Buscar

Av1 - Legislação Social e Trabalhista

Prévia do material em texto

1) 
A Consolidação das Leis do Trabalho  estatui as normas que regulam as relações individuais e coletivas de trabalho, nela previstas. Conforme o Decreto-Lei, "considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço". E, "considera-se empregado, toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário".
A partir do texto proposto assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Alternativas:
a)
São requisitos da relação de emprego,  o trabalho prestado por pessoa jurídica; a pessoalidade; a não eventualidade e a onerosidade.
b)
São requisitos da relação de emprego, o trabalho prestado por pessoa física ou jurídica; a pessoalidade; a habitualidade; a subordinação jurídica e a onerosidade.
c)
São requisitos da relação de emprego, o trabalho prestado por pessoa física; a pessoalidade; a não eventualidade; a subordinação jurídica e a onerosidade.
d)
São requisitos da relação de emprego, o trabalho prestado por pessoa física; a pessoalidade; a habitualidade e o salário.
e)
São requisitos da relação de emprego, o trabalho prestado por pessoa física ou jurídica; a impessoalidade; a não eventualidade; a subordinação jurídica e participação nos lucros.
2) 
Nos termos do art. 442 da CLT, o contrato de trabalho é um acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego. Trata-se, na verdade, de um acordo escrito ou verbal celebrado entre uma pessoa física (trabalhador) e uma pessoa física ou jurídica (empregador), por meio do qual a primeira se compromete a executar pessoalmente um serviço, e a segunda a remunerar o serviço prestado. O contrato de trabalho formaliza , então, um acordo entre duas pessoas, em que cada uma assume uma obrigação. Por isso, uma de suas características é a bilateralidade, eis que o contrato de trabalho envolve duas partes – o trabalhador e o tomador de serviços.
Sobre o tema do contrato e jornada de trabalho, analise as seguintes assertivas:
I - Há previsão na CLT acerca do contrato de trabalho intermitente a partir da Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017). 
II - O contrato de trabalho é intuito personae, ou seja, pode apenas ser executado pelo empregado contratado e pelo empregador que formalizou a contratação, sendo proibida a sucessão de empresas em qualquer hipótese. III - Para o contrato de experiência, o prazo de validade máxima é de 02 anos. 
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas:
a)
III.
b)
I e III.
c)
II e III.
d)
II.
e)
I.
3) 
Na suspensão do contrato de trabalho ambos os contraentes suspendem suas obrigações contratuais. O obreiro não presta os serviços e o empregador deixa de remunerar o empregado. Com raras exceções, não há contagem de tempo de serviço, nem recolhimento fundiário ou mesmo previdenciário, havendo a paralisação provisória dos efeitos do contrato.
Sobre o tema da suspensão e interrupção do contrato de trabalho, analise as seguintes assertivas:
I - em caso de acidente de trabalho e durante a prestação do serviço militar obrigatório, ambos motivos de suspensão do contrato de trabalho, não há contagem de tempo de serviço e nem recolhimento de FGTS.
II - A greve é um direito assegurado no art. 9º da CF/1988, regulamentado pela Lei 7.783/1989. No entanto, o movimento de paralisação dos serviços pelos trabalhadores é considerado pelo art. 7º da Lei de Greve como sendo de interrupção do contrato de trabalho.
III - Afastamento por motivo de doença ou acidente após o 16º dia constitui modalidade de suspensão do contrato de trabalho.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas:
a)
III.
b)
II e III.
c)
I e II.
d)
I, II e III.
e)
I.
4) 
Jurandir, jovem universitário, casado e pai de uma criança de três anos, trabalhador da iniciativa privada, após sofrer um acidente automobilístico de gravíssimas proporções, enquanto viajava a lazer, restou por ser aposentado por invalidez pelo INSS. 
A partir do caso concreto, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Alternativas:
a)
O contrato de Jurandir será extinto.
b)
O contrato de Jurandir continuará em vigor e ele terá todos os direitos trabalhistas assegurados.
c)
O contrato de Jurandir será suspenso.
d)
O contrato de Jurandir será interrompido e voltará a vigorar normalmente, no caso de recuperação do obreiro.
e)
O contrato de Jurandir será interrompido.
5) 
A doutrina pátria define banco de horas como a prorrogação das jornadas normais de trabalho decorrente de supressão ou redução de outras jornadas e que pode ser estipulada por um dos instrumentos da negociação coletiva. Em outras palavras, o banco de horas serve como um acúmulo ou reserva de horas trabalhadas a mais pelo empregado para serem gozadas em um evento futuro, como uma folga ou feriado.
A partir do texto proposto e a respeito do regime de compensação de jornada do banco de horas, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Pode ser instituído apenas mediante acordo verbal entre empregador e empregado.
b)
Poderá ser compensado após a rescisão do contrato de trabalho, no caso de haver crédito em favor do trabalhador.
c)
Se as horas guardadas no banco não forem compensadas no período máximo de dois meses, deverão ser convertidas em horas extras. 
d)
O Banco de Horas é devidamente proibido pelo ordenamento jurídico brasileiro. 
e)
Para a validade do Banco de Horas é necessário que seja respeitado o limite máximo de 10 (dez) horas diárias.

Outros materiais