Buscar

Trabalho ADM 01 - ADS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O que é produtividade? Como se obtem?
Segundo Alves & Dias (2000) produtividade é a redução do tempo gasto para executar um serviço, ou o aumento da qualidade de produtos elaborados, com a manutenção dos níveis de qualidade, sem o acréscimo de mão-de-obra ou aumento dos recursos necessários. Outro conceito simples de produtividade é feito por Ceotto (2017), no qual diz que produtividade refere-se a quantidade de insumo necessária para a fabricação de uma unidade de produto.
A produtividade pode ser classificada de duas formas: produtividade parcial dos fatores ou a produtividade total dos fatores. No primeiro caso trata-se da divisão da produção por um insumo ou fator de produção, normalmente do trabalho. O segundo, produtividade total é a razão entre a produção e uma média ponderada dos insumos utilizados — normalmente capital e trabalho (Carvalho, 2001).
Para obtenção da produtividade pode-se considerar sucintamente que é a obtenção dos resultados, gastando o mínimo de recurso possível.
Ceotto, https://www.buildin.com.br/como-medir-produtividade/ 
Alves & Dias https://paginas.fe.up.pt/~ee95078/trab/eg/indice.html 
Carvalho http://www.ie.ufrj.br/images/pesquisa/publicacoes/rec/REC%205/REC_5.2_03_As_vertentes_teoricas_da_produtividade.pdf 
O que é economia de escala?
Segundo Sebrae Nacional (2015) a economia de escala é a relação que ocorre quando o custo médio de produção fica mais barato à medida que aumenta a quantidade de produtos produzidos. Observando-se a necessidade de se considerar tudo que envolve a fabricação, mão de obra, maquinário e matéria-prima. Segundo Szwarcfiter & Dalcol (1997) a economia de escala ocorre quando há aumento do volume de produção de um bem por período reduz os seus custos. 
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/economia-de-escala-gaste-menos-e-produza-mais,b23732f8d0cbf410VgnVCM1000004c00210aRCRD
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1HXZHG45P9X9fW66AsWBBrG77mNwgo4KJ
O que é Fordismo?
O Fordismo é definido como o modo de produção em massa baseado em linha de produção idealizado por Henry Ford. Os princípios adotados envolviam a divisão do trabalho e a padronização das peças, reduzindo assim o tempo de montagem de um automóvel, por exemplo. Fordismo tenta atender a demanda dos produtos pensando na produtividade e não apenas da eficiência, porém ao longo do tempo surgiram alguns contratempos como controle de estoque, qualidade e administração pessoal (Nigro, 2005).
http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_12/copiar.php?arquivo=Nigro_ISC_Refletindo%20sobre%20a%20produtividade.pdf
O que é produtividade em uma fábrica de software? (vai depender do que se entende por fábrica de software)
Entende-se como fábrica de software a ideia de se aplicar conceitos da indústria em geral em ambientes de desenvolvimento de software esperando assim um aumento da produtividade e diminuir prazos e custos, tornando assim o processo mais independente do fator humano (Aguilar, 2011).
A consolidação das técnicas de engenharia de software como as metodologias ágeis, a competitividade e aumento de demanda pela necessidade de softwares estão entre os fatores que ajudaram à essa fábrica de software evoluir e atender as novas necessidades de mercado. 
Portanto, a produtividade em uma fábrica de software vai desde a definição dos serviços requisitados do sistema
https://www.profissionaisti.com.br/2011/10/o-que-e-e-como-funciona-uma-fabrica-de-software/
Metodologias de desenvolvimento de software. Quais são e como são?
Pode-se definir metodologias de desenvolvimento de software como um conjunto de atividades conexas para a produção de um software. 
Geralmente essas metodologias são segregadas em método clássico e método ágil. Na metodologia clássica há modelo em Cascata, Incremental e Rational Unified Process (RUP). Já na metodologia ágil há o Extreme Programming e Scrum. 
Segundo Sommerville (2011), metodologia clássica pode ser em:
Cascata ou Waterfall é conhecido assim por causa do encadeamento entre uma fase e outra, que se torna obrigatório, ou seja, uma fase necessita que a anterior seja finalizada para ser iniciada;
Incremental intercala as fases e é desenvolvido uma série de versões, de maneira que cada uma adiciona funcionalidade à anterior;
RUP é um exemplo de modelo que unifica as metodologias anteriores, porém é descrito em três perspectivas: dinâmica, estática e prática. Tentando combinar essas perspectivas em diagrama para melhor visualização.
Metodologia ágil envolve as m

Outros materiais