Buscar

Apol 1.docx Elaine

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Apol 1
Questão 1/5
Após décadas de problemas ambientais decorrentes de uma preocupação com a produtividade, que era muito grande nas organizações, estas se viram direcionadas para um novo desafio: a real importância da questão ambiental tanto para a sociedade quanto para os órgãos ambientais (Tinoco; Kraemer, 2011).
Sobre o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é correto afirmar que;
I –Tem como objetivo minimizar a poluição, utilizando medidas alternativas para preveni-la.
II – É um instrumento técnico exigido pelo governo para a obtenção da autorização de funcionamento e instalação  de algumas atividades
III -  É um instrumento técnico facultativo usado apenas no planejamento de ações na área ambiental.
IV – É considerado o ponto de partida para identificar o que gera a poluição e, a partir daí, com auxílio técnico, gerar medidas para a prevenção de impactos.
Estão corretas
	
	A
	I – II – III
	
	B
	II – III
	
	C
	I – II – IV
Você acertou!
Está errada
É um instrumento técnico facultativo usado apenas no planejamento de ações na área ambiental.
ANTONOVZ, Tatiana. Contabilidade Ambiental, Curitiba, Intersaberes, 2014 p.55
	
	D
	II – III – IV
Questão 2/5
“Um dos exemplos que tem ganhando espaço no país são os supermercados especializados, por exemplo, o supermercado diet, com produtos para pessoas diabéticas. Esses supermercados possuem um arranjo físico semelhante a um supermercado tradicional, mas todos os produtos são diet, sem açúcar. Os preços praticados são mais altos do que qualquer outro supermercado, mas o público-alvo diabético encontra produtos com grande variedade, por exemplo, macarrão com diversos sabores e temperos diferentes, todos sem adição de açúcar. Assim, o valor percebido pelos clientes que outrora tinham como opção apenas os supermercados tradicionais, e com apenas um único tempero diet, podem agora optar por macarrão com molho de carne, frango ou ervas finas”.
O trecho acima se refere a qual estratégia genérica que uma empresa pode utilizar para competir nos mercados?Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Liderança em custos.
	
	B
	Diferenciação.
	
	C
	Foco.
Você acertou!
A estratégia de foco tem a característica de poder atender a diferenciação satisfazendo melhor as necessidades dos clientes do segmento específico, através do excelente atendimento, em qualidade, serviços e custos, a este segmento (mercado diet, no exemplo) restrito e bem definido (SERTEK, 2012, p.43).
	
	D
	Políticas de preço.
Questão 3/5
O fenômeno da globalização tornou-se evidente no final do século XX e início do século XXI, marcando um processo de interdependência dos mercados e a diluição das fronteiras nacionais. Analise as características desse processo mundial apresentadas a seguir.
 
I. A fabricação dos produtos torna-se cada vez mais sofisticada nos tempos atuais. Menos funcionários são necessários na extração de matéria-prima e nos processos de transformação básica.
II. Na atualidade, tornou-se atribuição dos dirigentes criar situações de trabalho mais motivadoras, que permitam o maior envolvimento dos colaboradores nas tarefas. A isso denominamos Ombudsman.
III. O trabalho em equipe proporciona maior envolvimento dos colaboradores e cria uma cultura organizacional voltada às necessidades da empresa, dos indivíduos e do próprio mercado.
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	As alternativas I, II e III estão corretas.
	
	B
	As alternativas I e III estão corretas.
Você acertou!
As alternativas I e III estão corretas. A alternativa II está incorreta, pois na atualidade, tornou-se atribuição dos dirigentes criar situações de trabalho mais motivadoras, que permitam o maior envolvimento dos colaboradores nas tarefas. A isso denominamos enriquecimento das tarefas (SERTEK, 2012, p.29).
	
	C
	As alternativas II e III estão corretas
	
	D
	As alternativas I e II estão corretas.
Questão 4/5
De acordo com Tinoco e Kraemer (2011) o meio ambiente é o conjunto de elementos biológicos, ou seja, de organismos vivos e abióticos (energia solar, solo, água e ar) que integram a camada da Terra conhecida como biosfera lar dos seres vivos e responsável pelo seu sustento.
Analise a proposição e marque a correta
“Foi aprovado em 1997 durante a Convenção de Mudança Climática das Nações Unidas, na qual se discutiu um nível máximo de gazes na atmosfera, a fim de evitar perigo climático com ameaça à produção de alimentos e assegurar que a economia cresça de forma sustentável. ”
Estamos falando do (a):
	
	A
	Eco 92; Rio 92.
	
	B
	Conferência Ambiental de Tbilisi
	
	C
	Protocolo de Kyoto
Você acertou!
Protocolo de Kyoto - Foi aprovado em 1997 durante a Convenção de Mudança Climática das Nações Unidas, na qual se discutiu um nível máximo de gazes na atmosfera, a fim de evitar perigo climático com ameaça à produção de alimentos e assegurar que a economia cresça de forma sustentável
ANTONOVZ, Tatiana. Contabilidade Ambiental, Curitiba, Intersaberes, 2014 p.35
	
	D
	Conferência de Estocolmo
Questão 5/5
No Brasil, desde a década de 1980 há a preocupação com o meio ambiente, o que refletiu na criação da PNMA (Lei n. 6938/1981). De acordo com o art. 2º dessa lei, alguns princípios foram fixados em decorrência da preocupação com o meio ambiente.
Sobre os mecanismos de interiorização dos custos ambientais nas indústrias, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª em seguida marque a sequência correta:
	
	A
	a – b – c
	
	B
	b – c – a
Você acertou!
a) Comando e Controle - Inclui padrões de desempenho para tecnologias e produtos, padrões de emissão e de efluentes entre outros.
b) Instrumentos econômicos - Relacionados aos esforços para alterar os preços dos recursos, bens e serviços do mercado por meio de ações governamentais que irão afetar o custo da produção e/ou do consumo.
c) Autorregulamentação - Iniciativas tomadas pelas empresas ou setores da indústria adotando padrões, do monitoramento, das metas de redução da poluição, entre outras.
ANTONOVZ, Tatiana. Contabilidade Ambiental, Curitiba, Intersaberes, 2014 p.42
	
	C
	a – c – b
	
	D
	c – b – a

Outros materiais