Buscar

ATIVIDADE REFLEXIVA II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE REFLEXIVA
NOME: Lucimara Domingos de Morais Vieira
RGM: 18198805
Unidade II – Oralidade e produção textual, alfabetização e letramento na Educação de jovens e adultos e arte e lúdico.
	 Caro(a) aluno(a),
Nesta Unidade refletimos sobre três focos relacionados ao trabalho do professor que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental: oralidade e produção textual; alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA); arte e lúdico. Buscamos também discutir a importância da aprendizagem discente em cada um desses focos. 
Por entendermos que o foco oralidade e produção textual pode ser discutido e trabalhado em qualquer disciplina – e não apenas em Língua Portuguesa –, é aqui proposta a seguinte reflexão: 
Considerando a leitura realizada no Material teórico e nas indicações do Material complementar, assim como as observações das práticas do professor acompanhado no estágio, reflita sobre as propostas abaixo: 
Em quais momentos você observou o professor incentivando o aluno a desenvolver a oralidade? 
Foram apresentados ao aluno diferentes gêneros textuais? Se sim, quais? Você os considera importantes? 
Faça seus comentários pessoais sobre tal foco e suas observações no estágio.
 Em minha experiência no estágio nos anos iniciais, apreendo que a oralidade e o gênero textual são fundamentais no cotidiano do dia a dia em sala de aula, com isso colabora muito para o aprendizado dos alunos.
 Utilizamos a oralidade através de pergunta trabalhando a mente do aluno, procurando e instigando o pensamento, como por exemplo: o Trava língua. Conhecido como jogo de oralidade, ele auxilia os alunos no aprimoramento de uma correta pronúncia das palavras, além de estimular a memória auditiva, aprimora as habilidades de entonação e de fluência na leitura de textos e expandir o conhecimento a respeito da própria leitura. Foi bem interessante essa experiência, presenciei os esforços das crianças em pronunciar o trava língua. 
 "Cabe à escola ensinar o aluno a utilizar a linguagem oral nas diversas situações comunicativas, especialmente nas mais formais", afirmou o psicólogo suíço Bernard Schneuwly.
Referencia
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: planejamento e organização da rotina na alfabetização. Brasília: MEC, SEB, 2012.  p. 18. 
Gêneros Orais e Escritos na Escola, Bernard Schneuwly, Joaquim Dolz e outros, 278 págs., Ed. Mercado de Letras

Outros materiais