Buscar

atividade 4 PROJETO INTEGRADOR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Michel Porter, sem dúvida um ícone especialista em planejamento estratégico e competitividade na atualidade, desenvolveu várias teorias e livros sobre esses temas. Quanto a estratégias genéricas, ele observa que uma empresa deve deixar muito claro seu posicionamento em um desses três pilares: diferenciação, liderança em custos e enfoque.  As corporações que não se posicionam deixam os clientes inseguros sobre o que encontrarão de produtos ou serviços oferecidos e, no mesmo sentido, perdem a oportunidade de deixar marcada na mente deles uma identidade forte.
 
Levando em conta esse texto e o que estudamos, assinale a alternativa que indica corretamente a situação em que determinada empresa se diferencia das demais.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Concentra-se em detalhes muito valorizados por uma faixa de clientes não sensíveis a preço.
	Resposta Correta:
	 
Concentra-se em detalhes muito valorizados por uma faixa de clientes não sensíveis a preço.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta!  Empresas que adotam esse posicionamento procuram alcançar uma fatia de mercado de consumidores que valorizam a qualidade, conforto e “mimos”, sem se preocupar em pagar mais pelo serviço ou produto.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Na disputa por fatias do mercado, a eficiência e a eficácia de uma empresa contam muito na hora de gerar uma vantagem competitiva sustentável e inovadora. Nessa briga, dois modelos de produção reconhecidos trazem bem as suas características orientais e ocidentais: Just in Case e Just in time . Eles surgem inicialmente da necessidade da produção em série para atender a toda a demanda; porém, dadas as condições e fatores das empresas do Ocidente e do Oriente, tomam sentidos opostos na conduta de produção.
 
Nesse sentido, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas.
 
(  ) A produção Just in Case trabalha com a antecipação da produção.
(  ) O modelo Just in Time faz a opção por trabalhar a demanda puxada.
(  ) A estratégia de Just in Time ficou muito mais conhecida por gerar melhores resultados.
(   ) A estratégia que gera muito mais lucro é a Just in Case, 
quando se ganha escala na produção em detrimento da qualidade.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! A estratégia Just in Case se baseia em trabalhar a produção empurrada, ou seja, primeiro produz e depois empurra as vendas. A estratégia Just in Time (demanda puxada), por sua vez, não é a geradora de maior resultado, e sim de produtos com melhor qualidade que, consequentemente, podem gerar até mais resultado.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Risco é a possibilidade de ocorrências de problemas ou um resultado indesejável promovido por falhas na execução ou até mesmo no projeto do plano. Podem ocorrer também negligência, mudanças de cenários no ambiente de negócios e outros fatores. Portanto, o risco faz parte do processo. Considerando-o como inerente ao projeto, é de se esperar que os erros serão punidos, e ninguém quer assumir a culpa de algo que pode fugir ao controle. 
 
A partir dessa afirmação, avalie as proposições a seguir e a relação entre elas.
 
I.                    Todo planejamento é fruto de uma ampla discussão – há várias pessoas envolvidas num objetivo comum e com muita vontade de tudo dar certo. Ao final, forma um grande documento teórico para ser colocado em prática, ficando sujeito a todos os riscos possíveis. Assim, é fundamental obter a aprovação de um órgão colegiado antes de sua colocação em prática.
  
PORQUE 
  
II.                 Não se deve levar em conta os riscos e os erros, já que esses são inerentes ao processo de execução de um planejamento estratégico. A importância de se obter a aprovação de um colegiado se deve ao fato se conseguir apoio em todas as operações e transações do plano de ação.
 
A respeito dessas proposições, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A proposição I é verdadeira, e a proposição II é falsa.
	Resposta Correta:
	 
A proposição I é verdadeira, e a proposição II é falsa.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! A proposição I é verdadeira, pois o planejamento estratégico empresarial está sujeito a todas as condições possíveis e inimagináveis. Portanto, os gestores devem se resguardarem para não se comprometer além de suas responsabilidades reais e justas. Já a proposição II é falsa, pois se refere a punições por falhas e erros na execução que com certeza irão causar algum dano ao negócio.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A análise SWOT é uma ferramenta gerencial para estudar de forma integrada todo o ambiente de negócios da empresa e fazer um diagnóstico dela, a visão conjunta dos pontos fortes, pontos fracos e algumas ameaças, permitindo até gerar oportunidades. Ao se identificarem pontos de fragilidades ou possíveis ameaças, estas devem ser eliminadas ou atenuadas. Uma técnica utilizada para elaborar e organizar a execução de ações após a SWOT para esse fim é a 5W2H. Além de organizar as ações, ela tem muitas outras funções ou vantagens.
 
Sobre as funções ou vantagens do 5W2H, assinale com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
 
(   ) Atribui responsabilidade àqueles que devem fazer parte do processo de execução das ações.
(   ) Articula-se em tarefas em que todas devem, necessariamente, ser sincronizadas.
(   ) Serve para decomposição de ações envolvendo todos os níveis e setores da organização. 
(   ) Seu ponto fraco é não ter condições de produzir um orçamento com o valor das operações para colaborar na gestão financeira.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, F.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! 5W2H é uma excelente ferramenta de gestão de projetos e planos estratégicos por envolver todos os que devem participar do plano por meio da decomposição das tarefas. Trata-se de uma técnica completa, que oferece uma visão orçamentária do plano.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	De acordo com Maximiano (2005), “o estudo das vantagens competitivas (ou bases de diferenciação em relação aos concorrentes) permite entender as razões pelas quais os consumidores preferem um produto ou serviço, em vez de outro, e tomar decisões sobre como a empresa pode distinguir-se dos concorrentes”.
 
Uma vantagem competitiva pode significar vários pontos percentuais de distância dos concorrentes. No entanto, isso não acontece de forma singular ou espontânea, é preciso estudar todas as características do mercado, clientes, concorrentes, entre outras variáveis do ambiente de negócios, e, assim, verificar qual será a melhor estratégia a seguir.
 
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração – da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2005, p. 34.
 
Nesse contexto, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas sobre como conseguir vantagens competitivas utilizando as consagradas teorias de Porter.
 
(   ) Diferenciar-se da concorrência por meio do posicionamento claro.
(   ) Renegar o poder de barganha dos fornecedores.
(   ) Dar maior atenção às condições e aos fatores relacionadas à produção. 
(   ) Por meio de maior participação de ações e interações com o governo.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, V.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! Michel Porter concentrou suas pesquisas na busca de vantagens competitivas por meio da análise de todas as condições e
fatores inerentes à capacidade de produção. Quando respeitadas e trabalhadas em escala, podem alterar a economia de um país.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	As técnicas e modelos do início do século XX ganharam mais força, notoriedade e respeito com o sucesso da Ford. Seu fundador, Henry Ford, fez todos os ajustes necessários no sistema de produção em massa e linha de montagem, o que lhe rendeu, por mais de 110 anos e até hoje, milhões de veículos vendidos. Ao contrário do modelo Just in Time , o modelo Just in Case , fruto da produção baseada na capacidade máxima sem limites, demonstrou ser muito eficaz no Ocidente. 
 
Nesse sentido, marque com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas correspondentes ao Just in Case .
 
(   ) Altos estoques de insumos.
(  ) Primeiro fabrica e depois pensa em como vender.
(   ) Baixo capital imobilizado.
( ) Riscos nas falhas de entrega dos insumos podem comprometer a produção.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, F.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! A manutenção dos estoques altos ajuda a prevenir qualquer falha na entrega e assim proteger a produção. Além disso, com altos estoques finais é possível atender a qualquer demanda, porém deixa a empresa com alto capital imobilizado (parado).
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Quando se analisam todos os pontos fortes e fracos, vantagens e desvantagens dos modelos Just in Time e Just in Case , logo se percebe que são bem equilibrados entre si e dificilmente pode-se definir qual é a melhor estratégia. Em princípio, não existe estratégia melhor ou pior, e sim aquela que se adapta melhor às condições e aos fatores do ambiente de negócios da empresa. Após essa análise é que a empresa tem consciência das decisões que deve adotar.
 
A partir dessa afirmação, avalie as proposições a seguir e a relação entre elas.
 
I.                    As condições e fatores são as verdadeiras variáveis a serem analisadas na pretensão de definir qual estratégia é melhor para uma empresa. As vantagens e desvantagens serão consequências. 
  
PORQUE 
  
II.                 Fatores como cultura organizacional, país, cultura do povo ou colaboradores, hábito de consumos dos clientes e disponibilidade de recursos devem ter um peso significativo na decisão. Os modelos citados podem ser apropriados em uma unidade da fábrica que está em um país e não ser viável para uma filial em outro país. 
 
A respeito dessas proposições, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Resposta Correta:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! Não existe estratégia melhor ou pior, e sim aquela que melhor se adapta às condições de uma empresa. Nessa análise, deve-se considerar todas as condições e fatores de uma indústria por conta do seu cenário de negócios.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“[...] não basta escolher a rota; é preciso medir se a empresa está nela. Aqui, se insere a avaliação do desempenho. Para que uma organização seja competitiva, não basta um bom planejamento estratégico. É preciso que o plano traçado seja cumprido. Portanto, é de vital importância a medição dos processos e dos resultados, tanto globais como pontuais, e sua comparação com os objetivos predeterminados”.
 
MÜLLER, C. J. Planejamento estratégico, indicadores e processos : uma integração necessária. São Paulo: Atlas, 2013, p. 81.
 
Relacione o tipo de controle promovido pelas técnicas a seguir com as respectivas características. 
 
        I.            BSC
     II.            Mapa estratégico
  III.            FCS
  IV.            Pima
 
(  ) Ações e reflexos, sem indicadores mensuráveis
(  ) Indicadores balanceados mensuráveis
(  ) Controle dos detalhes de forma geral, textuais
(  ) Controle de um ou dois detalhes críticos de sucesso 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
2, 1, 4, 3.
	Resposta Correta:
	 
2, 1, 4, 3.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! Todo plano deve ter vários mecanismos de controle de eficiência e eficácia, podendo ser textuais, mensuráveis, gráficos, de forma geral ou restritos. O BSC é o único que estabelece controles mensuráveis, os demais são gráficos e textuais.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A formalização do Pima resulta em um documento em forma de relatório no qual é possível entender todo o conjunto da obra (planejamento). Com isso, por meio dos detalhes, mapa estratégico, matriz (5W2H), pode-se conhecer e visualizar de forma holística tudo sobre o planejamento. Como é comum haver outros planos paralelos dentro da empresa, existe a possibilidade da integração com os demais planos e projetos, permitindo então evitar conflitos e duplicidade de ações e, por conta disso, economizar recursos (tempo e dinheiro). 
 
Considerando o exposto, assinale a alternativa que representa uma condição do Pima.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
Ações são as atividades para atender, detalhando todas as estratégias da organização; devem ser formalizadas por meio de planos. São a ligação entre a intenção e a realização.
	Resposta Correta:
	
Ações são as atividades para atender, detalhando todas as estratégias da organização; devem ser formalizadas por meio de planos. São a ligação entre a intenção e a realização.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! O Pima tem por obrigação organizar todas as ações de forma detalhada para que os gestores tenham condições de avaliar se os planos de ação estão prontos para se atingirem os objetivos.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	É inegável a contribuição que Michel E. Porter deu às empresas sobre como definir estratégias para vantagens competitivas. Seus estudos, pesquisas, artigos acadêmicos e livros versam a respeito de políticas econômicas afetadas pela competência das indústrias e nessa linha inúmeras empresas puderam se beneficiar do resultado de seus trabalhos. Porter, como ficou mais conhecido, desenvolveu algumas das principias estratégias para vantagens competitivas nas corporações, sempre ligando as estratégias aos estudos do ambiente de negócios para extrair ao máximo elementos diferenciais entre empresas.
 
Com base nesse contexto, relacione a coluna de estratégias ou afirmações de Porter com a perspectiva descrição ou essência.
 
        I.            Estratégia genérica de Porter
     II.            Cinco forças de Porter
  III.            Diamante de Porter
  IV.            Busca da vantagem competitiva
 
(   ) Quando conseguem uma distância relativa no mercado em relação aos seus concorrentes.
(   ) Empresas que não se posicionam confundem os clientes.
(   ) Levanta a questão da competitividade global.
( ) Trata de questões ligadas à rivalidade e ao poder (clientes e fornecedores) 
  
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
4, 1, 3, 2.
	Resposta Correta:
	 
4, 1, 3, 2.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! Por sua forte atenção às políticas econômicas, procura dar muita atenção à competitividade entre empresas internacionais (globalização), mas está atento às estratégias ligadas diretamente às condições dos concorrentes para anulá-las ou neutralizá-las.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais