Buscar

AD1 - 2013.1 - Políticas Públicas em Educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
Licenciatura em Pedagogia EAD – semipresencial
Disciplina: Políticas Públicas em Educação
Coordenação: Prof. Dr. Luiz Carlos Gil Esteves
AD1 – 2013.1
PRIMEIRA AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA - 2013.1
	Nome:
	Matrícula:
	E-mail:
	Telefone:
	Pólo:
	Cidade que reside:
Prezada (o) discente:
Apresentamos a nossa Primeira Avaliação a Distância – 2013.1. Leia os enunciados das questões atentando para as observações abaixo: 
	Você vai encontrar 5 (cinco) questões nesta prova;
	Seja claro em seus argumentos, apresentando a fundamentação teórico-conceitual na elaboração de suas respostas; 
	Se optar por realiza-la de forma MANUSCRITA, escreva com letra legível, caneta azul ou preta e utilize papel tipo Oficio, A4 ou Almaço(com ou sem pauta).
	Caso opte pela forma DIGITADA, apresente suas respostas em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, justificado, margens 2,5 (superior, inferior, direita e esquerda), espaço simples.
	Apos a realização das questões, revise suas respostas, verifique se as ideias estão claras, fundamentadas teoricamente, com a linguagem acadêmica exigida e registre as REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS utilizadas/consultadas na elaboração de seus argumentos e fundamentações ao final;
	Esta avaliação é individual e você podera consultar/pesquisar diversas fontes e materiais, além do material didático postado na Plataforma;
Desejamos excelentes momentos de estudo, pesquisa e reflexão!!!
1ª questão (2,0 pontos):
O termo política é derivado do grego antigo e origina-se de “ta politika” ou seja “os negócios públicos dirigidos pelos cidadãos” que vivem na Polis. “Ta politika”, “Pólis”, “Politikós”, efetivamente, são categorias gregas. Mas nas referências à política também aparecem categorias latinas.“Civitas”, “Civis, “Res Publica”. Essas categorias e os conceitos que envolvem e derivam da política foram cunhados pelas sociedades grega e romana. Entretanto, a prática a que se refere esses conceitos e categorias ultrapassam essas duas civilizações.
Diante do exposto, apresente a fundamentação teórica conforme os subitens abaixo:
Especifique e descreva os modelos de organização política e as relações de poder dos grupos citados no texto do autor Carneiro (2012): “Política: o que e?” 
• Sociedades Tribais

• Patriarchal

• Sociedade Bipartida

• Sociedades Despóticas
2ª questão (2,0 pontos):
"Maquiavélico e maquiavelismo" são adjetivo e substantivo que estão tanto no discurso erudito, no debate político, quanto na fala do dia-a-dia. Em qualquer de suas acepções , porém, o maquiavelismo está associado a um procedimento astucioso, velhaco, traiçoeiro. Maquiavel, ao escrever sua principal obra, O PRÍNCIPE, criou um "manual da política", que pode ser interpretado de muitas maneiras diferentes. Talvez por isso sua frase mais famosa: -"Os fins justificam os meios"- seja tão mal interpretada. Apesar das agruras que teve por seu conjunto inusitado de ideias, revolucionou a história das teorias políticas, constituindo-se um marco que modificou as lógicas conceituais de Estado e sociedade. 
Apresente o principal conjunto de ideias sobre política, governo e cidadania inscritos na principal obra: “O PRÍNCIPE” de Maquiavel. 
3ª questão (3,0 pontos):
A política não se restringe à atuação daqueles a quem o senso comum chama de políticos, mas trata das ações desenvolvidas por grupos que disputam e desejam manter o poder que exercem (seja a mãe com seu filho, o patrão e o empregado, uma Diretora Escolar e uma/um professor/professor, ou entre professoras/es e estudantes).
Nessa perspectiva, realize uma pesquisa e explicite a concepção de Política e relações de poder de acordo com:
	Hannah Arendt 
	Pierre Bourdieu 
	Michel Foucault 
4ª questão (1,5 ponto):
É possível pensar em políticas sociais em termos de três grandes tipos, ou gerações. A primeira geração é formada pelas políticas de ampliação e extensão dos benefícios e direitos sociais. No Brasil elas se iniciam na década de 30 com a criação das primeiras leis de proteção ao trabalhador e as primeiras instituições de previdência social, e culminam com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CRFB/88). Essa normatização teve grande importância, pois a partir da carta constitucional foi reconhecido o direito à proteção social devida pelo Estado como universal (a todo cidadão), independentemente de contribuição prévia ao sistema, e estabeleceu estruturas organizativas de caráter democrático para seu funcionamento (conselhos, fundos, comissões, conferências, e outros). 
Apresente os principais fundamentos de cada contexto histórico das políticas sociais no século XX, destacados abaixo:
	Lei dos Pobres
	Seguros sociais compulsórios
	Seguridade social
5ª questão (1,5 ponto):
Do ponto de vista teórico-conceitual, a política pública em geral e a política social em particular são campos multidisciplinares, e seu foco está nas explicações sobre a natureza da política pública e seus processos. 
Dentro do campo específico da política pública, alguns modelos explicativos foram desenvolvidos para se entender melhor como e por que o governo faz ou deixa de fazer alguma ação que repercutirá na vida dos cidadãos.
Descreva as tipologias das políticas públicas destacadas abaixo:
	Políticas distributivas
	Políticas regulatórias
	Políticas redistributivas
Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida - ninguém, exceto tu, só tu. Existem, por certo, atalhos sem números, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te além do rio; mas isso te custaria a tua própria pessoa; tu te hipotecarias e te perderias. Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar. Onde leva? Não perguntes, segue-o! (Nietzsche)
	Políticas Públicas em Educação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais