Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA 3 FUNDAMENTOS DA ECONOMIA PNA

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA 3 FUNDAMENTOS DA ECONOMIA PNA (ON) - 201910.612.03
	Usuário
	JOELSON ROLIM DA SILVA
	Curso
	Bloco 2 - ADM2157 FUNDAMENTOS DA ECONOMIA PNA (ON) - 201910.612.03
	Teste
	ATIVIDADE AVALIATIVA 3
	Iniciado
	01/06/19 17:46
	Enviado
	02/06/19 10:26
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	2,5 em 2,5 pontos  
	Tempo decorrido
	16 horas, 39 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	BC corta juros para 6,5% ao ano e indica nova redução em maio
É o menor piso histórico da taxa; queda ocorre em cenário de inflação controlada
 
Na 12ª redução seguida da taxa básica de juros, o Banco Central decidiu, nesta quarta (21), cortar a Selic em 0,25 ponto percentual, para 6,5% ao ano. Com isso, o juro atinge um novo piso histórico no país. No comunicado, o BC prevê mais uma redução na próxima reunião em maio.  O Copom vê como "apropriada" uma flexibilização monetária moderada adicional, de modo que a inflação convirja para a meta. 
 
 
Fonte: Banco Central
 
A decisão veio em linha com o esperado pelo mercado. Dos 43 analistas e casas ouvidos pela agência Bloomberg, 41 apostavam na queda da Selic para 6,5%. Apenas dois viam a taxa estável em 6,75% ao ano.
 
Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/03/banco-central-corta-juros-pela-12a-vez-e-selic-cai-para-65-ao-ano.shtml  acessado em 04/04/2019 às 10:54
 
A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. O governo reduziu as taxas de juros porque observou uma situação de controle da inflação; assim, ao analisar o gráfico, durante todo período estudado, desde a atuação do ex-ministro Armínio Fraga, pode-se dizer que a política monetária tem sido expansionista.
PORQUE 
II. A política monetária expansionista se dá com reduções esporádicas das taxas de juros, sempre diante de uma situação de perspectiva de inflação tendendo a se elevar.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições falsas.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições falsas.
	Feedback da resposta:
	Resposta certa. Ambas as assertivas são falsas. Em primeiro lugar, no gráfico se verifica que os ex-ministros Henrique Meirelles e Alexandre Tombini elevaram as taxas de juros, o que se faz diante de uma perspectiva de alta inflacionária, o que já explica a incorreção da segunda assertiva.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O mercado de trabalho, os impactos da tecnologia e as tendências de carreiras
Por André Salerno*
Olhando para trás, especialmente nos séculos 19 e 20, as novas tecnologias exerceram um grande papel de mudança nos negócios e na forma de emprego de inúmeras pessoas. Boa parte delas trabalhavam na lavoura quando algumas máquinas foram introduzidas, forçando-as a se movimentarem em direção ao setor industrial. Não tardou e um novo movimento foi observado nas indústrias quando a automatização delas fez com que os trabalhadores fossem deslocados para o setor de serviços. Como forma de explicitar esse movimento, na década de 50 nos Estados Unidos o setor industrial representava cerca de 40% dos empregos, hoje esse número não supera a marca dos 5%. No Brasil, especialmente na década de 80, grandes transformações tecnológicas foram experimentadas, e um grande exemplo desse movimento foi o setor bancário. Era o setor de serviços experimentando as grandes transformações propagadas pela tecnologia. Isso resultou na implantação de inúmeros caixas eletrônicos, Internet Banking, aplicativos e demais funcionalidades. Mesmo com uma forte expansão que o setor bancário experimentou nesse período, não foi possível conter a redução do quadro de funcionários, que desde então caiu pela metade.
 Fonte: https://canaltech.com.br/carreira/O-mercado-de-trabalho-os-impactos-da-tecnologia-e-as-tendencias-de-carreiras/ acessado em 10/04/2019 às 09:33
 
A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
                     I.O desemprego é infelizmente uma realidade no Brasil a décadas. Muito embora tenha atingido níveis administráveis no início dos anos 2000 decorrente do crescimento da economia brasileira impulsionado pela alta das commodities, a época da reportagem chegou a atingir mais de 12 milhões de pessoas. No caso, o texto se refere ao desemprego friccional
 
PORQUE 
 
                   II. O desenvolvimento de novas tecnologias é um dos fatores que provocaram a redução de quadros e a extinção de muitas funções dentro das empresas. Só para citar um exemplo, uma agencia bancária que antes demandava o emprego de 30 pessoas para funcionar atualmente pode funcionar com menos de 10 pessoas. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	Resposta Correta:
	 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	Feedback da resposta:
	Resposta certa: você fez uma leitura bem atenta ao texto. Embora a primeira assertiva tenha informações verdadeiras, o tipo de desemprego citado, o friccional, é aquele onde voluntariamente as pessoas saem de seus empregos para buscar algo que esteja mais alinhado aos seus sonhos, aos seus objetivos pessoais de vida.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Conforme Vasconcellos e Garcia, o PIB “é o somatório de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território nacional num dado período, valorizados a preço de mercado, sem levar em consideração se os fatores de produção são de propriedade de residentes ou não-residentes”.
VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia . 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 154
A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. O PIB é uma forma de medição da renda nacional, podendo ser contabilizado em termos reais e em termos nominais, sendo que o primeiro é o que efetivamente mostra a real geração de riqueza.
 
PORQUE 
  
II. O PIB em termos reais é calculado descontando-se a inflação medida no período em que foi analisado.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta certa. Realmente o PIB em termos reais é aquele contabilizado descontando-se os efeitos da inflação sobre os preços. Dessa forma, é um dado que mostra efetivamente se houve e de quanto foi a geração de riqueza.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Um dos objetivos dos condutores de política macroeconômica é o controle da inflação. Conforme nos ensina Mochón, “conseguir uma inflação baixa ou um nível geral de preços estável é um objetivo macroeconômico chave, pois as disparadas nos preços distorcem as decisões econômicas das empresas e dos indivíduos, impedindo, portanto, uma alocação mais eficiente de recursos” 
MOCHÓN, Francisco. Princípios de Economia . São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007, p. 148-149
É importante observar dessa maneira que para obter o crescimento econômico, o Estado precisa lidar com esse problema que é para a Economia de um país analogamente falando o mesmo que um câncer para o corpo humano. Para solucionar esse problema o governo pode:
I. Adotar uma política monetária restritiva, aumentando juros e, dessa forma, encarecendo o crédito.
II. Adotar uma política monetária restritiva, reduzindo juros e dessa forma encarecendo o crédito.
III. Adotar uma política fiscal restritiva, aumentando gastos e, dessa forma, diminuindo o déficit fiscal.
IV. Adotar uma políticafiscal restritiva, reduzindo gastos e, dessa forma, diminuindo o déficit fiscal.
 
É correto o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e IV
	Resposta Correta:
	 
I e IV
	Feedback da resposta:
	Resposta certa. Isso mesmo, as políticas monetária e fiscal devem atuar de forma combinada encarecendo os empréstimos e reduzindo do déficit fiscal como sendo uma forma de combater a inflação. É importante lembrar que não é possível o desenvolvimento econômico em um ambiente inflacionário.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Vasconcellos e Garcia nos ensinam que “dado que todas as transações da economia são efetuadas com a utilização de moeda, admite-se também a existência de um mercado monetário. Nesse mercado, supõe-se a existência de uma demanda de moeda (em função da necessidade de transações dos agentes econômicos, ou seja, da necessidade de liquidez) e de uma oferta de moeda, determinada pelas autoridades monetárias e pela atuação dos bancos comerciais. A demanda e a oferta de moeda determinam a taxa de juros.”
 VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 134.
 
Considerando a sua compreensão sobre oferta de moeda em uma economia, observe as assertivas:
I.    Os Bancos comerciais atuam de maneira bastante ativa na criação de moeda.
II.   Cabe ao Banco Central e aos bancos comerciais a função de manter a liquidez na economia.
III. Os Bancos comerciais usam os depósitos para gerar crédito para tomadores de recursos.
IV. Um dos meios usados pelo Banco Central para controlar a quantidade de recursos que os bancos comerciais podem emprestar são os recolhimentos compulsórios. 
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta certa. Isso mesmo! É função apenas do Banco Central manter a liquidez na economia.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Vasconcellos e Garcia explicam que a política fiscal “refere-se a todos os instrumentos de que o governo dispõe para arrecadar tributos (política tributária) e controlar suas despesas (política de gastos). A política tributária, além de influir sobre o nível de tributação, é utilizada, por meio da manipulação da estrutura e alíquotas de impostos, para estimular (ou inibir) os gastos de consumo do setor privado.” 
VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 130.
Considere que o país está passando por um período suficiente para caracterizar uma situação inflacionária: empregos vem sendo perdidos pela retração da demanda provocada pela perda do poder de compra da moeda, no que se chama como sendo “espiral inflacionária”. Que ações deveriam ser tomadas no que tange à área fiscal?
I. O governo deveria realizar reformas que levassem a redução dos gastos públicos, uma vez que essa é umas das principais causas da inflação.
II. O governo deveria promover reduções graduais e constantes dos impostos que incidem diretamente sobre o consumo, como o IPI e o ICMS.
III. O governo deveria realizar operações de compra de divisas estrangeiras, o que promoveria um fortalecimento das reservas estrangeiras, consequentemente da capacidade do governo de gastar.
É correto o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta certa. A política fiscal se refere à gestão que o governo possui sobre suas receitas e despesas. Dessa forma, diante de uma situação de espiral inflacionária, no que tange à política fiscal, o governo precisa aumentar impostos e cortar gastos.
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leiam o seguinte trecho do discurso do Ministro da Economia Paulo Guedes, ao tomar posse em 02 de janeiro de 2018
 
O diagnóstico é muito simples. Foi elaborado aqui. Eu quero enfatizar porque é importante: o teto de gastos foi fundamental exatamente por isso, ou seja, a dimensão fiscal foi sempre o calcanhar de Aquiles de todas as nossas tentativas de estabilização. O descontrole sobre a expansão de gastos públicos é o mal maior. Esse descontrole sobre a expansão de gastos públicos nós já enfrentamos sob diversas variantes. [...] Sempre o descontrole de gastos que era em torno de 18% do PIB há 4 décadas e subiu monotonicamente sem interrupção. É uma expansão contínua de gastos públicos em relação ao PIB ininterrupta por 4 décadas. E nós experimentamos todas as disfunções financeiras como consequência desse processo: hiperinflação, moratória externa, crises cambiais recorrentes e finalmente, agora, nós estamos respirando, aparentemente à sombra de uma tranquilidade, mas é uma falsa tranquilidade, porque é uma tranquilidade à sombra da estagnação econômica. Por que esse descontrole de gastos nos levou à estabilizar a inflação de que forma? Subindo impostos, juros altos o tempo inteiro, câmbio sobrevalorizado e finalmente o endividamento em bola de neve, que é um pesadelo [...] O Brasil foi corrompido pelo excesso de gastos e o Brasil parou de crescer pelo excesso de gastos. A reforma do estado é, portanto, a chave para correção desse fenômeno. E essa reforma do Estado, na verdade, tem várias dimensões. É um ataque ao problema fiscal. Nós vamos atacar o problema fiscal, ele tem várias dimensões.”
Fonte: https://static.poder360.com.br/2019/01/Discurso-Paulo-Guedes-1.pdf acessado em 18/04/2019 às 16:16 
 
Considerando o discurso do Ministro Paulo Guedes, é notório observar que:
 
I.                     A política fiscal expansionista adotada em governos anteriores somente foi corrigida com aumentos das taxas de juros e desvalorização cambial.
II.                   Paulo Guedes aponta o problema fiscal como sendo o principal agente causador do pífio crescimento da economia brasileira nas últimas quatro décadas.
III.                 É observável que Paulo Guedes atacará o problema fiscal através da redução do tamanho do Estado, o que gerará a esperada redução de gastos.
 
É correto o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta certa. Isso mesmo, anteriormente o governo não adotou exatamente uma política fiscal expansionista porque nunca realizou ações que visasse a redução da carga tributária, ao contrário, nas últimas 4 décadas e notadamente nos 13 anos do governo Lula-Dilma, acentuou-se o aumento de gastos no aparelhamento do Estado.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Nos ensinam Vasconcellos e Garcia que “os bancos comerciais, além de possuírem os chamados encaixes técnicos (o caixa dos bancos comerciais), são obrigados a depositar no Banco Central um percentual determinado por este sobre os depósitos à vista. Basta o Banco Central aumentar ou diminuir o percentual do depósito compulsório para influir no volume ofertado de empréstimos bancários de depósitos ou moeda escritural). 
VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 204-205
 
Observe o gráfico abaixo:
 
 
Fonte: Banco Central do Brasil
 
O gráfico mostra a evolução dos recolhimentos compulsórios entre os períodos de março de 2008 a março de 2016. Considerando a sua análise, é contundente observar que:
I.    A partir de março de 2010 até setembro de 2011 o governo federal praticou uma política monetária expansionista considerando o aumento do fator compulsório, mas que começou a decrescer após esse período em função de medidas de combate a inflação.
II.   O período em destaque se refere a reação do governo a crise dos mercados Subprime dos EUA, no caso, caracterizando uma política monetária expansionista
III. É verificável que entre setembro de 2011 e março de2012 o governo praticou uma política monetária restritiva, a mais rígida considerando os três anos posteriores.
É correto o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta certa. Isso mesmo, entre março de 2010 até setembro de 2011 o governo adotou uma política monetária restritiva no que tange aos recolhimentos compulsórios. É observável que é uma das ferramentas mais efetivas na oferta de crédito na economia.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Por definição, temos que a inflação se constitui de “um aumento contínuo e generalizado no índice de preços, ou seja, os movimentos inflacionários são aumentos contínuos de preços, e não podem ser confundidos com altas esporádicas de preços. O aumento de um bem ou serviço em particular não constitui inflação, que ocorre apenas quando há um aumento generalizado da maioria dos bens e serviços.” VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de 
Economia. 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 262.
 
Consideremos uma situação em que a inflação está sobre controle e o governo precisa realizar ações para estimular o desenvolvimento econômico. Entre as ações possíveis, o governo pode:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
realizar ações de incentivos fiscais, como chegou a ser feito no país quando da isenção de IPI para carros 1.0
	Resposta Correta:
	 
realizar ações de incentivos fiscais, como chegou a ser feito no país quando da isenção de IPI para carros 1.0
	Feedback da resposta:
	Resposta certa: Exato, a realização de incentivos fiscais, como a renúncia fiscal, pode baratear consideravelmente os valores de bens de maior valor agregado, como automóveis, permitindo assim que mais pessoas tenham acesso a esse bem, aumentando dessa maneira as vendas e a geração de emprego.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Nos ensinam Vasconcellos e Garcia que “valor adicionado (ou valor agregado) é o valor que se adiciona ao produto em cada estágio de produção, ou seja, é a renda adicionada por cada setor produtivo. Somando o valor adicionado em cada estágio de produção, chegaremos ao produto final da economia.” VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de 
Economia. 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 147. 
 
Considerando as assertivas:
I.                     É observável que essa teoria explica a riqueza de países como o Japão, considerando a quantidade de valor que adicionam aos produtos que fabricam.
II.                   Considerando a teoria do valor adicionado é possível dizer que o verdadeiro determinante da riqueza de um país é o trabalho, alinhado aos conceitos de Adam Smith.
III.                  No quesito valor adicionado o Brasil ocupa lugar de destaque considerando sermos grandes exportadores de soja, café, algodão e minério de ferro.
É correto o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e II, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta certa: Isso mesmo, a assertiva III está incorreta porque soja, café, algodão e minério de ferro são produtos com baixo valor agregado e, para o país conseguir gerar riqueza, é necessário produzir grandes volumes. É observável que desde a sua independência o Brasil vem mantendo o modelo de geração de riqueza baseado no agronegócio e na exploração de minerais. Por tanto, a asertiva I e II são corretas.
	
	
	
Domingo, 2 de Junho de 2019 10h26min13s BRT

Continue navegando