DP PDCV
10 pág.

DP PDCV


DisciplinaPsicologia do Desenvolvimento do Ciclo Vital I46 materiais387 seguidores
Pré-visualização2 páginas
DP: 922X - PSIC DO DESENV: CICLO VITAL 
1. Leia atentamente o texto a seguir e responda:
 
A gravidez de Sofia, 43 anos, foi péssima: \u201cSentia dor em tudo quanto era canto, desânimo, depressão, ansiedade.\u201d Quando soube que estava grávida primeiro chorou. Depois resolveu fazer um aborto. Leo, 40 anos, o pai da criança, a induziu a desistir por razões religiosas.
            Sofia relata que enjoou os 9 meses e teve outros sintomas como palpitações, maior sensibilidade a tudo e \u201cfazia muito xixi\u201d. Mas afirma que o pior foi a série de sustos que levou: o primeiro foi quando soube que poderia ter \u201cincompatibilidade de Rh\u201d, o segundo, quando contraiu rubéola, no sexto mês de gestação. Afirma ainda, que teve uma outra preocupação \u201c...eu e o Leo fomos visitar os avós dele e lá me disseram que na família dele tinha alguns casos de anemia falciforme...\u201d. Diz que durante a gravidez \u201c...fumava e parei...ginástica não consegui continuar, sentia desânimo. Engordei 30 quilos, mais no começo, apesar do enjôo, não deixei de comer nada, comia mais doces e chocolates...continuei a beber e fumar maconha, eventualmente nos finais de semana.\u201d ( Excerto de entrevista fictício, elaborado com fins pedagógicos)
 Assinale a alternativa correta:
O filho de Sofia manifestará a anemia falciforme pois trata-se de uma doença sangüínea às vezes fatal, gerada por fatores teratogênicos.
A. A asserção e a razão estão corretas e a razão justifica a asserção.
B. A asserção e a razão estão corretas, mas a razão não justifica a asserção.
C. A asserção está correta e a razão incorreta.
D. A asserção está incorreta e a razão correta.
E. A asserção e a razão estão incorretas.
Resposta: E. A asserção e a razão estão incorretas.
2. A tragédia da talidomida entre os anos 1950 e 1960 provocou grande
discussão internacional sobre o uso de medicamentos na gestação e seus efeitos sobre o desenvolvimento fetal. Acreditava-se que o feto estaria protegido pela placenta que funcionaria como uma barreira impedindo que substâncias nocivas ao feto atingissem a corrente sanguínea do bebê.
Assinale a alternativa incorreta:
A. quando uma mulher grávida ingere ou recebe medicamentos, tanto seu organismo quanto o do feto são 
afetados.
B. quando uma mulher grávida recebe ou ingere drogas, álcool ou nicotina, o feto não é afetado por não 
ser capaz de metabolizar essas substâncias.
C. o feto, na presença de fatores teratogênicos, fica sujeito a efeitos negativos inesperados.
D. somente há riscos para o desenvolvimento fetal durante o primeiro trimestre da gestação.
E. o feto fica sujeito a riscos durante todo o período gestacional.
Resposta: D. somente há riscos para o desenvolvimento fetal durante o primeiro trimestre da gestação.
3. A Folha de S. Paulo publicou, em outubro do ano passado, que imagens de advertência de maior impacto seriam impressas nas embalagens de cigarro. Essas imagens seriam acompanhadas de frases de alerta e do aviso: \u201cEste produto contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, e nicotina causa dependência física ou psíquica. Não existem níveis seguros para consumo dessas substâncias\u201d. Uma enquete realizada pela Folha Online sobre as novas imagens apontou a imagem do feto dentro de um vidro (figura ao lado) como a de maior impacto entre as novas imagens, segundo opinião de 33% dos votantes.
Internet: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u84388.shtml> (com adaptações).
Considerando o texto acima, julgue os itens que se seguem a respeito quanto às influências ambientais durante a gravidez.
Assinale a alternativa incorreta:
A. Toda mulher grávida deve tomar suplementos alimentares para garantir que seus bebês nasçam saudáveis, ativos e alertas.
B. A exposição a um teratógeno, sua intensidade e sua interação com outros fatores são relevantes no 
conjunto de riscos para o embrião ou o feto, principalmente durante o primeiro trimestre da gestação.
C. Sabe-se que alguns distúrbios resultantes da exposição pré-natal a drogas podem ser tratados se a presença de determinada substância é detectada precocemente.
D. Sabe-se que alguns distúrbios resultantes da exposição pré-natal a drogas podem ser tratados se a presença de determinada substância é detectada precocemente.
E. A prática regular de exercícios físicos contribui para uma gravidez confortável e um parto mais fácil e seguro.
Resposta: A. Toda mulher grávida deve tomar suplementos alimentares para garantir que seus bebês nasçam saudáveis, ativos e alertas.
4. Como os seres humanos são pessoas inteiras, todos os aspectos de seu desenvolvimento estão intimamente ligados, até mesmo no útero. Fetos cujos ouvidos e cérebros desenvolveram-se fisicamente o suficiente para ouvir sons do mundo externo parecem conservar uma lembrança destes sons após o nascimento. O crescimento físico do cérebro antes e depois do nascimento torna possível um grande surto de desenvolvimento cognitivo e emocional. Aprender não é só um problema da mente; os bebês aprendem através de seus movimentos físicos onde seus corpos terminam e tudo o mais começa. Ao derrubarem brinquedos, respingar água e arremessar areia eles aprendem como seus corpos podem alterar o mundo. Gestos físicos precedem e muitas vezes acompanham as primeiras tentativas de falar, as quais alteram os relacionamentos sociais. Evidentemente, sem a coordenação motora para formar sons, os bebês não seriam capazes de falar. (Papalia & Olds e Feldman)
É correto o que se afirma em:
 
A. Este texto traz informações corretas sobre o desenvolvimento humano. Demonstra que desde o início da vida os vários aspectos do desenvolvimento evoluem de forma paralela e linear.
B. Este texto traz informações corretas sobre o desenvolvimento humano. Demonstra que desde o início da vida a aprendizagem determina o desenvolvimento.
C. Este texto traz informações incorretas sobre o desenvolvimento humano, porque desde o início da vida os vários aspectos do desenvolvimento evoluem de forma autônoma e independente.
D. Este texto traz informações corretas sobre o desenvolvimento humano. Demonstra que desde o início da vida os vários aspectos do desenvolvimento afetam uns aos outros de forma inter-relacionada. 
E. Este texto traz informações incorretas sobre o desenvolvimento humano. Porque não se pode afirmar quais são os vários aspectos do desenvolvimento desde o início da vida.
Resposta: D. Este texto traz informações corretas sobre o desenvolvimento humano. Demonstra que desde o início da vida os vários aspectos do desenvolvimento afetam uns aos outros de forma inter-relacionada. 
5. O paradigma da habituação é um fenômeno de interesse de muitos dos estudos sobre as características do recém-nascido e seu processo de desenvolvimento. As afirmativas a seguir referem-se a esse fenômeno:
I- A habituação é o aumento da resposta específica a um estímulo, como consequência da exposição repetida ou constante a esse estímulo.
II- Um exemplo de habituação ocorre quando apresenta-se ao bebê um estímulo visual inteiramente novo. Inicialmente, o bebê produz uma intensa reação de orientação, olhando longamente para o estímulo. À medida que o estímulo vai sendo repetido, a bebê ativa cada vez menos a atenção em direção a esse estímulo.
III- Após a instalação de uma completa habituação no bebê, é introduzida uma alteração significativa no estímulo visual. Ao detectar essa alteração no estímulo, o bebê reativará sua atenção. Este é o processo de desabituação.
Assinale a alternativa corresponde:
A. I e II. 
B. I, II e III. 
C. III. 
D. II e III. 
E. I e III.
Resposta: D. II e III. 
6. Atualmente sabemos que muitos fatores podem interferir durante o desenvolvimento pré-natal. Dentre esses fatores podemos citar:
I.              A exposição à radiação, no caso de gestantes, pode causar mutações genéticas e, portanto, deve ser evitada neste período para evitar danos ao feto.
II.             O uso de cocaína por mulheres grávidas está associado ao maior risco de aborto, prematuridade, baixo peso natal e problemas neurológicos.