Buscar

UNIDADE I - PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR
UNIDADE I 
TEXTO 1: O sistema de informação de Marketing
Sabemos que tanto o profissional da área da Publicidade quanto de Marketing, para que possa tomar decisões para que as mesmas sejam dirigidas para as pessoas certas, necessita analisar dois importantes centros de consulta:
-o microambiente: composto pela empresa, pelos fornecedores, pelos intermediários de mercado, pelos clientes, pelos concorrentes e os diversos públicos de relacionamento, e
-o macroambiente: que inclui o ambiente demográfico, o ambiente sociocultural, o ambiente físico, o tecnológico, o econômico, o político e o ambiente legal.
As pessoas certas nada mais são que os consumidores que, em um ambiente de consumo, tornam-se clientes e podem desempenhar três papeis diferentes:
-o de usuário: o consumidor que nem sempre é o que compra ou paga pelo produto ou serviço;
-o de pagante: o consumidor que nem sempre é o usuário mas que financia a compra, e finalmente;
-o de comprador: aquele que participa da obtenção do produto.
PORTANTO: ao se estudar o comportamento do consumidor conhece-se o que ele quer, o que deseja, como toma decisões sobre a compra e a utilização de produtos. A importância deste estudo é permitir que as empresas tenham sucesso e tomem decisões empresariais correndo o menor risco possível.
Como afirmou Philip Kotler, ao conceituar a palavra Marketing: a obsessão da empresa é fazer o que o cliente deseja. Por esse motivo, a empresa orientada para o mercado concentra-se no entendimento das necessidades e desejos dinâmicos dos seus clientes.
Se observarmos o significado de Marketing (Kotler), percebemos que este difere do conceito de vendas, em que o principal enfoque de uma empresa está em encontrar um comprador para o produto que ela fabrica.
QUESTÃO: Se você fosse chamado por uma empresa para que ajudasse na tomada de decisão a respeito de um lançamento de um novo produto, você levaria em consideração o conceito de Marketing ou o conceito de vendas para orientá-los.
RESPOSTA: Eu levaria em conta o conceito de Marketing, pois num mundo competitivo de hoje, onde o número de concorrentes é cada vez maior e os produtos quase que se igualam em relação aos itens mais importantes, como a qualidade e o preço, uma empresa que se diz orientada para o mercado, deve se preocupar em lançar produtos e serviços desejados pelo consumidor. Desta forma, é de suma importância o entendimento das necessidades e dos desejos dos consumidores para uma tomada de decisão como esta.
 
TEXTO 2: As necessidades e os desejos dos consumidores
A satisfação de necessidades e desejos dos consumidores é o que se espera de qualquer profissional envolvido em publicidade e marketing.
No entanto cabe aqui diferenciarmos as palavras necessidade e desejo, pois muitas vezes elas podem ser entendidas como sinônimas.
Quando surge uma necessidade e um desejo.
A necessidade surge de uma condição insatisfatória de um consumidor levando-o a uma ação (compra) buscando uma condição melhor para sair de um desconforto. Este desconforto pode ser de ordem física ou psicológica.
O desejo é um querer obter mais satisfação do que seria necessário, também para melhorar uma condição insatisfatória. Isto significa que neste caso o consumidor expressa vontade de obter produtos ou serviços melhores ou em maior quantidade.
Supostamente espera-se que só quando as necessidades são satisfeitas é que surgem os desejos. Porém, o que se observa hoje, não é bem assim.
Hoje vivendo numa sociedade de consumo, muitas necessidades básicas são substituídas pelos desejos, transformando desejos em necessidades.
Que fatores são determinantes para o aparecimento de necessidades e desejos.
Basicamente, as necessidades são determinadas pelas características físicas do individuo e do ambiente, enquanto que os desejos são determinados pelo contexto social e ambiental.
As características pessoais do indivíduo que determinam as necessidades são:
-genéticas: características hereditárias e biológicas. Exemplo: a alergia a certos alimentos e a certos materiais.
-biogenias: características biológicas que as pessoas possuem ao nascer como gênero, raça e idade. Exemplo: há necessidades diferenciadas entre homens e mulheres.
-psicogenias: características referentes a estados e traços individuais como: emoções, percepções, cognições e experiências armazenadas na memória. Assim podemos dizer que, alterações de humor e estados emocionais, exigem o consumo de certos produtos. Exemplo: necessidades de afeto, de recreação, de jóias, perfume.
QUESTÃO: Sabendo-se que necessidade e desejo se originam e se caracterizam diferentemente, você diria que, hoje, um profissional de sua área está mais interessado em satisfazer as necessidades ou os desejos dos consumidores.
RESPOSTA: Tendo em vista uma sociedade de consumo, pode-se observar que hoje, muitas vezes, o que se deseja é mais importante do que é necessário. Desta forma, todo profissional deve levar em consideração tanto as necessidades quanto os desejos dos consumidores, para posterior tomada de decisão.

Outros materiais