Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Identifique para os produtos abaixo qual o comportamento provável de suas curvas de demanda quanto a suas elasticidades-preço e o motivo para tais comportamentos.
Elasticidade-preço de demanda baixa, há pequena variação na quantidade demandada após variações de preço, pois trata-se de produto essencial e com pouquíssimos substitutos. - Energia elétrica.
Elasticidade-preço de demanda baixa, há pequeníssima variação na quantidade demandada após variações de preço, pois trata-se de produto essencial e sem substitutos. - Insulina para diabéticos.
Elasticidade-preço de demanda alta, a quantidade demandada varia sensivelmente com as variações de preço, pois é um produto com diversos substitutos. - Pasta de dentes convencional de uma determinada marca.
Elasticidade-preço de demanda alta, a quantidade demandada varia sensivelmente com as variações de preço, pois é um produto cujo preço médio representa importante parcela do orçamento das famílias, além de não ser um produto essencial. - Televisores.

Identifique para os produtos, ou fatores, abaixo qual o comportamento provável de suas curvas de oferta quanto a suas elasticidades-preço e o motivo para tais comportamentos.
Elasticidade-preço de oferta alta, há grande variação na quantidade ofertada após variações de preço, pois trata-se de fator com pequenas restrições de oferta, sem grande necessidade de treinamento e/ou investimento. - Mão de obra NÃO qualificada.
Elasticidade-preço de oferta baixa, as variações de preço geram pequenas variações na quantidade ofertada, pois é um produto com restrições de oferta, havendo necessidade de treinamento e/ou investimento, que não são possíveis nesse prazo. - Arroz, no curto prazo.
Elasticidade-preço de oferta alta, há grande variação na quantidade ofertada após variações de preço, pois mesmo sendo um produto com restrições de oferta, é possível a realização de investimento e/ou treinamento nesse prazo. - Arroz, no longo prazo.
Elasticidade-preço de oferta baixa, as variações de preço geram pequenas variações na quantidade ofertada, pois é um fator com restrições de oferta, havendo necessidade de treinamento e/ou investimento. - Mão de obra qualificada.

Numa economia de concorrência perfeita onde os bens produzidos e consumidos possuem elasticidades-preço de demanda e de oferta próximas da unidade, analise as afirmativas abaixo, e assinale, para cada uma delas, (V)para Verdadeiro e (F)para Falso.
Se o preço de mercado se encontrar circunstancialmente maior que o preço de equilíbrio, haverá um excesso de quantidade ofertada sobre a quantidade demandada, e o preço tenderá a cair.
Verdadeiro
Falso

Numa economia de concorrência perfeita onde os bens produzidos e consumidos possuem elasticidades-preço de demanda e de oferta próximas da unidade, analise as afirmativas abaixo, e assinale, para cada uma delas, (V)para Verdadeiro e (F)para Falso.
Um aumento no preço de equilíbrio de mercado provocado por um aumento da demanda (em virtude de propaganda ou mudança nos gostos) fará com que, imediatamente, haja um deslocamento para a direita da curva de oferta, já que, quanto maior o preço, maior a oferta.
Verdadeiro
Falso

Numa economia de concorrência perfeita onde os bens produzidos e consumidos possuem elasticidades-preço de demanda e de oferta próximas da unidade, analise as afirmativas abaixo, e assinale, para cada uma delas, (V)para Verdadeiro e (F)para Falso.
Para um determinado produto, houve um aumento de preço de um bem substituto. Isto fará com que a curva de demanda do produto aqui analisado se desloque para a direita, provocando o aumento do seu preço de equilíbrio.
Verdadeiro
Falso

Numa economia de concorrência perfeita onde os bens produzidos e consumidos possuem elasticidades-preço de demanda e de oferta próximas da unidade, analise as afirmativas abaixo, e assinale, para cada uma delas, (V)para Verdadeiro e (F)para Falso.
Uma inovação tecnológica promoveu a redução dos custos de produção de determinado produto, ampliando sua oferta. Na nova condição de equilíbrio, em comparação à anterior, o excedente do produtor aumentou, mas o excedente do consumidor não.
Verdadeiro
Falso

Tomemos na tabela abaixo a oferta e demanda de determinado bem, de acordo com seu preço, em condição de mercado perfeitamente competitivo.
Desenhe o gráfico com as curvas de oferta e de demanda e nele identifique as áreas dos excedentes do produtor e do consumidor. Determine o preço e a quantidade de equilíbrio, bem como os valores em reais dos excedentes do consumidor e do produtor.
a. Preço = 26,00; Quantidade =3; Excedente do consumidor = 6,00; Excedente do produtor = 5,00
b. Preço = 25,00; Quantidade =4; Excedente do consumidor = 8,00; Excedente do produtor = 8,00
c. Preço = 26,00; Quantidade =4; Excedente do consumidor = 8,00; Excedente do produtor = 8,00
d. Preço = 25,00; Quantidade =3; Excedente do consumidor = 6,00; Excedente do produtor = 5,00
e. Preço = 24,00; Quantidade =4; Excedente do consumidor = 6,00; Excedente do produtor = 6,00

Suponha agora que, no caso do exercício anterior, foi estabelecido um tabelamento de preços, fixando este em um máximo de 24,00 reais. Examinando o gráfico e valores que você obteve acima, responda V ou F.
O EP tem uma perda líquida de 5 reais, sendo destes 4 transferidos para o EC.
O EP tem uma perda líquida de 3 reais, sendo destes 2 transferidos para o EC.
O EC tem um ganho líquido de 3 reais.
O EC tem uma perda líquida de 1 real.
A perda conjunta nos benefícios líquidos totais é de 2 reais.

Associe cada uma das hipotéticas respostas do Rei (na coluna da esquerda) com o princípio de justiça social que melhor lhe traduz (na coluna da direita)
Colocai quantidades idênticas de trigo em cada prato e dai um prato para cada tigre; - Princípio da necessidade.
Dai ao mais guloso o dobro do que ao de apetite moderado, e deixai sem trigo o terceiro tigre, que não gosta de trigo; - Princípio da eficiência.
Separai a quantidade de trigo em cada prato de maneira diretamente proporcional à parcela de colaboração de cada tigre para a riqueza deste Reino; - Princípio da equidade.

Avalie qual(is) da(s) assertiva(s) abaixo é (são) verdadeira(s) e qual(is) é (são) falsa(s):
O termo equidade horizontal associa justiça social a tratar de forma idêntica pessoas na mesma situação. Exemplo: contribuintes com capacidades de pagamento similares deveriam pagar a mesma quantia em tributos.
O termo equidade vertical relaciona justiça social a tratamentos desiguais a pessoas desiguais, preferencialmente na medida inversamente proporcional à desigualdade verificada. Exemplo: contribuintes com maior capacidade de pagamento de tributos devem pagar mais - de preferência incidindo alíquotas progressivas, ou seja, maior a alíquota quanto maior a renda.
Uma reforma tributária que passasse a adotar a tese do imposto único com alíquota única significaria uma aplicação do que se entende por equidade horizontal, uma vez que implicaria em tratamento idêntico a todas as pessoas na mesma situação.
Verdadeiro
Verdadeiro
Falso

Identifique, para cada uma das situações descritas a seguir, o princípio de justiça social (necessidade, eficiência ou equidade) que melhor justifica a adoção da meta ou da política discorrida:
O Brasil compromete-se a garantir que, até 2015, as crianças de todas as regiões do país, independentemente de cor/raça e sexo, concluam o ensino fundamental.
Um governo estadual planeja reduzir seus gastos com custeio em 5% em relação aos níveis do ano precedente.
Um protocolo internacional passa a estabelecer metas diferenciadas de redução da emissão de gases poluentes, de tal forma que tais metas sejam maiores quanto mais desenvolvidos sejam os países.
Princípio da necessidade.
Princípio da eficiência.
Princípio da equidade.

Sobre o Princípio da Eficiência, julgue os itens assinalando V ou F:
O conceito de eficiência constitui pilar central da macroeconomia, em que a otimização dos processos em termos de maximização dos ganhos individuais ou sociais vis-à-vis os recursos, por meio dos mecanismos de mercado, constitui sua lógica dominante.
O entendimento geral de tal eficiência é dado no sentido de Pareto, segundo o qual se está em equilíbrio de máxima eficiência quando, por meio de uma realocação no uso dos recursos, não é possível produzir melhorias a uma parte do sistema que produza pioras a outra parte.
A Eficiência Distributiva consiste na geração de um maior ou melhor nível de produção possível, com o mínimo dispêndio na utilização dos recursos, ou seja, busca a combinação ótima dos recursos, que traga a melhor utilização possível do processo produtivo, por meio do melhor uso da organização produtiva e da tecnologia existentes.
A Eficiência Alocativa refere-se à utilização ou alocação dos recursos pela sociedade, entre diversas destinações ou finalidades possíveis, que produza o maior bem-estar possível para o conjunto da sociedade.
FALSO
VERDADEIRO
FALSO
VERDADEIRO

Suponha que o mercado mundial de café é suprido basicamente por Brasil, Colômbia e Quênia, cada um suprindo 40%, 35% e 25% do mercado. Em um dado ano, uma seca no Brasil provocou a redução de sua safra de café em 50%. Assumindo que não há estoque de café passando de um ano a outro, que poderia suprir essa redução de oferta devido à seca, a curva de oferta de café pode ser entendida como uma linha vertical. Considerando o excedente dos produtores, no ano normal (área a + b) e no ano de seca no Brasil (área a + c), associe verdadeiro ou falso para as seguintes afirmacoes:
Se a demanda por café for elástica, o excedente total dos produtores reduzirá no ano de seca, e os excedentes individuais de cada produtor, Brasil, Colômbia e Quênia, também serão reduzidos.
Se a demanda por café for elástica, o excedente total dos produtores reduzirá no ano de seca, mas os excedentes individuais de Colômbia e Quênia irão aumentar.
Se a demanda por café for inelástica, o excedente total dos produtores aumentará no ano de seca.
Se a demanda por café for inelástica, os excedentes individuais de cada produtor, Brasil, Colômbia e Quênia, serão maiores no ano de seca que em um ano normal.
Falso
Verdadeiro
Verdadeiro
Falso

Considerando a mesma situação do exercício anterior, o que ocorrerá com o benefício social líquido quanto ao consumo de café no ano de seca, em relação ao ano anterior, de produção normal de café? E por quê? Considere o mercado global de café, ao invés de apenas os países citados.
Se a demanda por café for elástica, o benefício social líquido será reduzido, pela redução dos benefícios dos produtores e dos benefícios dos consumidores; mas se a demanda por café for inelástica, o benefício social líquido aumentará, pois o aumento do benefício dos produtores será superior à redução dos benefícios dos consumidores.
O benefício social líquido será o mesmo, pois, apesar de ocorrer uma redução no consumo, a produção também foi reduzida, consumindo uma quantidade menor de fatores (capital, trabalho e terra) da sociedade.
O benefício social líquido será reduzido, pela redução do excedente do consumidor e do excedente do produtor, somados, devido à redução da oferta, e consequentemente da quantidade consumida.
O benefício social líquido irá aumentar, pois o aumento do benefício dos produtores do Quênia e da Colômbia propiciará a melhora da qualidade de vida nestes dois países, em detrimento da redução do excedente dos consumidores de café nos países ricos.
Correto!
Incorreto!
Correto!
Incorreto!

Suponha que você foi contratado pela rede de distribuição de gasolina PetroVerde, cuja participação era de cerca de 20% do mercado onde atuava. O gerente da PetroVerde sempre ouviu falar que a demanda por combustíveis, e em particular por gasolina, era inelástica. Baseado nisso, ele o incumbiu de estimar a elasticidade-preço de demanda da gasolina vendida pela PetroVerde, para avaliar o quanto ele poderia aumentar seu preço de venda de forma a maximizar o lucro da empresa. Com base nestas informações, qual das seguintes alternativas você considera que seja o resultado mais provável que você irá encontrar?
A demanda pela gasolina da PetroVerde é tão inelástica quanto a demanda global por gasolina, fornecida por todos os fornecedores.
A demanda pela gasolina da PetroVerde é mais inelástica que a demanda global por gasolina, visto que os consumidores da gasolina da PetroVerde valorizam sua imagem de preocupada com o meio ambiente.
A demanda pela gasolina da PetroVerde é elástica, isto é, sensível aos preços, pois os consumidores consideram a gasolina de outras marcas como um substituto da gasolina da PetroVerde.
A demanda pela gasolina da PetroVerde é elástica, isto é, sensível aos preços, pois sua estrutura de custos é mais enxuta que de seus concorrentes.
Incorreto!
Incorreto!
Correto!
Incorreto!

Suponha uma situação inicial de equilíbrio no mercado de automóveis, e a ocorrência de duas alterações simultâneas: um aumento no preço do aço, principal matéria-prima da indústria de automóveis, e a oferta de crédito facilitado — juros baixos e prazos longos — para a compra de veículos. O que podemos afirmar acerca do efeito combinado disso sobre o mercado de automóveis?
O preço de equilíbrio diminui, enquanto a quantidade transacionada pode tanto aumentar, diminuir ou permanecer constante.
O preço de equilíbrio pode tanto aumentar, diminuir ou permanecer constante, mas a quantidade transacionada aumenta.
O preço de equilíbrio pode tanto aumentar, diminuir ou permanecer constante, mas a quantidade transacionada diminui.
O preço de equilíbrio aumenta, enquanto a quantidade transacionada pode tanto aumentar, diminuir ou permanecer constante.

Tomemos na tabela abaixo a oferta e demanda de determinado bem, de acordo com seu preço, em condição de mercado perfeitamente competitivo.
Com base nessa informação, responda acerca da variação dos Excedentes do Consumidor e do Produtor relativas à situação anterior.
a. O Excedente do Produtor aumentou 2 reais, o Excedente do Consumidor aumentou 4 reais, tendo havido uma transferência de 2 reais do Excedente do Produtor para o Excedente do Consumidor.
b. O Excedente do Produtor reduziu 2 reais, o Excedente do Consumidor aumentou 4 reais, tendo havido uma transferência de 2 reais do Excedente do Produtor para o Excedente do Consumidor.
c. O Excedente do Produtor reduziu 1 real, o Excedente do Consumidor reduziu 4 reais, tendo havido uma transferência de 3 reais do Excedente do Consumidor para o Excedente do Produtor.
d. O Excedente do Produtor reduziu 1 real, o Excedente do Consumidor aumentou 4 reais, tendo havido uma transferência de 3 reais do Excedente do Produtor para o Excedente do Consumidor.
e. O Excedente do Produtor aumentou 2 reais, o Excedente do Consumidor reduziu 4 reais, tendo havido uma transferência de 3 reais do Excedente do Consumidor para o Excedente do Produtor.

Sobre Equidade e Justiça Social, assinale a alternativa correta:
a. Em sendo a justiça social um objetivo, o mesmo tratamento deve ser dado a indivíduos de um mesmo grupo ('tratar igualmente aos iguais').
b. Ao aplicarmos o mesmo tratamento a indivíduos que se encontram inicialmente em condições desiguais, estaríamos minimizando essas desigualdades.
c. Equidade se confunde com igualdade.
d. Dada a pluralidade de gostos e necessidades do ser humano, equidade só estará próxima à igualdade quando se discutir a distribuição de algo entre desiguais.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Identifique para os produtos abaixo qual o comportamento provável de suas curvas de demanda quanto a suas elasticidades-preço e o motivo para tais comportamentos.
Elasticidade-preço de demanda baixa, há pequena variação na quantidade demandada após variações de preço, pois trata-se de produto essencial e com pouquíssimos substitutos. - Energia elétrica.
Elasticidade-preço de demanda baixa, há pequeníssima variação na quantidade demandada após variações de preço, pois trata-se de produto essencial e sem substitutos. - Insulina para diabéticos.
Elasticidade-preço de demanda alta, a quantidade demandada varia sensivelmente com as variações de preço, pois é um produto com diversos substitutos. - Pasta de dentes convencional de uma determinada marca.
Elasticidade-preço de demanda alta, a quantidade demandada varia sensivelmente com as variações de preço, pois é um produto cujo preço médio representa importante parcela do orçamento das famílias, além de não ser um produto essencial. - Televisores.

Identifique para os produtos, ou fatores, abaixo qual o comportamento provável de suas curvas de oferta quanto a suas elasticidades-preço e o motivo para tais comportamentos.
Elasticidade-preço de oferta alta, há grande variação na quantidade ofertada após variações de preço, pois trata-se de fator com pequenas restrições de oferta, sem grande necessidade de treinamento e/ou investimento. - Mão de obra NÃO qualificada.
Elasticidade-preço de oferta baixa, as variações de preço geram pequenas variações na quantidade ofertada, pois é um produto com restrições de oferta, havendo necessidade de treinamento e/ou investimento, que não são possíveis nesse prazo. - Arroz, no curto prazo.
Elasticidade-preço de oferta alta, há grande variação na quantidade ofertada após variações de preço, pois mesmo sendo um produto com restrições de oferta, é possível a realização de investimento e/ou treinamento nesse prazo. - Arroz, no longo prazo.
Elasticidade-preço de oferta baixa, as variações de preço geram pequenas variações na quantidade ofertada, pois é um fator com restrições de oferta, havendo necessidade de treinamento e/ou investimento. - Mão de obra qualificada.

Numa economia de concorrência perfeita onde os bens produzidos e consumidos possuem elasticidades-preço de demanda e de oferta próximas da unidade, analise as afirmativas abaixo, e assinale, para cada uma delas, (V)para Verdadeiro e (F)para Falso.
Se o preço de mercado se encontrar circunstancialmente maior que o preço de equilíbrio, haverá um excesso de quantidade ofertada sobre a quantidade demandada, e o preço tenderá a cair.
Verdadeiro
Falso

Numa economia de concorrência perfeita onde os bens produzidos e consumidos possuem elasticidades-preço de demanda e de oferta próximas da unidade, analise as afirmativas abaixo, e assinale, para cada uma delas, (V)para Verdadeiro e (F)para Falso.
Um aumento no preço de equilíbrio de mercado provocado por um aumento da demanda (em virtude de propaganda ou mudança nos gostos) fará com que, imediatamente, haja um deslocamento para a direita da curva de oferta, já que, quanto maior o preço, maior a oferta.
Verdadeiro
Falso

Numa economia de concorrência perfeita onde os bens produzidos e consumidos possuem elasticidades-preço de demanda e de oferta próximas da unidade, analise as afirmativas abaixo, e assinale, para cada uma delas, (V)para Verdadeiro e (F)para Falso.
Para um determinado produto, houve um aumento de preço de um bem substituto. Isto fará com que a curva de demanda do produto aqui analisado se desloque para a direita, provocando o aumento do seu preço de equilíbrio.
Verdadeiro
Falso

Numa economia de concorrência perfeita onde os bens produzidos e consumidos possuem elasticidades-preço de demanda e de oferta próximas da unidade, analise as afirmativas abaixo, e assinale, para cada uma delas, (V)para Verdadeiro e (F)para Falso.
Uma inovação tecnológica promoveu a redução dos custos de produção de determinado produto, ampliando sua oferta. Na nova condição de equilíbrio, em comparação à anterior, o excedente do produtor aumentou, mas o excedente do consumidor não.
Verdadeiro
Falso

Tomemos na tabela abaixo a oferta e demanda de determinado bem, de acordo com seu preço, em condição de mercado perfeitamente competitivo.
Desenhe o gráfico com as curvas de oferta e de demanda e nele identifique as áreas dos excedentes do produtor e do consumidor. Determine o preço e a quantidade de equilíbrio, bem como os valores em reais dos excedentes do consumidor e do produtor.
a. Preço = 26,00; Quantidade =3; Excedente do consumidor = 6,00; Excedente do produtor = 5,00
b. Preço = 25,00; Quantidade =4; Excedente do consumidor = 8,00; Excedente do produtor = 8,00
c. Preço = 26,00; Quantidade =4; Excedente do consumidor = 8,00; Excedente do produtor = 8,00
d. Preço = 25,00; Quantidade =3; Excedente do consumidor = 6,00; Excedente do produtor = 5,00
e. Preço = 24,00; Quantidade =4; Excedente do consumidor = 6,00; Excedente do produtor = 6,00

Suponha agora que, no caso do exercício anterior, foi estabelecido um tabelamento de preços, fixando este em um máximo de 24,00 reais. Examinando o gráfico e valores que você obteve acima, responda V ou F.
O EP tem uma perda líquida de 5 reais, sendo destes 4 transferidos para o EC.
O EP tem uma perda líquida de 3 reais, sendo destes 2 transferidos para o EC.
O EC tem um ganho líquido de 3 reais.
O EC tem uma perda líquida de 1 real.
A perda conjunta nos benefícios líquidos totais é de 2 reais.

Associe cada uma das hipotéticas respostas do Rei (na coluna da esquerda) com o princípio de justiça social que melhor lhe traduz (na coluna da direita)
Colocai quantidades idênticas de trigo em cada prato e dai um prato para cada tigre; - Princípio da necessidade.
Dai ao mais guloso o dobro do que ao de apetite moderado, e deixai sem trigo o terceiro tigre, que não gosta de trigo; - Princípio da eficiência.
Separai a quantidade de trigo em cada prato de maneira diretamente proporcional à parcela de colaboração de cada tigre para a riqueza deste Reino; - Princípio da equidade.

Avalie qual(is) da(s) assertiva(s) abaixo é (são) verdadeira(s) e qual(is) é (são) falsa(s):
O termo equidade horizontal associa justiça social a tratar de forma idêntica pessoas na mesma situação. Exemplo: contribuintes com capacidades de pagamento similares deveriam pagar a mesma quantia em tributos.
O termo equidade vertical relaciona justiça social a tratamentos desiguais a pessoas desiguais, preferencialmente na medida inversamente proporcional à desigualdade verificada. Exemplo: contribuintes com maior capacidade de pagamento de tributos devem pagar mais - de preferência incidindo alíquotas progressivas, ou seja, maior a alíquota quanto maior a renda.
Uma reforma tributária que passasse a adotar a tese do imposto único com alíquota única significaria uma aplicação do que se entende por equidade horizontal, uma vez que implicaria em tratamento idêntico a todas as pessoas na mesma situação.
Verdadeiro
Verdadeiro
Falso

Identifique, para cada uma das situações descritas a seguir, o princípio de justiça social (necessidade, eficiência ou equidade) que melhor justifica a adoção da meta ou da política discorrida:
O Brasil compromete-se a garantir que, até 2015, as crianças de todas as regiões do país, independentemente de cor/raça e sexo, concluam o ensino fundamental.
Um governo estadual planeja reduzir seus gastos com custeio em 5% em relação aos níveis do ano precedente.
Um protocolo internacional passa a estabelecer metas diferenciadas de redução da emissão de gases poluentes, de tal forma que tais metas sejam maiores quanto mais desenvolvidos sejam os países.
Princípio da necessidade.
Princípio da eficiência.
Princípio da equidade.

Sobre o Princípio da Eficiência, julgue os itens assinalando V ou F:
O conceito de eficiência constitui pilar central da macroeconomia, em que a otimização dos processos em termos de maximização dos ganhos individuais ou sociais vis-à-vis os recursos, por meio dos mecanismos de mercado, constitui sua lógica dominante.
O entendimento geral de tal eficiência é dado no sentido de Pareto, segundo o qual se está em equilíbrio de máxima eficiência quando, por meio de uma realocação no uso dos recursos, não é possível produzir melhorias a uma parte do sistema que produza pioras a outra parte.
A Eficiência Distributiva consiste na geração de um maior ou melhor nível de produção possível, com o mínimo dispêndio na utilização dos recursos, ou seja, busca a combinação ótima dos recursos, que traga a melhor utilização possível do processo produtivo, por meio do melhor uso da organização produtiva e da tecnologia existentes.
A Eficiência Alocativa refere-se à utilização ou alocação dos recursos pela sociedade, entre diversas destinações ou finalidades possíveis, que produza o maior bem-estar possível para o conjunto da sociedade.
FALSO
VERDADEIRO
FALSO
VERDADEIRO

Suponha que o mercado mundial de café é suprido basicamente por Brasil, Colômbia e Quênia, cada um suprindo 40%, 35% e 25% do mercado. Em um dado ano, uma seca no Brasil provocou a redução de sua safra de café em 50%. Assumindo que não há estoque de café passando de um ano a outro, que poderia suprir essa redução de oferta devido à seca, a curva de oferta de café pode ser entendida como uma linha vertical. Considerando o excedente dos produtores, no ano normal (área a + b) e no ano de seca no Brasil (área a + c), associe verdadeiro ou falso para as seguintes afirmacoes:
Se a demanda por café for elástica, o excedente total dos produtores reduzirá no ano de seca, e os excedentes individuais de cada produtor, Brasil, Colômbia e Quênia, também serão reduzidos.
Se a demanda por café for elástica, o excedente total dos produtores reduzirá no ano de seca, mas os excedentes individuais de Colômbia e Quênia irão aumentar.
Se a demanda por café for inelástica, o excedente total dos produtores aumentará no ano de seca.
Se a demanda por café for inelástica, os excedentes individuais de cada produtor, Brasil, Colômbia e Quênia, serão maiores no ano de seca que em um ano normal.
Falso
Verdadeiro
Verdadeiro
Falso

Considerando a mesma situação do exercício anterior, o que ocorrerá com o benefício social líquido quanto ao consumo de café no ano de seca, em relação ao ano anterior, de produção normal de café? E por quê? Considere o mercado global de café, ao invés de apenas os países citados.
Se a demanda por café for elástica, o benefício social líquido será reduzido, pela redução dos benefícios dos produtores e dos benefícios dos consumidores; mas se a demanda por café for inelástica, o benefício social líquido aumentará, pois o aumento do benefício dos produtores será superior à redução dos benefícios dos consumidores.
O benefício social líquido será o mesmo, pois, apesar de ocorrer uma redução no consumo, a produção também foi reduzida, consumindo uma quantidade menor de fatores (capital, trabalho e terra) da sociedade.
O benefício social líquido será reduzido, pela redução do excedente do consumidor e do excedente do produtor, somados, devido à redução da oferta, e consequentemente da quantidade consumida.
O benefício social líquido irá aumentar, pois o aumento do benefício dos produtores do Quênia e da Colômbia propiciará a melhora da qualidade de vida nestes dois países, em detrimento da redução do excedente dos consumidores de café nos países ricos.
Correto!
Incorreto!
Correto!
Incorreto!

Suponha que você foi contratado pela rede de distribuição de gasolina PetroVerde, cuja participação era de cerca de 20% do mercado onde atuava. O gerente da PetroVerde sempre ouviu falar que a demanda por combustíveis, e em particular por gasolina, era inelástica. Baseado nisso, ele o incumbiu de estimar a elasticidade-preço de demanda da gasolina vendida pela PetroVerde, para avaliar o quanto ele poderia aumentar seu preço de venda de forma a maximizar o lucro da empresa. Com base nestas informações, qual das seguintes alternativas você considera que seja o resultado mais provável que você irá encontrar?
A demanda pela gasolina da PetroVerde é tão inelástica quanto a demanda global por gasolina, fornecida por todos os fornecedores.
A demanda pela gasolina da PetroVerde é mais inelástica que a demanda global por gasolina, visto que os consumidores da gasolina da PetroVerde valorizam sua imagem de preocupada com o meio ambiente.
A demanda pela gasolina da PetroVerde é elástica, isto é, sensível aos preços, pois os consumidores consideram a gasolina de outras marcas como um substituto da gasolina da PetroVerde.
A demanda pela gasolina da PetroVerde é elástica, isto é, sensível aos preços, pois sua estrutura de custos é mais enxuta que de seus concorrentes.
Incorreto!
Incorreto!
Correto!
Incorreto!

Suponha uma situação inicial de equilíbrio no mercado de automóveis, e a ocorrência de duas alterações simultâneas: um aumento no preço do aço, principal matéria-prima da indústria de automóveis, e a oferta de crédito facilitado — juros baixos e prazos longos — para a compra de veículos. O que podemos afirmar acerca do efeito combinado disso sobre o mercado de automóveis?
O preço de equilíbrio diminui, enquanto a quantidade transacionada pode tanto aumentar, diminuir ou permanecer constante.
O preço de equilíbrio pode tanto aumentar, diminuir ou permanecer constante, mas a quantidade transacionada aumenta.
O preço de equilíbrio pode tanto aumentar, diminuir ou permanecer constante, mas a quantidade transacionada diminui.
O preço de equilíbrio aumenta, enquanto a quantidade transacionada pode tanto aumentar, diminuir ou permanecer constante.

Tomemos na tabela abaixo a oferta e demanda de determinado bem, de acordo com seu preço, em condição de mercado perfeitamente competitivo.
Com base nessa informação, responda acerca da variação dos Excedentes do Consumidor e do Produtor relativas à situação anterior.
a. O Excedente do Produtor aumentou 2 reais, o Excedente do Consumidor aumentou 4 reais, tendo havido uma transferência de 2 reais do Excedente do Produtor para o Excedente do Consumidor.
b. O Excedente do Produtor reduziu 2 reais, o Excedente do Consumidor aumentou 4 reais, tendo havido uma transferência de 2 reais do Excedente do Produtor para o Excedente do Consumidor.
c. O Excedente do Produtor reduziu 1 real, o Excedente do Consumidor reduziu 4 reais, tendo havido uma transferência de 3 reais do Excedente do Consumidor para o Excedente do Produtor.
d. O Excedente do Produtor reduziu 1 real, o Excedente do Consumidor aumentou 4 reais, tendo havido uma transferência de 3 reais do Excedente do Produtor para o Excedente do Consumidor.
e. O Excedente do Produtor aumentou 2 reais, o Excedente do Consumidor reduziu 4 reais, tendo havido uma transferência de 3 reais do Excedente do Consumidor para o Excedente do Produtor.

Sobre Equidade e Justiça Social, assinale a alternativa correta:
a. Em sendo a justiça social um objetivo, o mesmo tratamento deve ser dado a indivíduos de um mesmo grupo ('tratar igualmente aos iguais').
b. Ao aplicarmos o mesmo tratamento a indivíduos que se encontram inicialmente em condições desiguais, estaríamos minimizando essas desigualdades.
c. Equidade se confunde com igualdade.
d. Dada a pluralidade de gostos e necessidades do ser humano, equidade só estará próxima à igualdade quando se discutir a distribuição de algo entre desiguais.

Prévia do material em texto

31/05/2019 Exercício Avaliativo 2
https://mooc.escolavirtual.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=3358237 1/25
Painel / Meus cursos / Microeconomia
/ Módulo 2 – Demanda, Oferta, Sistema de Mercado, Eficiência e Equidade / Exercício Avaliativo 2
Iniciado em sexta, 31 mai 2019, 16:58
Estado Finalizada
Concluída em sexta, 31 mai 2019, 17:10
Tempo
empregado 12 minutos 7 segundos
Notas 14,00/17,00
Avaliar 41,18 de um máximo de 50,00(82%)
31/05/2019 Exercício Avaliativo 2
https://mooc.escolavirtual.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=3358237 2/25
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Identifique para os produtos abaixo qual o comportamento provável de
suas curvas de demanda quanto a suas elasticidades-preço e o motivo para
tais comportamentos.
Elasticidade-
preço de
demanda
baixa, há
pequena
variação na
quantidade
demandada
após
variações de
preço, pois
trata-se de
produto
essencial e
com
pouquíssimos
substitutos. 
Energia elétrica

Elasticidade-
preço de
demanda
baixa, há
pequeníssima
variação na
quantidade
demandada
após
variações de
preço, pois
trata-se de
produto
essencial e
sem
substitutos.
Insulina para diabéticos

Elasticidade-
preço de
demanda alta,
a quantidade
demandada
varia
sensivelmente
com as
variações de
preço, pois é
um produto
com diversos
substitutos.
Pasta de dentes convencional de uma determinada marca

31/05/2019 Exercício Avaliativo 2
https://mooc.escolavirtual.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=3358237 3/25
Elasticidade-
preço de
demanda alta,
a quantidade
demandada
varia
sensivelmente
com as
variações de
preço, pois é
um produto
cujo preço
médio
representa
importante
parcela do
orçamento
das famílias,
além de não
ser um
produto
essencial.
Televisores

Em caso de dúvida sobre esta questão, revise o tema da elasticidade-preço
da demanda, no tópico 3.1.
Elasticidade-preço de demanda baixa, há pequena variação na quantidade
demandada após variações de preço, pois trata-se de produto essencial e
com pouquíssimos substitutos. - Energia elétrica. 
Elasticidade-preço de demanda baixa, há pequeníssima variação na
quantidade demandada após variações de preço, pois trata-se de produto
essencial e sem substitutos. - Insulina para diabéticos. 
Elasticidade-preço de demanda alta, a quantidade demandada varia
sensivelmente com as variações de preço, pois é um produto com diversos
substitutos. - Pasta de dentes convencional de uma determinada marca. 
Elasticidade-preço de demanda alta, a quantidade demandada varia
sensivelmente com as variações de preço, pois é um produto cujo preço
médio representa importante parcela do orçamento das famílias, além de
não ser um produto essencial. - Televisores. 
31/05/2019 Exercício Avaliativo 2
https://mooc.escolavirtual.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=3358237 4/25
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Identifique para os produtos, ou fatores, abaixo qual o comportamento
provável de suas curvas de oferta quanto a suas elasticidades-preço e o
motivo para tais comportamentos.
Elasticidade-preço de oferta alta,
há grande variação na quantidade
ofertada após variações de preço,
pois trata-se de fator com
pequenas restrições de oferta,
sem grande necessidade de
treinamento e/ou investimento.
Mão de obra NÃO qualificada

Elasticidade-preço de oferta baixa,
as variações de preço geram
pequenas variações na
quantidade ofertada, pois é um
produto com restrições de oferta,
havendo necessidade de
treinamento e/ou investimento,
que não são possíveis nesse
prazo.
Arroz, no curto prazo

Elasticidade-preço de oferta alta,
há grande variação na quantidade
ofertada após variações de preço,
pois mesmo sendo um produto
com restrições de oferta, é
possível a realização de
investimento e/ou treinamento
nesse prazo.
Arroz, no longo prazo

Elasticidade-preço de oferta baixa,
as variações de preço geram
pequenas variações na
quantidade ofertada, pois é um
fator com restrições de oferta,
havendo necessidade de
treinamento e/ou investimento.
Mão de obra qualificada

Em caso de dúvida sobre esta questão, revise o tema da elasticidade-preço
da oferta, no tópico 3.2. 
Elasticidade-preço de oferta alta, há grande variação na quantidade ofertada
após variações de preço, pois trata-se de fator com pequenas restrições de
oferta, sem grande necessidade de treinamento e/ou investimento. - Mão
de obra NÃO qualificada. 
Elasticidade-preço de oferta baixa, as variações de preço geram pequenas
variações na quantidade ofertada, pois é um produto com restrições de
oferta, havendo necessidade de treinamento e/ou investimento, que não
são possíveis nesse prazo. - Arroz, no curto prazo. 
Elasticidade-preço de oferta alta, há grande variação na quantidade ofertada
após variações de preço, pois mesmo sendo um produto com restrições de
oferta, é possível a realização de investimento e/ou treinamento nesse
prazo. -Arroz, no longo prazo.
31/05/2019 Exercício Avaliativo 2
https://mooc.escolavirtual.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=3358237 5/25
Elasticidade-preço de oferta baixa, as variações de preço geram pequenas
variações na quantidade ofertada, pois é um fator com restrições de oferta,
havendo necessidade de treinamento e/ou investimento. - Mão de obra
qualificada. 
31/05/2019 Exercício Avaliativo 2
https://mooc.escolavirtual.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=3358237 6/25
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Numa economia de concorrência perfeita onde os bens produzidos e
consumidos possuem elasticidades-preço de demanda e de oferta próximas
da unidade, analise as afirmativas abaixo, e assinale, para cada uma delas,
(V)para Verdadeiro e (F)para Falso.
Se o preço de mercado se encontrar
circunstancialmente maior que o preço de
equilíbrio, haverá um excesso de quantidade
ofertada sobre a quantidade demandada, e o preço
tenderá a cair.
Verdadeiro

Um aumento no preço de equilíbrio de mercado
provocado por um aumento da demanda (em
virtude de propaganda ou mudança nos gostos) fará
com que, imediatamente, haja um deslocamento
para a direita da curva de oferta, já que, quanto
maior o preço, maior a oferta.
Falso

Um aumento no preço dos insumos utilizados na
produção de um determinado bem fará,
necessariamente, com que a curva de oferta se
desloque para a direita, provocando aumento no
preço de equilíbrio.
Falso

Para um determinado produto, houve um aumento
de preço de um bem substituto. Isto fará com que a
curva de demanda do produto aqui analisado se
desloque para a direita, provocando o aumento do
seu preço de equilíbrio.
Verdadeiro

Uma inovação tecnológica promoveu a redução dos
custos de produção de determinado produto,
ampliando sua oferta. Na nova condição de
equilíbrio, em comparação à anterior, o excedente
do produtor aumentou, mas o excedente do
consumidor não.
Falso

1 - VERDADEIRO. Com o preço atualmente cobrado superior ao preço de
equilíbrio, os produtores irão ofertar uma quantidade superior à quantidade de
equilíbrio. Já os consumidores demandarão uma quantidade menor que a
quantidade de equilíbrio. Assim, haverá um excesso de oferta, ou seja, uma
quantidade de produtos para a qual não haverá demanda dos consumidores ao
preço estabelecido. Desta forma, para viabilizar a venda desta quantidade em
excesso, o preço deverá cair, aumentando a demanda dos consumidores.
2 - FALSO. Um aumento da demanda, isto é, o deslocamento da curva de
demanda para a direita, provoca um aumento do preço de equilíbrio.
Entretanto, apesar de nesta nova condição de equilíbrio a quantidade
produzida, e consumida, ser maior, isto não é provocado pelo deslocamento da
curva de oferta, mas sim pelo novo ponto de interseção entre oferta e demanda
estar mais a direita na curva de oferta.
3 - FALSO. Um aumento nopreço dos insumos de determinado bem provoca o
aumento dos custos de produção, deslocando a curva de oferta para a
esquerda. Para um mesmo patamar de produção, os custos de produção são
31/05/2019 Exercício Avaliativo 2
https://mooc.escolavirtual.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=3358237 7/25
maiores, aumentando o preço mínimo que as firmas estão dispostas a vender
estes produtos. Analisando de outra forma, a um mesmo patamar de custo de
produção, a quantidade ofertada será menor. O preço de equilíbrio irá sim
aumentar, mas devido ao deslocamento da curva de oferta para a esquerda, e
não para a direita.
4 - VERDADEIRO. Se um produto sofre aumento de preço, os consumidores
tendem a migrar seu consumo para produtos substitutos, provocando o
aumento de demanda destes produtos substitutos, deslocando suas curvas de
demanda para a direita. Com este aumento de demanda, a nova condição de
equilíbrio encontra-se mais a direita, em uma quantidade superior, mas em um
preço também superior.
5 - FALSO. A ampliação da oferta significa que a curva de oferta se deslocou para
a direita, levando a um novo equilíbrio com maior quantidade produzida, e a
um preço mais baixo que no equilíbrio original. A curva de demanda não se
alterou. O excedente do consumidor aumentou, e o excedente do produtor
também. Observe que devido a inovação tecnológica não beneficiou apenas os
produtores, com menores custos. Parte do benefício foi repartida com os
consumidores, através de maior quantidade ofertada e a menor preço.
31/05/2019 Exercício Avaliativo 2
https://mooc.escolavirtual.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=3358237 8/25
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Tomemos na tabela abaixo a oferta e demanda de determinado bem, de
acordo com seu preço, em condição de mercado perfeitamente competitivo.
Reais Quantidade Demandada Quantidade Ofertada
22,00 8 0
23,00 7 1
24,00 6 2
25,00 5 3
26,00 4 4
27,00 3 5
28,00 2 6
29,00 1 7
30,00 0 8
Desenhe o gráfico com as curvas de oferta e de demanda e nele identifique
as áreas dos excedentes do produtor e do consumidor. Determine o preço e
a quantidade de equilíbrio, bem como os valores em reais dos excedentes
do consumidor e do produtor.
 
a. Preço = 26,00; Quantidade =3; Excedente do consumidor = 6,00;
Excedente do produtor = 5,00
b. Preço = 25,00; Quantidade =4; Excedente do consumidor = 8,00;
Excedente do produtor = 8,00
c. Preço = 26,00; Quantidade =4; Excedente do consumidor = 8,00;
Excedente do produtor = 8,00 
d. Preço = 25,00; Quantidade =3; Excedente do consumidor = 6,00;
Excedente do produtor = 5,00
e. Preço = 24,00; Quantidade =4; Excedente do consumidor = 6,00;
Excedente do produtor = 6,00
A resposta é: Preço = 26,00; Quantidade =4; Excedente do consumidor =
8,00; Excedente do produtor = 8,00
31/05/2019 Exercício Avaliativo 2
https://mooc.escolavirtual.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=3358237 9/25
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Suponha agora que, no caso do exercício anterior, foi estabelecido um
tabelamento de preços, fixando este em um máximo de 24,00 reais.
Examinando o gráfico e valores que você obteve acima, responda V ou F.
O EP tem uma perda líquida de 5 reais, sendo destes
4 transferidos para o EC.
Verdadeiro

O EP tem uma perda líquida de 3 reais, sendo destes
2 transferidos para o EC.
Falso

O EC tem um ganho líquido de 3 reais. Verdadeiro

O EC tem uma perda líquida de 1 real. Falso

A perda conjunta nos benefícios líquidos totais é de
2 reais.
Verdadeiro

O EP tem uma perda líquida de 5 reais, sendo destes 4 transferidos para o
EC. - Verdadeiro. 
O EP tem uma perda líquida de 3 reais, sendo destes 2 transferidos para o
EC. -  Falso. 
O EC tem um ganho líquido de 3 reais. -  Verdadeiro. 
O EC tem uma perda líquida de 1 real. -  Falso. 
A perda conjunta nos benefícios líquidos totais é de 2 reais. -  Verdadeiro. 
31/05/2019 Exercício Avaliativo 2
https://mooc.escolavirtual.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=3358237 10/25
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Um rei justo e magnânimo ordenou a seu fiel escudeiro:
- Trazei três pratos de trigo para três tigres tristes comerem.
Ao que seu súdito respondeu, perguntando:
- Sim, Majestade. Como devo dividir o trigo entre os três tigres tristes?
Associe cada uma das hipotéticas respostas do Rei (na coluna da esquerda)
com o princípio de justiça social que melhor lhe traduz (na coluna da direita)
Colocai quantidades idênticas de trigo
em cada prato e dai um prato para
cada tigre;
Princípio da necessidade

Dai ao mais guloso o dobro do que ao
de apetite moderado, e deixai sem
trigo o terceiro tigre, que não gosta de
trigo;
Princípio da eficiência

Separai a quantidade de trigo em cada
prato de maneira diretamente
proporcional à parcela de colaboração
de cada tigre para a riqueza deste
Reino;
Princípio da equidade

Em caso de dúvida nesta questão, revise os tópicos 4.1.1 a 4.1.3.
Colocai quantidades idênticas de trigo em cada prato e dai um prato para
cada tigre; - Princípio da necessidade 
Dai ao mais guloso o dobro do que ao de apetite moderado, e deixai sem
trigo o terceiro tigre, que não gosta de trigo; - Princípio da eficiência 
Separai a quantidade de trigo em cada prato de maneira diretamente
proporcional à parcela de colaboração de cada tigre para a riqueza deste
Reino; - Princípio da equidade 
31/05/2019 Exercício Avaliativo 2
https://mooc.escolavirtual.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=3358237 11/25
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Avalie qual(is) da(s) assertiva(s) abaixo é (são) verdadeira(s) e qual(is) é (são)
falsa(s):
O termo equidade horizontal associa justiça social a
tratar de forma idêntica pessoas na mesma
situação. Exemplo: contribuintes com capacidades
de pagamento similares deveriam pagar a mesma
quantia em tributos.
Verdadeiro

O termo equidade vertical relaciona justiça social a
tratamentos desiguais a pessoas desiguais,
preferencialmente na medida inversamente
proporcional à desigualdade verificada. Exemplo:
contribuintes com maior capacidade de pagamento
de tributos devem pagar mais - de preferência
incidindo alíquotas progressivas, ou seja, maior a
alíquota quanto maior a renda.
Verdadeiro

Uma reforma tributária que passasse a adotar a
tese do imposto único com alíquota única
significaria uma aplicação do que se entende por
equidade horizontal, uma vez que implicaria em
tratamento idêntico a todas as pessoas na mesma
situação.
Falso

Em caso de dúvida nesta questão, revise o tópico 4.1.
O termo equidade horizontal associa justiça social a tratar de forma idêntica
pessoas na mesma situação. Exemplo: contribuintes com capacidades de
pagamento similares deveriam pagar a mesma quantia em tributos.
- Verdadeiro 
O termo equidade vertical relaciona justiça social a tratamentos desiguais a
pessoas desiguais, preferencialmente na medida inversamente proporcional
à desigualdade verificada. Exemplo: contribuintes com maior capacidade de
pagamento de tributos devem pagar mais - de preferência incidindo
alíquotas progressivas, ou seja, maior a alíquota quanto maior a renda.
- Verdadeiro 
Uma reforma tributária que passasse a adotar a tese do imposto único com
alíquota única significaria uma aplicação do que se entende por equidade
horizontal, uma vez que implicaria em tratamento idêntico a todas as
pessoas na mesma situação. - Falso 
31/05/2019 Exercício Avaliativo 2
https://mooc.escolavirtual.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=3358237 12/25
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Classifique as colunas de acordo com os conceitos de Eficiência, Eficácia e
Efetividade: 
A capacidade de consecução e atingimento das
metas estabelecidas. 
EFICÁCIA

A capacidade de realização de ações, obtendo-se o
máximo de resultados com o menordispêndio de
recursos. 
EFICIÊNCIA

A capacidade de fazer com que os resultados das
ações empreendidas e das metas alcançadas
atinjam os propósitos maiores da política ou
projeto junto à sociedade. 
EFETIVIDADE

Sua resposta está correta.
31/05/2019 Exercício Avaliativo 2
https://mooc.escolavirtual.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=3358237 13/25
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Identifique, para cada uma das situações descritas a seguir, o princípio de
justiça social (necessidade, eficiência ou equidade) que melhor justifica a
adoção da meta ou da política discorrida:
 
O Brasil compromete-se a garantir
que, até 2015, as crianças de todas as
regiões do país, independentemente
de cor/raça e sexo, concluam o ensino
fundamental. 
(Princípio da ____________________)
Princípio da necessidade.

Um governo estadual planeja reduzir
seus gastos com custeio em 5% em
relação aos níveis do ano precedente. 
(Princípio da ____________________)
Princípio da eficiência.

Um protocolo internacional passa a
estabelecer metas diferenciadas de
redução da emissão de gases
poluentes, de tal forma que tais metas
sejam maiores quanto mais
desenvolvidos sejam os países. 
(Princípio da ____________________)
Princípio da equidade.

Em caso de dúvida sobre essa questão, revise o conteúdo da questão.
A resposta é:
O Brasil compromete-se a garantir que, até 2015, as crianças de todas as
regiões do país, independentemente de cor/raça e sexo, concluam o ensino
fundamental.  
(Princípio da ____________________) - Princípio da necessidade. 
Um governo estadual planeja reduzir seus gastos com custeio em 5% em
relação aos níveis do ano precedente.  
(Princípio da ____________________) - Princípio da eficiência. 
Um protocolo internacional passa a estabelecer metas diferenciadas de
redução da emissão de gases poluentes, de tal forma que tais metas sejam
maiores quanto mais desenvolvidos sejam os países.  
(Princípio da ____________________) - Princípio da equidade. 
31/05/2019 Exercício Avaliativo 2
https://mooc.escolavirtual.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=3358237 14/25
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Sobre o Princípio da Eficiência, julgue os itens assinalando V ou F: 
O conceito de eficiência constitui pilar central da
macroeconomia, em que a otimização dos
processos em termos de maximização dos ganhos
individuais ou sociais vis-à-vis os recursos, por
meio dos mecanismos de mercado, constitui sua
lógica dominante. 
FALSO

O entendimento geral de tal eficiência é dado no
sentido de Pareto, segundo o qual se está em
equilíbrio de máxima eficiência quando, por meio
de uma realocação no uso dos recursos, não é
possível produzir melhorias a uma parte do
sistema que produza pioras a outra parte. 
VERDADEIRO

A Eficiência Distributiva consiste na geração de um
maior ou melhor nível de produção possível, com
o mínimo dispêndio na utilização dos recursos, ou
seja, busca a combinação ótima dos recursos, que
traga a melhor utilização possível do processo
produtivo, por meio do melhor uso da
organização produtiva e da tecnologia existentes. 
FALSO

A Eficiência Alocativa refere-se à utilização ou
alocação dos recursos pela sociedade, entre
diversas destinações ou finalidades possíveis, que
produza o maior bem-estar possível para o
conjunto da sociedade. 
VERDADEIRO

Sua resposta está correta.
Feedback da questão:
a) Falso. O conceito de eficiência constitui pilar central da Microeconomia e
não da Macroeconomia. 
b) Verdadeiro. Segundo o conteúdo base do Módulo 3 acerca do Princípio da
Eficiência, esta afirmativa é verdadeira. 
c) Falso. Tal característica se refere ao termo "Eficiência Produtiva” 
d) Verdadeiro. Segundo o conteúdo base do Módulo 3 acerca do Princípio da
Eficiência, esta afirmativa é verdadeira. 
31/05/2019 Exercício Avaliativo 2
https://mooc.escolavirtual.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=3358237 15/25
Questão 11
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Suponha que o mercado mundial de café é suprido basicamente por Brasil,
Colômbia e Quênia, cada um suprindo 40%, 35% e 25% do mercado. Em um
dado ano, uma seca no Brasil provocou a redução de sua safra de café em
50%. Assumindo que não há estoque de café passando de um ano a outro,
que poderia suprir essa redução de oferta devido à seca, a curva de oferta
de café pode ser entendida como uma linha vertical. No gráfico abaixo, você
pode visualizar a curva de oferta em um ano normal, e no ano de seca no
Brasil, com redução de 50% de sua safra, ou 20% da oferta mundial.
 
Considerando o excedente dos produtores, no ano normal (área a + b) e no
ano de seca no Brasil (área a + c), 
associe verdadeiro ou falso para as seguintes afirmações:
1. Se a demanda por café for elástica, o excedente
total dos produtores reduzirá no ano de seca, e os
excedentes individuais de cada produtor, Brasil,
Colômbia e Quênia, também serão reduzidos.
Falso

2. Se a demanda por café for elástica, o excedente
total dos produtores reduzirá no ano de seca, mas
os excedentes individuais de Colômbia e Quênia
irão aumentar.
Verdadeiro

3. Se a demanda por café for inelástica, o excedente
total dos produtores aumentará no ano de seca.
Verdadeiro

4. Se a demanda por café for inelástica, os
excedentes individuais de cada produtor, Brasil,
Colômbia e Quênia, serão maiores no ano de seca
que em um ano normal.
Falso

31/05/2019 Exercício Avaliativo 2
https://mooc.escolavirtual.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=3358237 16/25
Em caso de dúvida, revise o conteúdo referente à questão.
1. Se a demanda por café for elástica, o excedente total dos produtores
reduzirá no ano de seca, e os excedentes individuais de cada produtor,
Brasil, Colômbia e Quênia, também serão reduzidos. - Falso. 
2. Se a demanda por café for elástica, o excedente total dos produtores
reduzirá no ano de seca, mas os excedentes individuais de Colômbia e
Quênia irão aumentar. - Verdadeiro. 
3. Se a demanda por café for inelástica, o excedente total dos produtores
aumentará no ano de seca. - Verdadeiro. 
4. Se a demanda por café for inelástica, os excedentes individuais de cada
produtor, Brasil, Colômbia e Quênia, serão maiores no ano de seca que em
um ano normal. - Falso. 
31/05/2019 Exercício Avaliativo 2
https://mooc.escolavirtual.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=3358237 17/25
Questão 12
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Considerando a mesma situação do exercício anterior, o que ocorrerá com o
benefício social líquido quanto ao consumo de café no ano de seca, em
relação ao ano anterior, de produção normal de café? E por quê? Considere
o mercado global de café, ao invés de apenas os países citados.
 
 
 
a. Se a demanda por café for elástica, o benefício social líquido será
reduzido, pela redução dos benefícios dos produtores e dos benefícios
dos consumidores; mas se a demanda por café for inelástica, o benefício
social líquido aumentará, pois o aumento do benefício dos produtores
será superior à redução dos benefícios dos consumidores.
b. O benefício social líquido será o mesmo, pois, apesar de ocorrer
uma redução no consumo, a produção também foi reduzida,
consumindo uma quantidade menor de fatores (capital, trabalho e terra)
da sociedade.
c. O benefício social líquido será reduzido, pela redução do excedente
do consumidor e do excedente do produtor, somados, devido à redução
da oferta, e consequentemente da quantidade consumida.  Correto!
Os excedentes do produtor e do consumidor, somados, sempre
reduzem, seja a demanda elástica ou inelástica. Pelo gráfico, o benefício
social líquido será reduzido pelas áreas (b) e (e). O eventual aumento
dos benefícios dos produtores será sempre em detrimento da redução
do benefício dos consumidores (observar a área (c)).
d. O benefício social líquido irá aumentar,pois o aumento do
benefício dos produtores do Quênia e da Colômbia propiciará a melhora
da qualidade de vida nestes dois países, em detrimento da redução do
excedente dos consumidores de café nos países ricos.
31/05/2019 Exercício Avaliativo 2
https://mooc.escolavirtual.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=3358237 18/25
A resposta é: O benefício social líquido será reduzido, pela redução do
excedente do consumidor e do excedente do produtor, somados,
devido à redução da oferta, e consequentemente da quantidade
consumida.
31/05/2019 Exercício Avaliativo 2
https://mooc.escolavirtual.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=3358237 19/25
Questão 13
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Relembre a discussão sobre o benefício social dos consumidores e o custo
social de produção dos produtores. Observe as curvas de benefício social
total (curva A)e de custo social total (curva D), apresentadas nos exercícios
do módulo anterior, transcritas abaixo.
 
Com base nessas curvas, calcule as curvas de demanda e de oferta para este
bem, e identifique o preço e a quantidade de equilíbrio. (Lembrete: A curva
de demanda equivale à curva de benefício social marginal, e a curva de
oferta à curva de custo social marginal.):
 
 
a. Preço de equilíbrio = 6; Quantidade de equilíbrio = 3.
b. Preço de equilíbrio = 3; Quantidade de equilíbrio = 3. 
c. Preço de equilíbrio = 3; Quantidade de equilíbrio = 2.
d. Preço de equilíbrio = 4; Quantidade de equilíbrio = 4.
A resposta é: Preço de equilíbrio = 3; Quantidade de equilíbrio = 3.
Para chegar ao resultado, devemos primeiramente calcular as curvas de
benefício social marginal e de custo social marginal, conforme o gráfico
abaixo:
31/05/2019 Exercício Avaliativo 2
https://mooc.escolavirtual.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=3358237 20/25
 
Como a curva de benefício marginal equivale à curva de demanda, e a curva
de custo marginal equivale à de oferta, o ponto de equilíbrio entre oferta e
demanda ocorre na quantidade 3 unidades, ao preço igual a 3. Observe que
o excedente do produtor é igual a 3 (área a) e o excedente do consumidor é
igual a 3 (área b), e somados igualam ao benefício social líquido encontrado
no exercício 3, do módulo 2.
31/05/2019 Exercício Avaliativo 2
https://mooc.escolavirtual.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=3358237 21/25
Questão 14
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Suponha que você foi contratado pela rede de distribuição de gasolina
PetroVerde, cuja participação era de cerca de 20% do mercado onde atuava.
O gerente da PetroVerde sempre ouviu falar que a demanda por
combustíveis, e em particular por gasolina, era inelástica. Baseado nisso, ele
o incumbiu de estimar a elasticidade-preço de demanda da gasolina vendida
pela PetroVerde, para avaliar o quanto ele poderia aumentar seu preço de
venda de forma a maximizar o lucro da empresa. Com base nestas
informações, qual das seguintes alternativas você considera que seja o
resultado mais provável que você irá encontrar?
 
a. A demanda pela gasolina da PetroVerde é tão inelástica quanto a
demanda global por gasolina, fornecida por todos os fornecedores.
b. A demanda pela gasolina da PetroVerde é mais inelástica que a
demanda global por gasolina, visto que os consumidores da gasolina da
PetroVerde valorizam sua imagem de preocupada com o meio
ambiente.
c. A demanda pela gasolina da PetroVerde é elástica, isto é, sensível
aos preços, pois os consumidores consideram a gasolina de outras
marcas como um substituto da gasolina da PetroVerde.  Esta
resposta é adequada, pois apesar de a demanda global por gasolina ser
inelástica, devido à gasolina possuir poucos substitutos, as diferentes
marcas de gasolina são substitutas entre si, resultando em uma
elasticidade-preço de demanda de cada marca alta.
d. A demanda pela gasolina da PetroVerde é elástica, isto é, sensível
aos preços, pois sua estrutura de custos é mais enxuta que de seus
concorrentes.
A resposta é: A demanda pela gasolina da PetroVerde é elástica, isto é,
sensível aos preços, pois os consumidores consideram a gasolina de
outras marcas como um substituto da gasolina da PetroVerde.
31/05/2019 Exercício Avaliativo 2
https://mooc.escolavirtual.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=3358237 22/25
Questão 15
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Suponha uma situação inicial de equilíbrio no mercado de automóveis, e a
ocorrência de duas alterações simultâneas: um aumento no preço do aço,
principal matéria-prima da indústria de automóveis, e a oferta de crédito
facilitado — juros baixos e prazos longos — para a compra de veículos. O
que podemos afirmar acerca do efeito combinado disso sobre o mercado de
automóveis?
 
a. O preço de equilíbrio diminui, enquanto a quantidade
transacionada pode tanto aumentar, diminuir ou permanecer constante
b. O preço de equilíbrio pode tanto aumentar, diminuir ou
permanecer constante, mas a quantidade transacionada aumenta 
Resposta incorreta. Revise esse conteúdo na apostila.
c. O preço de equilíbrio pode tanto aumentar, diminuir ou permanecer
constante, mas a quantidade transacionada diminui
d. O preço de equilíbrio aumenta, enquanto a quantidade
transacionada pode tanto aumentar, diminuir ou permanecer constante
A resposta é: O preço de equilíbrio aumenta, enquanto a quantidade
transacionada pode tanto aumentar, diminuir ou permanecer
constante
31/05/2019 Exercício Avaliativo 2
https://mooc.escolavirtual.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=3358237 23/25
Questão 16
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Tomemos na tabela abaixo a oferta e demanda de determinado bem, de
acordo com seu preço, em condição de mercado perfeitamente competitivo.
Reais Quantidade Demandada Quantidade Ofertada
22,00 8 0
23,00 7 1
24,00 6 2
25,00 5 3
26,00 4 4
27,00 3 5
28,00 2 6
29,00 1 7
30,00 0 8
Suponha agora que houve uma sensível redução no custo de um dos
insumos de produção e, com isso, a oferta foi ampliada, conforme o quadro
abaixo
Reais Quantidade Demandada Quantidade Ofertada
22,00 8 0
23,00 7 1
24,00 6 3
25,00 5 5
26,00 4 7
27,00 3 9
28,00 2 11
29,00 1 13
30,00 0 15
Obs: para as quantidades intermediárias a estas dadas acima para preços
"redondos", ou seja, sem os centavos, calcule por média aritmética seus
preços "quebrados", com centavos.
31/05/2019 Exercício Avaliativo 2
https://mooc.escolavirtual.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=3358237 24/25
Novamente, desenhe o gráfico com as curvas de oferta e de demanda e nele
identifique as áreas dos excedentes do produtor e do consumidor.
Determine o preço e a quantidade de equilíbrio, bem como os valores em
reais dos excedentes do consumidor e do produtor. Com base nessa
informação, responda acerca da variação dos Excedentes do Consumidor e
do Produtor relativas à situação anterior.
 
a. O Excedente do Produtor aumentou 2 reais, o Excedente do
Consumidor aumentou 4 reais, tendo havido uma transferência de 2
reais do Excedente do Produtor para o Excedente do Consumidor.
b. O Excedente do Produtor reduziu 2 reais, o Excedente do
Consumidor aumentou 4 reais, tendo havido uma transferência de 2
reais do Excedente do Produtor para o Excedente do Consumidor. 
c. O Excedente do Produtor reduziu 1 real, o Excedente do
Consumidor reduziu 4 reais, tendo havido uma transferência de 3 reais
do Excedente do Consumidor para o Excedente do Produtor.
d. O Excedente do Produtor reduziu 1 real, o Excedente do
Consumidor aumentou 4 reais, tendo havido uma transferência de 3
reais do Excedente do Produtor para o Excedente do Consumidor.
e. O Excedente do Produtor aumentou 2 reais, o Excedente do
Consumidor reduziu 4 reais, tendo havido uma transferência de 3 reais
do Excedente do Consumidor para o Excedente do Produtor.
A resposta é: O Excedente do Produtor reduziu 1 real, o Excedente do
Consumidor aumentou 4 reais, tendohavido uma transferência de 3
reais do Excedente do Produtor para o Excedente do Consumidor.
Questão 17
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Sobre Equidade e Justiça Social, assinale a alternativa correta: 
 
a. Em sendo a justiça social um objetivo, o mesmo tratamento deve
ser dado a indivíduos de um mesmo grupo ("tratar igualmente aos
iguais”).
b. Ao aplicarmos o mesmo tratamento a indivíduos que se encontram
inicialmente em condições desiguais, estaríamos minimizando essas
desigualdades.  Conforme estudado no conteúdo base do Módulo 3
acerca de Equidade e Justiça Social, esta alternativa está errada, pois ao
aplicarmos o mesmo tratamento a indivíduos que se encontram
inicialmente em condições desiguais, estaríamos reforçando essas
desigualdades, e não as minimizando.
c. Equidade se confunde com igualdade.
d. Dada a pluralidade de gostos e necessidades do ser humano,
equidade só estará próxima à igualdade quando se discutir a
distribuição de algo entre desiguais.
Sua resposta está incorreta.
31/05/2019 Exercício Avaliativo 2
https://mooc.escolavirtual.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=3358237 25/25

Mais conteúdos dessa disciplina