Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA ETICA,POLITICA E SOCIEDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Para a burguesia em ascensão na época, era necessária uma teoria para aferir sua legitimidade fazendo frente à hereditariedade que legitimava a nobreza. Tal teoria é a da propriedade privada – como direito natural – elaborada de forma coerente pela primeira vez pelo filósofo inglês John Locke (1632-1704).
 Segundo ele, o trabalho é o que assegura o direito natural – como direito à vida, à liberdade e aos bens necessários para manter e conservar a vida e a liberdade.
 Locke defende que a organização das leis e do Estado deve ser feita com o objetivo de assegurar o respeito aos direitos naturais: a proteção da vida, da liberdade e da propriedade de todos. Essa é a única razão de ser de um governo.
Explique a relação entre as ideias de Locke e o desenvolvimento do capitalismo na transição do século XIX ao século XX e algumas de suas consequências:
	Locke apresenta relação com o desenvolvimento do capitalismo através do liberalismo pois, idealizou esse pensamento tendo fundamentado a sua posição em relação as liberdades individuais, que eram apoiados pelos burgueses que estavam em crescimento na sociedade.
	O poder por parte da nobreza, foi descentralizado tendo como consequência um governo menor e menos burocrático e mais eficiente. 
	Essas ideias de Locke tiveram consequências no desenvolvimento do capitalismo pois dinamizou a economia na formação do mercado, impulsionando a revolução industrial e como já foi falado anteriormente a descentralização do poder.

Outros materiais