A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Apol Projetos Interdisciplinares Entre História e Geografia

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Projetos Interdisciplinares Entre História e Geografia
Leia o seguinte fragmento de texto:
“As disciplinas podem ser definidas como sistematizações ou reorganizações de conhecimentos, com finalidade didática e pedagógica, provenientes das ciências e, em circunstâncias especiais, de outros tipos de saberes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAVIANI, Jayme. PEIXOTO, Aromilda Grassotti. Interdisciplinaridade: conceito e distinções. Caxias do Sul, RS: Educs, 2008, 2. edição e revista.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base A formação docente e o ensino de História e Geografia no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a cultura organizacional das escolas referente ao trabalho com as disciplinas de História e Geografia, analise as assertivas a seguir e assinale V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:
I.( ) Os projetos políticos-pedagógicos valorizam pouco as disciplinas de História e Geografia, enfatizando discussões mais para as áreas de Matemática e Língua Portuguesa.
II.( ) A formação de professores supre as necessidades pedagógicas que as áreas de História e Geografia exigem.
III.( ) Os professores acabam minimizando as contribuições da História e da Geografia, adotando práticas que provocam o esvaziamento dos conteúdos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	A	V – F – V
Você acertou!
Comentário: As alternativas I e III são verdadeiras, pois: “Além disso, a cultura organizacional das escolas revela que os projetos políticos pedagógicos valorizam pouco as disciplinas História e Geografia, assegurando, principalmente, espaços coletivos de discussão voltados mais para as áreas de Matemática e Língua Portuguesa. Esse tipo de postura reforça, entre a comunidade escolar, que as outras disciplinas não são importantes. Em decorrência, os professores acabam minimizando suas contribuições e adotando práticas que provocam o esvaziamento do conteúdo. Os próprios alunos expõem a ideia de que essas disciplinas são maçantes e exigem muito do estudante” (texto-base, p. 1395). Assim como, a alternativa II é falsa, pois: “Os resultados da entrevista revelaram que os cursos de formação inicial e continuada não estão atendendo às exigências inerentes ao domínio dos conteúdos das áreas em foco, nem os conteúdos de ensino” (texto-base, p. 1395).
	B	F – F – V
	C	F – V – F
	D	V – V – V
	E	V – F – F
Questão 2/5 - Projetos Interdisciplinares Entre História e Geografia
Leia o seguinte fragmento de texto:
“[...] noção de tempo histórico: - começar trabalhando com duas ideias de tempo: (1) observar a concepção da criança sobre o tempo [...] o professor procure entender primeiramente como o aluno que chega àquele ano letivo no ensino fundamental compreende o passado não vivido e o interpreta e, em seguida, introduzir a noção de tempo histórico (ressaltando o conhecimento socialmente produzido)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERMIANO, Maria Belintane. SANTOS, Adriane Santarosa. Ensino de história para o fundamental 1: teoria e prática. – São Paulo: Contexto, 2014.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base A formação docente e o ensino de História e Geografia no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a prática pedagógica na disciplina de História, leia as seguintes afirmativas e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I.( ) É muito difícil às crianças compreender um tempo muito longe ou realidades distantes das suas, mesmo relatando os anos dos fatos.
II.( ) Uma dificuldade visível é o entendimento da continuidade dos fatos, pois as crianças não conseguem ligar um acontecimento ao outro.
III.( ) Os estudantes não conseguem perceber que existe uma correspondência entre os fatos do passado e os fatos do mundo atual.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	A	F – F – V
	B	V – V – V
Você acertou!
Comentário: Segundo o texto-base, as alternativas I, II e III são verdadeiras, pois: “Na disciplina História, é muito difícil expor um tempo muito longe e realidades distantes das crianças, mesmo relatando os anos dos fatos. Para os participantes, muitas não têm a dimensão do tempo. Outra dificuldade visível é a continuidade dos fatos, pois as crianças não conseguem ligar um acontecimento a outro, ou mesmo entender que, durante o período em que ocorreu uma situação no Brasil, aconteceram outras no resto do planeta.” (texto-base, p. 1388).
	C	F – V – F
	D	F – V – V
	E	V – F – F
Questão 3/5 - Projetos Interdisciplinares Entre História e Geografia
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O plano de ensino geralmente é organizado por série, elaborado pelo professor da disciplina e precisa atender aos pressupostos do planejamento escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STEFANELLO. Ana Clarissa. Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Geografia. Curitiba: InterSaberes, 2012.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Currículo e aprendizagem por projetos sobre as especificidades das dimensões pedagógicas do currículo, enumere, na ordem sequencial, as concepções às suas respectivas características:
1. Currículo emergente
2. Currículo institucional
( ) Se constitui progressivamente e é legitimado pelo registro do professor.
( ) Surge da curiosidade das crianças, do processo de diálogo e trocas constantes.
( ) Proporciona pensar sobre a qualidade dos conteúdos que serão ensinados.
( ) É aquele trazido pelos planos de ensino, já definido no início do ano letivo.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	A	1 – 1 – 1 – 2
Você acertou!
Comentário: Segundo o texto-base a sequência correta é: 1 – 1 – 1 – 2, pois um currículo emergente: “O Currículo Emergente, uma vez que vai se constituindo progressivamente, é legitimado pelo registro do professor, precisando emergir e ser elaborado em ação, na relação entre o novo e a tradição” (BARBOSA & HORN, 2008, p. 37)” (texto-base, p. 02). “Assim, o currículo emerge da curiosidade das crianças, do encontro entre o velho e o inovador, do processo de diálogo, planejamento e trocas constantes” (texto-base, p. 02). “Um trabalho que parte de um currículo emergente também proporciona pensar sobre a qualidade dos conteúdos que serão ensinados, [...]” (texto-base, p. 03). Por fim, o currículo institucional, “[...] trabalha com o currículo institucional (aquele trazido pelos planos de ensino, já definidos no início do ano letivo) [...].” (texto-base, p. 02).
	B	2 – 1 – 1 – 2
	C	2 – 2 – 1 – 2
	D	1 – 1 – 2 – 2
	E	2 – 2 – 2 – 1
Questão 4/5 - Projetos Interdisciplinares Entre História e Geografia
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O trabalho de identificação de documentos históricos pode servir de porta de entrada para o aprofundamento sobre o ofício do historiador quando o professor aproveita para mostrar que, hoje em dia, não são só os escritos (em pergaminhos, papéis, impressos etc.) que alimentam a pesquisa histórica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERMIANO, Maria Belintane. SANTOS, Adriane Santarosa. Ensino de história para o fundamental 1: teoria e prática. – São Paulo: Contexto, 2014.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base A formação docente e o ensino de História e Geografia no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o desinteresse dos estudantes com relação à apropriação dos conteúdos de História, assinale a alternativa que apresenta uma proposta de superação dessa dificuldade.
Nota: 20.0
	A	No ensino de História existe uma significativa dificuldade de abordar questões relacionadas ao racismo.
	B	A deficiência de jornais, revistas e livros para pesquisar e a presença