e também em residências
Organoclorados
1° Defensivo agrícola
Stermechus subsignatus - Tamanduá-da-soja
Anticarsia gemmatalis – Lagarta da soja
Spodoptera frugiperda – Lagarta do cartucho
pseudoplusia includens – Falsa medideira
Anticarsia gemmatalis - Lagarta da soja
pseudoplusia includens – Falsa medideira
Fungicida
Todo composto químico utilizado pela agricultura no combate aos fungos é denominado fungicida, os
Fungicidas são substâncias químicas, de origem natural ou sintética que, aplicadas às plantas, protegem-nas da penetração e/ou do posterior desenvolvimento de fungos patogênicos em seus tecidos.
Phakopsora pachyrhizi - Ferrugem-asiática
Colletotrichum truncatum - Antracnose
Mycrosphaera difusa – Oídio
Corynespora cassiicola - Mancha-alvo
Septoria glycines - Mancha-parda
Cercospora kikuchii - Crestamento-foliar
Isariopsis griseola - Mancha angular
Herbicidas
Herbicidas  são compostos químicos utilizados na agricultura para controlar o desenvolvimento  de ervas daninhas. Essas plantas são eliminadas geralmente quando disputam certos recursos com as cultiváveis, como por exemplo, espaço, água, sais minerais, entre outros.
Ipomoea grandifolia - Corda-de-viola
Commelina benghalensis - Trapoeraba
Brachiaria decumbens - Capim- braquiária
Ipomoea quamoclit - Corda- de- viola
Brachiaria plantaginea - Capim marmelada
Eleusine indica - Capim pé−de−galinha
Panicum maximum - Capim-colonião
Bidens pilosa - Picão-preto
Acaricidas
São substâncias utilizadas para combater ácaros que se alimentam de plantas, introduzem doenças, destroem lavouras atacadas e reduzem sua produção. Existem acaricidas de diversos tipos e com os mais variados princípios ativos, cada qual melhor indicado para determinado tipo de ácaro.
Lyriomyza huidobrensis - Larva-minadora
Polyphagotarsonemus latus - Acaro branco
Nematicidas
Nematicida é um tipo de pesticida químico usado para matar nematóides parasitas.
Meloidogyne incógnita- Nematóide-das-galhas 
Danos causados por intoxicação
Intoxicação Aguda 
Pode ocorrer de forma leve, moderada ou grave, a depender da quantidade de veneno absorvido, do tempo de absorção, da toxicidade do produto e do tempo decorrido entre a exposição e o atendimento médico.
INTOXICAÇÃO AGUDA LEVE. 
Quadro clínico, irritação cutâneo-mucosa, náusea e discreta tontura.
INTOXICAÇÃO AGUDA MODERADA. 
Quadro clínico caracterizado por cefaléia intensa, náusea, vômitos, cólicas abdominais, tontura mais intensa, fraqueza generalizada, parestesias, dispnéia, salivação e sudorese aumentadas.
INTOXICAÇÃO AGUDA GRAVE 
Quadro clínico grave, caracterizado por miose, hipotensão, insuficiência respiratória, edema agudo de pulmão, convulsões, alterações da consciência, choque, coma, podendo evoluir para óbito.
Intoxicação Crônica 
Os efeitos danosos sobre a saúde humana, incluindo a acumulação de danos genéticos, surgem no decorrer de repetidas exposições ao toxicante, que normalmente ocorrem durante longos períodos de tempo.
A intoxicação crônica manifesta-se através de inúmeras patologias, que atingem  vários órgãos e sistemas, com destaque para os problemas imunológicos, hematológicos, hepáticos, neurológicos, malformações congênitas e tumores.
Uso de E.P.I
O uso dos EPI é fundamental para reduzir o risco de absorção do produto tóxico pelo organismo, protegendo a saúde do trabalhador. 
Proteção respiratória: utilizar máscaras combinadas, com filtro químico e filtro mecânico, (ORGAN P2 – EPICON ou classe P2 – 5n11- 3M), ou máscara de borracha ou silicone com filtro para pesticidas. 
Proteção para as mãos: utilizar luvas de borracha nitrílica, PVC ou outro material impermeável. 
Proteção para os olhos: utilizar óculos de segurança para produtos químicos. 
Proteção para a pele e corpo: utilizar macacão de mangas compridas impermeáveis ou hidro repelentes e botas de PVC, chapéu impermeável de abas largas. 
Vantagens do uso de Agrotóxicos
As vantagens do uso de agrotóxicos recaem sobre a maioria da população ao possibilitar a produção de alimentos em grande escala a um custo mais baixo. O Brasil configura-se hoje como um dos maiores exportadores agroindustriais. Se não fosse pelo uso de agroquímicos para controlar pragas ou doenças (cujo uso é estritamente regulamentado e somente pode ocorrer sob a prescrição de um agrônomo) tornaria inviáveis as plantações, afetando assim o suprimento de alimento das grandes populações urbanas.
Desvantagens do uso de Agrotóxicos
 Eles provocam perda de fertilidade do solo, pois causam acidificação, mobilização de elementos tóxicos, imobilização de nutrientes, mineralização e redução rápida da matéria orgânica, destruição da bioestrutura e aumento da erosão 
   
    Os alimentos obtidos têm pior qualidade nutricional e biológica, ou seja, são carentes em determinadas vitaminas, minerais, aminoácidos essenciais e substâncias que prolongam a vida de "prateleira" dos produtos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais