Buscar

Trabalho Historia e Teoria CICLO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
LICENCIATURA
	Disciplina: História e Teoria da Educação Física
	Tarefa: Atividade do ciclo 2
	Nome: 
	RA: 
	Turma: 
	Parecer do Tutor:
2
(1) Frente aos períodos históricos estudados: Pré-história; Antiguidade; Idade Média; Renascimento; Idade Moderna e Contemporânea, responda: 
(a) Pré-história: Além das atividades praticadas em função da sobrevivência, as danças e os jogos em equipe são considerados atividades físicas significativas para o homem na Pré-história. A dança era praticada, basicamente, sob um caráter ritualístico e lúdico. Os jogos, especialmente os com bola, cumpriam relevante papel social, pois, neles, as crianças imitavam as atividades dos adultos.
Antiguidade: Criados em homenagem a Zeus, os Jogos Olímpicos aconteciam de quatro em quatro anos, na cidade de Olímpia, e representavam o maior encontro pacífico entre as cidades-estados gregas, pois, antes dos jogos, todos os conflitos eram suspensos. As modalidades de maior destaque nos Jogos Olímpicos da Antiguidade foram: as provas de corrida, de ataque e de defesa, os esportes equestres, o pentatlo e as provas juvenis e artísticas. O mais famoso anfiteatro foi o Coliseu, palco das lutas dos gladiadores, que travavam combates entre si ou contra feras, utilizando vários tipos de armas.
Idade Média: As atividades físicas passaram por um período de profunda decadência, sobrevivendo, apenas, por meio da cavalaria, que se desenvolveu e adquiriu grande importância. As atividades físicas mais praticadas na Idade Média foram os jogos equestres, como o torneio e a giostra, além de outros. O torneio era uma disputa entre dois grupos de cavaleiros armados com lanças, que buscavam derrubar os adversários para vencer. Já a giostra era uma competição entre apenas dois cavaleiros que corriam um na direção do outro empunhando uma lança, tentando derrubar o oponente.
Renascimento: Os jogos com bola foram as atividades físicas mais significativas dessa época. Praticados especialmente na Europa, muitos desses jogos deram origem aos principais jogos com bola praticados atualmente, como o futebol, o tênis e o golfe.
Idade Moderna e Contemporânea: são marcados pelo surgimento dos movimentos ginásticos europeus, relacionados, diretamente, ao nacionalismo e às questões militares dos países de tal continente. Basicamente, esses movimentos ginásticos foram criados e desenvolvidos como meios de preparar a população para defender seus países nas guerras que aconteciam na Europa por questões territoriais e de poder. Os modelos ginásticos mais conhecidos foram o alemão, o sueco, o nórdico e o francês.
(b) A Idade Média é conhecida por Idade das Trevas para as manifestações corporais, com a ascensão da Igreja Católica, que só encorajava as atividades que conduzissem o homem à busca pela vida celestial, as atividades físicas passaram por um período de profunda decadência, sobrevivendo, apenas, por meio da cavalaria, que se desenvolveu e adquiriu grande importância, especialmente porque contava com o apoio da Igreja.
(c) O Renascimento representou uma nova concepção do mundo e do papel do ser humano, que retomou a posição central, antes ocupada pelo teocentrismo, imposto pela Igreja no período medieval. Inspirados na Antiguidade Clássica, os humanistas, responsáveis pelo movimento renascentista, resgataram a importância do corpo, e, numa tentativa de reintegrar o físico e o estético às preocupações educacionais, as atividades físicas tornaram-se assunto dos intelectuais.
(d) A Idade Moderna e o início da Idade Contemporânea são marcados pelo surgimento dos movimentos ginásticos europeus, relacionados, diretamente, ao nacionalismo e às questões militares dos países de tal continente. Basicamente, esses movimentos ginásticos foram criados e desenvolvidos como meios de preparar a população para defender seus países nas guerras que aconteciam na Europa por questões territoriais e de poder. Os modelos ginásticos mais conhecidos foram o alemão, o sueco, o nórdico e o francês, que, inclusive, foram implementados na Educação Física escolar brasileira.
(e) O esporte, transformou-se em razão de Estado e passou a ser conteúdo praticamente hegemônico das aulas de Educação Física escolar. Essa situação trouxe muitos benefícios à Educação Física, como o aumento do número de cursos de formação de professores da área, os investimentos, sua consolidação como disciplina obrigatória em todos os níveis de ensino, dentre outras coisas. Em contrapartida, na escola, as consequências foram drásticas, pois, com a responsabilidade de servir de base à seleção de novos talentos, as aulas de Educação Física provocavam a escolha pelos alunos mais aptos, a busca pela vitória e a quebra de recordes, que são características do esporte de rendimento. Na década de 1980, o modelo esportivista passou a ser muito criticado, e surgiram novas propostas pedagógicas na área, que tinham em comum a tentativa de romper com esse modelo considerado tradicional.
2) Frente as práticas sociais da Educação Física, responda:
(a) Com o fluxo da população do campo para as cidades, as áreas rurais foram transformadas em Parques Nacionais de preservação da terra, da vegetação e dos recursos naturais. Intencionando proporcionar distração aos visitantes e conservar a natureza, surgiu o conceito de recreação, relacionado às atividades que as pessoas realizavam nos parques, no sentido de preservar e de se divertir ao mesmo tempo. No entanto, com o crescimento da industrialização, esse conceito passou a ser insuficiente para designar as necessidades dos trabalhadores de compensar a tensão do trabalho e de relaxamento. Surge, então, o conceito de lazer, que é considerado mais amplo do que o de recreação por incluir a função recreativa e ir além, em virtude da necessidade de desenvolvimento cultural e de descanso.
A brincadeira e o jogo são atividades com características comuns, como, por exemplo, o fato de buscarem prazer e diversão e de serem completas em si mesmas, ou seja, de não dependerem do resultado de outra atividade para acontecerem e de não objetivarem recompensas materiais. a principal diferença entre a brincadeira e o jogo está relacionada à natureza das regras. Na brincadeira, existem regras que não são fixas e que podem ser modificadas a qualquer momento pelos participantes. Já no jogo, há uma sistematização das regras, que são fixas, diferentemente do que acontece na brincadeira.
(b) Nome do jogo: Corrida de canguru.
Jogo: Os jogadores se dividem em duas equipes e formam filas indianas. Dado o sinal da largada, a criança do início da fila coloca uma bola entre os joelhos e avança aos saltos até a linha de chegada, depois retorna e entrega a bola ao participante seguinte. O time vencedor será aquele em que todos os jogadores completarem o percurso primeiro.
(c) Nome do Jogo: Corrida ao Contrário.
Jogo: Os corredores dão 20 voltas em volta de algo, e correm de costas até a linha de chegada. Quem chegar primeiro, vence.
Referência: 
Disponível em: <https://brasileirinhos.wordpress.com/brincadeiras/ >. Acesso em: 22 de abril de 2019.

Outros materiais