Buscar

Ascaridíase: parasita altamente patogênico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Vale do São Francisco
Meus resumos medicina – Scheila Maria
ASCARIDÍASE
INTRODUÇÃO
Nematelminto altamente patogênico (Ascaris lumbricoides) que parasita o intestino delgado de humanos, aderindo à mucosa local através de sua boca com dentes de quitina, o que permite sua alimentação por sangue.
Apresentam dimorfismo sexual e seus “OVOS” podem sobreviver meses no solo, o que confere uma forma de resistência dos helmintos.
Os vermes adultos são encontrados no Intestino Delgado, principalmente no jejuno e no íleo. No entanto, podem migrar para outros locais em infecções intensas, podendo ocupar todo o intestino ou até mesmo chegar na vesícula ou sair pela boca (isso ocorre pela falta de espaço e pela grande multiplicação do helminto).
As formas adultas são longas, robustas, cilíndricas e apresentam as extremidades afiladas. No entanto, deve-se mencionar que o tamanho dos exemplares de A.lumbricoides está na dependência do número de parasitos albergados e do estado nutricional do hospedeiro.
O parasito pode localizar-se em outros locais, naquilo que chamamos de “Localização Ectópica”.Inclusive, o “Ascaris errático” pode levar consigo bactérias para regiões corporais estéreis, causando “Pancreatite”, “Apendicite” e “Obstruções”. Como exemplos de localizações ectópicas, temos:
- Apêndice Cecal;
- Canal colédoco;
- Canal de Wirsung (pancreatite);
- Eliminação de vermes pela boca e pelas narinas;
TRANSMISSÃO
Ocorre através da ingestão de água ou alimentos contaminados com ovos contendo a L3. Além disso, a transmissão pode ocorrer pela contaminação do depósito subungueal com ovos viáveis, principalmente em crianças.
PATOGENIA
Em infecções de baixa intensidade, normalmente não se observa nenhum quadro sintomático. No entanto, em infecções maciças encontramos lesões inflamatórias hepáticas e pulmonares, com inúmeros focos hemorrágicos e de necrose, que futuramente tornam-se fibrosados, principalmente nos pulmões, por causa das lesões alveolares. Na realidade, as lesões causadas nos pulmões levam a um quadro clínico caracterizado por pneumonia com febre, edemaciação dos alvéolos com infiltrado parenquimatoso eosinofílico, manifestações alérgicas e bronquite (a este conjunto de sinais denomina-se “Síndrome de Loeffler”).
Além do já escrito, nas infecções médias ou maciças, podemos encontrar as seguintes alterações:
- AÇÃO ESPOLIADORA ou ESPOLIATIVA: Leva à subnutrição e ao depauperamento mental e físico. Pode levar ao aparecimento de manchas cutâneas, devido ao consumo de vitaminas A e C pelo verme;
- AÇÃO TÓXICA ou IRRITATIVA: Leva ao surgimento do edema, urticária, convulsões e outros sintomas;
- AÇÃO MECÂNICA: Pode causar obstrução intestinal (bolo de ascaris), levando a um quadro sério de tenesmo e constipação;
- LOCALIZAÇÃO ECTÓPICA: Quando o Ascaris desloca para outros locais que não são considerados habitats, podendo levar a algumas alterações e condições patológicas importantes, tais como Apendicite, Pancreatite e outras.
TRATAMENTO
O tratamento da Ascaridíase sempre é por via oral e é feito através dos seguintes medicamentos: “ALBENDAZOL”, MEBENDAZOL”, “IVERMECTINA”, “PAMOATO DE PIRANTEL” e “PIPERAZINA”.

Outros materiais