Buscar

Atelectasia: Colapso Pulmonar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atelectasia: é um colapso parcial ou total do pulmão causado quando os alvéolos se esvaziam, é uma complicação respiratória que geralmente acontece após uma cirurgia, também é comum aparecer em casos de tumores pulmonares, agua nos pulmões, asma e inalações de toxinas. 
Causas: obstruções dos brônquios, obstruções das vias aéreas, podendo ser causada por tumores, pneumonia, muco, pneumotórax, objetos aspirados até os brônquios, infecções crônicas e tuberculose.
Tipos de atelectasia: 
Atelectasias de absorção: surge quando há impedimento, total ou parcial, da entrada de ar renovado aos alvéolos. O ar existente é reabsorvido ocorrendo colapso alveolar. A causa mais comum é a obstrução das vias aéreas provocada pela acumulação anormal de secreções.
Atelectasias de compressão: surge quando há compressão do tecido pulmonar, que pode impedir a entrada de ar nos alvéolos. A diminuição das forças de distensão que interferem com as forças normais de insuflação pulmonar podem ocorrer em situações de pneumotórax, derrame pleural, perturbações da parede torácica, obesidade, distensão abdominal, com compromisso do funcionamento normal do diafragma e formação de bolhas de enfisema. 
Atelectasias por ausência de surfactante (ARDS): surgem por aumento da tensão superficial dos alvéolos, o que promove o colapso alveolar e produz atelectasias difusas. As causas mais comuns são Doença da Membrana Hialina, pneumonia, edema pulmonar e Síndrome de Dificuldade Respiratória do Adulto (SDRA)
Diagnostico: O pneumologista deve realizar uma oximetria logo após prescrever exames de imagem como: radiografia de tórax, tomografia computadorizada (TC), broncoscopia. 
Fisioterapia: Há várias técnicas que podem ajudar e auxiliar na respiração profunda, geralmente no pós-operatório é onde há uma maior necessidade 
Algumas dessas técnicas usadas são:
 - Drenagem postural 
 - Tosse forçada 
 - Exercícios de respiração profunda, podendo realizar espirometria 
 
- Tapotagem, pancadas leves na área colapsada para soltar e movimentar as secreções acumuladas (pode ser feita por meio de aparelho).
 
Diagnostico por imagens: 
 
Radiografia simples de tórax:
Figura 2 - Hemitórax esquerdo totalmente opacificado, associado ao desvio da traqueia e da área cardíaca ipsilateral à opacidade. Tal achado é compatível com a atelectasia total do pulmão esquerdo por obstrução ou compressão extrínseca do brônquio principal esquerdo. 
Tomografia computadorizada (TC):
 
Bronquiectasias e nódulos nos lobos médio, inferior direito e língula. No lobo médio, notar também atelectasia e distorção arquitetural por destruição do parênquima pulmonar.
Exemplo de como é realizada broncoscopia:

Outros materiais