Buscar

ATIVIDADE REFLEXIVA II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE REFLEXIVA
NOME: Flavia Bueno da Silva
RGM: 17467985
Unidade II
Oralidade e produção textual, alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos e arte e lúdico
 A oralidade e a produção textual são bases importantes para a alfabetização. Ambas têm a função de promover a comunicação entre as pessoas e permitem que a criança fale com expressividade. Portanto, as duas devem caminhar juntas no processo de alfabetização, permitindo assim, o aumento da capacidade de ler, ecrever e se comunicar. Porém, essas bases possuem características diferentes.
 A produção textual é a comunicação escrita da produção oral e se desdobra em atividades de fala e escrita. O propósito do ensino da Língua Portuguesa nesse foco é expandir a possibilidade do uso da linguagem, desenvolvendo assim, as quatro habilidades linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever, ajudando também, na coompreensão, que se desenvolve através da leitura e escrita. 
 Por mais que a produção textual seja trabalhada com mais frequência na Língua Portuguesa, ela pode ser utilizada em diferentes disciplinas como, por exemplo, em Geografia, criando um texto descritivo para apresentar aspectos de uma determinada região, ou até mesmo em Matemática, na elaboração de enunciados de problemas. 
 O gênero oral tem como função promover a comunicação entre as pessoas, o que nem sempre a fala pode favorecer, por isso, é válido ressaltar que a fala é diferente da oralidade e que a oralidade pode ser trabalhada de diversas formas. O professor deve estimular o desenvolvimento dessa competência dando voz aos alunos, ouvindo suas colaborações, favorecendo críticas, debates, opiniões, seminários, contação de histórias, enfim, permitir que as crianças se expressem oralmente.
 Contudo, todos os focos, até mesmo a arte e o lúdico, são importantes recursos didáticos para o professor e para o auxílio da alfabetização e desenvolvimento dos alunos do Ensino Fundamental e também do EJA.
Referência:
https://bb.cruzeirodosulvirtual.com.br/bbcswebdav/courses/backup_pra_de_ens_e_ori_de_est_cur_n_ano_ini_do_ens_fun_grad_content/backup_pra_de_ens_e_ori_de_est_cur_n_ano_ini_do_ens_fun_grad_content/un_II/teorico.pdf

Outros materiais