Buscar

Atividades Complementares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividades Complementares – Respostas
Refazer, querer o bem e gestão ambiental
Gestão Ambiental:
Pergunta1: A Natura foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das vencedoras deste ano de um prêmio internacional que reconhece pessoas e instituições por sua atuação no desenvolvimento sustentável. (...) 
Resposta:
A análise do ciclo do produto é necessária para a incorporação de práticas sustentáveis, como uso de materiais recicláveis e redução de gases estufa.
Manter metas ambientais, mesmo em período de crise econômica, reforça o comprometimento da empresa com o meio ambiente e ilustra que a adoção do modelo de desenvolvimento sustentável pode ser economicamente viável, quando se incorpora a inovação como estratégia empresarial na busca pelo desempenho sustentável.
 Pergunta 2: Os produtos que apresentam este símbolo ao lado na embalagem indicam que o material é reciclável.
Resposta: Mentirosas, por fazerem propaganda enganosa.
Pergunta 3: Dentre as linhas de pensamento que podem influenciar o processo de tomada de decisão nas diferentes propostas de Gestão Ambiental é INCORRETO afirmar as seguintes projeções:
Resposta: admite-se a filosofia dos pigouvianos de se cobrar taxas e impostos excedentes daqueles que mais poluem como forma de inibir a degradação ambiental;
Pergunta 4: Projeto Tamar: um exemplo de preservação
Cinco espécies de tartarugas marinhas desovam em nossas praias. Há certo tempo, eram muito comum serem mortas por pescadores.
Resposta: Ecodesenvolvimento
Pergunta 5: La vem o sol
O festival de Glastonbury, realizado a cada dois anos no interior da Inglaterra, se tornou referência em matéria de "evento-cabeça".
Resposta: Transforma os problemas ambientais em oportunidades de negócios amenizando os impactos nocivos.
Ecologia Integral
Pergunta 1: Entre os diferentes atores que interferem nos debates sobre a problemática socioambiental, há o reconhecimento sobre o desenvolvimento de diferentes perspectivas e linhas de pensamento a respeito dos riscos fabricados à sobrevivência humana, tais como:
Resposta: As asserções I e II são proposições falsas, e a III é uma proposição verdadeira.
Pergunta 2: De acordo com a doutrina social da Igreja Católica, encontramos textos importantes que contribuem para a reflexão sobre os desafios de vivências de uma ecologia integral. A Encíclica do Papa Francisco, Laudato Si’ destaca os ensinamentos dos últimos papas no que se refere à importância da consciência de que, na criação, tudo está interligado e da necessidade de cultivar esses vínculos. A título de exemplificação, identificamos, na sua primeira parte, informações importantes, tais como: 
Resposta: Não obstante as preocupações com a natureza e com a ecologia, a Igreja entende que não é atribuição dos fiéis a responsabilidades com os dramas socioambientais,  de responsabilidade das autoridades econômicas e políticas. 
Pergunta 3: Fenômeno que ocorre quando a radiação infravermelha na superfície terrestre, que, por sua vez, tem origem na luz do sol, é absorvida por gases presentes na atmosfera, principalmente o vapor de água (H2O) e o dióxido de carbono (CO2), mas outros gases como o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O), a família dos CFCs (CFxCly) se apresentam como fortes captadores de radiação infravermelha e potencializadores do efeito estufa. Esse conjunto de gases é, portanto, chamado de Gases de Efeito Estufa ou GEE.
Resposta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Pergunta 4: Em tempos mais recentes foram delimitados e descritos os chamados biomas brasileiros, com suas interfaces e ligações, mas guardando características próprias de cada uma. A expressão bioma vem de “bio”, que em grego quer dizer “vida”, sufixo também grego que quer dizer “massa, grupo ou estrutura de vida”. Um bioma é um conjunto de vida (animal e vegetal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria. 
Resposta: 3 – 5 – 1 – 4 – 2 – 6.
Pergunta: Diante do perverso processo de contaminação do mundo, em curso na era moderna, demonstrado no curta “Contaminacion del Mundo”, fica evidenciada a necessidade de os cidadãos adquirirem uma eficaz consciência socioambiental, capaz de assegurar sustentabilidade e responsabilidade conosco e com as futuras gerações.
Resposta: II e IV apenas.
Pergunta 6: Conforme os estudos realizados, podemos identificar algumas categorias centrais que caracterizam o pensamento complexo. De acordo com o pensador francês Edgar Morin, expoente de referido paradigma, pode-se concluir que: 
Resposta: III e IV.
Pergunta 7: Hoje, a tecnologia possibilita que uma criança de Bangladesh aprenda álgebra com os melhores professores do planeta. Permite também que pessoas do mundo todo se vejam e trabalhem em colaboração em tempo real. Podemos acessar as mais ricas bibliotecas do mundo e publicar nossas ideias para serem lidas em qualquer lugar. A tecnologia possibilitou avanços na medicina, a decodificação do genoma humano, a derrubada de governos, a divulgação de segredos de Estado e a exploração de atos de corrupção.
Resposta: O uso das tecnologias afeta a vida das pessoas, a tal ponto que se ignora que cuidar da Terra é cuidar de sua melhor produção, os seres humanos, homens e mulheres especialmente os mais vulneráveis.
Pergunta 8: O texto de Leonardo Boff, “Como cuidar de nossa Casa Comum”, adverte sobre  o cuidar da Terra. Leia os fragmentos do referido texto que se seguem.
Resposta: Ecologia Integral.
Pergunta 9: O processo de produção é concebido de tal forma que o produto seja “planejado” para parar de funcionar ou se tornar obsoleto em um curto período de tempo. O próprio fabricante planeja o envelhecimento de um produto, ou seja, programa quando determinado objeto vai deixar de ser útil e parar de funcionar, apenas para aumentar o consumo. Os produtos são fáceis de comprar, mas são desenhados para não durar. Por essa razão, o consumidor sofre para dar a eles uma destinação final adequada e ainda se vê obrigado a comprar outro produto.  
Resposta: I, II e  III apenas.
Tecnologia e Sustentabilidade:
Pergunta 1: Protocolo de Quioto é um tratado ambiental desenvolvido pela Organização das Nações Unidas, e ratificado por vários países. Estabelece metas para os países a reduzirem as emissões de gases de efeito estufa. Assinale qual país que não quis ratificação da convenção:
Resposta: EUA
Pergunta 3: As assinaturas digitais representam uma nova forma de assinar documentos digitais, digitalizados, ou até mesmo em documentos impressos. 
Resposta: redução significativa de impressão e papel.
Pergunta 4: A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) está precoupada com a quantidade de lixo eletrônico desprezada pelos seus utilizadores. 
Resposta: Lei Estadual 13.576/09
Pergunta 5: Quando bem aplicadas, as iniciativas de TI Verde produzem economia em diversos setores da empresa, tais como o de energia, uso de computadores, compras de equipamento e gestão de tecnologia.
Resposta: saber escalar em segundo plano quais são as ações mais importantes.
Pergunta 6: Muitos governos estão introduzindo políticas ambientais agressivas, com iniciativas de energia limpa e incentivos à eficiência energética. 
Resposta: Desenvolver programas de otimização energética dos equipamentos eletrônicos pelo tempo de uso.
Pergunta 7: A redução de traslados (viagens, combustível e custos de deslocamento) de funcionários é uma das grandes iniciativas de boa conduta dentro da empresa e evita o impacto negativo no ambiente. 
Resposta: conferência remota e colaboração e telecommuting.
Pergunta 9: Sabemos que nosso computador pode consumir mais ou menos energia de acordo com o programa e seus recursos necessários ao bom funcionamento naquele momento. 
Resposta: Internet Explorer 9
Pergunta 10: O Laboratório de Inteligência Computacional(LIC), mantêm uma política ambiental agressiva na escolha das melhores tecnologias detentoras da característica TI Verde. 
Resposta: GED.
Novo Acordo Ortográfico
Pergunta 1: (1) “José Sarney (PMDB-AP) assinou ato, publicado na (2) sexta-feira passada, no qual (3) proíbe que secretarias, diretores e conselhos do Senado prestem informações administrativas a (4) veículos de comunicação”. 
Resposta: Não se acentuam mais as vogais tônicas grafadas “i” ou “u” das palavras paroxítonas precedidas de ditongo, por isso o termo “proíbe” (3) está acentuado indevidamente.
Pergunta 3: MOSTRENGO OU MONSTRENGO? Mostrengo ou monstrengo, vovó? Quis saber Pedrinho.
Resposta: autoesporte
Pergunta 4: Em qual das opções a seguir os três termos já estão ADEQUADOS ao novo Acordo Ortográfico?
Resposta: paraquedas, para-choque, para-lama.
Pergunta 5: Suponha que você esteja participando de uma entrevista de emprego, e lhe pedem para escolher uma das opções a seguir, sobre o novo “ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA”.
Resposta: herói, heroico, jiboia.
Pergunta 6: No dia 13 de março de 2009, o jornal Folha de São Paulo publicou o seguinte título: 
Resposta: reis.
Pergunta 8: A respeito da elaboração de uma suposta coluna de jornal que resultaria num “artigo de opinião”, ocorreu um impasse em relação ao emprego do hífen. Está CORRETA apenas a alternativa:
Resposta: micro-organismo.
Pergunta 9: Nova ortografia - 'Veem' sem acento e 'vêm' com acento 
Resposta: eles tem
Pergunta 10: Considerando-se estudos sociolinguísticos, vários autores acreditam que determinados falares são mais discriminados que outros. 
Resposta: negoceio e caluneio (de negociar e caluniar).
Lógica
Pergunta 1: João tem 20 pares diferentes de meias, guardados dentro de uma gaveta. Quatro meias estão furadas, sendo duas do mesmo par. De olhos fechados,  quantas meias ele tem que tirar da gaveta, uma de cada vez, para ter certeza de que entre elas haja um par sem defeito?
Resposta: 24
Pergunta 2: Silvia ama Joaquim ou Joaquim ama Silvia.
Resposta: Pelo menos um dos dois ama o outro.
Pergunta 3: Seja P e Q proposições e P ∨ Q a composição P ou Q. Observe a tabela abaixo e determine o item incorreto:
Resposta: F-V-F
Pergunta 4: João tem 20 pares diferentes de meias, guardados dentro de uma gaveta. Quatro meias estão furadas, sendo nenhuma do mesmo par. De olhos fechados,  quantas meias ele tem que tirar da gaveta, uma de cada vez, para ter certeza de que entre elas haja um par sem defeito?
Resposta: 25
Pergunta 5: José colou uma bandeirinha em cada um dos dois discos dentados que formam uma engrenagem, como mostra a figura 2.
Resposta: 
Pergunta 8: Qual das proposições abaixo possui sentido logicamente verdadeiro?
Resposta: 
Pergunta 9: Um dado é dito “normal” quando faces opostas somam sete. Deste modo, num dado normal, o 1 opõe-se ao 6, o 2 opõe-se ao 5 e o 3 opõe-se ao 4. Quando um dado é lançado sobre a mesa, todas as suas faces ficam visíveis, exceto a que fica em contato com a mesa. Quatro dados normais são lançados sobre uma mesa e observa-se que a soma dos números de todas as faces superiores é 19. O valor da soma dos números de todas as faces não visíveis é:
Resposta: 9
Pergunta 10: Conhecendo a tabela, qual será o número mínimo de telefonemas que Beto deve fazer para se comunicar com Dino? 
Resposta: 3

Outros materiais