Buscar

contab gerencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Investimento é tudo aquilo que intenciona gerar um retorno ou aumento do capital, como a aquisição de bens que pode ser feita por meio da compra de máquina, equipamentos, ferramentas, itens de informática e outros.
Também é considerado investimento o pagamento de empréstimo realizado para capital de giro. Normalmente, quando a situação econômica de uma empresa é considerada regular ela utiliza o lucro gerado pelas suas atividades para financiar o investimento em outros mecanismos que possibilitarão o crescimento nas vendas ou no lucro futuro. Recentemente foi publicada uma nova norma contábil (IFRS 16) que modifica as regras para registro de operações de arrendamento e grande parte das operações que eram consideradas como despesas ou custo devem a ser consideradas como investimentos e classificadas no ativo não circulante. Esta mudança tende a gerar impactos em diversos outros indicadores de desempenho, tais como liquidez, endividamento e estrutura de capital.
Despesas
Despesas são gastos necessários que contribuem para a evolução do negócio, mas sem estar relacionada à fabricação do produto ou prestação do serviço.
 Quando um gasto é considerado como despesa, há uma associação direta com o período em que é consumido. Assim, este valor é imediatamente lançado na Demonstração de Resultado do exercício da empresa, reduzindo o seu lucro.
Os gastos com pessoal da área administrativa, materiais de escritório, refeições, internet e telefone são sim despesas necessárias, mas que não estão diretamente associadas ao objeto de venda das empresas.
Custo
 Entende-se por custo o gasto necessário para a obtenção de receitas. O custo está diretamente relacionado ao serviço, produto e/ou mercadoria.
Os custos podem ser divididos e classificados de diversas formas, dentre elas, fixo e variável.
Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem portanto, do nível de atividade, conhecidos também como custo de estrutura.
Exemplos:
Limpeza e Conservação
Aluguéis de Equipamentos e Instalações
Salários da Administração
Segurança e Vigilância
Custos variáveis são aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período.
Exemplos:
Matérias-Primas
Comissões de Vendas
Insumos produtivos (Água, Energia)

Outros materiais