Buscar

Articulação Temporomandibular

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Articulação Temporomandibular
Aluna: Lais Thiara Bezerra de Oliveira
*
*
Conceito:
A articulação temporomandibular é uma articulação bilateral que permite os movimentos da mandíbula durante a fala e a mastigação
*
*
Inervação e Irrigação 
É inervada pelo nervo mandibular, ramo do nervo trigêmeo;
E a irrigação é feita por ramos da artéria carótida externa.
*
*
Ossos 
A ATM envolve de cada lado da cabeça:
 - O osso temporal; - E a cabeça da mandíbula (parte do processo condilar da mandíbula)
*
*
Temporal 
A região do temporal que participa da articulação está situada em sua face inferior e inclui:
 - O tubérculo articular : margem lisa e arredondada situada anteriormente à fossa mandibular;
 - E a fossa mandibular: uma depressão no osso temporal.
Posteriormente à fossa, encontra-se uma margem pontiaguda, o processo retroarticular.
*
*
Mandíbula
É um dos ossos da face que se articula com o osso temporal através da cabeça da mandíbula. Anteriormente ao processo condilar, situa-se o processo coronóide, e entre este e o processo condilar, observa-se a incisura da mandíbula. 
*
*
Cápsula articular
Cápsula articula fibrosa envolve completamente a ATM
*
*
Disco articular
É uma estrutura fibrocartilaginosa que se localiza entre o osso temporal e a cabeça da mandíbula.
O disco divide completamente a cavidade articular da ATM em 2 compartimentos ou cavidades sinoviais: - compartimento superior (supradiscal) - compartimento inferior (infradiscal)
A membrana sinovial produz o líquido sinovial ou sinóvia responsável pela lubrificação e preenchimento dos compartimentos superior e inferior.
 
*
*
Disco articular
Posteriormente o disco é dividido em duas regiões, sendo que a parte superior se insere no processo retroarticular do temporal e a parte inferior, no colo do côndilo 
A região posterior do disco fusiona-se á capsula articular e é umas das regiões por onde penetram os vasos e nervos destinados à articulação.
Com o envelhecimento, o disco se torna delgado ou constantemente perfurado. 
*
*
Ligamentos da ATM
Existem 3 pares de ligamentos associados á ATM:
 - Ligamento temporomandibular;
 - Ligamento esfenomandibular;
 - Ligamento estilomandibular.
 
*
*
Ligamento temporomandibular
Está situada lateralmente a cada articulação e constitui um reforço da cápsula articular da ATM. Esse ligamento previne a excessiva retrusão ou tração posterior da mandíbula, uma situação que pode ocasionar problemas à ATM
*
*
Ligamento esfenomandibular
Esse ligamento não é parte da ATM. Ele vai desde a espinha do osso esfenoide até a língula da mandíbula. Para penetrar no forame da mandíbula, o nervo alveolar inferior assume um trajeto descendente entre o ligamento esfenomandibular e o ramo da mandíbula.
O ligamento esfenomandibular se torna tenso e se acentua quando da protrusão da mandíbula, constituindo um ponto anatômico de referência para a realização do bloqueio alveolar inferior.
*
*
Ligamento estilomandibular
É um ligamento variável que se forma a partir de um espessamento da fáscia cervical nesta região. Ele se dirige do processo estilóide do osso temporal ao ângulo da mandíbula e também se torna tenso quando ocorre a protusão da mandíbula.
*
*
Movimentos da mandíbula e os músculos relacionados
*
*
Palpação da articulação
A ATM pode ser palpada anteriormente ao meato acústico externo de cada orelha, bilateralmente. Deve-se pedir ao paciente para abrir e fechar a boca diversas vezes e que, com a boca aberta, movimente a mandíbula para a esquerda, para a direita e para frente. Enquanto o paciente realiza esses movimentos, introduza delicadamente a ponta do dedo indicador no meato acústico externo do paciente.
*
*
Distúrbios da ATM
O paciente pode apresentar fraqueza crônica da articulação, inchaço, espasmos musculares dolorosos e dificuldades de movimentos na articulação, como lateralidade e abaixamento limitados.
Uma radiografia tradicional da região da articulação ou uma ressonância magnética pode ser necessária para se diagnosticar o tipo de distúrbio que acomete a ATM.
Existem inúmeras controvérsias relacionadas à etiologia dos distúrbios da ATM. Eles representam desarranjos heterogêneos e complexos que envolvem diversos fatores como estresse e hábitos parafuncionais como o apertamento e o bruxismo.
*
*
Distúrbios da ATM
O envelhecimento do disco causando desgaste e endurecimento pode também ser um fator causador de distúrbios, ainda que este não se agrave com a idade.
 
*
*
OBRIGADA!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais