Buscar

Enterobiose: Parasita Comum em Crianças

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Vale do São Francisco
Meus resumos medicina – Scheila Maria
ENTEROBIOSE (OXIURÍASE ou OXIUROSE)
INTRODUÇÃO
Parasito bem pequeno que não causa resposta inflamatória sistêmica, sendo muito comum em crianças ou em mães que cuidam de crianças infectadas.
Os parasitos aderem à mucosa do Intestino Grosso entre o Ceco, Reto e Ânus, sofrendo migração para a região perianal, principalmente a noite.
Quanto ao habitat, machos e fêmeas vivem no ceco e no apêndice.
TRANSMISSÃO
A transmissão se dá pela ingestão de ovos presente em alimentos, água ou nas próprias mãos. Além disso, os ovos podem se espalhar pelo ar e contaminar o ambiente, podendo entrar no corpo por aspiração. Sendo assim, temos os seguintes casos:
- HETEROINFECÇÂO: Quando ovos presentes na poeira ou alimentos atingem novo hospedeiro (primoinfecção);
- INDIRETA: Quando ovos presentes na poeira ou alimentos atingem o mesmo hospedeiro que os eliminou;
- AUTO-INFECÇÃO EXTERNA ou DIRETA: A criança (frequentemente) ou o adulto (raramente) levam os ovos da região perianal à boca. É o principal mecanismo responsável pela cronicidade dessa verminose;
- AUTO-INFECÇÃO INTERNA: Parece ser um processo raro no qual as larvas eclodiriam ainda dentro do reto e depois migrariam até o ceco, transformando-se em vermes adultos;
- RETROINFECÇÃO: As larvas eclodem na região perianal (externamente), penetram pelo ânus e migram pelo intestino grosso chegando até o ceco, onde se transformam em vermes adultos;
PATOGENIA
Na maioria dos casos o parasitismo passa despercebido (assintomático) pelo paciente. Em infecções maiores, pode provocar enterite catarral por ação mecânica e irritativa, além de causar inflamação do ceco e do apêndice. A alteração mais frequente é o prurido anal, possibilitando infecções secundárias, provocando perda de sono e nervosismo. Além disso, a presença de vermes nos órgãos genitais femininos pode levar à vaginite, metrite, salpingite e ovarite.
TRATAMENTO
O tratamento da enterobiose consiste no mesmo para o Ascaris, com a utilização dos seguintes medicamentos: “MEBENDAZOL”, “ALBENDAZOL”, “IVERMECTINA” e “PAMOATO DE PIRANTEL”.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes