A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
APOL 3

Pré-visualização | Página 3 de 3

podem ser verificadas na figura 3.1 – Efeitos da política monetária sobre a economia, do livro base da disciplina, capítulo 3. A afirmativa III (O aumento dos impostos induz ao crescimento da produção nacional, ao aumento das importações e consequentemente a elevação das exportações) é, portanto, falsa.
 
Fonte: FERREIRA, PAULO, VAGNER. Análise de Cenários econômicos. Curitiba: InterSaberes, 2015, (Série Gestão Financeira) (livro eletrônico), (Capítulo 3, p. 110).
 
	
	D
	V, V, F, F
	
	E
	V, F, F, F
Questão 5/5 - Metodologia da Pesquisa
Leia o trecho a seguir: 
“A observação participante permite ao pesquisador identificar as inevitáveis discrepâncias entre discurso e prática e captar os valores do grupo presentes nos discursos nos múltiplos atos do cotidiano”. 
Fonte: CARVALHO, A. P. C. de. O método etnográfico. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 86.
Com base na contextualização acima, e no conteúdo da aula, analise as assertivas abaixo, e marque aquela que indica apenas as corretas.
I – Os informantes podem fornecer informações muito pessoais dos fenômenos abordados, impedindo que o pesquisador conheça as regras do grupo como um todo. Nesse contexto, fecham-se portas para o pesquisador, e ampliam-se as dúvidas entre os investigados e o pesquisador, por isso o etnógrafo deve sempre desconsiderar o que falam os informantes.
II – O trabalho de campo em investigações etnográficas consiste em uma convivência mais ou menos prolongada do pesquisador junto ao grupo social a ser estudado. O trabalho de campo propicia a aproximação entre o pesquisador e o outro, que, até então, lhe era totalmente era estranho, tornando-o familiar, mas também, no sentido inverso, permite-lhe estranhar o que lhe era familiar.
III – A observação participante exige a presença contínua do pesquisador com os sujeitos investigados, a fim de que ele presencie in loco o comportamento dos nativos e de que participe, na medida do possível, de suas atividades.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas as assertivas I e II estão corretas
	
	B
	Apenas as assertivas II e III estão corretas
Apenas as assertivas II e III estão corretas. Segundo Carvalho (2013, p. 85) “Os informantes ou indivíduos-chave podem desempenhar papéis determinantes nesse processo, explicitando ao investigador as regras em vigência no grupo, abrindo portas e dirimindo dúvidas com as pessoas pesquisadas. O trabalho de campo em investigações etnográficas consiste em uma convivência mais ou menos prolongada do pesquisador junto ao grupo social a ser estudado. O trabalho de campo propicia a aproximação entre o pesquisador e o outro, que, até então, lhe era totalmente era estranho, tornando-o familiar, mas também, no sentido inverso, permite-lhe estranhar o que lhe era familiar. A observação participante exige a presença contínua do pesquisador com os sujeitos investigados, a fim de que ele presencie in loco o comportamento dos nativos e de que participe, na medida do possível, de suas atividades.”. 
Fonte: CARVALHO, A. P. C. de. O método etnográfico. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, Capítulo 6, pp. 77-88, adaptado.
	
	C
	Apenas a assertiva I está correta
	
	D
	Apenas a assertiva II está correta
	
	E
	Apenas a assertiva III está correta

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.