Buscar

APOL OBJETIVA - gestao educacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Gestão Educacional
Leia o seguinte fragmento de texto:
“[De acordo com Batista], a Gestão da Qualidade Total, exemplo de excelência gerencial nas empresas, deve contribuir significativamente na melhoria do ensino no Brasil. [...] Os benefícios oriundos da Gestão da Qualidade Total fazem parte da implantação de um programa de melhoria contínua e consistente, que ajuda a desenvolver o potencial e as qualidades dos profissionais da educação e do trabalho que realizam”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SALVADORA, Gervasio Neves Salvadora; LINHARESA, Araken Patusca; GOZZIA, Giuseppe Giovanni Massimo. A Importância da Gestão na Qualidade na Educação. <http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/educ/article/view/2924/2767>. Acesso em 25 jan. 2017.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Gestão Educacional sobre a implantação da Gestão da Qualidade Total na escola, analise as afirmativas a seguir:
I. A implantação desse sistema de gestão na escola pressupõe planejamento criterioso e criação de um processo sistemático e permanente de educação, informação e mudança de atitudes e valores.
II. A Gestão da Qualidade Total dá visibilidade às ações que se desdobram na escola, observando os conceitos e os modos operacionais propostos, desvalorizando os projetos que se propõem à formação integral dos alunos, dessa forma, não contribuem para que os alunos sejam bem-sucedidos.
III. A aplicação dessa tendência na educação considera aqueles que ensinam como prestadores de serviço, os que aprendem como clientes e a educação como produto que pode ser produzido com qualidade variável. 
IV. A proposta da Gestão da Qualidade Total para a educação visa organizar o trabalho educativo, partindo da realidade social de cada escola, satisfazendo as necessidades das pessoas que, nas relações diretas e indiretas, formam o contexto da escola.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III apenas.
	
	B
	I, II e IV apenas.
	
	C
	I, III e IV apenas.
	
	D
	II, III e IV apenas.
	
	E
	II e III apenas.
Questão 2/5 - Gestão Educacional
Atente para a seguinte informação:
“Alguns princípios como ‘racionalização, produtividade, especialização e controle’ constituem os fundamentos teóricos da prática da administração orientada para garantir a divisão do trabalho e o seu controle em todos os níveis da organização da empresa, desde o planejamento do processo de produção até a sua execução”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FELIX, M. F. Administração Escolar: um problema educativo ou empresarial? São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1985. p. 35.
Com base no texto apresentado e nos conteúdos abordados no livro-base Gestão Educacional sobre as formas de gestão, enumere, na ordem sequencial, as concepções às suas respectivas prioridades.
1. Gestão Empresarial.
2. Gestão Educacional.
(    ) Prioriza os aspectos pedagógicos em detrimento da produção material.
(    ) Prioriza os aspectos técnicos, administrativos e burocráticos.
(  ) Prioriza as condições para a construção de referenciais que possibilitam a realização humana pela vida digna e participativa em todas as formas de produção da existência.
(   ) Prioriza os métodos de gerência e controle e a divisão pormenorizada do trabalho para atingir seus objetivos.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 1 – 2 – 2
	
	B
	2 – 2 – 1 – 1
	
	C
	2 – 1 – 2 – 1
	
	D
	1 – 2 – 1 – 2
	
	E
	2 – 2 – 1 – 2
Questão 3/5 - Gestão Educacional
Atente para a seguinte citação:
“O conselho escolar e o conselho de classe [são] mecanismos de participação e sustentação do projeto político-pedagógico capazes de se problematizarem e buscarem uma escola que, efetivamente, responda aos interesses de sua coletividade, rompendo com a lógica do individualismo e da competição”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico, conselho escolar e conselho de classe: Instrumentos da organização do trabalho. <http://www.anpae.org.br/congressos_antigos/simposio2007/176.pdf>. Acesso em 25 jan. 2016.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Gestão Educacional sobre o conselho de classe e o conselho escolar, enumere, na ordem sequencial, cada um dos referidos conselhos às suas respectivas características.
1. Conselho de Classe.
2. Conselho Escolar.
( ) Tem a função de analisar o desempenho dos alunos e acompanhar as atividades pedagógicas da escola.
(  ) É uma instância avaliativa que requer a reflexão de diferentes ideias para a construção de um conhecimento mais abrangente da prática pedagógica e de encaminhamentos e decisões mais acertadas na busca de alternativas adequadas ao desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
(  ) Esse conselho envolve a representação de diferentes segmentos da comunidade escolar e se configura como um órgão colegiado que tem como objetivo promover a participação da comunidade escolar nos processos de administração e gestão da escola.
(  ) Nesse tipo de conselho, as pessoas trabalham juntas, em reuniões especificas, para pensar, discutir, avaliar e deliberar sobre problemas da escola, visando assegurar a qualidade do trabalho escolar em termos administrativos, financeiros e pedagógicos. Para tanto, esse tipo de conselho desempenha funções normativas, deliberativas, e de fiscalização das ações globais da escola.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 2 – 1
	
	B
	1 – 2 – 1 – 2
	
	C
	2 – 1 – 1 – 2
	
	D
	2 – 2 – 1 – 1
	
	E
	1 – 1 – 2 – 2
Questão 4/5 - Gestão Educacional
Atente para o fragmento de texto a seguir:
“[De acordo com] Paro [...], ao contrário das empresas que buscam a produção de um material tangível, a escola visa um fim de difícil mensuração, pois seu caráter é de certa forma abstrato, outra especificidade da escola é que esta é uma instituição prestadora de serviços e lida diretamente com o elemento humano. O aluno não é apenas beneficiário dos serviços, mas também participante de sua elaboração. E esta ‘matéria-prima’ deve receber tratamento especial, diferente dos materiais que participam do processo de produção nas empresas em geral”.
.
De acordo com os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, há uma dicotomia entre a gestão empresarial e a gestão escolar. Em relação a essa dicotomia, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras, e F para as falsas.
I. (   ) A gestão empresarial, marcada pelos reflexos da sociedade atual, tende, diferentemente da gestão escolar, a atribuir quase que exclusivamente à administração os problemas que se apresentam nas organizações, desvinculando-os da interferência do contexto social.
II. (   ) A natureza e a especificidade da ação educativa diferem dos processos desenvolvidos nas empresas, que direcionam seus esforços para um produto pronto e acabado e fácil de ser observado e avaliado.
III. (   ) A gestão educativa supera a simples produção de objetivos da gestão empresarial na medida em que a gestão educativa assume uma ação transformadora.
IV. (  ) Em relação à gestão escolar, pode-se afirmar que os problemas enfrentados no cotidiano da escola decorrem somente da incompetência dos gestores educacionais.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	F – F – F – V
Questão 5/5 - Gestão Educacional
Considere a seguinte definição:
“Gestão é o ato de administrar, de gerir. Gestão é ainda sinônimo de administração, gerenciamento, direção. Gestão é um substantivo feminino derivado do latim gestione. O conceito de gestão é usado amplamente [...] em diferentes setores; dentro de cada um dos setores, gestão é o ato de gerenciar os recursos de forma eficiente para que as metas pré-estabelecidas sejam alcançadas”.
Após
esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Significado de gestão. <https://www.significadosbr.com.br/gestao>. Acesso em 21 dez. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Gestão Educacional sobre as formas de gestão, relacione as duas concepções de gestão listadas a seguir às suas respectivas características.
1. Gestão Empresarial.
2. Gestão Educacional.
(  ) Enfatiza a racionalidade científica.
(  ) Ressalta a fragmentação do trabalho.
(  ) Prioriza a formação do conhecimento.
(  ) Destaca a construção de valores.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 1 - 2 – 2
	
	B
	2 – 2 – 1 – 1
	
	C
	2 – 1 – 2 – 1
	
	D
	1 – 2 – 1 – 2
	
	E
	2 – 2 – 1 – 2
Questão 1/5 - Gestão Educacional
Considere o excerto de texto a seguir:
“A gestão escolar constitui uma dimensão importantíssima da educação, uma vez que, por meio dela, observa-se a escola e os problemas educacionais globalmente, e se busca abranger, pela visão estratégica e de conjunto, bem como pelas ações interligadas, tal como uma rede, os problemas que, de fato, funcionam de modo interdependente. [...] Cabe ressaltar que a gestão escolar é uma dimensão, um enfoque de atuação, um meio e não um fim em si mesmo, uma vez que o objetivo final da gestão é a aprendizagem efetiva e significativa dos alunos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LÜCK, Heloísa (Org.). Apresentação. Em Aberto: Gestão escolar e formação de gestores, Brasília, v. 17, n. 72, p. 7-10, fev./jun., 2000. p. 8.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, relacione as seguintes concepções de gestão escolar às suas respectivas características.
1. Gestão da qualidade total.
2. Gestão compartilhada.
3. Gestão democrática.
(  ) Alicerçada nos princípios da participação colegiada, por meio da formação de conselhos municipais ou escolares, nem sempre consegue atingir o objetivo de oferecer uma educação com qualidade social.
(   ) Aponta para uma convivência social construída historicamente pela participação de todos e tem, na escola, um espaço privilegiado para a aprendizagem da democracia.
(   ) Na escola, essa filosofia contrasta com a essência do trabalho educativo, que objetiva a formação humana, a cooperação e a inclusão.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	3 – 2 – 1
	
	C
	3 – 1 – 2
	
	D
	2 – 1 – 3
	
	E
	2 – 3 – 1
Questão 2/5 - Gestão Educacional
Considere o seguinte fragmento de texto:
“São duas as concepções de gestão [escolar]: a técnico-científica e a sociocrítica, sendo que esta última se divide em autogestionária, interpretativa e democrático-participativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Daniel Junior de. Gestão escolar: Reflexões sobre formas de acesso ao cargo e a concepção adotada pelo gestor. REVELLI: Revista de Educação, Linguagem e Literatura, Inhumas/GO, v. 7, n. 1, jun., p. 112-121, 2015. p. 113.
Tendo em vista os conteúdos abordados no livro-base Gestão Educacional sobre as características das concepções de gestão escolar, enumere, na ordem sequencial, as concepções de gestão escolar listadas abaixo às suas respectivas características.
1. Técnico-científica.
2. Autogestionária.
3. Interpretativa.
4. Democrático-participativa.
(   ) Esta concepção de gestão escolar defende que todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados.
(   ) Esta concepção de gestão escolar enfatiza a auto-organização do grupo de pessoas da instituição por meio de eleições e de alternância no exercício de funções.
(   ) Nesta concepção de gestão escolar, o poder está centralizado do diretor, destacando-se as relações de subordinação, em que uns têm mais autoridade do que outros.
(   ) Nesta concepção de gestão escolar, a ação organizadora valoriza muito as interpretações, os valores, as percepções e os significados subjetivos, destacando o caráter humano e preterindo o caráter formal, estrutural, normativo.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 4 – 2
	
	B
	2 – 4 – 3 – 1
	
	C
	2 – 3 – 1 – 4
	
	D
	4 – 2 – 1 – 3
	
	E
	1 – 2 – 3 – 4
Questão 3/5 - Gestão Educacional
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Podemos conceber a Gestão de Qualidade Total – GQT como um conjunto estrategicamente organizado de princípios e métodos, que visa à mobilização e à cooperação de todos os membros de uma unidade de produção, com o intuito de melhorar a qualidade de seus produtos e serviços, de suas atividades e de seus objetivos, para obter a satisfação dos clientes e um acréscimo de bem-estar para os seus membros, de acordo com as exigências da sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: XAVIER, Antonio Carlos da R. Gestão da qualidade total nas escolas: Um novo modelo gerencial para a educação. http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_0234.pdf. Acesso em 25 jan. 2017.
De acordo com o livro-base Gestão Educacional, para a gestão da qualidade total na gestão escolar, a qualidade é realizada em três dimensões. Quais são elas? 
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Controle do processo, inspeção e garantia de qualidade. 
	
	B
	Inspeção, controle do processo e desenvolvimento de novos produtos.
	
	C
	Garantia de qualidade, controle do processo e desenvolvimento de novos produtos.
	
	D
	Garantia de qualidade, controle do processo e inspeção.
	
	E
	Controle, percepção e avaliação da qualidade.
 
Questão 4/5 - Gestão Educacional
Considere a seguinte afirmação:
“De acordo com Paro [...], existem duas concepções quanto à administração escolar. A primeira é a mais difundida, ela se fundamenta na universalidade dos princípios adotados na empresa capitalista, embora adaptados para cada situação específica. A segunda opõe-se radicalmente a esta, pois é contrária a qualquer tipo de organização burocrática na escola. Ainda para o autor ambas as concepções são insuficientes, o que a gestão da educação precisa é de uma administração escolar voltada para a transformação social”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAYER, Polyane Passos; CANOPF, Liliane. A correlação entre a administração geral e a administração escolar. <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:fVn30s4pZv4J:revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/SysScy/article/download/421/197+&cd=7&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 22 dez. 2016.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Gestão Educacional com relação às implicações do uso da administração empresarial na gestão escolar, analise as afirmativas a seguir:
I. Quando se utiliza a administração empresarial na escola, ocorre o direcionamento das atividades com base nos princípios da gestão estratégica empresarial.
II. Quando se utiliza a administração empresarial na escola, refere-se ao uso de conteúdo técnico (mecanismos gerenciais e controle do trabalho alheio), aspectos priorizados na administração empresarial.
III. Justifica-se o uso da administração empresarial na gestão escolar por meio da pedagogia tecnicista com o argumento de que não há necessidade de racionalidade na utilização dos recursos disponíveis na escola.
Está correto o que se afirma em:
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	I apenas.
	
	C
	I e III apenas.
	
	D
	II e III apenas.
	
	E
	III apenas.
Questão 5/5 - Gestão Educacional
Considere a citação a seguir:
“Ambas as palavras têm origem latina, gerere e administrare. Gerere significa ‘conduzir ou governar’. Administrare tem aplicação específica no sentido de ‘gerir um bem, defendendo os interesses de quem os possui’. Administrar seria, portanto, a rigor, uma aplicação de gerir”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, A. A. Gestão empresarial:
de Taylor aos nossos dias – evoluções e tendências da moderna administração de empresas. São Paulo: Pioneira, 2002. p. 6.
A administração educacional tem uma correspondência direta com os princípios da sociedade capitalista uma vez que o seu objeto de estudo é a escola e que toda organização tem uma administração. Considerando os conceitos relacionados à administração abordados no livro-base Gestão Educacional, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras, e F para as falsas.
I. (  ) O ato de administrar, como o conceito de administração escolar, é uma construção histórica, marcada pelas práticas e contradições vividas na sociedade em diferentes períodos históricos e contextos sociais.
II. (  ) Administração é a utilização racional dos recursos disponíveis para alcançar os objetivos estabelecidos em coerência com o seu objeto de trabalho.
III. (  ) A administração não é uma atividade exclusivamente humana, pois o animal, não importando a sua espécie, também realiza tal atividade e sua ação é qualitativamente igual à ação humana.
IV. (  ) Os princípios administrativos das organizações também podem contribuir com a gestão da escola uma vez que a administração é exercida nas organizações como também o é na instituição escolar.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	F – F – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	V – V – V – F

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais