Buscar

Critérios de Resistência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FALHA DE MATERIAIS DÚCTEIS
Duas teorias podem ser utilizadas neste caso:
Teoria da Tensão Cisalhante Máxima ou Critério do Escoamento de Tresca
Estabelece que o escoamento (falha) começa sempre que a tensão cisalhante máxima em uma peça torna-se igual à tensão cisalhante máxima (Ssy) que o material pode suportar, quando este inicia o escoamento. Neste critério, as duas tensões são consideradas.
Teoria da Energia de Distorção Máxima, Critério de Von Mises
O critério de Von Mises leva em consideração todas as tensões que atuam no corpo – tensões tridimensionais, ou seja, as três tensões que atuam no cubo. Este critério propõe que a ruína por escoamento seja associada a valores críticos de certa porção da energia de deformação do ponto material em estudo. Von Mises conclui que o escoamento está diretamente relacionado com a distorção angular do material da estrutura. Quando as tensões principais possuem valores diferentes, o cubo que representa o ponto se transforma em paralelepípedo.
FALHA DE MATERIAIS FRÁGEIS
Veremos agora duas teorias para os materiais frágeis.
Teoria da tensão normal máxima – W. Rankine
Através de experimentos se chegou à conclusão que a tensão de tração necessária para fraturar um corpo de prova em um teste de torção é aproximadamente a mesma necessária para fraturar um corpo de prova sob tração simples.
A teoria da tensão normal máxima estabelece que a falha da estrutura ocorre sempre quando a tensão principal máxima σ1 que atua na peça, determinada pelo modelo matemático apropriado, se iguala ao limite de escoamento (Sy) ou ao limite de resistência (Su) que o material suporta quando submetido a tração simples.
Teoria de Falha de Mohr-Coulomb
Este critério é particularmente interessante para materiais que apresentam resistências diferentes quando solicitados à tração e à compressão, em geral, é apresentado pelos materiais frágeis. A fratura por tração ocorre repentinamente e seu início depende das concentrações de tensão desenvolvidas em imperfeições microscópicas do material, tornando-se difícil definir a falha com base em um único teste. Este critério pode ser usado para prever os efeitos de certo estado de tensões plano em um material frágil, quando alguns resultados de vários tipos de ensaios podem ser obtidos para esse material. O estado de tensões que corresponde à ruptura do corpo de prova no ensaio de tração pode ser representado em um diagrama de círculo de Mohr pelo círculo que intercepta o eixo horizontal em O e em σUT. Do mesmo modo, o estado de tensões que corresponde à ruptura no ensaio de compressão pode ser representado pelo círculo que intercepta o eixo horizontal em O e em σUc. Fica claro que um estado de tensões representado por um círculo inteiramente contido em qualquer dos dois círculos descritos é um estado de tensões seguro.

Outros materiais