Buscar

AV - CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0354_AV- » CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	ANA LUCIA SOUZA DE OLIVEIRA VILLACA
ROBERTA LUIZA MEDEIROS DIAS
	Turma: 9004/AB
	Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: 1,5        Data: 23/06/2015 15:22:40
	
	 1a Questão (Ref.: 201202736204)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	     Segundo os PCN, o ensino de Língua Portuguesa deve partir de atividades que envolvam a língua em uso, o que engloba a produção e compreensão de textos orais e escritos em diferentes gêneros discursivos, complementadas por atividades de reflexão sobre a língua e a linguagem com o objetivo de  aprimorar o nível de linguagem do aluno e desenvolver em sala as possibilidades de uso da língua.
     Nesse sentido, é correto afirmar que
		
	
	o trabalho de análise linguística deve priorizar  a memorização de regras gramaticais antes de  aplicá-las aos textos  escritos. 
	
	 por meio da análise, não deve ser  abordada a constituição de sentido do texto,   coesão e  coerência.  
	
	a reescrita de texto não é uma atividade adequada para desenvolver a análise linguística, já que, por meio dela, não se apreende gramática
	 
	o texto deve ser usado como unidade de ensino  através da qual,  considerem-se  os aspectos semânticos e pragmáticos que se encaixam em determinado  gênero textual, além de  aspectos gramaticais.
	
	o professor deve seguir a tradição gramatical, que analisa unidades menores como fonemas, classes de palavras, frases conforme  a metodologia de definição, classificação e exercitação.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202552824)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A professora de uma escola pública municipal afirmou, na reunião de planejamento, que estimula o desenvolvimento da linguagem oral dos seus alunos, uma vez que, com freqüência, pergunta a opinião das crianças sobre os textos lidos em sala de aula. O equívoco presente na afirmação apresentada pela professora diz respeito à concepção de que:
		
	
	as oportunidades para planejar, criteriosamente, diferentes gêneros próprios da linguagem oral estão presentes na atividade proposta pela professora.
	
	a atividade proposta inclui oportunidades para que os alunos possam elaborar diferentes gêneros de textos orais.
	 
	a atividade proposta permite o uso da linguagem oral apenas em situações em que os alunos deverão expressar o que pensam.
	
	a atividade proposta propicia a exploração das diferenças e semelhanças entre o oral e o escrito.
	
	as atividades lúdicas com a oralidade promovem a interação e o desenvolvimento da habilidade de expressão.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202553277)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma professora que trabalha com uma turma de PIC, da 3.ª série, leu para seus alunos a história de uma bruxinha muito má, que, depois de se apaixonar por uma flor, queria se tornar uma pessoa boa. A professora pediu a seus alunos que sugerissem formas de ajudar a bruxinha. Depois de muitas sugestões, os alunos elegeram "a poção mágica" para solucionar o problema. A professora problematizou a situação: o que é essa poção? De que é feita? Como é feita? Os alunos procuraram explicar o que consideravam ser essa poção e como poderia ser feita. Um aluno propôs que fizessem uma receita da poção. A professora, atuando como escriba, registrou os ingredientes na lousa. A professora pediu a ajuda dos alunos na escrita de algumas palavras. Em seguida, estruturaram o modo de fazer da poção. Os alunos deram ideias, discutiram, argumentaram e fundamentaram suas opiniões. A professora realizou intervenções, para que os alunos elaborassem melhor seus argumentos.
É correto afirmar que essa atividade:
I. representou um desafio alcançável para os alunos, levando em conta suas competências atuais e fazendo-as avançar com a ajuda necessária;
II. provocou um conflito cognitivo e promoveu a atividade mental dos alunos, necessária para que se estabeleçam relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios;
III. promoveu uma atitude favorável, motivadora em relação à aprendizagem dos novos conteúdos.
Está correto o contido na alternativa:
		
	
	I e II, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	I, apenas.
	 
	I, II e III.
	
	II e III, apenas.
	
	 4a Questão (Ref.: 201202693297)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podemos definir Linguística como:
		
	
	Ciência que estuda as diversas manifestações da linguagem no âmbito da formalidade.
	
	Ciência que estuda a faculdade humana de linguagem e das línguas que não existiram, historicamente.
	
	Ciência que estuda a linguagem no seu aspecto meramente formal.
	
	Ciência que estuda a linguagem sem preocupação com as variantes sociais
	 
	Ciência que se ocupa do estudo da linguagem humana manifestada pelas diferentes línguas.
	
	 5a Questão (Ref.: 201202558132)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a opção mais adequada que completa a frase abaixo: Atualmente, ainda encontramos vários estudantes que afirmam: "a língua portuguesa é muito difícil". Esse conceito perdura como um mito porque:
		
	
	Muitos alunos não se envolvem nos estudos gramaticais por causa da cobrança inadequada de muitos professores em relação às regras da norma culta.
	
	Muitos professores e alunos se prendem somente à leitura de vários textos de gêneros diferentes.
	 
	Muitos professores priorizam o ensino da gramática normativa desvinculada das práticas da linguagem oral e escrita, não levando em consideração a diversidade linguística das várias regiões brasileiras.
	
	Muitos alunos se envolvem nos estudos gramaticais , mas não conseguem adequar-se à cobrança que a escola faz do uso da língua de maior prestígio.
	
	Muitos professores não priorizam o ensino da gramática normativa desvinculada das práticas da linguagem oral e escrita , levando em consideração a diversidade linguística das várias regiões brasileiras.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202550958)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia o fragmento abaixo:
"Todo falante nativo usa a língua conforme as regras próprias de seu dialeto, espelho da comunidade lingüística a que está ligado". CAGLIARI, Alfabetização e Linguística.São Paulo: Editora Scipione, 1998 p. 19).
Neste sentido, cabe à Escola:
		
	
	valorizar a escrita ortográfica dos alunos, através de exercícios que possibilitem o domínio das regras sobre o seu funcionamento.
	
	fazer uso de exercícios de fixação para ensinar o dialeto padrão, por acreditar que já deveria ser de domínio das crianças.
	 
	criar atividades que valorizarem os diferentes dialetos das comunidades lingüísticas nas quais os alunos estão ligados.
	
	partir do abecedário para motivar as crianças a descobrirem o mistério do aprender a escrever.
	
	interpretar a realidade das crianças e ensinar o dialeto padrão, como o único meio de serem alfabetizadas.
	
	 7a Questão (Ref.: 201202555404)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Leia os textos abaixo:
"Ler é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno, principalmente após recentes pesquisas que apontam ser esta uma das principais deficiências do estudante brasileiro. Não basta identificar as palavras, mas fazê-las ter sentido, compreender, interpretar, relacionar e reter o que for mais relevante". (Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/lei_l.php?t=001. Acesso em 23/10/2011, às 15:40 h).
 "Temos uma leitura como prática mecânica de aprendizagem. Temos uma escola que se arvora no direito de formar os leitores dessa sociedade, sem que a mesma seja considerada dentro do ambiente escolar. E é esta mesma escola que quer discutir a leitura como prática social, articulada com as demais práticas que ocorrerem em uma sociedade." (MASINI, Maria Lúcia Hage e MAIA, Suzana Magalhães. A leitura enquanto prática social e a intervenção da escola. Série Idéias n.5. São Paulo: FDE,1988).
Após ler e relacionar os dois textos acima, explique se a aprendizagem da leitura como um ato de decodificação/sonorização pode trazer prejuízos para a inteligibilidade do texto e mesmo para a interação do leitor com os conteúdos cognitivos abordados.
	
	
Resposta: Antes mesmo de aprender a ler as palavras o sujeito aprende a ler o mundo e tudo ao seu redor como os sinais, gestos, desenhos.
	
Gabarito:
A leitura quando aprendida e treinada como um método de sonorização vai enfatizar muito mais os aspectos sonoros que os de significação do texto. A conseqüência imediata é um prejuízo provocado pela limitação da capacidade compreensiva do leitor, na medida que ele não dialoga como texto, apenas o decodifica.
	
	 8a Questão (Ref.: 201202712430)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Visando à produção escrita, o professor de uma turma do quarto ano de uma escola situada em uma cidade do interior solicita aos alunos, todos os bimestres, a elaboração de um texto. No terceiro bimestre, por exemplo, apresentou-lhes o tema para dissertação: A violência urbana.
 
Os resultados não têm sido positivos e o professor não compreende por que seus alunos não conseguem produzir textos significativos, apesar das aulas sistemáticas de gramática normativa e da leitura de um livro indicado para leitura a cada bimestre.
 
Considerando as orientações do PCN sobre escrita e leitura, reflita sobre na proposta do professor e aponte as possíveis causas do fracasso desses alunos na produção de textos citando três atividades que justifiquem a sua reflexão crítica.
 
		
	
Resposta: O professor precisa mostrar a leitura como algo prazeroso, fazer com que a criança experimente um contato diferente com a leitura, de maneira a proporcionar prazer, diversão, alegria e outras sensações que só um bom texto é capaz de oferecer, como: quadrinhos, jornais, revistas. O professor deve falar e tratar de temas que fazem parte do cotidiano do aluno, trabalhando a leitura como construção da criatividade e criticidade do aluno, permitindo assim, que cada um crie sua história de leitura
	
Gabarito:
 
 É preciso fazer um diagnóstico da turma para saber seus interesses antes de indicar livros para leitura.  Podem-se apresentar leituras de gêneros diversos  sobre um tema de interesse da turma e explorar suas ideias e interpretação.
A  aprendizagem deve se dar em situações reais, o professor deve propor  atividades que coloquem o  aluno diante de uma situação-problema em que sejam claros os usos e funções sociais concretas da língua.
 
O ensino de normas gramaticais isoladas não favorece o processo de elaboração de textos. Fazer a revisão com o aluno observando se as ideias estão de acordo com o tema, se o texto tem sequências de ideias ou fatos, paragrafação, apresentação de letras legíveis, ortografia, concordância, argumentação e coesão.
  
O professor deve expor aos alunos os mais variados gêneros usados socialmente  para que compreendam o usos e funções da escrita.
O conhecimento prévio e compartilhado não foi explorado. É preciso criar situações para que as crianças elaborem seus conhecimentos em conjunto, por exemplo, debate sobre o tema, fundamentado em leituras de diferentes gêneros que circulam no meio social e que sejam de interesse da turma. Orientar uma pesquisa sobre o tema em jornais, revistas e pela internet, buscando dados e fatos que ampliem seu conhecimento sobre o tema.
	
	 9a Questão (Ref.: 201203032841)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Vimos na aula que "O objetivo das práticas de leitura no espaço escolar é de buscar caminhos, de fazer a criança e o jovem experimentarem um contato diferente com a leitura, que proporcione prazer, alegria, reflexão, surpresa, emoção e tudo mais que os bons textos nos provocam." Partindo-se de premissa, qual das alternativas a seguir está INCORRETA?
		
	
	O objetivo das práticas de leitura no espaço escolar é de buscar caminhos, de fazer a criança e o jovem experimentarem um contato diferente com a leitura.
	
	O ato de ler é um ato imprescindível para a formação de um cidadão crítico, participativo e consciente de seu papel na sociedade.
	
	Ao trabalhar a leitura como construção da inventividade e criticidade do indivíduo, permitimos que cada um possa construir a sua história de leitura através de outras leituras
	 
	O professor não tem importância no processo de mediação da leitura, já que o aluno lê sozinho e decide o que gosta ou não.
	
	Quanto mais conhecimento textual o leitor tiver e quanto maior sua exposição a todo tipo de texto, mais fácil será a sua compreensão.
	
	 10a Questão (Ref.: 201202558299)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Diferentemente do texto escrito, que em geral compele os leitores a lerem numa onda linear "da esquerda para a direita e de cima para baixo, na página impressa" hipertextos encorajam os leitores a moverem-se de um bloco de texto a outro, rapidamente e não sequencialmente. Considerando que o hipertexto oferece uma multiplicidade de caminhos a seguir, podendo ainda o leitor incorporar seus caminhos e suas decisões como novos caminhos, inserindo informações novas, o leitor navegador passa a ter um papel mais ativo e uma oportunidade diferente da de um leitor de texto impresso. Dificilmente dois leitores de hipertextos farão os mesmos caminhos e tomarão as mesmas decisões. (MARCUSCHI, L. A. Cognição, linguagem e práticas interacionais. Rio: Lucerna, 2007).
No que diz respeito à relação entre o hipertexto e o conhecimento por ele produzido, o texto apresentado deixa claro que o hipertexto muda a noção tradicional de autoria, porque... 
		
	
	só o autor conhece o que eletronicamente se dispõe para o leitor.
	
	o autor detém o controle absoluto do que escreve.
	 
	é o leitor que constrói a versão final do texto.
	
	aclara os limites entre o leitor e o autor.
	
	propicia um evento textual-interativo em que apenas o autor é ativo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes