Buscar

BH131-2015 ED Epitelio-Conjuntivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BH131 Biologia Tecidual – Fonoaudiologia
Estudo Dirigido I – Tecidos Epitelial e Conjuntivo Propriamente Dito
NOME: Antonio Lucas G. Rodrigues RA: 145346
Utilize fontes de consulta para responder as questões abaixo.
Classifique os tecidos epiteliais de revestimento presentes em órgãos que participam/contribuem para emissão de sons, ou da cabeça e pescoço, como base as seguintes características: a) numero de camadas celulares; b) formato das células basais e superficiais destes tecidos. Indique exemplos de cada um dos tecidos. 
	
	Os epitélios de revestimento são agregados celulares caracterizados pela escassa quantidade de Matriz extracelular, que é visível apenas nos limites entre esses tecidos e o tecido conjuntivo. São originários dos três folhetos embrionários (ectoderma, endoderma e mesoderma) e a maioria deles se especializou na separação de compartimentos do corpo. a) Quanto ao número de camadas celulares, podem ser simples – com uma camada celular – e estratificados – mais de uma camada. b) Quanto ao formato podem ser simples: epitélio simples pavimentoso, encontrados no vaso linfático; epitélio simples cúbico, encontrados no rim; epitélio simples colunar, encontrado no intestino delgado. Também podem ser estratificados: epitélio estratificado pavimentoso, encontrado na língua; epitélio de transição, encontrado na uretra e bexiga; e epitélio pseudoestratificado ciliado, encontrado nas vias respiratórias.
Como se dá a renovação das células do tecido epitelial de revestimento?
	A renovação das células do tecido epitelial de revestimento se dá através da mitose. Conforme há o desgaste das células que ficam na camada superior dos epitélios, as células das camadas inferiores vão restituindo as células desgastadas , seja por morte natural ou morte provocada (queimaduras, por exemplo). 
	
	
Cite as principais características que permitem distinguir glândulas exócrinas das endócrinas. Considere na tua resposta: localização das glândulas; tipo e destino da secreção. Cite um tipo de interação entre ambos os tipos glandulares.
	Ambas as glândulas estão localizadas no tecido epitelial glandular/secretor. As glândulas endócrinas eliminam suas secreções diretamente na corrente sanguínea e podem se apresentar em dois tipos: cordonal ou folicular. Já as glândulas exócrinas eliminam suas secreções na superfície do corpo ou na superfície de órgãos que se comunicam no meio externo. Esta pode ser do tipo tubular, enovelado e ramificado. Um tipo de interação entre as glândulas pode se dar no pâncreas, que é constituído por uma porção exócrina e outra endócrina. 
Defina as diferenças morfológicas entre glândulas serosas (secreção proteica) e glândulas secretoras de muco presentes na língua/cavidade bucal. Dê a importância funcional desta diferença morfológica/estrutural. 
	As glândulas serosas geralmente possuem formato piramidal com uma base larga que repousa sobre uma lâmina basal e um ápice com microvilos pequenos e irregulares voltados para o lúmen. Já as glândulas mucosas apresentam formato cuboide ou colunar, seu núcleo é oval e encontra-se pressionado junto a base da célula. As células da serosa sintetizam um fluído seroso, que é translúcido e fino, responsável por lubrificar as superfícies de ambas as camadas (parietal e visceral), fazendo com que uma deslize sobre a outra com facilidade, reduzindo assim, o atrito entre os órgãos e a parede da cavidade corporal. A célula mucosa é bem-adaptada à produção, armazenamento e secreção de material protéico. São diferentes os produtos de secreção das células seromucosas e das célula mucosas, pois elas apresentam um componente enzimático menor e proteínas ligadas a maiores quantidades de carboidratos que formam mucinas. Essas diferenças refletem-se na estrutura da célula. 
	
O tecido conjuntivo propriamente dito pode ser classificado como frouxo ou denso. O denso por sua vez pode ser subdividido em modelado e não modelado. Anote os conceitos/componentes que permitem distinguir/associar esta classificação à função de cada variedade de tecido, tendo em mente o conceito de equilíbrio entre células e matriz.
	O tecido conjuntivo denso não ordenado é constituído por feixes grossos de fibras colágenas, dispostos aleatoriamente, menor quantidade de fibroblastos e abundantes fibras elásticas. Já no tecido conjuntivo denso ordenado sobressaem os feixes de fibras colágenas dispostos paralelamente e alinhados em uma única direção, resultando na disposição dos núcleos dos fibroblastos em carreiras. Esse tecido possui excepcional resistência a trações unidirecionais, o que explica a difícil ruptura dos tendões. O tecido conjuntivo frouxo apresenta muitas células para pouca quantidade de matriz extra-celular. 
O que é fibroblasto? Descreva/esquematize seu núcleo e citoplasma e descreva as principais funções desta célula.
	É a principal célula do tecido conjuntivo, caracterizada pela sua forma alongada, por prolongamentos irregulares e por seu citoplasma conter uma variável quantidade de RER. É responsável pela produção dos vários componentes da MEC, tanto fibrosos quanto amorfos, e tem alta capacidade de reprodução, sendo assim responsável pelos processos de cicatrização dos tecidos lesados.
Assinale verdadeiro(V) ou falso (F), e corrija a afirmação no caso dela ser falsa.
( F ) No tecido epitelial pseudo-estratificado nem todas as células repousam sobre a lamina basal, o que se comprova pelas diferentes alturas dos núcleos das células epiteliais vizinhas. Todas as células repousam sobra lâmina basal, porque caso ultrapassem, há formação de tumores.
( V ) Glândulas exócrinas se diferenciam de glândulas endócrinas, um vez que estas ultimas liberam seu produto de secreção em direção aos vasos sanguíneos.
( v ) Com base na biologia tecidual de epitélios glandulares é valido afirmar que quando se observa uma glândula exócrina ao microscópio também se espera observar o seu ducto o que indicativa da comunicação/liberação de produto para o meio exterior.

Outros materiais