Avaliando 1, 2, 3 e 4 de Psicologia da Personalidade
8 pág.

Avaliando 1, 2, 3 e 4 de Psicologia da Personalidade


Disciplina<strong>psicologia da Personalidade</strong>24 materiais32 seguidores
Pré-visualização3 páginas
1a Questão (Ref.:201709800387)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	De acordo com a história da Personalidade como construção teórica, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) Foi formalizada e Sistematizada, no final da década de 1930, com os trabalhos de Henry Murray e Gordon Allport. ( ) A Personalidade pode ser definida como estudo cientifico de forças fisiológicas, que tornam as pessoas únicas. ( ) De acordo com visão Behaviorista a personalidade é o acumulo de respostas aprendidas. ( ) Umas das cinco fontes que influência a teoria da personalidade com a tradição clinica é da psicanalise, iniciando com Charcot, Freud e Maslow. ( ) Hipócrates, Platão e Aristóteles, já tinha intenção de estudar a personalidade.
		
	 
	VFFFF
	 
	VVVVF
	
	VVVFF
	
	FFFFF
	
	VVFFF
	
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709800168)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre o estudo das personalidades, responda:
		
	 
	Deve-se recorrer uma ¿abordagem psicológica¿ para uma melhor compreensão e estudo.
	
	É algo imutável, e totalmente hereditário.
	
	nenhuma das alternativas
	
	A psicanálise é a unica abordagem que trata o ¿ aqui o agora¿.
	
	Advém do termo americano &quot;persona&quot;, cujo significa &quot;máscara&quot;. Dando assim a ideia, de que niguém mostra quem realmente é.
	Respondido em 12/05/2019 18:32:38
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201709800357)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A mensuração da personalidade envolve construtos teóricos operacionalmente definidos por meio da especificação do modo como serão avaliados. Mensurações inadequadas podem comprometer seriamente a pesquisa, embora muitos dos testes empregados nas pesquisas sejam, na melhor das hipóteses, minimamente adequados. De acordo com Cloninger (2003), quais são as qualidades necessárias para a garantia de uma mensuração correta?
		
	
	A fidedignidade e o peso da medida
	
	A tendenciosidade da medida e o peso da medida
	 
	A validade e a confiança no teste
	 
	A fidedignidade e a validade
	
	O teste da balança e a confiança no teste
	Respondido em 12/05/2019 18:33:33
	
Compare com a sua resposta:
A Fidedignidade e a Validade. Fidedignidade: Uma mensuração deve ser fidedigna, produzindo escores coerentes em cada oportunidade. O conceito de confiabilidade refere-se à extensão em que as observações são estáveis, confiáveis e podem ser replicadas. um fator essencial em toda a pesquisa científica é que outros investigadores devem ser capazes de reproduzir ou replicar as observações relatadas por um investigador. Validade: além de realizarmos observações confiáveis, nossos dados devem ser válidos. O conceito de validade refere-se ao grau em que nossas observações realmente refletem os fenômenos ou variáveis que nos interessam. A validade diz respeito ao grau em que podemos ter certeza de que estamos medindo os fenômenos ou variáveis que nos interessam (Pervin & John, 2004).
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201709800558)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	18) Na formação e estruturação da personalidade de um indivíduo, deve ser levado em conta que a(s) I. personalidade, em sua formação, depende exclusivamente de fatores ambientais. II. disposições herdadas têm pouca atuação na formação e estruturação da personalidade de um indivíduo. III. dimensão estrutural e histórica da personalidade contribui para a sua constituição como tal. Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que
		
	 
	apenas o item III está correto. \u2028
	
	apenas o item I está correto. \u2028
	
	n.d.a
	
	apenas os itens I e II estão corretos.
	
	todos os itens estão corretos.
	Respondido em 30/05/2019 16:26:52
	
Compare com a sua resposta: CONCEITO: personalidade é um agrupamento permanente e peculiar de características que podem mudar em resposta a situações diferentes. Os aspectos internos e externos peculiares relativamente permanentes do caráter de uma pessoa que influenciam o comportamento em situações diferentes. Fatores que a influenciam: Gênero: sexualidade, etnia, cultura, etc. Métodos de avaliação da personalidade: testes quantitativos (Palográfico), testes projetivos (TAT, ROSCHACH, HTP), inventários (depressão, ansiedade, habilidades sociais), entrevistas clínicas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201709800217)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a construção dos estudos em personalidade, marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	Nenhuma definição substantiva de personalidade pode ser generalizada.
	 
	Na Psicologia, podemos usar termos valorativos acerca das personalidades das pessoas, como boas ou más, fracas ou fortes, em termos de suas habilidades sociais ou características marcantes.
	
	Os teóricos da personalidade atribuem um papel decisivo aos processos motivacionais
	
	A personalidade pode ser definida por conceitos empíricos particulares que são uma parte da teoria da personalidade empregada pelo observador.
	
	Uma compreensão adequada do comportamento humano só será possível a partir do estudo da personalidade total.
	Respondido em 30/05/2019 16:17:20
	
	1a Questão (Ref.:201709800360)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Várias técnicas de mensuração têm sido utilizadas em pesquisa da personalidade. Em geral, pede-se aos sujeitos que façam alguns tipos de afirmações verbais que posteriormente serão analisadas. A pesquisa da personalidade depende em grande parte de relatos verbais, mas esse método tem limitações muitas vezes desconsideradas (Ericsson & Simon, 1980, 1983). Em relação às técnicas de mensuração, existem muitas maneiras de se medir algum construto na psicologia, descritos a seguir, EXCETO:
		
	 
	Entre as medidas de auto avaliação direta estão os testes projetivos. Esta abordagem direta pode revelar materiais que a pessoa não tem consciência, evitando assim, as fraudes intencionais e as limitações da experiência consciente.
	
	Medidas comportamentais: estas são incluídas às vezes nas pesquisas de personalidade.
	
	Entre as medidas indiretas estão os testes projetivos. Esta abordagem indireta pode revelar materiais que a pessoa não tem consciência, evitando assim, as fraudes intencionais e as limitações da experiência consciente.
	
	Medidas de auto avaliação direta: pede-se aos sujeitos que respondam à perguntas específicas, geralmente sob a forma de testes de múltipla escolha.
	
	Medidas indiretas: quando as pessoas falam ou escrevem sem ter de escolher entre respostas de múltipla escolha; muitas das fontes de distorção diminuem.
	Respondido em 31/05/2019 21:11:06
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709800313)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Freud verifica que as ideias vão se encadeado e se remetendo umas às outras formando uma cadeia associativa que tendem a se entrecruzar. A que conceito metodológico o trecho acima se refere?
		
	
	Pulsão de vida
	
	Ego
	 
	Associação livre
	
	Rede de significados
	
	Consciência
	Respondido em 30/05/2019 16:54:20
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201709800301)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(fCC - AJ TRT6/TRT 6/Apoio Especializado/Psicologia/2012) Nas fases de desenvolvimento humano propostas no modelo freudiano, há um período no qual ocorre a canalização das energias sexuais para o desenvolvimento social, por meio de sublimações. deste modo, a energia da libido fica temporariamente deslocada dos seus objetivos sexuais. Esta descrição corresponde ao período
		
	
	anal.
	 
	de latência.
	
	oral.
	
	genital
	
	fálico.
	Respondido em 12/05/2019 18:41:23
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201709800365)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa que denomina o psicólogo que fundou a psicologia analítica, propôs e desenvolveu os conceitos da personalidade extrovertida e introvertida, arquétipos e inconsciente coletivo.
		
	 
	Carl Gustav Jung.
	
	Sigmund Freud.