A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
APOL 3

Pré-visualização | Página 2 de 3

II e IV
	
	D
	Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV
	
	E
	Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III
Você acertou!
Gabarito comentado: A alternativa correta é a que considera a seguinte resposta: (Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III). As afirmativas I (O sistema multilateral de comércio é um sistema de acordos e regras que regulam o comércio internacional, os quais são formulados pela Organização Mundial do Comércio (OMC)), II (A OMC é um órgão multilateral que, em termos gerais, busca administrar os conflitos comerciais entre os países membros) e III (A OMC visa coibir práticas ilegais de comércio e encontrar caminhos para propiciar maior liberdade comercial) estão corretas. De acordo com o livro base da disciplina, “O sistema multilateral de comércio é um conjunto de acordos e regras que regulam o comércio internacional, os quais são formulados pela Organização Mundial do Comércio (OMC) — ou World Trade Organization, em inglês. A OMC é um órgão multilateral que, em termos gerais, busca administrar os conflitos comerciais entre os países membros, que atualmente conta com 162 participantes. Além de administrar conflitos, a OMC visa a coibir práticas ilegais de comércio, como o dumping, e encontrar caminhos para propiciar maior liberdade comercial. A OMC foi fundada em 1995. Entretanto, ela é fruto de um acordo predecessor, o General Agreement on Tariffs and Trade (GATT), criado em 1947, e que, portanto, operou até 1994. O GATT surgiu após a Segunda Guerra Mundial, para promover a integração comercial e reduzir os protecionismos entre os países. Esse acordo internacional regeu o sistema multilateral de comércio durante quase 50 anos, até que fosse criada a OMC. É importante, aqui, fazer uma ressalva: o GATT não foi uma organização e sim um acordo; diferente do que temos atualmente, pois a OMC é uma organização. Por que é importante entender o papel da OMC? Segundo Costa e Souza-Santos (2010) a OMC é de vital importância para países como o Brasil, que devido ao seu menor poder comercial precisam de um sistema de normas uma previsão de alteração em períodos futuros” (Adaptado). A afirmativa IV (A OMC prioriza países que praticam dumping, prática caracterizada pela exportação de produtos a um preço muito abaixo do mercado, para assim derrubar a concorrência interna e depois se impor no mercado cobrando preços bem mais altos) está, portanto, incorreta.
Fonte: Rota de Aprendizagem 4 (p. 13 e 14).
Questão 3/5 - Metodologia da Pesquisa
Leia o trecho a seguir: 
"Portanto, frente a esta primazia da escuta que orienta a pesquisa, explicitam-se as questões iniciais relativas à observação: se o desenho de estudo preceitua uma escuta aberta e interessada, como deve ser então, o olhar observador? Ou como o pesquisador pode se abrir a observação e esta àquele? Como e por que observar?".
Fonte: SANTOS, Paula Renata Miranda dos; ARAUJO, Laura Filomena Santos de; BELLATO, Roseney. O campo de observação em pesquisa sobre a experiência familiar de cuidado. Escola Anna Nery. 20(3), Jul-Set, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ean/v20n3/1414-8145-ean-20-03-20160055.pdf>.
Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina sobre a observação sistemática na pesquisa social, leia as afirmações abaixo e depois marque a alternativa que indique apenas as corretas:
I – A observação sistemática é um método de pesquisa estruturado. O pesquisador elabora previamente um material para a organização e registro dos dados, com os tópicos e as categorias a serem analisadas de acordo com a situação apresentada.
II – Na observação sistemática existe maior objetividade do pesquisador. Ele estabelece claramente qual o problema e planeja previamente a observação.
III – A observação sistemática difere da observação simples pela postura do pesquisador. Na observação sistemática, o pesquisador se distancia do objeto, e não deixa suas crenças e valores afetarem a pesquisa. Na observação simples, ao contrário, ele deixa suas crenças e valores interferirem nos resultados da pesquisa.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas a assertiva III está correta
	
	B
	Apenas as assertivas II e III estão corretas
	
	C
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
	
	D
	Apenas as assertivas I e II estão corretas
Você acertou!
Apenas as assertivas I e II estão corretas.  Segundo Medeiros e Silva (2013, p. 69) “A observação sistemática é um método de pesquisa estruturado, aplicado em condições controladas para a obtenção de resultados com base em elementos preestabelecidos.”. Os autores ressaltam que ainda lembram que “É importante ressaltar que, ao optar por esse tipo de observação, o pesquisador deve levar em conta o distanciamento do por parte do observador por parte do seu objeto de estudo....”.” (MEDEIROS; SILVA, 2013, p. 68)
Fonte:  MEDEIROS, A. S.; SILVA, R. A. A observação na pesquisa social: olhar de perto como método. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, Capítulo 5, pp. 68-76
	
	E
	Apenas a assertiva I está correta
Questão 4/5 - Análise de Conjuntura
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“A imposição tributária no Brasil nunca foi transparente, principalmente em relação aos tributos indiretos, já que é difícil determinar a contribuição tributária de cada cidadão no momento da aquisição de determinado produto. A contínua elevação da carga tributária nos últimos 10 anos agravou ainda mais a situação, pois as famílias passaram a pagar mais impostos, muitas vezes sem sequer perceberem. De fato, não é trivial determinar exatamente quanto se paga de imposto, dada a multiplicidade de tributos e alíquotas existentes no nosso sistema tributário”. 
 
Fonte: PAES, Nelson Leitão; BUGARIN, Noemi Sataka. Parâmetros tributários da economia brasileira. Estudos Econômicos., São Paulo, v. 36, n. 4, p. 699-720, Dec. 2006.  Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-41612006000400002&lng=en&nrm=iso>. access on  26  Mar.  2019.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-41612006000400002.
Como vimos no livro base da disciplina, a política tributária de um governo gera efeitos na economia, sobretudo na geração de emprego e renda. Tendo essa relação em mente, examine se os enunciados são verdadeiros (V) ou falsos (F), e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
I. O aumento dos impostos provoca queda da renda disponível e reduz o consumo das famílias.
II. A redução dos impostos causa elevação da renda disponível, o que provoca aumento do consumo das famílias e aumento da produção nacional.
III. O aumento dos impostos induz ao crescimento da produção nacional, ao aumento das importações e consequentemente a elevação das exportações.
IV. A redução dos impostos causa crescimento do emprego, da renda e do consumo, desvalorização do câmbio e elevação das exportações.
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, F, V
	
	B
	F, V, V, F
	
	C
	V, V, F, V
Você acertou!
Gabarito comentado: A alternativa correta é a que contém a seguinte sequência: (V, V, F, V). As afirmativas I (O aumento dos impostos provoca queda da renda disponível e reduz o consumo das famílias), II (A redução dos impostos causa elevação da renda disponível, o que provoca aumento do consumo das famílias e aumento da produção nacional) e IV (A redução dos impostos causa crescimento do emprego, da renda e do consumo, desvalorização do câmbio e elevação das exportações) são verdadeiras. De acordo com o livro base da disciplina, “Aumento dos impostos: queda na renda disponível; redução do consumo das famílias; redução da produção nacional; redução das importações; redução do emprego da renda e do consumo; valorização do câmbio e queda das exportações. Redução dos impostos: elevação da renda disponível; aumento do consumo das famílias; aumento da produção nacional; aumento das importações; crescimento do emprego da renda e do consumo; desvalorização do câmbio e elevação das exportações”. Essas informações

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.