Buscar

Avaliando Aprendizado FISIOTERAPIA ESPORTIVA 2019 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliando Aprendizado FISIOTERAPIA ESPORTIVA
	
	1a Questão (Ref.:201601431087)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A fisioterapia no esporte é uma área que se encontra em crescimento seja no âmbito amador, seja no de alta performance. Atuar juntamente a uma equipe multidisciplinar faz com que o desempenho do atleta seja de qualidade. Em meio a esse cenário, a Fisioterapia surge como uma grande aliada, atuando na prevenção e reabilitação dessas lesões, bem como, das diversas lesões e patologias que acometem o sistema músculo esquelético (Aparelho Locomotor). Para que este trabalho seja ainda mais estreito entre a equipe mostra-se necessário uma aproximação da modalidade praticada. Por este motivo, marque a opção que mostra a necessidade do conhecimento do Fisioterapeuta na prática e na avaliação do atleta em questão.
		
	
	Gestual desportivo, vestimenta da atividade e aspectos ambientais.
	 
	Conhecimento da modalidade, gestual esportivo, individualidade do atleta e condições e dinâmicas de jogo.
	
	Conhecimento da equipe adversária, condições e dinâmicas de jogo, gestual desportivo.
	
	Conhecimento da modalidade, gestual esportivo e Conhecimento da equipe adversária.
	
	Aspectos ambientais, condições e dinâmicas de jogo e vestimenta da atividade.
	Respondido em 14/04/2019 15:44:51
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201601445999)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma avaliação cinesiofuncional pré competição bem realizada fornece ao fisioterapeuta importantes informações uteis na elaboração de trabalhos futuros. Podemos considerar a avaliação cinesiofuncional pré competição importante para a montagem de um plano de:
		
	
	Treinamento específico com bola
	
	Treinamento aeróbio especifico
	
	Treinamento técnico tático
	
	Avaliação pré cirúrgica
	 
	Prevenção de lesões
	Respondido em 14/04/2019 15:47:57
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201601895882)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Sobre a Fisioterapia Esportiva, assinale V ou F:
		
	 
	O trabalho da equipe que compõe o departamento de saúde de uma equipe esportiva deve ser multidisciplinar, ou seja cada membro dentro de sua especificidade deve trabalhar, de forma isolada, para a boa recuperação do atleta.
	 
	A fisioterapia esportiva tem como objetivo principal devolver o atleta o mais rápido possível para a prática esportiva após uma lesão, por isso o fisioterapeuta deve buscar essa aceleração, pulando algumas etapas para chegar mais rápido ao seu objetivo.
	 
	Dentro da fisioterapia do esporte é também importante a integração do trabalho estático com o treinamento do indivíduo através da reeducação dos atos motores específicos da modalidade.
	 
	Fisioterapia Esportiva é uma das áreas de atuação do profissional fisioterapeuta na atualidade e sua prática e métodos são aplicados no caso de lesões causadas por esportes, com o propósito de recuperar, sanar e prevenir as lesões
	 
	A Fisioterapia Esportiva é uma Especialidade Reconhecida pelo COFFITO e tem suas atribuiçoes e regulação são feitas pela Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE) que realiza Prova para Admissão de Novos Especialistas anualmente
	Respondido em 14/04/2019 15:57:47
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602042270)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um atleta profissional de basquete, durante um treinamento, sofreu um pequeno impacto traumático no músculo quadríceps. Ao ser avaliado pelo fisioterapeuta, ainda na quadra, apresentou dor local (EVA=4), hemorragia escassa e leve aumento da sensibilidade pontual do trauma; contudo não houve restrição na amplitude do movimento. Acerca do tratamento, analise as afirmativas. I - O tratamento deverá ser imediato, incluindo repouso, crioterapia, compressão e elevação. II - O procedimento inicial de compressão deverá ser realizado associado com a terapia de calor. III - Inicialmente, a massagem e o ultrassom pulsado deverão ser utilizados para diminuir o metabolismo IV - Se for utilizada, a terapia de calor não deverá ser iniciada enquanto a fase crônica da lesão não estiver visivelmente concluída
		
	
	V,V,V,V
	 
	F,F,F,F
	
	V,V,F,V
	
	F,F,V,V
	
	F,V,F,V
	Respondido em 14/04/2019 15:45:28
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201601438725)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual dos seguintes fatores de risco é extrínsecos à lesão?
		
	
	Desequilíbrio na força,
	 
	Técnica imprópria,
	
	Condicionamento inadequado
	
	As letras A e B estão certas
	
	Lesão anterior,
	
	1a Questão (Ref.:201602062749)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A potência muscular é o produto da força muscular pela velocidade de contração do músculo. A potência máxima ocorre a cerca de um terço da velocidade máxima. No contexto da reabilitação de um atleta que precisa melhorar sua força e potência para gerar trabalho de explosão, o exercício mais indicado seria:
		
	
	Exercício isométrico;
	
	Exercício PNF;
	
	Exercícios dinâmicos concêntrico;
	
	Exercício isocinético;
	 
	Exercício dinâmico pliométrico;
	Respondido em 14/04/2019 16:00:31
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201601431090)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação à classificação dos tipos de atleta podemos dizer que:
1 - Amador
2 - Recreacional
3 - Profissional
____ Apresenta uma rotina de treinamento, realiza toda a preparação para realização da atividade esportiva, compete várias vezes ao ano e em competições ao mesmo tempo, apresenta suporte multi-profissional e utiliza os acessórios corretos.
 ____ Pratica atividade física regularmente, realiza alguma preparação para realização da atividade esportiva, Compete algumas vezes ao ano e seleciona as competições que irá participar, apresenta algum suporte multi-profissional (ele paga os profissionais ou tem um pequeno patrocinador), utiliza os acessórios corretos, é disciplinado e procura seguir orientações.
___ Pratica atividade física poucas vezes na semana, não apresenta preparação para realização da atividade esportiva, não compete, não apresenta suporte multi-profissional, faz utilização inadequada de acessórios e é normalmente indisciplinado;
		
	
	1,2,3
	 
	3,1,2
	
	2,3,1
	
	2,1,3
	
	3,2,1
	Respondido em 14/04/2019 16:13:45
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201601446500)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	 Já foi amplamente divulgado que músculos com uma maior área transversal produzem maior força do que músculos semelhantes com uma área transversal menor. Com um treinamento de altas cargas em que a secção transversal do músculo aumenta, ocorre um incremento da força máxima (Zatsiorsky, 2006).
O texto acima demonstra a importância dos fatores musculares para o ganho de força. Assinale quais os fatores musculares que contribuem para o aumento da força:
		
	
	Hipertrofia, hipoplasia, tipologia das fibras musculares.
	
	Hipertrofia, hiperplasia, tipologia das fibras nervosas.
	
	Hipertrofia, hiperplasia, tipologia das fibras ligamentares.
	
	Hipotrofia, displasia, tipologia das fibras musculares.
	 
	Hipertrofia, hiperplasia, tipologia das fibras musculares.
	Respondido em 14/04/2019 16:11:45
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602062733)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No alongamento estático move-se o grupo muscular lentamente até uma amplitude de movimento com tensão (desconforto) e permanece por alguns segundos. Das opções abaixo qual NÃO corresponde a uma das vantagens desse alongamento?
		
	
	Fácil aprendizagem;
	
	Pouco risco de lesão;
	 
	Não reflete a prática de algumas atividades esportivas;
	
	Pode ser inserido como parte do aquecimento;
	
	Independe da presença de
companheiro;
	Respondido em 14/04/2019 16:03:48
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602065528)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Após 30 dias de inatividade e suspensão dos treinamentos, após lesão na musculatura da panturrilha, um maratonista apresenta diminuição da resistência muscular. Para uma reabilitação adequada desse atleta e recuperação do seu desempenho, o fisioterapeuta esportivo deve trabalhar:
		
	
	fibras musculares tipo I, que tem a capacidade de gerar contração sem a demanda de oxigênio.
	
	fibras musculares tipo II, vermelhas, que são responsáveis pelas atividades aeróbias.
	
	fibras I e II, ambas correlacionadas com a capacidade aeróbia.
	
	fibras anaeróbias, que geram a potência necessária para o treino de maratona.
	 
	fibras musculares tipo I, com alto número de mitocôndrias.
	
	1a Questão (Ref.:201601431085)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Segundo JAMES, 1978, erros de treinamento são os maiores responsáveis pelas lesões relacionadas ao esporte (60%). Estes erros geralmente são causados por: quantidade inadequada de treino (intensidade demasiada), técnica inadequada de execução e avaliação inadequada das capacidades e/ou necessidades do atleta. Organizar e quantificar um treinamento são o melhor jeito para que treinadores, médicos, profissionais de educação física e fisioterapeutas se comuniquem a fim de visar e identificar pontos de risco no percurso do treino, evitando excesso de treinamento ou o mau condicionamento, ambos frustrantes para toda a equipe. Por este fato, três aspectos são básicos quando se discute treinamento. Uma vez que essas estruturas não estando em seu melhor desempenho a probabilidade de gerar lesões aumenta. Quais são elas?
		
	
	Equilíbrio, flexibilidade e capacidade cardio respiratória
	 
	Força do músculo, flexibilidade e capacidade cardio respiratória
	 
	Flexibilidade, Resistência e potência
	
	Potência, capacidade cardio respiratória e velocidade
	
	Força, equilíbrio e agilidade
	Respondido em 16/05/2019 16:29:17
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602042306)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A eletrotermofototerapia é um recurso fisioterapêutico importante na Fisioterapia Esportiva. Nas fases iniciais do trauma agudo ou no pós-operatório imediato, os recursos eletrotermofototerapêuticos têm um grande valor por acelerar e favorecer a cicatrização tecidual. Mas somente o uso desse recurso não pode ser caracterizado como Fisioterapia, segundo a Associação Americana de Fisioterapia (APTA), sendo necessário evoluir com exercícios para reestabelecer a função do atleta/paciente. Sobre estes recursos, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	 
	O TENS é a terapêutica de primeira escolha em analgesia, apresenta alta eficiência com apenas 10 minutos de utilização.
	
	Os efeitos térmicos do ultrassom são: aceleração do metabolismo, redução ou controle da dor e espasmo muscular, aumento da circulação e da extensibilidade de tecidos moles.
	
	A termoterapia quando utilizada em seu tempo hábil, promove vasodilatação reflexa em tecidos mais profundos.
	
	A microcorrente favorece a capacidade de cicatrização tecidual.
	
	O laser de baixa potência tem a capacidade de estimular o crescimento de filamentos nervosos.
	Respondido em 16/05/2019 16:27:03
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602066758)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A tendinopatia do supra espinhal é uma lesão que apresenta-se frequente em esportes como o vôlei, handebol e natação. Normalmente essa lesão é decorrente de movimentos repetitivos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta do processo terapêutico, de acordo com o quadro clínico dessa patologia.
		
	
	Analgesia, recuperação da ADM, aumento da resistência muscular, aumento da força muscular, treino sensório motor e treino do gesto esportivo.
	
	Todas as alternativas estão incorretas
	
	Analgesia, aumento da força muscular, aumento da resistência muscular, aumento da flexibilidade treino sensório motor e treino do gesto esportivo.
	
	Recuperação da ADM, aumento da resistência muscular, aumento da força muscular,, treino sensório motor e treino do gesto esportivo.
	 
	Analgesia, recuperação da ADM, aumento da força muscular, aumento da resistência muscular, treino sensório motor e treino do gesto esportivo.
	Respondido em 16/05/2019 16:16:02
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201601555819)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Jornal da Pituba - Domingo 17/03/2013) "Jogador Souza lesiona o músculo adutor da coxa direita e é dúvida para o próximo jogo." A Crioterapia tem uma grande influência na redução da dor local e na melhora do processo inflamatório. De acordo com as afirmações acima, marque a afirmativa que condiz com o uso da Crioterapia, nas primeiras horas pós-lesão muscular.
		
	
	Aumenta o metabolismo local, diminuindo o edema.
	
	Aumenta o metabolismo basal, proporcionando melhora do processo inflamatório.
	
	Não é aconselhável o uso da Crioterapia nas primeiras horas pós-lesão muscular, por favorecer o aumento do processo inflamatório.
	
	Aumenta o extravasamento de líquido intersticial, reduzindo assim o edema local.
	 
	Diminui o metabolismo local e a velocidade de condução dos impulsos nervosos, melhorando o quadro doloroso.
	Respondido em 16/05/2019 16:22:00
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201601431094)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As lesões musculares ocorrem por variados mecanismos, trauma direto, laceração ou isquemia. As principais causas de lesão são os treinamentos físicos feitos de forma inadequada, retração muscular acentuada, desidratação, nutrição inadequada e temperatura do ambiente desfavorável. Sua classificação pode ser realizada em 3 graus. Roberto, atleta de futebol de salão teve uma lesão de 2 centímetros no músculo reto femoral levando a lesão de um moderado número de fibras, também com a fáscia muscular intacta, apresentando hematoma e um importante edema. Levando este quadro clinico e a agilidade na classificação da lesão marque a opção que apresenta o mais provável grau de lesão e diga qual o exame mais rápido e barato que pode ser realizado com este atleta neste momento tão desfavorável.
		
	
	Grau I e Ultra sonografia
	 
	Grau II e Ultra sonografia
	
	Grau III e Ressonância
	
	Grau I e Ressonância
	
	Grau III e Ultra sonografia
	
	1a Questão (Ref.:201601446508)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	 Podemos afirmar que o tipo de fibras que se encontram em maior quantidade em um músculo, influenciará na quantidade de força e no padrão de velocidade de contração realizada por esse determinado músculo.
Assinale a alternativa que corresponde aos dois tipos de fibras principais existentes no corpo humano:
 
		
	
	Fibras do tipo I - característica lenta e glicolítica, fibras do tipo II - característica rápida e oxidativa.
	 
	Fibras do tipo I - característica lenta e oxidativa, fibras do tipo II - característica rápida e glicolítica.
	
	Fibras do tipo II - característica lenta e oxidativa, fibras do tipo I - característica rápida e glicolítica.
	
	Fibras do tipo I - característica rápida e oxidativa, fibras do tipo II - característica rápida e glicolítica.
	
	Fibras do tipo I - característica lenta e oxidativa, fibras do tipo II - característica lenta e glicolítica.
	Respondido em 16/05/2019 16:34:07
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602062724)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Das afirmações abaixo qual expressa de forma correta a definição de ¿reserva de flexibilidade¿?
		
	
	Maior amplitude de movimento possível sob ações de forças internas;
	
	Amplitude máxima utilizando a força dos agonista;
Maior amplitude de movimento possível sob ações de forças externas;
	 
	Diferença entre amplitude da flexibilidade ativa e passiva;
	
	Exercício físico com o objetivo de manter e/ou desenvolver a flexibilidade;
	Respondido em 16/05/2019 16:51:54
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201601895905)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre o treinamento de força assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:
		
	 
	Volume de treinamento refere-se ao número de repetições, séries e tempo de treinamento.
	 
	Um dos exames mais utilizados para prescrição de treinamento com pesos é o 1RM.
	 
	Intensidade de treinamento refere-se ao número de repetições, séries e tempo de treinamento.
	 
	Para trabalhar Resistência Muscular Localizada prioriza-se o trabalho com volume maior de treinamento, intervalos mais curtos e intensidade moderada.
	 
	Para trabalhar força Máxima prioriza-se o trabalho com volume maior de repetições, intervalos mais longos e intensidade alta.
	Respondido em 16/05/2019 16:54:32
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602042283)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma das lesões frequentes entre corredores de rua é a entorse de tornozelo. Apresenta-se com edema, dor intensa, às vezes hematomas dependendo do grau da lesão e limitação do movimento. Dentre os mecanismos de estabilização articular mais comprometidos nesta lesão encontra-se:
		
	
	Órgãos tendinosos de Golgi
	
	Cognição
	
	Equilíbrio
	 
	Propriocepção
	
	Força muscular
	Respondido em 16/05/2019 16:57:35
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201601438735)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um atleta sofreu uma fratura da tíbia direita após um choque com o seu oponente. Pergunta: em que fase da reparação óssea um atleta está especialmente vulnerável a uma nova lesão?
		
	
	Inflamação,
	
	Calo duro
	
	Calo mole
	 
	Remodelagem
	
	Maturação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais