Buscar

AV - CONT.MET. E PRAT.ENS. DE CIÊNCIAS E EDUC. AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0361_AV_» CONT.MET. E PRAT.ENS. DE CIÊNCIAS E EDUC. AMBIENT.
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	MARCOS VINICIUS MENDONCA ANDRADE
	Turma: 9005/AC
	Nota da Prova: 6,2        Nota de Partic.: 2        Data: 12/06/2015 17:22:39
	
	 1a Questão (Ref.: 201203100260)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa correta, após colocar V/F nas afirmativas sobre o que afirma Bourdieu e Passeron. Bourdieu e Passeron afirmam que nas práticas educativas não ocorre uma inculcação de valores da sociedade capitalista para que a estrutura social desta seja aceita, mas sim um processo de exclusão cultural, na medida em que o que vale é o capital cultural da classe dominante. Assim, o capital cultural dos alunos e alunas das classes dominadas é desconsiderado deixando então um hiato entre o seu capital cultural e o capital cultural que é difundido e valorizado pela escola, e que determina o seu fracasso escolar e favorece a manutenção das desigualdades sociais.
 Nessa perspectiva a saída seria
I. ( ) a escola proporcionar aos alunos das classes dominadas condições semelhantes às crianças das classes dominantes.
II. ( ) colocar as crianças em condições menos desiguais.
III. ( ) a escola contribuir para que a cultura dominante seja a "cultura" apropriada.
IV. ( ) impossível, pois, a contribuição dos autores impede um novo olhar para o currículo e para a educação.
V. ( ) considerar essa afirmativa como uma influência para as teorias críticas produzidas no campo do currículo.
		
	
	 V, V, F, F,F
	 
	 V, V, F, F, V
	
	 V, V, F, V, F
	
	 V, F, V, F, V
	
	 F, F, V, F, F
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202584728)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa que justifica corretamente a inclusão do ensino de ciências no ensino fundamental:
		
	 
	possibilita a contraposição entre o místico e o científico nas explicações dos fenômenos naturais.
	
	introduz nomenclatura complexa que dificulta a compreensão, incentivando o aprimoramento da linguagem.
	
	verdade científica, imutável deve ser disseminada entre os alunos em benefício do desenvolvimento da humanidade.
	
	introduz nomenclatura complexa que dificulta a compreensão, incentivando o aprimoramento da escrita.
	
	verdade científica, imutável deve ser disseminada entre os alunos e professores
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201203118603)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	-A formação de cientistas não é a única razão para a necessidade de desenvolver o ensino de ciências nas escolas: ¿ a ciência e a tecnologia são essenciais.... para nossa qualidade de vida, e estão no centro da nossa história e cultura¿ (Science and Technology Committee, 2002, Introdução, p.1) Assinale a resposta abaixo que nos informa o que é a ciência?
		
	
	Na Ciências há dicotomia entre teoria e prática além de uma visão rígida e infalível.
	 
	Ciência é uma atividade humana complexa, histórica e coletivamente construída, que influencia e sofre influências de questões sociais, tecnológicas, éticas e culturais.
	
	Ciências tem uma concepção elitista e individualista
	
	A Ciência revela a verdade , e não propões modelos explicativos
	
	Ciências é uma atividade humana complexa , histórica e coletivamente construída, que não influencia e nem sofre influências de questões sociais e tecnológicas.
	
	 4a Questão (Ref.: 201202587664)
	Pontos: 1,2  / 1,5
	Gilberto Gil já havia cantado que : "O melhor lugar do mundo é aqui e agora!". Mas para isso, sabemos que a educação tem uma importante contribuição a dar no tocante à formação subjetiva dos alunos que precisam conhecer os impactos de seu consumo e suas atitudes para o meio ambiente. Sabendo que um dos objetivos da educação ambiental é preparar os alunos para formarem uma consciência local e planetária, como você trabalharia com seus alunos a frase de Gilberto Gil, no sentido de ajudá-los a se conscientizarem que precisam cuidar do planeta, pois ele está em nós e nós estamos nele?
	
	Resposta: Apresentar aos alunos questões que são imediatas e urgentes como a falta d'àgua, o aquecimento global e o que podemos fazer para que eles se conscientizem. Trabalhando com projetos por exemplo.
	
Gabarito:
A resposta do aluno deve conter o conhecimento sobre a nossa atividade consciente de cuidado com o planeta e com todos os recursos naturais, sobretudo, com a qualidade da vida humana.
	
	 5a Questão (Ref.: 201202584940)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É considerada a Primeira Conferência sobre Educação Ambiental. Contribuiu para precisar a natureza da EA, definindo seus objetivos, características, recomendações e estratégias pertinentes ao plano nacional e internacional.  A afirmativa refere-se à:
		
	
	ECO92
	
	Carta da Terra
	
	Agenda 21
	
	Protocolo de Kioto
	 
	Conferência de Tbilisi
	
	 6a Questão (Ref.: 201202587862)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um desafio da Educação Ambiental é compreender a interdependência entre ambiente e sociedade. O desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental no ensino formal pode estimular relações ambientais mais responsáveis e favorecer outros padrões de organização na escola. Escolha abaixo a única alternativa que NÃO se refere à Educação Ambiental crítica e transformadora.
		
	
	Iniciativas de EA tornam-se temas que geram reflexões nas escolas, incentivando a participação dos estudantes de forma crítica, a contextualização e a interdisciplinaridade.
	 
	Considerando o atual quadro de degradação da natureza, o mais importante em Educação Ambiental é conscientizar, denunciar os abusos contra o meio ambiente e reciclar.
	
	A Educação Ambiental deve buscar, permanentemente, integrar educação formal e não-formal, de modo que a educação escolar seja parte de um movimento maior de educação ambiental de caráter popular.
	
	Superar os desafios da Educação Ambiental levará ao fortalecimento do exercício da cidadania como expressão da construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
	
	A busca de uma sociedade ambientalmente equilibrada só se dá simultaneamente com a busca de uma sociedade justa, igualitária e democrática.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202585412)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais são dirigidos aos educadores que têm como objetivo aprofundar a prática pedagógica de Ciências Naturais na escola fundamental, contribuindo para o planejamento de seu trabalho e para o projeto pedagógico da sua equipe e do sistema de ensino do qual faz parte. Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
(   ) Os conteúdos de Ciências Naturais estão organizados em eixos temáticos. Tais blocos indicam princípios pedagógicos e metodológicos a serem observados pelas instituições de ensino da rede pública, entretanto não configuram um padrão a ser seguido rigidamente.
(   ) Os conteúdos devem se constituir em fatos, conceitos, procedimentos, atitudes e valores compatíveis com o nível de desenvolvimento intelectual do aluno e baseados fundamentalmente nos livros didáticos
(   ) Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras.
(   ) Em Ciências Naturais, os temas transversais destacam a necessidade de dar sentido prático às teorias e aos conceitos científicos trabalhados na escola e de favorecer a análise de problemas atuais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
		
	
	V, F, V, F
	
	F, F, V, V
	
	V, V, F, F
	 
	V, F, V, V
	
	F, F, F, V
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202585456)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais, analise asafirmativas abaixo:
I- A transversalidade questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzido por uma abordagem que não leva em conta a inter-relação e a influência entre eles
II- A transversalidade promove uma compreensão abrangente dos diferentes objetos de conhecimento, bem como a percepção da implicação do sujeito de conhecimento na sua produção, superando a dicotomia entre ambos.
III- Os Temas Transversais dão sentido social a procedimentos e conceitos próprios das áreas convencionais, superando assim o aprender apenas pela necessidade escolar.
 
Pode se concluir que:
		
	
	Apenas a afirmativa I é correta
	 
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
	
	Apenas a afirmativa III é correta
	
	Apenas a afirmativa II está correta
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202587690)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Leia o seguinte texto sobre o Ensino de Ciências:
De acordo com Fracalanza, Amaral e Gouveia (1986, p. 26 - 27): "O ensino de ciências, entre outros aspectos, deve contribuir para o domínio das técnicas de leitura e escrita; permitir o aprendizado dos conceitos básicos das ciências naturais e da aplicação dos princípios aprendidos a situações práticas; possibilitar a compreensão das relações entre a ciência e a sociedade e dos mecanismos de produção e apropriação dos conhecimentos científicos e tecnológicos; garantir a transmissão e a sistematização dos saberes e da cultura regional e local". As razões acima elencadas se contrapõem ao ensino centrado no livro didático, memorístico, acrítico e a-histórico praticado na maioria das escolas. Visando à mudança desta realidade, torna-se necessário desenvolver um ensino de Ciências que tenha como foco, logo nas séries iniciais do processo de escolarização, "a ação da criança, a sua participação ativa durante o processo de aquisição do conhecimento, a partir de desafiadoras atividades de aprendizagem".
Em resposta a essa oposição ao livro didático linear e tão distante das discussões atuais sobre a vida humana, como professora, qual trabalho você desenvolveria para o ensino de ciências para as primeiras séries do ensino fundamental.
		
	
Resposta: Dar um sentido prático as aulas favorecendo o diálogo entre os alunos, levando em considerção o conhecimento já existente do aluno. Fazendo com que ele perceba o ambiente e os conceitos básicos da ciências naturais. Com aulas que contribuam na análise e entendimento de problemas atuais.
	
Gabarito:
Todos os alunos devem receber uma formação mínima em ciências naturais para a sua formação cultural, uma vez que o conhecimento científico é parte constituinte da cultura construída pela humanidade. Além disso, é "no âmbito das séries iniciais que a criança constrói seus conceitos e apreende de modo mais significativo o ambiente que a rodeia, através da apropriação e compreensão dos significados apresentados mediante o ensino das Ciências Naturais". A prática pedagógica, portanto, deve possibilitar, para além da mera exposição de ideias, a discussão das causas dos fenômenos, o entendimento dos processos em estudo, a análise acerca de onde e como aquele conhecimento apresentado em sala de aula está presente nas vidas dos sujeitos e, sempre que possível, as implicações destes conhecimentos na sociedade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201203132367)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A avaliação pode ser usada como modo do professor conhecer as idéias dos estudantes acerca de um determinado assunto que ainda será desenvolvido. Em Ciências Naturais, pode-se avaliar os alunos: I- de forma sistemática por meio de observações, perguntas e respostas feitas durante as aulas, registros realizados, etc.; II - de forma específica através de provas, pesquisas, comunicações, relatórios etc.; III- de forma classificatória feita exclusivamente a partir de provas e testes sistemáticos. Logo, é correto afirmar:
		
	
	As afirmativas II e III estão corretas
	 
	Apenas a afirmativa I está correta
	
	As afirmativas I e III estão corretas
	 
	As afirmativas I e II estão corretas
	
	Apenas a afirmativa II está correta

Outros materiais