Logo Passei Direto
Buscar

processos licitatórios terceirização e contratos Prova Flex 1

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Licitação é um procedimento vinculado, isto é, todos os atos e fases estão previamente fixados em lei.
Qual é a Lei que estabelece normas gerais sobre a licitação e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e Municípios?
A A Lei nº 8429 de junho de 1992 (Lei da Improbidade Administrativa).
B A Lei nº 8.6666, de 21 de junho de 1993.
C A Lei nº 8078/90 (Código de Defesa do Consumidor) combinada com o artigo 173 da CF.
D A Emenda Constitucional nº 45 de dezembro de 2004.

A doutrina costuma dividir as fases da licitação em duas: interna e externa. A interna é de grande relevância e, entre outras providências, verifica a necessidade de a Administração Pública celebrar o contrato. A fase externa, considerada por muitos autores como a Licitação propriamente dita, possui distintas fases.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as etapas da fase externa:
a) Edital ou Carta-convite, habilitação, julgamento, classificação e homologação.
b) Edital, habilitação, classificação, julgamento, homologação e adjudicação.
c) Abertura, edital, homologação, classificação e julgamento.
d) Abertura, habilitação, classificação, julgamento, homologação e adjudicação.

Com relação às parcerias público-privadas (PPP), podemos afirmar que visam a modernizar o Estado, através da descentralização administrativa, visando a desburocratizar o Estado, tornando-o mais gerencial e eficiente.
No que diz respeito ao objetivo da realização das parcerias público-privadas (PPP), assinale a alternativa CORRETA:
a) O setor público realiza as PPP com o setor privado com a ideia de tornar a construção civil aquecida, trazendo, dessa forma, reflexos positivos tanto para a administração pública como para a sociedade em geral, atingindo o interesse público.
b) O objetivo de realizar as PPP é repassar à iniciativa privada a realização de obras, cuja necessidade seja de curto prazo, impossibilitando, dessa forma, a execução direta e exclusiva por parte da administração pública.
c) As PPP têm como objetivo firmar parcerias na realização de grandes projetos de infraestrutura de desenvolvimento do país, em que a administração pública não detém recursos financeiros suficientes, realizando parcerias com o setor privado.
d) De acordo com a legislação, é obrigatória a realização de PPP nos casos em que a previsão de execução da obra seja superior a 5 anos, e os recursos financeiros não sejam suficientes pelo ente, sendo necessária a realização de financiamentos.

A legislação preceitua que, quando a administração pública for adquirir bens e serviços comuns, ela poderá utilizar a modalidade de pregão; nos entes da União, estados, Distrito Federal e municípios. No que diz respeito à finalidade da modalidade de pregão, assinale a alternativa CORRETA:
a) A finalidade principal de se adotar a modalidade de pregão é garantir a redução do valor contratado, pois é obrigatório ao licitante reduzir seu valor na etapa de lances.
b) O pregão tem como finalidade garantir maior celeridade e eficiência nos processos licitatórios da administração pública, visando, assim, ao interesse público.
c) A administração pública tem como finalidade licitar na modalidade de pregão para contratar microempresa ou empresas de pequeno porte, tornando econômico.
d) A legislação prevê que o pregão poderá ser realizado num prazo mais curto, sendo que não é necessário ser dada ampla publicidade aos interessados.

A inexigibilidade de licitação é o ato que ocorre quando a administração pública realiza a contratação direta, em razão da inviabilidade de competição. No que diz respeito às hipóteses de inexigibilidade previstas na legislação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Segundo a legislação, a administração pública poderá realizar a inexigibilidade de licitação no fornecimento de materiais, equipamento e em serviços executados por pessoa jurídica domiciliada no exterior.
( ) Cabe aos órgãos da administração pública indireta realizarem o processo de inexigibilidade de licitação nas obras de grande volume de materiais e pessoal empregado, tornando inviável a realização de licitação pública.
( ) A legislação prevê a inexigibilidade na aquisição de materiais, equipamentos fornecidos por uma única empresa, sendo necessário atestado do órgão de registro que comprove a exclusividade.
( ) É inexigível a licitação na contratação de profissionais ou empresas com notória especialização; e na contratação de artista consagrado pela crítica ou ainda pela opinião pública.
a) V - V - F - F.
b) F - F - V - V.
c) F - V - V - F.
d) V - F - F - V.

Todos os atos administrativos estão definidos em legislação e, desta forma, também estão bem caracterizadas as situações em que o gestor público poderá adquirir ou contratar com a modalidade de dispensa de licitação.
Considerando as exceções ao dever de licitar, analise as sentenças a seguir:
I- Podemos considerar como dispensa de licitação a modalidade em que o gestor público, autorizado por normal legal, pratica o procedimento de forma interna e direta no processo da administração pública.
II- Mesmo com a possibilidade da dispensa de licitação, por determinação legal, o gestor, baseado no princípio da eficiência, deverá considerar a pesquisa de orçamento para qualificar a sua decisão.
III- Toda dispensa de licitação é uma obrigatoriedade legal e, desta forma, o gestor deverá realizar a modalidade de dispensa, evitando a anulação do processo de compra ou serviço contratado.
IV- Os casos de inexigibilidade de licitação estão relacionados às situações em que a competição entre os interessados é fator preponderante para viabilizar a aplicação da exceção ao dever de licitar.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

A Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, que trata das Licitações, dispõe sobre os procedimentos das licitações e contratos administrativos com relação a obras, serviços, compras etc. Considerando os aspectos formais e a aplicabilidade da Lei de Licitações, assinale a alternativa CORRETA:
a) A Lei de Licitações prevê que todas as pessoas físicas e jurídicas que, porventura, vierem a receber recursos públicos, devem realizar licitações públicas.
b) A participação em licitações públicas é facultativa para as fundações e as empresas públicas, bem como as sociedades de economia mista da União, Estados, Distrito Federal e municípios.
c) A Lei de Licitações deve ser aplicada em todos os órgãos da administração direta, aos fundos especiais e às autarquias.
d) A Lei de Licitações trata de regras nas licitações e contratos administrativos aplicadas exclusivamente ao Poder Executivo da União, estados e municípios.

Cabe ao gestor público, no ato de formalização das licitações públicas de obras e serviços, exigir a documentação de ordem técnica e orçamentária prevista na legislação.
Quanto às exigências dessas documentações técnicas e orçamentárias nas licitações de obras e serviços, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
( ) Deve haver projeto executivo aprovado junto aos órgãos competentes, sujeito à alteração no decorrer da licitação pública.
( ) É obrigatório apresentar o cronograma com a previsão orçamentária, garantindo a existência de recursos suficientes para os pagamentos.
( ) A obra e/ou serviço a ser licitada deve ter sua meta prevista no Plano Plurianual, assegurando a sua realização no decorrer dos exercícios.
( ) É necessário que o edital da licitação possua os custos primários de execução, para, posteriormente, no decorrer da obra, apurar os custos totais.
A F - V - F - V.
B F - V - V - F.
C V - V - F - F.
D F - F - V - V.

O processo licitatório trata da forma e meio de o ente público proceder à licitação, que é o procedimento administrativo formal para convocar empresas interessadas na apresentação de propostas. Neste sentido, o interesse da administração pública é contratar com terceiros para suprir sua necessidade.
Com relação ao objeto da licitação, analise as sentenças a seguir:
I- Podemos definir como objeto de licitação tudo aquilo que o ente público quer contratar, como a compra ou venda de um bem, a execução de uma obra, entre outros.
II- No processo licitatório, a administração pública está desobrigada a adequar o objeto de licitação a uma das modalidades de licitação, que são: convite, leilão, concorrência, tomada de preço, concurso e pregão.
III- As informações sobre o objeto da licitação deverão estar presentes de forma clara no instrumento convocatório, para gerar entendimento sobre o que especificamente o poder público está licitando.
IV- É facultado à administração pública fazer alterações do objeto da licitação, após concluído todo processo licitatório.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

A legislação preceitua que a administração pública deverá seguir diretrizes explícitas na contratação de parcerias público-privadas (PPP), que visam a garantir o interesse público da realização das parcerias. No que diz respeito às diretrizes observadas na contratação de PPP, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As PPP têm como diretrizes a eficiência no cumprimento das obrigações e recursos sociais, respeito aos interesses e direitos, e indelegabilidade de funções regulatórias e jurisdicionais.
( ) São diretrizes das PPP a responsabilidade fiscal na celebração e execução, a transparência dos processos e decisões, a repartição objetiva dos riscos e garantias financeiras e socioeconômicas dos projetos.
( ) Cabe às PPP seguirem as obrigações impostas nas diretrizes orçamentárias e no planejamento governamental do ente público, efetuar a publicidade de seus atos decisórios e respeitar os interesses sociais.
( ) As diretrizes a serem seguidas nas PPP são os acordos bilaterais, o cumprimento dos processos e fases estipuladas nos contratos e a cobrança de tarifas para garantir a execução do objeto contratado.
a) V - F - F - V.
b) V - V - F - F.
c) F - F - V - V.
d) F - V - V - F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A Licitação é um procedimento vinculado, isto é, todos os atos e fases estão previamente fixados em lei.
Qual é a Lei que estabelece normas gerais sobre a licitação e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e Municípios?
A A Lei nº 8429 de junho de 1992 (Lei da Improbidade Administrativa).
B A Lei nº 8.6666, de 21 de junho de 1993.
C A Lei nº 8078/90 (Código de Defesa do Consumidor) combinada com o artigo 173 da CF.
D A Emenda Constitucional nº 45 de dezembro de 2004.

A doutrina costuma dividir as fases da licitação em duas: interna e externa. A interna é de grande relevância e, entre outras providências, verifica a necessidade de a Administração Pública celebrar o contrato. A fase externa, considerada por muitos autores como a Licitação propriamente dita, possui distintas fases.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as etapas da fase externa:
a) Edital ou Carta-convite, habilitação, julgamento, classificação e homologação.
b) Edital, habilitação, classificação, julgamento, homologação e adjudicação.
c) Abertura, edital, homologação, classificação e julgamento.
d) Abertura, habilitação, classificação, julgamento, homologação e adjudicação.

Com relação às parcerias público-privadas (PPP), podemos afirmar que visam a modernizar o Estado, através da descentralização administrativa, visando a desburocratizar o Estado, tornando-o mais gerencial e eficiente.
No que diz respeito ao objetivo da realização das parcerias público-privadas (PPP), assinale a alternativa CORRETA:
a) O setor público realiza as PPP com o setor privado com a ideia de tornar a construção civil aquecida, trazendo, dessa forma, reflexos positivos tanto para a administração pública como para a sociedade em geral, atingindo o interesse público.
b) O objetivo de realizar as PPP é repassar à iniciativa privada a realização de obras, cuja necessidade seja de curto prazo, impossibilitando, dessa forma, a execução direta e exclusiva por parte da administração pública.
c) As PPP têm como objetivo firmar parcerias na realização de grandes projetos de infraestrutura de desenvolvimento do país, em que a administração pública não detém recursos financeiros suficientes, realizando parcerias com o setor privado.
d) De acordo com a legislação, é obrigatória a realização de PPP nos casos em que a previsão de execução da obra seja superior a 5 anos, e os recursos financeiros não sejam suficientes pelo ente, sendo necessária a realização de financiamentos.

A legislação preceitua que, quando a administração pública for adquirir bens e serviços comuns, ela poderá utilizar a modalidade de pregão; nos entes da União, estados, Distrito Federal e municípios. No que diz respeito à finalidade da modalidade de pregão, assinale a alternativa CORRETA:
a) A finalidade principal de se adotar a modalidade de pregão é garantir a redução do valor contratado, pois é obrigatório ao licitante reduzir seu valor na etapa de lances.
b) O pregão tem como finalidade garantir maior celeridade e eficiência nos processos licitatórios da administração pública, visando, assim, ao interesse público.
c) A administração pública tem como finalidade licitar na modalidade de pregão para contratar microempresa ou empresas de pequeno porte, tornando econômico.
d) A legislação prevê que o pregão poderá ser realizado num prazo mais curto, sendo que não é necessário ser dada ampla publicidade aos interessados.

A inexigibilidade de licitação é o ato que ocorre quando a administração pública realiza a contratação direta, em razão da inviabilidade de competição. No que diz respeito às hipóteses de inexigibilidade previstas na legislação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Segundo a legislação, a administração pública poderá realizar a inexigibilidade de licitação no fornecimento de materiais, equipamento e em serviços executados por pessoa jurídica domiciliada no exterior.
( ) Cabe aos órgãos da administração pública indireta realizarem o processo de inexigibilidade de licitação nas obras de grande volume de materiais e pessoal empregado, tornando inviável a realização de licitação pública.
( ) A legislação prevê a inexigibilidade na aquisição de materiais, equipamentos fornecidos por uma única empresa, sendo necessário atestado do órgão de registro que comprove a exclusividade.
( ) É inexigível a licitação na contratação de profissionais ou empresas com notória especialização; e na contratação de artista consagrado pela crítica ou ainda pela opinião pública.
a) V - V - F - F.
b) F - F - V - V.
c) F - V - V - F.
d) V - F - F - V.

Todos os atos administrativos estão definidos em legislação e, desta forma, também estão bem caracterizadas as situações em que o gestor público poderá adquirir ou contratar com a modalidade de dispensa de licitação.
Considerando as exceções ao dever de licitar, analise as sentenças a seguir:
I- Podemos considerar como dispensa de licitação a modalidade em que o gestor público, autorizado por normal legal, pratica o procedimento de forma interna e direta no processo da administração pública.
II- Mesmo com a possibilidade da dispensa de licitação, por determinação legal, o gestor, baseado no princípio da eficiência, deverá considerar a pesquisa de orçamento para qualificar a sua decisão.
III- Toda dispensa de licitação é uma obrigatoriedade legal e, desta forma, o gestor deverá realizar a modalidade de dispensa, evitando a anulação do processo de compra ou serviço contratado.
IV- Os casos de inexigibilidade de licitação estão relacionados às situações em que a competição entre os interessados é fator preponderante para viabilizar a aplicação da exceção ao dever de licitar.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

A Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, que trata das Licitações, dispõe sobre os procedimentos das licitações e contratos administrativos com relação a obras, serviços, compras etc. Considerando os aspectos formais e a aplicabilidade da Lei de Licitações, assinale a alternativa CORRETA:
a) A Lei de Licitações prevê que todas as pessoas físicas e jurídicas que, porventura, vierem a receber recursos públicos, devem realizar licitações públicas.
b) A participação em licitações públicas é facultativa para as fundações e as empresas públicas, bem como as sociedades de economia mista da União, Estados, Distrito Federal e municípios.
c) A Lei de Licitações deve ser aplicada em todos os órgãos da administração direta, aos fundos especiais e às autarquias.
d) A Lei de Licitações trata de regras nas licitações e contratos administrativos aplicadas exclusivamente ao Poder Executivo da União, estados e municípios.

Cabe ao gestor público, no ato de formalização das licitações públicas de obras e serviços, exigir a documentação de ordem técnica e orçamentária prevista na legislação.
Quanto às exigências dessas documentações técnicas e orçamentárias nas licitações de obras e serviços, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
( ) Deve haver projeto executivo aprovado junto aos órgãos competentes, sujeito à alteração no decorrer da licitação pública.
( ) É obrigatório apresentar o cronograma com a previsão orçamentária, garantindo a existência de recursos suficientes para os pagamentos.
( ) A obra e/ou serviço a ser licitada deve ter sua meta prevista no Plano Plurianual, assegurando a sua realização no decorrer dos exercícios.
( ) É necessário que o edital da licitação possua os custos primários de execução, para, posteriormente, no decorrer da obra, apurar os custos totais.
A F - V - F - V.
B F - V - V - F.
C V - V - F - F.
D F - F - V - V.

O processo licitatório trata da forma e meio de o ente público proceder à licitação, que é o procedimento administrativo formal para convocar empresas interessadas na apresentação de propostas. Neste sentido, o interesse da administração pública é contratar com terceiros para suprir sua necessidade.
Com relação ao objeto da licitação, analise as sentenças a seguir:
I- Podemos definir como objeto de licitação tudo aquilo que o ente público quer contratar, como a compra ou venda de um bem, a execução de uma obra, entre outros.
II- No processo licitatório, a administração pública está desobrigada a adequar o objeto de licitação a uma das modalidades de licitação, que são: convite, leilão, concorrência, tomada de preço, concurso e pregão.
III- As informações sobre o objeto da licitação deverão estar presentes de forma clara no instrumento convocatório, para gerar entendimento sobre o que especificamente o poder público está licitando.
IV- É facultado à administração pública fazer alterações do objeto da licitação, após concluído todo processo licitatório.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

A legislação preceitua que a administração pública deverá seguir diretrizes explícitas na contratação de parcerias público-privadas (PPP), que visam a garantir o interesse público da realização das parcerias. No que diz respeito às diretrizes observadas na contratação de PPP, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As PPP têm como diretrizes a eficiência no cumprimento das obrigações e recursos sociais, respeito aos interesses e direitos, e indelegabilidade de funções regulatórias e jurisdicionais.
( ) São diretrizes das PPP a responsabilidade fiscal na celebração e execução, a transparência dos processos e decisões, a repartição objetiva dos riscos e garantias financeiras e socioeconômicas dos projetos.
( ) Cabe às PPP seguirem as obrigações impostas nas diretrizes orçamentárias e no planejamento governamental do ente público, efetuar a publicidade de seus atos decisórios e respeitar os interesses sociais.
( ) As diretrizes a serem seguidas nas PPP são os acordos bilaterais, o cumprimento dos processos e fases estipuladas nos contratos e a cobrança de tarifas para garantir a execução do objeto contratado.
a) V - F - F - V.
b) V - V - F - F.
c) F - F - V - V.
d) F - V - V - F.

Prévia do material em texto

Disciplina: Processos Licitatórios, Contratos e Terceirização (GPU19) 
Avaliação: Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:443901) ( peso.:1,50) 
Prova: 11198140 
Nota da Prova: 10,00 
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. A Licitação é um procedimento vinculado, isto é, todos os atos e fases estão 
previamente fixados em lei. Qual é a Lei que estabelece normas gerais sobre a 
licitação e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive 
publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos 
Estados, do Distrito Federal e Municípios? 
 a) A Lei nº 8429 de junho de 1992 (Lei da Improbidade Administrativa). 
 b) A Lei nº 8.6666, de 21 de junho de 1993. 
 c) A Emenda Constitucional nº 45 de dezembro de 2004. 
 d) A Lei nº 8078/90 (Código de Defesa do Consumidor) combinada com o artigo 
173 da CF. 
 
2. A doutrina costuma dividir as fases da licitação em duas: interna e externa. A interna 
é de grande relevância e, entre outras providências, verifica a necessidade de a 
Administração Pública celebrar o contrato. A fase externa, considerada por muitos 
autores como a Licitação propriamente dita, possui distintas fases. Assinale a 
alternativa CORRETA que apresenta as etapas da fase externa: 
 a) Edital ou Carta-convite, habilitação, julgamento, classificação e homologação. 
 b) Edital, habilitação, classificação, julgamento, homologação e adjudicação. 
 c) Abertura, edital, homologação, classificação e julgamento. 
 d) Abertura, habilitação, classificação, julgamento, homologação e adjudicação. 
 
3. Com relação às parcerias público-privadas (PPP), podemos afirmar que visam a 
modernizar o Estado, através da descentralização administrativa, visando a 
desburocratizar o Estado, tornando-o mais gerencial e eficiente. No que diz respeito 
ao objetivo da realização das parcerias público-privadas (PPP), assinale a alternativa 
CORRETA: 
 a) As PPP têm como objetivo firmar parcerias na realização de grandes projetos de 
infraestrutura de desenvolvimento do país, em que a administração pública não 
detém recursos financeiros suficientes, realizando parcerias com o setor privado. 
 b) De acordo com a legislação, é obrigatória a realização de PPP nos casos em que a 
previsão de execução da obra seja superior a 5 anos, e os recursos financeiros não 
sejam suficientes pelo ente, sendo necessária a realização de financiamentos. 
 c) O setor público realiza as PPP com o setor privado com a ideia de tornar a 
construção civil aquecida, trazendo, dessa forma, reflexos positivos tanto para a 
administração pública como para a sociedade em geral, atingindo o interesse 
público. 
 d) O objetivo de realizar as PPP é repassar à iniciativa privada a realização de obras, 
cuja necessidade seja de curto prazo, impossibilitando, dessa forma, a execução 
direta e exclusiva por parte da administração pública. 
 
4. A legislação preceitua que, quando a administração pública for adquirir bens e 
serviços comuns, ela poderá utilizar a modalidade de pregão; nos entes da União, 
estados, Distrito Federal e municípios. No que diz respeito à finalidade da 
modalidade de pregão, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) A administração pública tem como finalidade licitar na modalidade de pregão 
para contratar microempresa ou empresas de pequeno porte, tornando econômico. 
 b) A legislação prevê que o pregão poderá ser realizado num prazo mais curto, sendo 
que não é necessário ser dada ampla publicidade aos interessados. 
 c) O pregão tem como finalidade garantir maior celeridade e eficiência nos 
processos licitatórios da administração pública, visando, assim, ao interesse 
público. 
 d) A finalidade principal de se adotar a modalidade de pregão é garantir a redução 
do valor contratado, pois é obrigatório ao licitante reduzir seu valor na etapa de 
lances. 
 
5. A inexigibilidade de licitação é o ato que ocorre quando a administração pública 
realiza a contratação direta, em razão da inviabilidade de competição. No que diz 
respeito às hipóteses de inexigibilidade previstas na legislação, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Segundo a legislação, a administração pública poderá realizar a inexigibilidade 
de licitação no fornecimento de materiais, equipamento e em serviços executados por 
pessoa jurídica domiciliada no exterior. 
( ) Cabe aos órgãos da administração pública indireta realizarem o processo de 
inexigibilidade de licitação nas obras de grande volume de materiais e pessoal 
empregado, tornando inviável a realização de licitação pública. 
( ) A legislação prevê a inexigibilidade na aquisição de materiais, equipamentos 
fornecidos por uma única empresa, sendo necessário atestado do órgão de registro 
que comprove a exclusividade. 
( ) É inexigível a licitação na contratação de profissionais ou empresas com notória 
especialização; e na contratação de artista consagrado pela crítica ou ainda pela 
opinião pública. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - V - F - F. 
 b) F - F - V - V. 
 c) F - V - V - F. 
 d) V - F - F - V. 
 
6. Todos os atos administrativos estão definidos em legislação e, desta forma, também 
estão bem caracterizadas as situações em que o gestor público poderá adquirir ou 
contratar com a modalidade de dispensa de licitação. Considerando as exceções ao 
dever de licitar, analise as sentenças a seguir: 
 
I- Podemos considerar como dispensa de licitação a modalidade em que o gestor 
público, autorizado por normal legal, pratica o procedimento de forma interna e 
direta no processo da administração pública. 
II- Mesmo com a possibilidade da dispensa de licitação, por determinação legal, o 
gestor, baseado no princípio da eficiência, deverá considerar a pesquisa de 
orçamento para qualificar a sua decisão. 
III- Toda dispensa de licitação é uma obrigatoriedade legal e, desta forma, o gestor 
deverá realizar a modalidade de dispensa, evitando a anulação do processo de 
compra ou serviço contratado. 
IV- Os casos de inexigibilidade de licitação estão relacionados às situações em que a 
competição entre os interessados é fator preponderante para viabilizar a aplicação da 
exceção ao dever de licitar. 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças I e II estão corretas. 
 b) As sentenças II e IV estão corretas. 
 c) As sentenças III e IV estão corretas. 
 d) As sentenças I e III estão corretas. 
 
7. A Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, que trata das Licitações, dispõe sobre os 
procedimentos das licitações e contratos administrativos com relação a obras, 
serviços, compras etc. Considerando os aspectos formais e a aplicabilidade da Lei de 
Licitações, assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, 
da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração 
Pública e dá outras providências. Disponível em: 
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8666cons.htm>. Acesso em: 31 jan. 
2015. 
 a) A Lei de Licitações prevê que todas as pessoas físicas e jurídicas que, porventura, 
vierem a receber recursos públicos, devem realizar licitações públicas. 
 b) A Lei de Licitações trata de regras nas licitações e contratos administrativos 
aplicadas exclusivamente ao Poder Executivo da União, estados e municípios. 
 c) A Lei de Licitações deve ser aplicada em todos os órgãos da administração direta, 
aos fundos especiais e às autarquias. 
 d) A participação em licitações públicas é facultativa para as fundações e as 
empresas públicas, bem como as sociedades de economia mista da União,Estados, Distrito Federal e municípios. 
 
8. Cabe ao gestor público, no ato de formalização das licitações públicas de obras e 
serviços, exigir a documentação de ordem técnica e orçamentária prevista na 
legislação. Quanto às exigências dessas documentações técnicas e orçamentárias nas 
licitações de obras e serviços, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as 
falsas. 
 
( ) Deve haver projeto executivo aprovado junto aos órgãos competentes, sujeito à 
alteração no decorrer da licitação pública. 
( ) É obrigatório apresentar o cronograma com a previsão orçamentária, garantindo 
a existência de recursos suficientes para os pagamentos. 
( ) A obra e/ou serviço a ser licitada deve ter sua meta prevista no Plano Plurianual, 
assegurando a sua realização no decorrer dos exercícios. 
( ) É necessário que o edital da licitação possua os custos primários de execução, 
para, posteriormente, no decorrer da obra, apurar os custos totais. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) F - V - V - F. 
 b) F - F - V - V. 
 c) F - V - F - V. 
 d) V - V - F - F. 
 
9. O processo licitatório trata da forma e meio de o ente público proceder à licitação, 
que é o procedimento administrativo formal para convocar empresas interessadas na 
apresentação de propostas. Neste sentido, o interesse da administração pública é 
contratar com terceiros para suprir sua necessidade. Com relação ao objeto da 
licitação, analise as sentenças a seguir: 
 
I- Podemos definir como objeto de licitação tudo aquilo que o ente público quer 
contratar, como a compra ou venda de um bem, a execução de uma obra, entre 
outros. 
II- No processo licitatório, a administração pública está desobrigada a adequar o 
objeto de licitação a uma das modalidades de licitação, que são: convite, leilão, 
concorrência, tomada de preço, concurso e pregão. 
III- As informações sobre o objeto da licitação deverão estar presentes de forma clara 
no instrumento convocatório, para gerar entendimento sobre o que especificamente o 
poder público está licitando. 
IV- É facultado à administração pública fazer alterações do objeto da licitação, após 
concluído todo processo licitatório. 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) Somente a sentença IV está correta. 
 b) As sentenças I e III estão corretas. 
 c) As sentenças II e III estão corretas. 
 d) As sentenças II e IV estão corretas. 
 
10. A legislação preceitua que a administração pública deverá seguir diretrizes explícitas 
na contratação de parcerias público-privadas (PPP), que visam a garantir o interesse 
público da realização das parcerias. No que diz respeito às diretrizes observadas na 
contratação de PPP, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) As PPP têm como diretrizes a eficiência no cumprimento das obrigações e 
recursos sociais, respeito aos interesses e direitos, e indelegabilidade de funções 
regulatórias e jurisdicionais. 
( ) São diretrizes das PPP a responsabilidade fiscal na celebração e execução, a 
transparência dos processos e decisões, a repartição objetiva dos riscos e garantias 
financeiras e socioeconômicas dos projetos. 
( ) Cabe às PPP seguirem as obrigações impostas nas diretrizes orçamentárias e no 
planejamento governamental do ente público, efetuar a publicidade de seus atos 
decisórios e respeitar os interesses sociais. 
( ) As diretrizes a serem seguidas nas PPP são os acordos bilaterais, o cumprimento 
dos processos e fases estipuladas nos contratos e a cobrança de tarifas para garantir a 
execução do objeto contratado. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - F - F - V. 
 b) V - V - F - F. 
 c) F - F - V - V. 
 d) F - V - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina