Buscar

RELATORIO DO ESTÁGIO LUCIANA 2019 1 docHOJE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LUCIANA RODRIGUES CAMILO - RA: 1774725838
RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL
Fortaleza
2019
 	 
LUCIANA RODRIGUES CAMILO RA: 1774725838
RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL
Fortaleza
2019
�
 
ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL
ACADÊMICO (A): LUCIANA RODRIGUES CAMILO
RA: 1774725838
PERÍODO: 7º
TUTOR PRESENCIAL: LUÍS FERREIRA DA COSTA JUNIOR
TUTOR Á DISTÂNCIA: FERNANDA MARTINS VALLA
DOCENTE SUPERVISOR: Prof. Ma. RENATA FRANÇA B.DE ALMEIDA
Fortaleza
2019
SUMÁRIO
11	INTRODUÇÃO	�
22	DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	�
33	CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	�
54	DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES	�
115	PLANO DE ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL	�
156	CONSIDERAÇÕES FINAIS	�
167	REFERENCIAS	�
198	ANEXO 1	�
��
INTRODUÇÃO
Este estágio supervisionado, faz parte do requisito para conclusão do curso de pedagogia do 7º período. Tem como objetivo garantir o melhor aproveitamento na aquisição de experiencia e conhecimento para nós enquanto acadêmicos, o estagio foi realizado na Escola Nova Geração, situada na região metropolitana de Fortaleza-CE. 
O estagio foi realizado para nossa melhor capacitação e conhecimento de área, já que futuramente cada formando seguirá uma área de atuação, e não deixando de salientar que a pedagogia vai além da sala de aula.
O presente estagio foi realizado durante três dias de observações e três
 dias na instituição sob a orientação e supervisão da diretora/coordenadora Rosemary Moura.
O período de estagio ocorreu durante o mês de abril de 2019, sendo que todo conteúdo de acompanhamento das atividades e ações diárias foram bem próximos e de muito aproveitamento, os resultados surgiram no decorrer das atividades , foram enriquecedores , participar das rotinas diárias de coordenação, acompanhar cada passo de gestão, e estar atenta a cada detalhe e sem perder o foco em relação aos estudantes , a rotina de coordenação educacional é bastante complexa e exige bastante do profissional e equipe envolvida. Mas também caracteriza uma missão muito gratificante.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
Instituição Concedente: ESCOLA NOVA GERAÇÃO
C.N.P.J: 06.034.020/0001-60
Endereço: RUA CÔNEGO DE CASTRO, 1324
Bairro: PARANGABA
CEP: 60.325.450 		 			Cidade: FORTALEZA CE
Representada por ROSEMERY SOUZA MOURA 
Cargo: DIRETORA/COORDENADORA E PROPRIETARIA.
	A Escola Nova Geração está situada na região noroeste de Fortaleza, com uma média de 37.981 habitantes, fazendo divisa com outros bairros como Maraponga, Jóquei, Vila Peri entre outros da região O bairro é bem situado e tem um desenvolvimento econômico em crescimento bancos, supermercados,casas lotéricas, creches públicas e escolas próximo aos terminais de ônibus metrô e várias lojas de comércio local.
	A instituição atua na modalidade particular de ensino, atendendo crianças bairro e das imediações, a unidade está no bairro á mais de dez anos, a escola tem uma proposta de ensino baseada na ação conjunta com as famílias e mantendo uma relação mais próxima possível com a comunidade. 
A escola Nova geração foi fundada á 15 anos, hoje com 3 unidades na grande Fortaleza, Parangaba e Maracanaú. Seus fundadores são sócios e familiares que juntos idealizaram um conceito em educação e estabelecendo parcerias com fundos educacionais que se agregam às escolas particulares proporcionando um ensino para todos.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A escola Nova Geração está dentro dos padrões exigidos pelas portarias regentes e vigentes do ano letivo 2019. Possui salas amplas e arejadas, corredores largos e acessíveis, e uma distribuição estratégica para acomodar os estudantes da educação infantil e ensino fundamental, segue as dependências e espaços citados e fiscalizados pelo Censo/ Fortaleza.
Dependências segundo dados do Censo/2018:
11 de 12 salas de aulas utilizadas
20 funcionários
Sala de diretoria
Sala de professores
Biblioteca
Sala de leitura
Parque infantil
Banheiro dentro do prédio
Banheiro adequado à educação infantil
Sala de secretaria
Almoxarifado
Pátio descoberto
Etapas de Ensino segundo dados do Censo/2018:
Educação Infantil
Creche - Particular
Pré-escola - Particular
Ensino Fundamental
Ensino Fundamental - Anos Iniciais - Particular
Ensino Fundamental - Anos Finais - Particular
Infraestrutura segundo dados do Censo/2018:
Água filtrada
Água da rede pública
Energia da rede pública
Fossa
Lixo destinado à coleta periódica
Acesso à Internet
Banda larga
Equipamentos segundo dados do Censo/2018
TV
DVD
Impressora
Aparelho de som
Câmera fotográfica/filmadora
Dependências segundo dados do Censo/2018
11 de 12 salas de aulas utilizadas
20 funcionários
Sala de diretoria
Sala de professores
Biblioteca
Sala de leitura
Parque infantil
Banheiro dentro do prédio
Banheiro adequado à educação infantil
Sala de secretaria
Almoxarifado
Pátio descoberto
 
DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES
4.1 Diário 01
Instituição: ESCOLA NOVA GERAÇÃO
Data: 11/04/2019
Local: Fortaleza CE
Hora de início: 7:00h término: 11:00h
Supervisora de Campo: Rosemary Moura 
Nível: Estagio em Coordenação Educacional
Acadêmico: Luciana Rodrigues Camilo
O primeiro dia de observação foi acompanhado pela supervisora, do inicio ao fim, onde me forma passados as principais orientações sobre abordagem, organização e acompanhamento pedagógico e sobre o funcionamento de horário, sobre a interação com o corpo docente.
No decorrer da manhã também tive a oportunidade de realizar a pesquisa que será apresentada no fim deste relatório em anexo. Onde podemos observar as instruções e atribuições do coordenador educacional.
Trabalhar em parceria com o Diretor, contribuindo para uma administração eficiente e eficaz - Construir, implementar e avaliar o Projeto Político-Pedagógico da Escola; - Discutir metas e ações do PDE (Programa de Desenvolvimento da Escola); - Organizar o Plano de Ação da Escola; - Construir o calendário anual de atividades; (importante lembrar que as reuniões devem ser agendadas de maneira a não comprometer a demais atividades que envolvam o CP) - Elaborar sua rotina de trabalho. Estimular e articular a formação continuada da equipe escolar - Organizar o Plano de Formação Continuada da Escola; - Construir o calendário de reuniões de Formação Continuada; - Reservar momentos de estudo para aprofundamento teórico das temáticas a serem trabalhadas; - Elabora pautas de formação; - Selecionar materiais e recursos para a realização dos encontros; - Executar e avaliar o processo formativo desenvolvido; - Desenvolver atividades que promovam a ampliação cultural da equipe escolar. Orientar a equipe docente na elaboração e execução de planos didáticos, adequando-os às necessidades dos alunos - Construir o calendário de reuniões coletivas e individuais de planejamento; - Elaborar pautas para os encontros voltados para orientação dos planos didáticos; - Realizar momentos de planejamento didático;
Orientar o professor na superação de dificuldades - Organizar momentos de acompanhamento da gestão de sala de aula; - Tematizar o acompanhamento nos encontros de Formação Continuada - Realizar devolutivas orais e escritas, coletivas e/ou individuais, sobre o acompanhamento realizado.
Zelar pela qualidade das relações intrapessoais e interpessoais e o intercâmbio de experiências na escola e na rede - Promover, em parceria com o Gestor, momentos de interação e troca de experiências, onde o grupo possa se conhecer melhor e fortalecer os vínculos; - Realizar, em parceria com o Gestor, momentos em que sejam apresentadas as incumbências de cada membro da equipe escolar, para que todos tomem conhecimento dos seus direitos e deveres; - Elaborar, em parceria com os demais membros da equipe escolar, os combinados que orientarão
o trabalho a ser desenvolvido por todos. Participar ativamente da discussão, elaboração, execução e avaliação da proposta pedagógica - Construir, implementar e avaliar o Projeto Político-Pedagógico da Escola; - Organizar o Plano de Ação da Escola; - Reservar momentos de estudo pessoal; - Incluir como temática de Formação Continuada o estudo e discussão da Proposta Pedagógica.
 Acompanhar o planejamento a execução e avaliação das atividades pedagógicas e didáticas - Analisar os registros realizados pelos professores nos diários de classe e outros; - Realizar combinados com os professores para o acompanhamento da gestão de sala de aula; - Preparar instrumentos que auxiliem a observação da gestão da sala de aula; - Tematizar o acompanhamento realizado, junto ao grupo de professores - Elaborar devolutivas para os professores sobre o acompanhamento da gestão de sala de aula;
Estimular a utilização de metodologias diversificadas que melhor atendam as diferenças individuais - Acompanhar a gestão de sala de aula para diagnosticar o perfil das turmas; - Pesquisar materiais e recursos que permitam o estudo coletivo sobre metodologias diversificadas; - Propor estudos sobre estratégias de ensino e sua aplicabilidade prática, considerando a natureza e as modalidades organizativas de conteúdos; - Organizar momentos para o Grupo de Apoio Didático. Orientar e assistir os estagiários, quando houver, na realização de suas atividades - Elaborar, em parceria com o Coordenador de Estágio, rotinas para estagiários, respeitando a rotina da equipe escolar. Promover a integração com a comunidade escolar no processo educativo - Realizar, em conjunto com a equipe escolar, atividades que promovam o envolvimento da comunidade escolar; - Estabelecer, em conjunto com a direção, parcerias com a comunidade no desenvolvimento de atividades da escola. Realizar entrevistas com pais e/ou responsáveis, a fim de obter melhores resultados com relação ao comportamento e ao rendimento escolar do aluno - Elaborar cronograma de reuniões com pais e/ou responsáveis dos alunos. - Promover atividades (eventos, palestras) de cunho educativo, social e cultural para os pais.
�
DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES
4.2 Diário 02
Instituição: ESCOLA NOVA GERAÇÃO
Data:12/04/2019
Local: Fortaleza CE
Hora de início: 7:00h término: 11:00h
Supervisora de Campo: Rosemary Moura
Nível: Estagio em Coordenação educacional
Acadêmico: Luciana Rodrigues Camilo
No segundo dia de observação fomos para a pratica, onde o dia ficou por conta de receber os pais e alunos, orientar os professores e professora para se atentarem as datas de entrega de relatórios e provas e das questões de documentação e sobre os planos semanais e anuais da escola, seguindo o padrão das portarias regulamentados do estado.
Planejar e articulação da formação continuada da equipe docente Organizar o Plano de Formação Continuada da Escola; Construir o calendário de reuniões de Formação Continuada; Reservar momentos de estudo para aprofundamento teórico das temáticas a serem trabalhadas; Elabora pautas de formação; Selecionar materiais e recursos para a realização dos encontros; Executar e avaliar o processo formativo desenvolvido; Desenvolver atividades que promovam a ampliação cultural da equipe escolar.
Segue o planejamento disponibilizado de forma resumida pela coordenadora como forma de demostrar e registrar no diário de observação, para uma melhor compreensão das atividades atribuídas a coordenação educacional.
	
�
 Agenda: 
	Identificar a necessidades e as dificuldades relativas ao desenvolvimento do processo educativo da escola
	- Planejar, em parceria com os professores, instrumentos de avaliação diagnóstica;
- Discutir os resultados das avaliações;
- Pautar os momentos de planejamento nos resultados da avaliação;
- Organizar concelho de classe;
-Organizar o momento para as reuniões mensais com a equipe pedagógica;
-
	Planejar e coordenar o processo de sondagem e de interesse, aptidões e habilidades, visando o despertar no educando a valorização do trabalho.
	- Elaborar com os professores, instrumentos de aptidões e habilidades.
- Organizar atividades que forneçam o desenvolvimento das habilidades dos alunos.
	Elaborar relatório semestral das atividades desenvolvidas da unidade de ensino. 
Elaborar agenda semanal das rotinas diárias.
Elaborar planejamento anual juntamente com equipe pedagógica. (diretores, coordenadores e professores).
	- Organizar o portfólio contendo o registro de toda as ações desenvolvidas pelo Coordenador Pedagógico;
- Produzir o relatório semestral.
�
DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES
4.3 DIÁRIO 03
Instituição: ESCOLA NOVA GERAÇÃO
Data: 15/04/2019
Local: Fortaleza CE
Hora de início: 7:00h término: 900h
Supervisora de Campo: Rosemary Moura
Nível: Estagio em Coordenação Educacional
Acadêmico: Luciana Rodrigues Camilo
Terceiro dia de observação, apesar do tempo ter sido mais curto, passamos por ficar na secretaria/coordenação para verificação de documentos e algumas questões burocráticas internas como: a verificação do calendário de provas, conferir os diários de frequência, conferir as fichas de relatórios no caso os alunos do AEE.
Houve também um momento de instrução de como organizar a reunião pedagógica para elaborar os planos do bimestre junto aos professores, uma pequena mostra de organização sobre os eventos da escola que passamos pelo dia das mães, onde houve uma festinha na quadra e passamos por este momento, e que foi de grande aproveitamento, e no decorrer deste período não houve fatos relevantes ou negativos a salientar.
PLANO DE ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL
A ação do coordenador pedagógico predomina-se em um trabalho onde a participação e integração da tríade- aluno-professor-coordenador pedagógico, aliada a uma dinâmica ativa e coerente constituiu-se num resultado cujas linhas norteadoras contribuirão para um desenvolvimento eficaz.
A dinâmica do processo didático e do conhecimento que se ensina, aprende e constrói na escola, solicita do Coordenador Pedagógico que incentive e promova o hábitos de estudos, leituras e discussões coletivas de textos, tanto os que trazem subsídios aos conteúdo específicos, quanto aos que ampliam e aprofundam bases, encaminhamentos e concepções do ato educativo de ensinar e aprender, que caracteriza a especificidade da escola e do conhecimento que deve ser garantido. Sendo assim, a função e/ou a “missão” do coordenador, requer dele, então uma ampla e bem apoiada visão dos fundamentos, princípios e conceitos do processo didático.
Propiciando o desenvolvimento do currículo da escola, visando melhor e mais eficiente desempenho do trabalho didático-pedagógico e, obviamente, a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, tem o presente plano a função de orientar e avaliar todas as atividades do corpo docente, dinamizando, facilitando e esclarecendo a atuação da coordenação pedagógica, junto ao corpo administrativo, docente e discente da escola.
Promover no ambiente escolar momento que possibilitem aos professores, avaliar e repensar sua prática, almejando assim, a melhoria da qualidade do processo ensino aprendizagem.
Objetivos
Coordenar a elaboração, execução e avaliação do Projeto político pedagógico
Promover junto com a direção a integração dos professores de diferentes disciplinas e segmentos, garantindo a interdisciplinaridade e a articulação entre diferentes séries e níveis da educação básica
Elaborar junto com direção e docência um plano de ação coerente e pautado na realidade da instituição escolar.
Orientar e acompanhar no preenchimento dos diários de classe.
Identificar constantemente quais as prioridades das turmas e professores para prestar-lhes um melhor atendimento.
Visitar as salas de aula para detectar problemas existentes e procurar solucioná-los, realizando reuniões individuais sempre que houver necessidade.
Promover reuniões bimestrais e extraordinárias para apresentação dos trabalhos
pedagógicos e rendimento dos alunos.
Coordenar e realizar a HP com os docentes da escola, promovendo momentos de estudos das dificuldades encontradas em sala de aula e incentivando troca de experiências entre professores.
Promover e articular momentos com a família e com a comunidade, através de palestras de sensibilização, datas comemorativas e outros eventos culturais.
Orientar e acompanhar o diagnóstico dos alunos, possibilitando melhor atendimento ao educando, relatando avanços e dificuldades na aprendizagem.
Atividades:
Acompanhar plano de aula e caderno de planejamento dos professores
Participação nas reuniões administrativas.
Acompanhar e motivar ações do PDE.
Sugerir e acompanhar a execução de Projetos.
Acompanhar cronograma de reforço dos alunos com dificuldade de aprendizagem.
Coordenar e acompanhar a realização de ventos.
Observar direta ou indiretamente a prática pedagógica de cada professor
 Acompanhar horário dos professores: entrada/saída/horário de lanche e faltas.
Organizar horário na falta de professores.
Organizar o cronograma de provas.
Analisar e orientar a elaboração de provas.
 Metodologia:
O trabalho é dinâmico, democrático, cooperador e de acordo com as necessidades apresentadas, colaborando com os professores na procura de meios e fins para melhor aprendizagem e formando um trinômio indispensável: aluno-professor-coordenador, e procurando a Filosofia Educacional como forma de organização para atingir os objetivos e procurando obter adesão e colaboração de todos os elementos, desenvolvendo assim, um verdadeiro trabalho de equipe.
Avaliação
A avaliação consiste num trabalho progressivo e cooperativo entre a direção, coordenação pedagógica, orientador pedagógico e o corpo docente, integrados na diagnose dos problemas que interferem no processo ensino-aprendizagem, para dar-lhe solução adequada.
Esta avaliação contínua e progressiva será feita através de diagnósticos, análise do plano elaborado, para verificar se os objetivos foram alcançados, observações diretas e indiretas de todas as atividades desenvolvidas;
 visitas, conversas, fichas de acompanhamento, levantamentos estatísticos, reflexão e conclusão, análise dos dados coletados.
Conclusão
O alcance dos objetivos deste plano, a melhoria do processo ensino-aprendizagem e o processo dos alunos não dependem somente da atuação do coordenador Pedagógico, mas também, da colaboração da Direção da Escola, do Orientador Pedagógico do comprometimento e aceitação dos professores, do desempenho dos demais funcionários do estabelecimento, do interesse dos educando e ainda, do compromisso dos responsáveis pelos alunos desta instituição.
Portanto o coordenador precisa estar sempre atento ao cenário que se apresenta a sua volta valorizando e tendo um bom relacionamento com os profissionais, pois a questão relacionamento entre coordenador e professor é essencial para obter-se um bom resultado. Cabe também ao coordenador refletir sobre sua prática constantemente para superar os obstáculos e tentar criar estratégias bem formuladas para desenvolver com qualidade o processo de ensino-aprendizagem.
Agenda Semanal do Gestor Educacional
	Dia
	Atividade
	Atividades permanentes
	Segunda
	 Verificação dos cadernos de planejamento
 Acompanhamento da professora de reforço
 Reunião equipe gestora
	-    Acolhida
-    Visita nas salas
	Terça
	  Verificação dos diários quanto ao registro dos professores 6º ao 9º ano (Quinzenal)
  Realização de diagnóstico e acompanhamento dos alunos com dificuldade.
	-    Acolhida
-    Visita nas salas
	Quarta
	    Acompanhamento dos projetos de leitura
   Estudo para formação própria dentro da área de trabalho.
    Reunião equipe gestora
	-    Acolhida
-    Visita nas salas
-    Aula de reforço
-   Atividade para casa
	Quinta
	Acompanhamento do professor no horário de educação física (manhã)
	-    Acolhida
-    Visita nas salas
	Sexta
	    Acompanhamento pedagógico no horário de educação física (manhã)
 Planejamento do próprio trabalho estudo e preparação para formação dos professores.
	-    Acolhida
-    Visita nas salas
- Acompanhar saída
CONSIDERAÇÕES FINAIS
	Ao final de mais uma etapa, podemos dizer que todo esforço valeu a pena. Com todo a sequência de fatos e aprendizados nós enquanto formandos e quase concluindo temos uma visão de uma realidade bastante exaustiva, complexa e de muita responsabilidade, estar a frente de uma gestão educacional requer muito empenho, muita disposição e todo um conhecimento para tal atuação.
	O acompanhamento de fases de elaboração e aplicação de toda agenda semanal e ter acesso do calendário anual da escola é estar sempre inserido na parte que articula e executa cada etapa.
Todo processo foi enriquecedor, colaborou para uma melhor compreensão das ações do Gestor Educacional, de como coordenar a equipe escolar e de como estra presente para que todo projeto pedagógico escolar seja seguido e passado de forma tranquila de modo que a execução do mesmo tenha seus objetivos alcançados durante todo ano letivo.
REFERENCIAS
ALMEIDA, Laurinda Ramalho e PLACO, Vera Maria Nigro de Souza (org.) O Coordenador pedagógico e o espaço de mudança. Edições Loyola, São Paulo, 2001
 Disponível: <http://valeriaattayde.blogspot.com.> Acessado em 12/04/2019.
Gestão Escola e suas estratégias. Disponível em: www.portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/06_gest_edu_esc.pd. acesso em: maio/2019.
ANDRÉ, M.E.D. A, LLUDKE, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
ARAUJO, S. C. L. G. Ser professor coordenador pedagógico: sobre o trabalho docente e sua autonomia. Belo Horizonte: UFMG, 2007.
BELLONI, I.; BELLONI, J. Questões e propostas para uma avaliação institucional
formativa. In: FREITAS, L. C. (Org.). Avaliação de escolas e universidades. Campinas, SP: Komedi, 2003, p. 9-34.
BONAMINO, A.; MARTÍNEZ, S. A. Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais
para o ensino fundamental: a participação das instâncias políticas do Estado.
 
Educação &Sociedade. v. 23. N. 80. p. 368-385. Campinas, SP: set., 2002.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental, - Brasília: MEC/SEF, v. 3. 1998.
BRASIL ESCOLA. Interação Entre Escola e Família no Processo de Ensino e
Aprendizagem da Criança. Disponível na internet via: <http://monografias.brasilescola.com/educacao/interacao-entre-escola-familia-no-processoensino-aprendizagem.htm> Acessado em 01 de julho de 2014.
BRASIL. Plano Nacional de Educação. Brasília: MEC/INEP, 2001.
CARNEIRO, Moaci Alves. "LDB fácil." Petrópolis, RJ: Vozes (1998).
COSTA, Sonia G. Subjetividade e complexidade na gestão escolar. Projeto de pesquisa apresentado na qualificação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
COSTA, Vera Lúcia Pereira. "Função social da escola." Revista em Aberto 44 (2011).
CURY, C. R. J. O direito à educação: um campo de atuação do gestor. Brasília: Ministério da Educação, 2006.
CURY, C. R. J. A educação básica no brasil. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 80,
setembro/2002, p. 168-200.
ESTEVÃO, C. Escola e Participação: o lugar dos pais e a escola como lugar do cuidado. Ensaio, vol. 11, nº 41, 2003.
INEP/MEC. Participação dos pais ajuda no desempenho escolar da criança. Disponível em:www.inep.gov.br/imprensa/notícias/saeb Acesso em: 11 no 2009.
OLIVEIRA, J. F.; MORAES, K. N.; DOURADO, L. F. Gestão escolar democrática:
definições, princípios e mecanismos de implementação. In: BRASIL. Ministério da Educação. Escola de gestores, s/d. Sala Ambiente Políticas e Gestão na Educação.
Disponívelem:<http://escoladegestores.mec.gov.br/site/ala_politica_gestao_escolar/pdf/texto2_1.pdf>.
PEREIRA, Ronaldo. Gestão e liderança. Disponível na internet via : http://josefelipejr.blogspot.com.br/2008/12/frases-e-pensamentos.html acessado em
19/06/2019 Acessado em 19 de maio de 2019.
RIBEIRO, Vera Masagão, Vanda Mendes Ribeiro, Joana Buarque de Gusmão.
"Indicadores de qualidade para a mobilização da escola." Cadernos de pesquisa 35.124(2005): 227-251.
SÁ, Marilene de C. A fraternidade em questão: um olhar psicosociológico sobre os cuidados upl. 1, p. 651-64, 2009.
SILVA, L. F. da, SILVA, T. K. da, SILVA, C. A da. Gestão democrática: a atuação do
gestor escolar numa Perspectiva participativa.
SILVA, M. S. P. da. O gestor escolar frente o desafio da participação no planejamento do trabalho escolar dimensões e significados.
SOUZA, Sandra Z. L. de. Avaliação institucional: elementos para discussão. In: Escola de Gestores da educação básica. 2 eds. 2009. CD-ROM.
VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento: Projeto de ensino-aprendizagem e projeto-político-pedagógico. 9. ed. São Paulo: Libertad, 2006. p. 14-64.
ANEXO 1 
PLANO DE ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL DADOS DA INSTITUIÇÃO
 Nome da Instituição: Escola Nova Geração
 Razão social: MouraeSousaLtda.
 Município: Fortaleza
 Endereço: Rua Cônego de Castro nº 1324 Parangaba
 e-mail: escolanovageracao@gmail.com.br
Mantenedora da Instituição:
(x) Empresa, grupo empresarial do setor privado ou pessoa física
(x) Sindicatos de trabalhadores ou patronais, associações, cooperativas. 
( ) Organização não governamental ou Instituições sem fins lucrativos – Terceiro Setor.
( ) Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, outros) ( ) Poder público: municipal, estadual ou federal.
 Conveniada com o Poder: 
( ) Federal 
( ) Estadual ( ) Municipal
�
Identificação e caracterização da Instituição de Ensino. 
A escola Nova Geração foi fundada em dezembro de 2013, pela atual proprietária Rosemary Sousa Moura, a escola de categoria particular na época não tinha sócios e também nenhum convenio e ajuda de outras instituições. Atualmente a escola conta com três unidades, o objetivo que a levou a montar a escola foram seus ideais por uma educação que pudesse andar lado a lado com a comunidade local, e por questões como ela já atuava na área em outras escolas e por sua formação , hoje sendo diretora e coordenadora , e quem responde por toda parte jurídica e financeira da escola. 
A sua maior preocupação a respeito da abordagem de ensino está em seguir o PPP, pois escolas de pequeno porte como ela tem como base as portarias que regem e regular o municio de Fortaleza.
Níveis de Ensino e/ou Projetos de Ensino
	A escola atende crianças desde a educação infantil ao nono ano do ensino fundamental, também atende crianças do AEE, e alunos portadores de necessidades especiais.
Análise da Legislação de Ensino. 
As leis que fundamentam a empresa/escola são baseadas no PPP, a escola possui o numero de registro 440/2019- Fortaleza-CE. Também estão relatados na lista anual: Alvará de funcionamento 2019, Vigilância Sanitária, a escola trabalha com as diretrizes do PPP, e faz um trabalho extensivo junto com a comunidade de pais e professores.
Observação e Organização da Secretaria. 
A rotina diária administrativa ocorre em momentos separados e como a escola é de pequeno porte, todos os documentos e parte de gestão financeira fica a cargo da diretora e as duas secretárias, a escola renova a documentação anualmente. Os prontuários e documentos de coordenação tais como atas de reunião, calendário anual, e notas da receita federal. 
 
Programas e projetos especiais. 
A universalização da educação básica constitui uma das diretrizes do Plano Nacional de Educação 2011-2020, consubstanciado no Projeto de Lei nº 8.035/2010, em tramitação no Congresso Nacional. Nesse sentido, nos últimos anos, duas mudanças importantes foram introduzidas na educação básica: a matrícula obrigatória no ensino fundamental a partir de 6 anos completos, ampliando a duração do ensino fundamental para 9 anos; e a obrigatoriedade de matrícula/frequência escolar dos 4 aos 17 anos de idade, introduzida pela Emenda Constitucional nº 59 de 2009, que deverá estar implementada até 2016.
6)Rotina administrativa. 
	A rotina administrativa segue um padrão de datas e horários, já que a diretora também atua em outras duas unidades, a parte do calendário semanal fica sujeito a algumas alterações por conta de questões as vezes referidas a demandas imprevistas. Serviços de banco, recebimentos dentre outros ficam por conta da parte de secretaria.
	Serviços como recepcionar alunos na entrada e saída, atendimento ao país, elaborar e executar as reuniões bimestrais, entrega de notas, calendário cívico, planejar, organizar e executar as festividades da escola, coordenar os projetos internos como a Ciranda de livros ( projeto de leitura), e a semana cultural que acontece no mês de outubro, ficam englobados na rotina do gestor.
07) Administração da Instituição de Ensino 
	A participação na gestão da escola implica no poder real de tomar parte ativa no processo educacional, tanto no nível microssocial como no macrossocial, por parte de todos os envolvidos nesse processo, ou seja, alunos, pais de alunos, professores, administradores do sistema educacional e da escola e mesmo grupos sociais organizados. Esta participação implica em que estes agentes possam ter um papel ativo nas decisões sobre a elaboração das políticas educacionais, na sua execução e no controle de sua aplicação (Sánchez de Horcajo, 1979).
	Para os administradores/diretores, a visão futura para a instituição vai além dos princípios básicos concedidos no projeto estrutural e pedagógico de quinze anos atrás quando ela foi criada, hoje em tempos modernos e a tantas tecnologias é necessário buscar meios e estar se adaptando para nova era da educação. Todo trabalho admirativo/ pedagógico, também como técnico e gestão de finanças seguem uma planilha que tem por base o gráfico mostrado a seguir: 
08)Relacionamento entre Gestores e demais colaboradores. 
A parte de relacionamento social e de trabalho entre gestores e equipe pedagógica, funciona em conjunto, buscando as melhores estratégias e métodos pedagógicos que possam ser sempre estar atualizados e sempre analisando o pode ser acomodado junto ao ensino, de uma forma que possa ser observado e mantido dentro do contexto administrativo/pedagógico.
...os processos de gestão deparam-se com o desafio de lidar com os aspectos
subjetivos inerentes ao ser humano, ao mesmo tempo em que continuam
buscando objetividade nas suas práticas organizacionais. Salienta-se assim o
quanto a compreensão do humano na gestão depara-se com a dimensão da
subjetividade. (COSTA, 2010, p.13)
�
9) Análise do Calendário feito pelo Pedagogo. 
O planejamento do calendário escolar é feito no começo do ano, antes do início das aulas. Geralmente, o diretor da escola marca uma “semana pedagógica” e, durante essa semana, muitas coisas serão discutidas e decididas.
Porém, no decorrer do ano, possivelmente acontecerão imprevistos ou dificuldades que atrapalharão a execução de tudo o que foi planejado. O gestor deve promover reuniões durante o ano para reavaliar e fazer as alterações que forem necessárias no planejamento. É nessa análise de dados que deve se basear a decisão em manter algumas ações e trocar outras. Mais uma vez, destacamos a importância dos vários olhares para que essa análise não seja baseada na opinião de apenas uma das partes envolvidas.
10) Órgãos auxiliares da Instituição.
A instituição não conta com órgãos auxiliares, sendo ela mesma sua única mantenedora e administradora. 
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, 
sem ela tampouco a sociedade muda”.
Paulo Freire
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
�
Relatório apresentado à Anhanguera-Uniderp, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina Estágio Curricular em Gestão Educacional.
Docente supervisor: Prof. Fernanda Martins Valla.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais