Buscar

direito ambiental av3 2015.01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCJ0012_AV3_201304002381 » DIREITO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV3 
	Aluno: 201304002381 - BRENDON JOSE DE ARAUJO ALVES FELIX 
	Professor:
	TATIANA FERNANDES DIAS DA SILVA
	Turma: 9021/CF
	Nota da Prova: 9,0 de 10,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 25/06/2015 08:54:08 
	
	 1a Questão (Ref.: 201304177933)
	2a sem.: AULA 2 - PRINCÍPIOS DE DIREITO AMBIENTAL
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O princípio pelo qual devem ser pesadas todas as implicações de uma intervenção no meio ambiente, buscando-se adotar a solução que melhor concilie um resultado globalmente positivo, sendo voltado para a Administração Pública, que deve pensar em todas as implicações que podem ser desencadeadas por determinada intervenção no meio ambiente, devendo adotar a solução que busque alcançar o desenvolvimento sustentável, é o princípio
		
	
	Do poluidor-pagador /usuário-pagador.
	
	Da participação. 
	
	Da responsabilidade /responsabilização.
	
	Do equilíbrio.
	
	Do limite.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201304177035)
	1a sem.: Conceito e Fundamentos do Direito Ambiental
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O Direito Ambiental é um direito de terceira geração, um direito de titularidade coletiva caracterizado pelo princípio da solidariedade. Marque a alternativa CORRETA sobre o conceito de Direito Ambiental e seus fundamentos. 
		
	
	O estudo do Direito Ambiental se manifesta especificamente na proteção dos elementos da Natureza em decorrência da existência de várias espécies normativas que garantem a proteção do meio ambiente natural. 
	
	O Direito Ambiental é conceituado como o conjunto de condições , leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. 
	
	O Direito Ambiental é uma ciência jurídica que estuda, analisa e discute as questões e os problemas ambientais e sua relação com o ser humano, tendo por finalidade a proteção do meio ambiente e a melhoria das condições de vida no planeta. 
	
	O Direito Ambiental é autônomo, interdisciplinar em relação aos outros ramos do direito e às outras áreas de conhecimento, pelo fato de possuir seu próprio regime jurídico, objetivos, princípios, procedimentos, instrumentos próprios. 
	
	O conceito legal de direito ambiental está previsto no art.3º da Lei 6.938/81 e no Art. 225 da CF: "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum de todos e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações" 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201304644170)
	sem. N/A: CLONE: Sistema Jurídico Ambiental, tutela ambiental constitucional
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Qual é a principal fonte formal do Direito Ambiental?
		
	
	A Constituição da República Federativa do Brasil.
	
	A Conferência da Organização das Nações Unidas, realizada na cidade de Estocolmo, Suécia, em 1972.
	
	O Sistema Nacional do Meio Ambiente.
	
	O conceito de meio ambiente instituído pela Política Nacional do Meio Ambiente.
	
	Os Princípios do Direito Ambiental.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201304179160)
	4a sem.: PNMA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Marque a alternativa CORRETA, em razão do estabelecido pela Política Nacional de Meio Ambiente sobre poluição, poluidor e a responsabilização.
		
	
	O poluidor, aquele que degrada a qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente, causem poluição prejudicando a saúde, a segurança e o bem-estar da população, é obrigado, dependendo ou não da existência de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade.
	
	O poluidor, a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental, que lance matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos, será responsabilizado, com culpa ou sem culpa, 
	
	O poluidor, aqule que causa poluição ambiental, ou seja, a alteração adversa das características do meio ambiente, é responsabilizado por agir dolosamente e, consequentemente, obrigado a reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade.
	
	Poluidor é a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental e obrigado, independentemente da existência de culpa, a indenizar ou reparar danos causados ao meio ambiente em decorrência de sua atividade e a terceirtos afetados.
	
	O poluidor terá que indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente, por ser considerado responsável por sua ação, mas não necessariamente a terceiros, afetados por sua atividade. O Ministério Público da União e dos Estados terá legitimidade para propor ação de responsabilidade civil e criminal, por danos causados ao meio ambiente contra o poluidor.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201304644040)
	5a sem.: Licenciamento Ambiental
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Com relação ao licenciamento ambiental, assinale a alternativa correta:
		
	
	Licenciamento ambiental corresponde ao procedimento judicial destinado a licenciar atividades ou empreendimentos utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental.
	
	A licença de instalação é concedida na fase preliminar do planejamento da atividade, contendo requisitos básicos a serem atendidos nas fases de localização, instalação e operação, observados os planos municipais, estaduais ou federais de uso do solo.
	
	A Licença de Operação é concedida no início da implantação do empreendimento, de acordo com as especificações constantes do Projeto Executivo aprovado;
	
	Impacto ambiental constitui qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais.
	
	O Licenciamento ambiental é o ato administrativo complexo, sucessivo e de caráter repressivo. 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201304187262)
	16a sem.: Aula 6
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Assinale a opção que apresenta o objetivo da proteção concedida às áreas de preservação permanente
		
	
	preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, bem como o fluxo gênico da fauna e da flora, a proteção do solo e o bem-estar das populações humanas.
	
	e assegurar o uso econômico de modo sustentável dos recursos naturais do imóvel rural
	
	estabelecer o monopólio da tutela jurisdicional no foro local onde reside o autor do dano material às florestas, tratando-se de pessoa física, ou onde estiver localizada a matriz da indústria poluente, em se tratando de pessoa jurídica de direito privado
	
	evitar a exploração econômica das áreas de preservação permanente, bem como a especulação imobiliária que vem destruindo os mananciais urbanos e parques nacionais e, como isso, provocando alterações antrópicas na biota.
	
	delimitar a circunscrição onde poderá ocorrer a prisão em flagrante do autor do dano ambiental.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201304187020)
	16a sem.: Aula 8
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Os moradores de uma pequena cidade no interior do Estado do Rio de Janeiro constataram que a frequente mortandade de peixes do rio que cortava a cidade, era ocasionada por substâncias químicas lançadas por uma fábrica de agrotóxicos, que também causava um forte cheiro na região, causando reações alérgicas respiratórias,em crianças e idosos. Marque a alternativa CORRETA quanto à responsabilidade por dano causado ao meio ambiente.
		
	
	A responsabilização civil por danos causados ao meio ambiente, por ser de natureza objetiva, exige a caracterização da culpa para efeito da obrigação de reparar o dano.
	
	Sendo o meio ambiente um bem difuso, o dano ambiental tem natureza exclusivamente difusa, razão pela qual é proibido ao indivíduo "vítima direta de um dano" reivindicar indenização a si própria
	
	Quanto à extensão, o dano ambiental pode ser extrapatrimonial, quando disser respeito à perda material do bem ambiental, ou patrimonial, quando ofender valores imateriais, reduzindo o bem-estar do indivíduo ou da coletividade ou atingindo o valor intrínseco do bem.
	
	A empresa responde com responsabilidade subjetiva em relação aos bens ambientais difusos lesados e com responsabilidade subjetiva em relação às pessoas vítimas da contaminação.
	
	O sistema de proteção jurídica ambiental possui como eixo central o binômio prevenção/reparação
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201304069010)
	sem. N/A: Aula 8
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A responsabilidade por dano ao meio ambiente no Brasil é: 
		
	
	Subjetiva e subsidiária, não é necessária a existência de culpa
	
	Subjetiva e concorrente, independentemente da existência de culpa 
	
	Subjetiva, independentemente da existência de culpa 
	
	Objetiva, independentemente da existência de culpa 
	
	Objetiva e subsidiária, necessária a existência de culpa 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201304187574)
	16a sem.: Aula 10
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Em relação à Lei 7.347/85, que disciplina a Ação Civil Pública: I- Os órgãos públicos legitimados poderão tomar dos interessados compromisso de ajustamento de sua conduta às exigências legais, mediante cominações, que terá eficácia de título executivo extrajudicial II- Se o órgão do Ministério Público, esgotadas todas as diligências, se convencer da inexistência de fundamento para a propositura da ação civil, promoverá o arquivamento dos autos do inquérito civil ou das peças informativas, fazendo-o fundamentadamente. III- Qualquer pessoa poderá e o servidor público deverá provocar a iniciativa do Ministério Público, ministrando-lhe informações sobre fatos que constituam objeto da ação civil e indicando-lhe os elementos de convicção IV- Só será cabível ação civil pública para veicular pretensões que envolvam tributos, contribuições previdenciárias. Marque a alternativa CORRETA
		
	
	I,II e III estão corretas
	
	II,III e IV estão corretas
	
	I,III e IV estão corretas
	
	II e IV estão corretas
	
	Todas estão corretas
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201304068648)
	sem. N/A: Aula 9
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Nos crimes ambientais de menor potencial ofensivo, a proposta de aplicação imediata de pena restritiva de direitos ou multa:
		
	
	Somente poderá ser formulada desde que tenha havido a prévia composição do dano ambiental, salvo em caso de comprovada impossibilidade.
	
	Não é cabível nesses tipos de crimes.
	
	Sempre poderá ser formulada mesmo que não tenha havido a prévia composição do dano ambiental. 
	
	Poderá ser formulada desde que haja expressa permissão através de decreto presidencial.
	
	Poderá ser formulada somente em casos de autorização expressa do Poder Judiciário.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes