Buscar

atividade 4 politicas públicas

Prévia do material em texto

“[...] a prática sistemática do planejamento governamental teve início [...] na extinta União Soviética, quando os planos governamentais passaram a ser utilizados para substituir o mecanismo do mercado como regulador automático da economia e da sociedade.”
 
Fonte: QUEIROZ, R. B. Formação e gestão de políticas públicas . Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 120. Disponível em Biblioteca Virtual Universitária: <https://laureatebrasil.blackboard.com/webapps/ga-bibliotecaSSO-BBLEARN/homePearson>. Acesso em: 27/1/2018. 
 
Desde então, as técnicas de planejamento governamental vêm evoluindo, gradativamente, no sentido de incorporar aos processos a complexidade da sociedade contemporânea e sua relação com os governos.
Nesse sentido, o autor ainda aponta que o Estado moderno transcendeu do modelo de planejamento normativo, que enxergava a comunidade como algo passivo e, assim, pronta para aceitar a ação governamental da maneira que o governo considerasse melhor, para o modelo conhecido como Planejamento Estratégico Situacional (PES).
 
Sobre o PES, assinale a alternativa correta. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
Ao incorporar a variável política ao planejamento, o PES entende que a realidade social é algo complexo e, como tal, as ações de determinados atores afetam os resultados esperados por outros. Nesse sentido, no final, o que se espera é, apenas, estar o mais perto possível da meta pretendida.
	Resposta Correta:
	
Ao incorporar a variável política ao planejamento, o PES entende que a realidade social é algo complexo e, como tal, as ações de determinados atores afetam os resultados esperados por outros. Nesse sentido, no final, o que se espera é, apenas, estar o mais perto possível da meta pretendida.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. No PES, o planejador admite que as relações entre os atores podem criar uma situação favorável ou desfavorável para a implementação de uma determinada política pública. Na incorporação da variável política ao modelo e no reconhecimento de que nem tudo pode ser antecipado ou controlado, temos o grande trunfo desse modelo.
 
	
	
	
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	“A compreensão do contexto geral do processo de discussão, votação e aprovação do orçamento possibilita identificar a importância da reflexão madura no desenvolvimento da boa gestão pública. Tais procedimentos observam uma série lógica de eventos, que apresenta a iniciativa como evento inicial, passando pelas fases do encaminhamento dos projetos, da sugestão de emendas, da aprovação e da publicação, sofrendo ainda possibilidades de vetos e rejeições.”
Fonte: CATAPAN, A.; BERNARDONI, D. L.; CRUZ, J. A. W. Planejamento e orçamento na administração pública [livro eletrônico]. 2 ed. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 121. Disponível em Biblioteca Virtual Universitária: <https://laureatebrasil.blackboard.com/webapps/ga-bibliotecaSSO-BBLEARN/homePearson>. Acesso em: 24/1/2018. 
 
A respeito do processo legislativo referido pelos autores no trecho anterior, podemos afirmar que:
 
I.                    todo projeto de lei que trate de matéria orçamentária é de iniciativa exclusiva do Poder Executivo, embora incorpore as propostas dos demais poderes;
II.                 a rejeição de um projeto de LOA obrigará os chefes de cada Poder a administrar com base em créditos extraordinários, abertos após autorização do Poder Legislativo, seja na LDO ou em apreciação individualizada;
III.              a proposição de emendas parlamentares constitui-se em uma impropriedade, já que não compete ao legislador direcionar o orçamento do Executivo. Por tal razão, é proibida por lei;
IV.              o chefe do Executivo pode vetar as alterações propostas pelo Legislativo.
 
Com base no que foi lido, assinale a alternativa que contenha apenas as assertivas corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O processo legislativo de matéria orçamentária é repleto de detalhes e você conseguiu captar a essência do processo. Quanto à única assertiva incorreta, ela contém um sofisma fundamentado na iniciativa exclusiva do Executivo de propor leis de matéria orçamentária. Apesar disso, o processo legislativo prevê a possibilidade de ajustes mediantes emendas propostas.
 
	
	
	
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	“Políticas públicas de gênero são diferentes de políticas públicas para as mulheres. Estas consideram, inegavelmente, a diversidade dos processos de socialização para homens e para mulheres, cujas consequências se fazem presentes, ao longo da vida, nas relações individual e coletiva.”
Fonte: BANDEIRA, L. A transversalidade da perspectiva de gênero nas políticas públicas. In: COMISSÃO ECONÔMICA PARA AMÉRICA LATINA E CARIBE (CEPAL). Relatório final do projeto “Gobernabilidad Democrática de Género en America Latina y el Caribe” . Brasília: CEPAL; SPM, 2004. p. 8. Disponível em: <http://www.spm.gov.br/arquivos-diversos/.arquivos/integra_transversalidade_genero>. Acesso em: 2/2/2018.
 
No texto acima, a autora apresenta nuances da estratégia de um governo. Podemos afirmar que, em sua essência, a partir da lição contida no trecho, uma política que enfrente a questão da violência doméstica sob a ótica da segurança estaria tratando o sintoma, enquanto outra política permitiria à mulher ocupar postos de trabalho nas mesmas condições masculinas (facilitando, assim, a sua independência financeira) poderia contribuir de forma mais eficaz para a redução dos índices de violência doméstica, pois estaria tratando o problema em sua raiz.
A ação política nas questões de gênero, buscando o empoderamento das mulheres, quando expandida ao nível de conceito que permeie toda a ação governamental, em todas as suas pastas, é um exemplo de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
transversalidade nas políticas públicas;
	Resposta Correta:
	 
transversalidade nas políticas públicas;
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Transversalidade implica refletir sobre a questão a cada momento. A cada decisão sobre cada política a ser implementada se pergunta o quanto a ação se aproxima desse objetivo.
	
	
	
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Orçamento é a “[...] ferramenta legal de planejamento do Ente Federativo (União, Estados, Distrito Federal e Município) onde são projetados os ingressos e os gastos orçamentários que serão realizados em um determinado período, objetivando a execução dos programas e ações vinculados às políticas públicas”.
 
Fonte: BEZERRA FILHO, J. E. Orçamento aplicado ao setor público : abordagem simples e objetiva – atualizada com a Constituição Federal, Lei n° 4.320/64, LRF e portarias da SOF/STN-MCASP. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2013. p. 5. 
 
A legislação brasileira subdivide o orçamento em várias peças, cada uma com sua função. Analise as assertivas a seguir:
 
I.                    o PPA é bienal, mas deve ser revisto anualmente para correção do curso;
II.                 a LDO é elaborada uma única vez a cada mandato e orienta todo o planejamento orçamentário do governo;
III.              a LOA acrescenta os valores a serem aplicados aos programas e às ações que se pretende executar no ano seguinte ao envio do projeto de lei ao Legislativo;
IV.              não é permitido incluir na LOA programas que não estejam previstos no PPA.
 
Agora, assinale a alternativa que reúne apenas assertivas corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III e IV.
	Resposta Correta:
	 
III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O PPA é quadrienal, as demais peças são elaboradas anualmente. Não é permitida a inclusão de ações na LOA se não estiverem previstas no PPA.
	
	
	
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Aberto o exercício financeiro, o gestor inicia a sua tarefa de implementar as políticas incluídas nas peças orçamentárias. Para tanto, ele precisa observaras regras que ditam o correto processamento da despesa pública:
 
I.                    empenhamento;
II.                 licitação;
III.              pagamento;
IV.              liquidação.
  
(a)   consiste em abater do saldo orçamentário a quantia necessária para a contratação a ser feita;
(b)   é a última das fases listadas na primeira coluna;
(c)   consiste em procedimentos administrativos objetivando a melhor contratação para a administração pública;
(d)   é o ato de ofício em que o gestor atesta que o contrato foi cumprido conforme acordado.
 
Sobre essas regras, relacione a segunda coluna com a primeira e assinale, em seguida, a resposta correta. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I- a; II- c; III- b; IV- d.
	Resposta Correta:
	 
I- a; II- c; III- b; IV- d.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Você compreendeu as fases do processamento da despesa. Esse conhecimento é importante para o dimensionamento dos prazos de execução orçamentária. Sem ele, etapas interdependentes de uma política pública podem ser prejudicadas em consequência de uma demora inesperada na execução de uma das fases.

Outros materiais

Perguntas Recentes